Agenda Cultural
O Cinecittà, cineclube do leitorado in loco do curso de Letras – Italiano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove a exibição do filme O trem italiano da felicidade (Il treno dei bambini) no dia 11 de julho, às 15h, na Sala Machado de Assis, Bloco B, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A entrada é gratuita.
>> Sinopse:
O filme mostra a história de Amerigo, um menino que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial na Itália e que vive em Nápoles com a mãe, num contexto de fome e pobreza extrema. A sua mãe decide enviá-lo num dos comboios que o Partido Comunista Italiano providencia para levar as crianças para as regiões do norte, com famílias adotivas que as podem alimentar e oferecer-lhes uma melhor educação.
Os interessados podem obter mais informações através do Instagram do curso de Letras – Italiano e do Instagram do projeto.
>> Ficha Técnica:
Direção: Cristina Comencini
Roteiro: Viola Ardone, Furio Andreotti, Giulia Calenda, Camille Duguay e Cristina Comencini
Elenco: Stefano Accorsi, Christian Cervone, Barbara Ronchi, Serena Rossi, Francesco Di Leva, entre outros.
Gênero: Drama
Duração: 1h46min
Ano: 2024
Classificação: 12 anos
>> Serviço:
O quê: Cinecittà O trem italiano da felicidade
Quando: 11/07/2025 | sexta-feira | 15h
Onde: Sala Machado de Assis | Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Classificação: 12 anos
Informações: Instagram do projeto | Instagram do curso de Letras – Italiano
A próxima edição do Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta ao público o filme Away, de Gints Zilbalodis. A animação será exibida na sexta-feira, 11 de julho, às 19h, no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis. A entrada é gratuita.
>> Sinopse:
Do mesmo criador da animação Flow, Away segue um garoto que viaja por uma terra misteriosa, cruzando desertos estéreis e belas florestas e perseguido por um espírito escuro implacável. Ao longo do caminho vai criando vários vínculos com diferentes animais e reflete sobre o que o levou àquela ilha.
Para mais informações, acesse o Instagram do projeto e o trailer do filme.
>> Ficha Técnica:
Direção: Gints Zilbalodis
Roteiro: Gints Zilbalodis
Gênero: Animação/Aventura
Duração: 1h 15min
Ano: 2019
Classificação: Livre
>> Serviço:
O quê: Cine Paredão Away
Quando: 11/07/2025 | sexta-feira | 19h
Onde: Bosque do CFH | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Classificação: Livre
Informações: Instagram | Trailer
O Coletivo Batalha do Conviva promoverá na segunda-feira, 14 de julho, a partir das 18h, a seletiva regional para a Batalha do Conhecimento – Floripa, no hall do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação do evento apresentará discotecagem, Rua Declama e Batalha de Conhecimento. A atividade é aberta ao público.
A Batalha do Conviva é uma roda cultural cuja principal atividade é a batalha de rima, contando também com discotecagem, declamação de poesia e demais atividades pertencentes ao Movimento Hip-Hop. A iniciativa objetiva contribuir para a inserção do Movimento Hip Hop no mapa da UFSC – por meio do fomento à arte e cultura de rua e construção de conhecimentos coletivos que valorizem a diversidade – e, ao mesmo tempo, promover interações entre a comunidade acadêmica e a população de Florianópolis.
>> Programação
18h | Discotecagem com @glazer_excuse e @djmakalrj
20h | Rua Declama
20h15 | Batalha de Conhecimento (8 ou 16 MCs / 40s)
>> Premiação
1º lugar: livro + vaga para o regional de conhecimento
2º lugar: livro
>> Inscrições
Inscrições por ordem de chegada
50% das vagas reservadas para mulheres, PcDs, indígenas, pessoas LGBTQIAPN+ e pessoas negras
O Laboratório de História Indígena (LABHIN), vinculado ao Departamento de História e Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove, a partir do dia 9 de setembro, a segunda edição do Cine Labhin: Mostra de Cinema Indígena. O CINE LABHIN nesse semestre será às terças-feiras, a partir das 15h, no bloco de salas de aula do CFH. Ao longo do semestre, serão exibidos uma curadoria de filmes produzidos por e com cineastas indígenas de diferentes povos de todo o país. O evento é gratuito. A programação gera certificação para os participantes.
>> Programação:
09/09 – Miniauditório do CFH – 15h
Já me transformei em imagem – Direção: Zezinho Yube
Fruto da Aliança dos Povos da Floresta – Direção Siã Huni Kuin
O espírito da Floresta – Direção: Amilton Pelegrino de Mattos
23/09 – Sala de aula 302 – 15h
Vãhn Gõ Tõ laklãnõ – Direção: Walderres Coctá Priprá
26/09 – Sessão Especial – Semana de Antropologia – local a definir – 14h
A última floresta – Direção: Luiz Bolognesi (roteiro de Davi Kopenawa)
07/10 – Miniauditório do CFH – 15h
Teko Haxy – Ser imperfeita – Direção: Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Sophia Pinheiro
Bicicleta de Nhanderu – Direção: Patrícia Ferreira Pará Yxapy
21/10 – Miniauditório do CFH – 15h
A transformação de Canuto – Direção: Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho
04/11 – Sala de aula 302 – 15h
Mostra dos curtas metragens de Yawar Muniz Wanderley – Direção: Yawar Muniz Wanderley
18/11 – Sala de aula 302 – 15h
Nguné Elü, O dia em que a lua menstruou – Direção: Takumã Kuikuro e Marrayury Kuikuro
Território Pequi – Direção: Takumã Kuikuro
02/12 – Miniauditório do CFH – 15h
Produção audiovisual a definir
>> Serviço:
O quê: Cine Labhin: 2ª Mostra de Cinema Indígena
Quando: De 09/09/2025 a 02/12/2025 | terças-feiras | 15h
Onde: Bloco de Salas de Aula do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Informações: Site| Instagram
Contato: labhin@live.com
Na próxima sexta-feira, 5 de setembro, sexta-feira, às 19h, o Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta o filme Ninjababy, de Yngvild Sve Flikke. A exibição é gratuita e ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
>> Sinopse:
Astronauta, degustadora de cerveja, andarilha, guarda florestal, cartunista… Rakel (Kristine Thorp), uma estudante de 20 anos, pode até ter desistido do curso de designer gráfico, entretanto tem muitos outros planos além de ser mãe. Ela prefere festejar, ficar bêbada ou chapada, em vez de cuidar de uma criança. Mas agora ela não pode ignorar a chegada de um bebê-ninja, personagem animado com o potencial para virar sua vida de cabeça para baixo. Inspirado na novela gráfica “Fallteknikk”, de Inga Sætre.
>> Ficha Técnica:
Direção: Yngvild Sve Flikke
Roteiro: Yngvild Sve Flikke, Johan Fasting, Inga Sætre
Gênero: Comédia, Drama
Duração: 1h 43min
Ano: 2021
Classificação: 16 anos
Elenco: Kristine Thorp, Arthur Bernin, Nader Khademi, Tora Christine Dietrichson, Silya Nymoen, Herman Tømmeraas, Evelyn Rasmussen Osazuwa, Trine Wiggen, Morten Svartveit.
Para mais informações, acesse o Instagram do Cine Paredão. Acesse o trailer do filme.
>> Serviço:
O quê: Cine Paredão Ninjababy
Quando: 12/09/2025 | sexta-feira | 19h
Onde: Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Classificação: 16 anos
Informações: Instagram | Trailer
Em celebração ao centenário de nascimento de Salim Miguel (1924-2024), um dos mais proeminentes escritores, editores, jornalistas, roteiristas e gestores culturais brasileiros e catarinenses, a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), por meio do Programa de Extensão Centenário de Salim Miguel apresenta a Mostra Fílmica Salim Miguel – 100 Anos. A mostra consistirá em quatro sessões audiovisuais, apresentadas no Teatro Carmen Fossari nas quintas-feiras, de 4 a 25 de setembro sempre às 19h.
A sessão desta quinta-feira, 18 de setembro, exibe os filmes Modernos do Sul e Viagens à Biguaçu. Após os filmes haverá bate-papo com Kátia Klock, diretora de Modernos do Sul. A atividade é livre e gratuita para toda comunidade.
>> Sobre os filmes
De 1947 a 1958, o Círculo de Arte Moderna de Santa Catarina, conhecido mais tarde como Grupo Sul, publicou a revista SUL, editou livros, encenou peças teatrais, promoveu exposições de arte, fundou o primeiro clube de cinema catarinense e foi o pioneiro na sétima arte, realizando o primeiro longa-metragem do estado, O Preço da Ilusão. Modernos do Sul conta a história de um tempo e de um coletivo que tinha um sonho: democratizar a cultura.
Em Viagens à Biguaçu, Fábio Brüggemann dá uma carona a Salim Miguel, em um passeio até Biguaçu. Paisagem constante na literatura de Salim, Biguaçu é o pretexto para uma viagem onírica ao coração dos dois escritores. O resultado é um mergulho nas raízes, memórias e inspirações de Salim Miguel e um diálogo afiado sobre a arte de escrever. Documentário integrante da série Encontros, exibida pela RBS TV em 2008.
>> Sobre a diretora
Com uma trajetória de mais de trinta anos dedicada à produção audiovisual e cultural, Kátia Klock é documentarista e sócia-fundadora da Contraponto, empresa que, desde 2002, desenvolve projetos colaborativos em cinema, artes e educação, focados em narrativas sociais, culturais e ambientais. Sua extensa filmografia como diretora e produtora abrange obras como “Luci e a Terra” (2023), “Severo Severino” (2018), Brasil Orgânico (2013) e Modernos do Sul (2004), evidenciando seu compromisso com temas de relevância. Adicionalmente, Klock é cocriadora do CurtaDoc (2009), uma série pioneira para difusão do curta-metragem documental latino-americano, que produziu 141 episódios para o SescTV, e mantém ativo o portal e a Mostra CurtaDoc – O Documentário na Educação, consolidando-se como referência na promoção do documentário como ferramenta pedagógica e de formação de público.
>> Serviço
O quê: Mostra Fílmica Salim Miguel – 100 Anos | Modernos do Sul e Viagens à Biguaçu
Quando: 18/09/2025 | quinta-feira | 19h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Departamento Artístico Cultural – DAC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade
Classificação: Livre
Informações: salimmiguel100anos.com.br
A atividade será realizada na próxima segunda-feira, 08 de junho, a partir das 18h, no Centro de Convivência da UFSC, integrando a programação do Mês do Orgulho LGBT+.
O evento contará com uma seletiva regional exclusiva para mulheres e pessoas LGBT+, além de apresentações culturais que visam promover um espaço de expressão artística, convivência e fortalecimento da diversidade dentro da universidade.
Programação
• 18h — Cine Clube
• 19h — DiscoteCagem
• 19h30 — Rua Declama
• 20h — Batalha Sangue
A atividade conta com o apoio do LABCINE UFSC, Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), Família de Rua e Regional Florianópolis.










