Agenda Cultural

Mar
13
Wed
Oficina performance com os Sapatos Vermelhos: poéticas da resistência no combate à violência contra as mulheres! @Praça da Cidadania
Mar 13@10:30 – 12:30

Com intuito de denunciar a violência contra às mulheres no Estado de Santa Catarina, a atriz, professora e pesquisadora, Adriana Rio, aparentará na Praça da Cidadania da UFSC, às 10h30, na próxima quarta-feira, 13 de março, a oficina e instalação artística intitulada Oficina performance com os Sapatos Vermelhos: poéticas da resistência no combate à violência contra as mulheres!.

Gratuita e aberta para toda comunidade, a atividade consiste em uma construção coletiva a partir da metodologia de uma oficina de pintura de sapatos femininos, como símbolo para denunciar a violência contra às mulheres em Santa Catarina, tendo como referência de dados o Observatório da Violência Contra a Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). A ação também realizará uma performance para compor a instalação como divulgação do processo de trabalho e criação artística.

>> Sobre Adriana Rio

Adriana Rio em cena durante o espetáculo. “Conta Catarina”. Foto: Robson Ribeiro/Secom/UFSC

Professora, pesquisadora que atua na formação de professoras na educação básica, desde 2013 vem desenvolvendo a performance dos Sapatinhos Vermelhos, livremente inspirada no trabalho artístico Sapatos Rojos (México, Elina Chauvet, 2009) e desde 2018 vem incorporando as artes da palhaçaria como referências para o trabalho poético e político no combate à violência contra às mulheres.

A atividade é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

>> Serviço

O quê: Oficina performance com os Sapatos Vermelhos: poéticas da resistência no combate à violência contra as mulheres!
Quando: 13/03/2024 | quarta-feira | 10h30
Onde: Praça da Cidadania – UFSC
Duração: 120min
Classificação indicativa: livre
Informações: 48 99819-2762 | @rio.adriana | rio.adrianas@gmail.com

Mar
22
Fri
CineBuñuel | Buena Vista Social Club @Sala de projeções - Laboratório de Estudos de cinema - LEC - Bloco D | CCE
Mar 22@19:00 – 21:00

O Projeto CineBuñuel inicia os encontros deste ano no dia 22 de março, sexta-feira, com a apresentação do documentário Buena Vista Social Club (1999), do diretor Wim Wenders. A exibição acontece às 19h, na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O cineclube tem como proposta a mostra de filmes hispânicos e latino-americanos com entrada gratuita e aberta ao público e à comunidade universitária, e conta com um novo ciclo este ano chamado Qué viva la música!, com uma programação que traz à cena e ao debate a vida musical dos países latino-americanos e hispânicos.

> Sobre o filme

O “Buena Vista Social Club” é um projeto encabeçado pelo guitarrista, compositor e produtor estadunidense Ry Cooder, e pelo músico, produtor e ator cubano Juan de Marcos González, que reuniu um grupo de artistas cubanos para a gravação de um disco de mesmo nome em 1996. O documentário, que é homônimo ao título do conjunto. é realizado pelo cineasta alemão Wim Wenders, diretor do filme Paris, Texas e co-diretor do mais recente Dias Perfeitos, e acompanha as apresentações da banda, cenas de estúdio e a história de cada um dos participantes. O encontro junta músicos talentosos como Ibrahim Ferrer, Rubén González e Compay Segundo que até aquele ano estavam esquecidos do grande público, e torna-se um registro importante para a história da música cubana. O álbum vendeu mais de um milhão de cópias e ganhou o mais importante prêmio da música nos Estados Unidos, o Grammy, do ano de 1998.

O filme do projeto é uma coprodução da AlemanhaReino UnidoEstados UnidosCubaBrasilEspanha e França e foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2000, ganhou o Grande Prêmio do Cinema Brasil de 2001 como melhor filme estrangeiro e o BAFTA de 2000 de melhor música.

>> Sobre o projeto

O CineBuñuel é um projeto de extensão aberto ao público em geral, que propõe difundir o cinema hispânico e latino-americano e fazer dele um ponto de partida para debates relacionados com língua, cultura, ética e história dessas comunidades. Retornou às atividades após a pandemia no ano passado e contou com a exibição do ciclo “Trabalho e Tormento”, que trouxe filmes como “Tempo de Revanche” (1981), “O Bom Patrão” (2021) e “A Dupla Jornada” (1975). A última projeção realizada no ano passado exibiu o filme “Sueño Florianópolis” (2018) como parte do ciclo “Entre Nós”, cuja temática tratou das relações e conflitos familiares.

>> Serviço

O quê: Cine Buñuel apresenta o documentário Buena Vista Social Club
Quando: 22/03/2024 | sexta-feira | 19h
Onde: Sala de projeção | Laboratório de Estudos de Cinema  – LEC | primeiro andar | Bloco D | Centro de Comunicação e Expressão  – CCE
Quanto: entrada gratuita e aberta ao público e à comunidade universitária 
Informações: Facebook | Instagram | projetocinebunuel@gmail.com