Agenda Cultural
A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), divulga o Edital 013/2023 – Bolsa Cultura 2024, destinado a projetos com vigência no período de 1º de abril de 2024 a 31 de março de 2025.
Acesse:
Edital 013/2023 – Bolsa Cultura 2024
1ª Retificação – Edital nº 013/2023 – Bolsa Cultura 2024
O programa tem como objetivo oferecer auxílio financeiro a estudantes de graduação; incentivar sua participação no processo de criação artístico-cultural; proporcionar o envolvimento de estudantes, servidores técnico-administrativos e professores efetivos em atividades artístico-culturais em projetos de Arte e Cultura desenvolvidos pela UFSC.
As propostas para inscrição no Edital deverão ser enviadas exclusivamente por e-mail para o endereço bolsacultura@contato.ufsc.br no período de 02 de janeiro a 29 de fevereiro de 2024 com assunto “Bolsa Cultura 2024”. A inscrição será efetivada somente após o envio via e-mail do protocolo de recebimento da proposta.
A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Departamento de Cultura e Eventos (Dceven) abre inscrições de propostas para o Edital nº 002/SECARTE/2024 – Espaço Vivo. O edital é destinado a utilização para uso precário, temporário e eventual dos espaços públicos no Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo (Auditório Garapuvu, copa, hall do segundo andar, sala Goiabeira, sala Laranjeira, sala Pitangueira e Camarins 1, 2 e 3) pelo público externo no período 8 de março de 2024 a 29 de setembro de 2024.
Neste edital serão recebidos propostas de pessoas físicas ou jurídicas com ou sem fins lucrativos, para utilização a título precário, sob regime de permissão de uso onerosa dos espaços públicos, destinados a eventos de curta duração de natureza cultural e artística.
As inscrições gratuitas estão abertas a partir das 09h do dia 02 de fevereiro de 2024 até às 17h do dia 26 de fevereiro de 2024, e deverão ser efetuadas exclusividade por meio do preenchimento do Formulário Eletrônico. O calendário com as datas disponíveis para reserva dos espaços pode ser verificado no ANEXO I do Edital.
Acesse:
Edital nº 002/SECARTE/2024 – Espaço Vivo
Cronograma:
Lançamento do edital: 02/02/2024
Inscrições: 02/02/2024 a 26/02/2024
Divulgação do resultado: 01/03/2024
Período de recursos: 01/03/2024 a 04/03/2024
Resultado final: 05/03/2024
Execução dos projetos selecionados: 08/03/2024 a 29/09/2024
Informações: 48 3721-3858 | edital.dceven@contato.ufsc.br
A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), comunica que estão abertas as inscrições para o processo de seleção de estudantes para estágio não obrigatório.
Acesse:
1ª Retificação – Edital 003/SECARTE/2024
O edital tem o objetivo de proporcionar a complementação de ensino e aprendizagem aos estudantes, constituindo-se em instrumento de iniciação ao trabalho de aperfeiçoamento técnico-profissional, científico e de relacionamento humano.
A seleção é destinada a discentes regularmente matriculados e frequentes nos cursos da UFSC, para a realização de estágio não obrigatório, remunerado, no formato presencial. O processo oferece vagas para estudantes dos cursos de Administração e afins, Arquitetura e Urbanismo, Cinema, Cursos do Centro de Comunicação e Expressão, Design, Educação Física e Jornalismo.
A UFSC concederá ao estagiário aprovado, mensalmente, uma bolsa no valor de R$ 787,98 (setecentos e oitenta e sete reais e noventa e oito centavos) para 20 (vinte) horas semanais, além do auxílio-transporte no valor de R$ 220,00 (duzentos e vinte reais) mensais.
As propostas para inscrição no edital deverão ser enviadas exclusivamente por e-mail no período de 19 a 26 de fevereiro de 2024.
>> Cronograma
Inscrições: 19/02/2024 a 26/02/2024
Entrevistas: 27/02/2024 a 04/03/2024
Resultado: 05/03/2024
Início das atividades: 06/03/2024
Informações: secarte@contato.ufsc.br | 48 3721-2376
O Projeto de Extensão e Pesquisa em Dança Compondo gestos: compartilhando experiências, ação do Departamento de Artes (ART), em parceria com a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), oferece aulas de dança para adultos.
A atividade objetiva conhecer técnicas corporais que proporcionem o desenvolvimento da consciência, percepção e organização corporal. Promover a ação investigativa do movimento possibilitando o autoconhecimento, o cuidado de si e a autonomia na experiência do corpo presente além de vivenciar a dança a partir da escuta do corpo, articulando improvisação e estudos coreográficos.
As aulas serão realizadas na sala 208, no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), nas instalações do Departamento de Artes, uma vez por semana, todas as terças-feiras, das 15h às 16h30min. Não é necessário ter experiência em dança.
O Projeto contará com um segundo horário, visando o estudo da presença cênica com aprofundamento nos jogos cênicos e composição coreográfica. A consolidação do segundo momento, das 16h30min às 17h10min, busca oferecer um espaço para a pesquisa dos tópicos de trabalho da Técnica Klauss Vianna com ênfase no corpo cênico. A participação no segundo horário não é obrigatória.
As vagas são limitadas e os interessados devem preencher o formulário de inscrição para participar. Após a inscrição, os participantes receberão um e-mail de confirmação. As inscrições estão disponíveis até 23 de março. O início das aulas será no dia 02 de abril, as aulas são gratuitas e abertas para toda comunidade.
>> Serviço
O quê: inscrições – Compondo gestos: compartilhando experiências
Quando: até 23/03/2024
Quanto: aulas gratuitas e abertas para toda comunidade
Inscrições: no formulário digital | vagas limitadas
Informações: compondogestos.art.ufsc@gmail.com | instagram.com/compondogestos
O Projeto CineBuñuel inicia os encontros deste ano no dia 22 de março, sexta-feira, com a apresentação do documentário Buena Vista Social Club (1999), do diretor Wim Wenders. A exibição acontece às 19h, na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O cineclube tem como proposta a mostra de filmes hispânicos e latino-americanos com entrada gratuita e aberta ao público e à comunidade universitária, e conta com um novo ciclo este ano chamado Qué viva la música!, com uma programação que traz à cena e ao debate a vida musical dos países latino-americanos e hispânicos.
> Sobre o filme
O “Buena Vista Social Club” é um projeto encabeçado pelo guitarrista, compositor e produtor estadunidense Ry Cooder, e pelo músico, produtor e ator cubano Juan de Marcos González, que reuniu um grupo de artistas cubanos para a gravação de um disco de mesmo nome em 1996. O documentário, que é homônimo ao título do conjunto. é realizado pelo cineasta alemão Wim Wenders, diretor do filme Paris, Texas e co-diretor do mais recente Dias Perfeitos, e acompanha as apresentações da banda, cenas de estúdio e a história de cada um dos participantes. O encontro junta músicos talentosos como Ibrahim Ferrer, Rubén González e Compay Segundo que até aquele ano estavam esquecidos do grande público, e torna-se um registro importante para a história da música cubana. O álbum vendeu mais de um milhão de cópias e ganhou o mais importante prêmio da música nos Estados Unidos, o Grammy, do ano de 1998.
O filme do projeto é uma coprodução da Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Cuba, Brasil, Espanha e França e foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2000, ganhou o Grande Prêmio do Cinema Brasil de 2001 como melhor filme estrangeiro e o BAFTA de 2000 de melhor música.
>> Sobre o projeto
O CineBuñuel é um projeto de extensão aberto ao público em geral, que propõe difundir o cinema hispânico e latino-americano e fazer dele um ponto de partida para debates relacionados com língua, cultura, ética e história dessas comunidades. Retornou às atividades após a pandemia no ano passado e contou com a exibição do ciclo “Trabalho e Tormento”, que trouxe filmes como “Tempo de Revanche” (1981), “O Bom Patrão” (2021) e “A Dupla Jornada” (1975). A última projeção realizada no ano passado exibiu o filme “Sueño Florianópolis” (2018) como parte do ciclo “Entre Nós”, cuja temática tratou das relações e conflitos familiares.
>> Serviço
O quê: Cine Buñuel apresenta o documentário Buena Vista Social Club
Quando: 22/03/2024 | sexta-feira | 19h
Onde: Sala de projeção | Laboratório de Estudos de Cinema – LEC | primeiro andar | Bloco D | Centro de Comunicação e Expressão – CCE
Quanto: entrada gratuita e aberta ao público e à comunidade universitária
Informações: Facebook | Instagram | projetocinebunuel@gmail.com
A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informa que o prazo para inscrições na 9ª Edição do Experimentar – Cirandar as Ruas, foi prorrogado para o dia 01 de setembro. As inscrições visam selecionar propostas artísticas e culturais, nas mais diversas linguagens, para que sejam realizadas de maneira não remunerada, nos campi da UFSC. Este ano o Experimenta será realizado entre os dias 22 a 27 de setembro de 2024.
>> Acesse
Chamada Pública 001/SeCArtE/2024
1ª Retificação da Chamada Pública 001/SECARTE/2024
Podem participar os servidores docentes e técnico-administrativos integrantes do quadro de pessoal permanente da UFSC, no efetivo exercício de suas atividades e discentes regularmente matriculados. As inscrições são realizadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível aqui.
A proposta deverá contemplar uma das seguintes atividades: artes visuais, audiovisual, dança, exposição, literatura, oficina, palestra, roda de conversa ou teatro.
O Experimenta – aberto ao público e gratuito – objetiva incentivar a participação e o envolvimento de estudantes, servidores técnico-administrativos e professores efetivos em atividades artístico-culturais desenvolvidas pela UFSC.
>> Cronograma atualizado
Período para inscrição das propostas artísticas: 22/07/2024 a 01/09/2024
Divulgação do resultado preliminar: 02/09/2024
Período para recurso: 03/09/2024
Divulgação do resultado final: 04/09/2024
>> Serviço
O quê: seleção de propostas artísticas para compor a programação do evento Experimenta – Cirandar as Ruas
Quando: 22 de julho a 30 de agosto de 2024
Acesse: secarte.ufsc.br/experimenta
Contato: experimenta.secarte@contato.ufsc.br
Atualizado: 05/08/2024 – 1ª Retificação do Edital | 13/08/2024 – 2ª Retificação do Edital
A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Coordenadoria do Departamento Artístico Cultural (CDAC), lança o Edital nº014/SeCArtE/2024. O documento estabelece normas e divulga as informações para inscrição e participação nos cursos, oficinas livres e workshops de arte, para comunidade em geral, oferecidas no semestre 2024/2, por maio do Programa de Extensão Cursos e Oficinas Livres de Artes do DAC.
O edital visa propiciar à comunidade uma formação inicial e continuada nas áreas de artes visuais, artes cênicas, audiovisual, literatura, música, entre outras, promovendo a capacitação de estudantes, professores e do corpo técnico-administrativo da Universidade, bem como da comunidade externa local, sem vínculo com a UFSC.
Conforme o Edital, as inscrições permanecem abertas de 29 de julho até 23 de agosto de 2024, sendo realizadas exclusivamente por meio Formulário de Eletrônico, disponível no endereço eletrônico dac.ufsc.br. A participação é aberta para servidores técnico-administrativos, docentes e discentes da UFSC, bem como para pessoas da comunidade externa. Será também destinada uma vaga com bolsa integral em cada atividade para pessoas com cadastro socioeconômico comprovado.
>> Acesse
– Edital nº014/SeCArtE/2024
– 1ª Retificação do Edital nº 014/2024/SeCArtE
– 2ª Retificação do Edital nº 014/2024/SeCArtE
– Formulário de Inscrição Eletrônica
2ª Retificação do Edital nº 014/2024/SeCArtE
>> Cursos, oficinas livres e workshops oferecidos:
Artes Visuais
- Aquarela: Inventário das Águas
- Expressão Criativa com a Argila e a Cerâmica: Estimulação da Potencialidade Criativa para uma Expressão Poética e Desenvolvimento de Projeto
- Linguagens Visuais no Processo Criativo
- Manutenção do Mural de Intercâmbio Cultural na UFSC
- Na pesquisa da Imagem Própria
- Oficina de Fotografia: a Composição Prática
Artes Cênicas
- Bordando Existências
- OPT: Teatro de Máscaras
- OTA: A Personagem que Habita em Ti
- Oficina de Iniciação ao Teatro
Audiovisual
Música
- Explorando o Universo do Samba: samba de roda, partido alto e outras batucadas
- Piano
- Ukulele: Iniciante e Intermediário
- Violão e Prática de Grupo
Literatura
- Os Espaços na Literatura: Oficina de Escrita Criativa
- Workshop: O Cotidiano Quanto Elemento Literário
>> Cronograma
Período de Inscrições: 29/07/2024 a 23/08/2024
Período de ajustes de matrícula: 26/08/2024 a 30/08/2024
Início das oficinas: A partir de 26/08/2024
A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), divulga edital de seleção de estudantes para bolsas do Programa de Bolsas de Extensão Vinculadas às Ações de Arte e Cultura (BEAC), para o ano de 2024.
O Edital objetiva incentivar a participação e o envolvimento dos estudantes de graduação da UFSC nas ações e projetos de Arte e Cultura desenvolvidos na SeCArtE.
>> Acesse
Anexo II – Formulário de Inscrição
A seleção destina-se a discentes de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, que tenham afinidade e interesse no setor cultural, para atuar no Departamento Artístico Cultural (DAC), na Secretaria de Cultura, Arte e Esporte e no Departamento de Cultura e Eventos (Dceven). Ao todo o processo de seleção oferece 13 (treze) vagas para atividades as áreas de música, design, operacional (mestre de cerimônias) e (audiovisual).
A bolsa será concedida a estudantes que preencherem os seguintes requisitos:
- Possuir disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais;
- Estar regularmente matriculado(a) e frequente em curso de graduação da UFSC;
- Ter Índice de Aproveitamento Acadêmico (IAA) maior ou igual a 6 (seis), para alunos da 1ª fase não será exigido Índice de Aproveitamento Acadêmico.
A UFSC concederá ao(à) bolsista aprovado(a), mensalmente, uma bolsa no valor de R$700,00 (setecentos reais).
As propostas para inscrição no Edital deverão ser enviadas exclusivamente por e-mail no período de 02 a 15 de setembro de 2024.
>> Serviço
O quê: processo seletivo para Bolsistas de Extensão Vinculados a Ações de Arte e Cultura
Quando: de 02 a 15/09/2024
Onde: Edital 017/SeCArtE/2024
Informações: bolsacultura@contato.ufsc.br | 48 3721-2376
A poetisa e ativista social Énia Lipanga (Moçambique) realiza sua primeira viagem ao Brasil, visitando São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Boa Vista. Compostas de Ti(s) é o título da turnê, que promete trazer uma série de eventos que mesclam poesia, ativismo e trocas culturais.
Em Florianópolis, a convite da Secretaria de Cultura, Artes e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina, Énia apresentará três ações culturais entre os dias 11 e 12 de setembro. No dia 11 de setembro, quarta-feira, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), será realizada a conversa e poesia Poemas, Turbantes e Pensamentos e a palestra As vozes femininas moçambicanas, às 14h e 18h30 respectivamente. No dia 12 de setembro, quinta-feira às 18h30 o Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), recebe o sarau literário E Quando Me Tornei Corpo. As inscrições são gratuitas estão disponíveis nos formulários eletrônicos abaixo, as vagas são limitadas.
>> Énia Lipanga
Énia Wa Ka Lipanga é jornalista, rapper, poetisa e artivista que aborda em sua escrita temáticas como violência e igualdade, atuando como um canal para denúncias da realidade e reflexões feministas. Por meio de suas palavras, músicas e organização coletiva, em espaços como o coletivo Uqhagamishelwano, procura emancipar a mulher dos preconceitos enfrentados na sociedade.
A poetisa nasceu em Maputo e cresceu no bairro Luís Cabral, ao lado da sua mãe, Cacilda Guibunda, e seus sete irmãos. Énia é uma entre as vozes africanas na poesia, potente e tem dois livros publicados: Para Enxugar as Nódoas dos Meus Olhos e Sonolência e Alguns Rabiscos, obra esta, considerada como o primeiro livro de poesia em tinta e braille em Moçambique, que pretende contribuir para a inclusão das pessoas cegas.
Para a Secretária de Cultura Arte e Esporte, da UFSC, Eliane Debus “A poetisa Énia Lipanga com seus versos fortes e viscerais tem se destacado no cenário literário de Moçambique. Por certo, sua passagem por Florianópolis contribuirá para a publicização de seu trabalho literário e nos proporcionará um contato com a literatura contemporaneíssima de Moçambique”.
A ação cultural é promovida pela SeCArtE com o apoio da Cátedra Antonieta de Barros: Educação para Igualdade Racial e Combate ao Racismo (UFSC); Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC); Associação de Educadories Negres de Santa Catarina (AENSC) e Literalise – Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária. A Conversa e Poesia – Poemas, Turbantes e Pensamentos conta com a parceria do projeto Ciranda Literária, da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.
>> Programação
11/09 | quarta-feira | Auditório do CFH
14h | Conversa e Poesia – Poemas, Turbantes e Pensamentos
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/poemasturbantes
18h30 | Palestra – As Vozes Femininas Moçambicanas
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/vozesfemininasmocambique
12/09 | quinta-feira | Auditório Henrique Fontes – CCE
18h30 | Sarau Literário – E Quando Me Tornei Corpo
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/equandometorneicorpo
As inscrições para participação nas atividades são gratuitas com vagas limitadas.
A poetisa e ativista social Énia Lipanga (Moçambique) realiza sua primeira viagem ao Brasil, visitando São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Boa Vista. Compostas de Ti(s) é o título da turnê, que promete trazer uma série de eventos que mesclam poesia, ativismo e trocas culturais.
Em Florianópolis, a convite da Secretaria de Cultura, Artes e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina, Énia apresentará três ações culturais entre os dias 11 e 12 de setembro. No dia 11 de setembro, quarta-feira, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), será realizada a conversa e poesia Poemas, Turbantes e Pensamentos e a palestra As vozes femininas moçambicanas, às 14h e 18h30 respectivamente. No dia 12 de setembro, quinta-feira às 18h30 o Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), recebe o sarau literário E Quando Me Tornei Corpo. As inscrições são gratuitas estão disponíveis nos formulários eletrônicos abaixo, as vagas são limitadas.
>> Énia Lipanga
Énia Wa Ka Lipanga é jornalista, rapper, poetisa e artivista que aborda em sua escrita temáticas como violência e igualdade, atuando como um canal para denúncias da realidade e reflexões feministas. Por meio de suas palavras, músicas e organização coletiva, em espaços como o coletivo Uqhagamishelwano, procura emancipar a mulher dos preconceitos enfrentados na sociedade.
A poetisa nasceu em Maputo e cresceu no bairro Luís Cabral, ao lado da sua mãe, Cacilda Guibunda, e seus sete irmãos. Énia é uma entre as vozes africanas na poesia, potente e tem dois livros publicados: Para Enxugar as Nódoas dos Meus Olhos e Sonolência e Alguns Rabiscos, obra esta, considerada como o primeiro livro de poesia em tinta e braille em Moçambique, que pretende contribuir para a inclusão das pessoas cegas.
Para a Secretária de Cultura Arte e Esporte, da UFSC, Eliane Debus “A poetisa Énia Lipanga com seus versos fortes e viscerais tem se destacado no cenário literário de Moçambique. Por certo, sua passagem por Florianópolis contribuirá para a publicização de seu trabalho literário e nos proporcionará um contato com a literatura contemporaneíssima de Moçambique”.
A ação cultural é promovida pela SeCArtE com o apoio da Cátedra Antonieta de Barros: Educação para Igualdade Racial e Combate ao Racismo (UFSC); Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC); Associação de Educadories Negres de Santa Catarina (AENSC) e Literalise – Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária.
>> Programação
11/09 | quarta-feira | Auditório do CFH
14h | Conversa e Poesia – Poemas, Turbantes e Pensamentos
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/poemasturbantes
18h30 | Palestra – As Vozes Femininas Moçambicanas
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/vozesfemininasmocambique
12/09 | quinta-feira | Auditório Henrique Fontes – CCE
18h30 | Sarau Literário – E Quando Me Tornei Corpo
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/equandometorneicorpo
As inscrições para participação nas atividades são gratuitas com vagas limitadas.
A poetisa e ativista social Énia Lipanga (Moçambique) realiza sua primeira viagem ao Brasil, visitando São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Boa Vista. Compostas de Ti(s) é o título da turnê, que promete trazer uma série de eventos que mesclam poesia, ativismo e trocas culturais.
Em Florianópolis, a convite da Secretaria de Cultura, Artes e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina, Énia apresentará três ações culturais entre os dias 11 e 12 de setembro. No dia 11 de setembro, quarta-feira, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), será realizada a conversa e poesia Poemas, Turbantes e Pensamentos e a palestra As vozes femininas moçambicanas, às 14h e 18h30 respectivamente. No dia 12 de setembro, quinta-feira às 18h30 o Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), recebe o sarau literário E Quando Me Tornei Corpo. As inscrições são gratuitas estão disponíveis nos formulários eletrônicos abaixo, as vagas são limitadas.
>> Énia Lipanga
Énia Wa Ka Lipanga é jornalista, rapper, poetisa e artivista que aborda em sua escrita temáticas como violência e igualdade, atuando como um canal para denúncias da realidade e reflexões feministas. Por meio de suas palavras, músicas e organização coletiva, em espaços como o coletivo Uqhagamishelwano, procura emancipar a mulher dos preconceitos enfrentados na sociedade.
A poetisa nasceu em Maputo e cresceu no bairro Luís Cabral, ao lado da sua mãe, Cacilda Guibunda, e seus sete irmãos. Énia é uma entre as vozes africanas na poesia, potente e tem dois livros publicados: Para Enxugar as Nódoas dos Meus Olhos e Sonolência e Alguns Rabiscos, obra esta, considerada como o primeiro livro de poesia em tinta e braille em Moçambique, que pretende contribuir para a inclusão das pessoas cegas.
Para a Secretária de Cultura Arte e Esporte, da UFSC, Eliane Debus “A poetisa Énia Lipanga com seus versos fortes e viscerais tem se destacado no cenário literário de Moçambique. Por certo, sua passagem por Florianópolis contribuirá para a publicização de seu trabalho literário e nos proporcionará um contato com a literatura contemporaneíssima de Moçambique”.
A ação cultural é promovida pela SeCArtE com o apoio da Cátedra Antonieta de Barros: Educação para Igualdade Racial e Combate ao Racismo (UFSC); Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC); Associação de Educadories Negres de Santa Catarina (AENSC) e Literalise – Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária.
>> Programação
11/09 | quarta-feira | Auditório do CFH
14h | Conversa e Poesia – Poemas, Turbantes e Pensamentos
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/poemasturbantes
18h30 | Palestra – As Vozes Femininas Moçambicanas
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/vozesfemininasmocambique
12/09 | quinta-feira | Auditório Henrique Fontes – CCE
18h30 | Sarau Literário – E Quando Me Tornei Corpo
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/equandometorneicorpo
As inscrições para participação nas atividades são gratuitas com vagas limitadas.