Agenda Cultural
O Coletivo Batalha do Conviva promoverá na segunda-feira, 9 de junho, a partir das 18h, a edição do mês da Batalha do Conviva, no hall do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação do evento apresentará discotecagem, roda de conversa, Batalha de Conhecimento. A atividade é aberta ao público.
A Batalha do Conviva é uma roda cultural cuja principal atividade é a batalha de rima, contando também com discotecagem, declamação de poesia e demais atividades pertencentes ao Movimento Hip-Hop. A iniciativa objetiva contribuir para a inserção do Movimento Hip Hop no mapa da UFSC – por meio do fomento à arte e cultura de rua e construção de conhecimentos coletivos que valorizem a diversidade – e, ao mesmo tempo, promover interações entre a comunidade acadêmica e a população de Florianópolis.
>> Programação
18h | Discotecagem com Murilo Montoia e DJ Makalrj
19h | Roda de conversa “a importância da presença feminina no rap”
20h30 | Batalha de Conhecimento (8 ou 16 MCs / 30s)
>> Premiação
1º lugar | Arte Caiotrevisanart + livro + piteiras de vidro Tarcioglass
2º lugar | Piteiras de vidro Tarcioglass
>> Inscrições
Inscrições por ordem de chegada
50% das vagas reservadas para mulheres, PcDs, indígenas, pessoas LGBTQIAPN+ e pessoas negras
O evento é uma realização do Coletivo Batalha do Conviva com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE), Caiotrevisanart e Tarcioglass.
>> Serviço
O quê: Batalha do Conviva
Quando: 09/06/2025 | segunda-feira | 18h às 22h30
Onde: hall Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo – UFSC
Quanto: evento gratuito e aberto para toda comunidade
Informações: @batalhadoconviva
O Projeto Fluxo apresenta, no Teatro Carmen Fossari, nos dias 13 e 14 de junho (sexta-feira e sábado), às 20h, o espetáculo A Indiferente Solidão de Todas as Coisas.
Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis na bilheteria uma hora antes de cada sessão. O evento contará com intérprete de Libras. Além disso, serão reservados assentos para gestantes, pessoas idosas e pessoas com deficiência, que poderão acessar o local com antecedência de 20 minutos antes do início das apresentações. A classificação indicativa é 14 anos.
A Indiferente Solidão de Todas as Coisas é um espetáculo que explora as sonoridades e a materialidade textual. A dramaturgia fragmentada cria um espaço labiríntico onde a narrativa não segue uma ordem linear. A peça investiga a relação entre fala, memória e pertencimento. Com atuação de João Mario Filho e trilha sonora ao vivo do guitarrista Dioguitooos, o espetáculo cria uma experiência sensorial intensa.
Após as sessões, na sexta-feira, haverá uma roda de conversa com o ator João Mario Filho e com o músico Dioguitooos, acompanhados pelo professor Almir Ribeiro, diretor teatral, docente de Interpretação e pesquisador em Artes Cênicas; e no sábado dia 14, o encontro será com a psicanalista Mônica Mello, professora de Psicologia na Universidade do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), pesquisadora na área de gênero, que trabalha com a teoria queer e epistemologia do sul global.
O Projeto Fluxo, um núcleo de ações integradas que mobiliza modos de criação em diversas áreas de pesquisa, como atuação/performance, dramaturgia e encenação, a partir de princípios, conceitos e proposições estéticas e políticas.
Realização do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
O Projeto Fluxo apresenta, no Teatro Carmen Fossari, nos dias 13 e 14 de junho (sexta-feira e sábado), às 20h, o espetáculo A Indiferente Solidão de Todas as Coisas.
Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis na bilheteria uma hora antes de cada sessão. O evento contará com intérprete de Libras. Além disso, serão reservados assentos para gestantes, pessoas idosas e pessoas com deficiência, que poderão acessar o local com antecedência de 20 minutos antes do início das apresentações. A classificação indicativa é 14 anos.
A Indiferente Solidão de Todas as Coisas é um espetáculo que explora as sonoridades e a materialidade textual. A dramaturgia fragmentada cria um espaço labiríntico onde a narrativa não segue uma ordem linear. A peça investiga a relação entre fala, memória e pertencimento. Com atuação de João Mario Filho e trilha sonora ao vivo do guitarrista Dioguitooos, o espetáculo cria uma experiência sensorial intensa.
Após as sessões, na sexta-feira, haverá uma roda de conversa com o ator João Mario Filho e com o músico Dioguitooos, acompanhados pelo professor Almir Ribeiro, diretor teatral, docente de Interpretação e pesquisador em Artes Cênicas; e no sábado dia 14, o encontro será com a psicanalista Mônica Mello, professora de Psicologia na Universidade do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), pesquisadora na área de gênero, que trabalha com a teoria queer e epistemologia do sul global.
O Projeto Fluxo, um núcleo de ações integradas que mobiliza modos de criação em diversas áreas de pesquisa, como atuação/performance, dramaturgia e encenação, a partir de princípios, conceitos e proposições estéticas e políticas.
Realização do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
No dia 18 de junho, quarta-feira, a banda Cambirela subirá ao palco do Projeto 12:30. A apresentação será realizada no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC, em frente à Praça Santos Dumont. O encontro está marcado para as 12h30. O Projeto 12:30 conta com apresentações mensais gratuitas e abertas a toda a comunidade.
Formada em Palhoça-SC no ano de 2019, a banda Cambirela vem conquistando espaço com seu som e letras que refletem a dualidade da vida do jovem brasileiro. A proposta musical da Cambirela é um “rock alternativo agridoce”, uma viagem sonora que transita entre a melancolia e a felicidade, capturando a essência das emoções cotidianas com autenticidade e profundidade.
Com influências que vão do rock clássico ao indie contemporâneo, a banda busca se destacar dentro do gênero alternativo trazendo elementos como a sanfona e levadas que remetem até a bandas bailes e suas nostalgias, sempre mantendo uma identidade própria e [relevante. Suas letras em português abordam temas universais ressoando especialmente com a juventude brasileira, questões de saúde mental e autoconhecimento.
A Cambirela lançou seu primeiro single: “Submerso” com um videoclipe em março de 2023 e logo no mês seguinte lançou um EP chamado “Nós” que conta com 4 faixas inéditas. Além do single “Submerso”, “Nós” tem como destaque as faixas “Metamorfose”, “Antes de Ir” e “Todos Por Si”. Nós – Mini Doc, o making of do EP “Nós” saiu uma semana antes do single “O Pedido”, música que os fãs já cantavam nos shows mas que não tinha sido lançada em 2023.
Fazendo shows desde novembro de 2022, Cambirela já organizou e participou dos festivais: Borbulha, Uso Roupa Preta no Verão e 9a Semana do Rock Catarinense. Participaram do concurso de bandas ATL Rock’ n Didge organizado pela rádio Atlântida. Tocaram nas casas noturnas: Haôma Baixo Centro, Didge, Beco Bar, Bro cave, Arena Opus onde fizeram uma participação especial e Desgosto onde abriram o show da banda carioca Menores Atos.
Os meninos seguem firme em sua missão de levar sua música para novos horizontes, sempre buscando evoluir e se conectar cada vez mais com seus fãs. Com novos projetos e lançamentos no horizonte, virão em breve um single novo (no próximo mês), um EP inédito, um projeto acústico audiovisual, videoclipes e materiais que mostram os bastidores da banda, como o processo de composição e gravação das músicas e ensaios.
A banda é composta por Arthur Paim (voz, guitarra e sanfona), João Carlos (guitarra), João Pedro (baixo) e Vitor Folster (Bateria).
Sobre o Projeto 12:30
Em atividade permanente desde 1993, o Projeto 12:30 é uma iniciativa cultural realizada pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC).
Atualmente, o Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas no Teatro Carmen Fossari, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.
Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados no site do DAC e no Instagram oficial do projeto @projeto1230.ufsc.
Acesse o canal do YouTube do Projeto 12:30.
>> Serviço
O quê: banda Cambirela
Quando: 18/06/2025 | quarta-feira | às 12h30
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito
Contato: projeto1230@contato.ufsc.br | (48) 3721-2497
>> Mais informações e contatos da banda
Mídias sociais: Instagram | Spotify | YouTube
WhatsApp: 48 99133-9119
No dia 2 de julho, quarta-feira, o Instituto IMPAR de Joinville, promove na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o encontro formativo Diálogos Arte para Todos. A atividade, gratuita e aberta à comunidade, acontecerá das 8h30 às 10h30 no Teatro Carmen Fossari do Departamento Artístico Cultural (DAC).
Com mais de uma década de atuação na promoção da acessibilidade cultural, o Instituto IMPAR compartilhará saberes e práticas acumuladas em experiências artísticas com pessoas com deficiência, neurodivergentes e/ou com transtorno mental. O encontro será mediado por Iraci Seefeldt (atriz, produtora cultural e consultora em acessibilidade) e Robson Benta (ator, professor e diretor de teatro).
A ação integra o projeto Oficinas de Vivência em Teatro – Arte para Todos, que percorre as seis mesorregiões de Santa Catarina, levando formação a 12 instituições de ensino superior. Em Florianópolis, o evento conta com a produção local da Federação Catarinense de Teatro e da artista Bia Alvarez.
O programa é viabilizado pelo Instituto IMPAR por meio do Programa de Incentivo à Cultura, com apoio da Fundação Catarinense de Cultura, da Secretaria de Saúde de Joinville e com patrocínio de empresas como Krona, Docol e Instituto Ingo Doubrawa.
As inscrições podem ser feitas pelo formulário online.
O Instituto IMPAR (Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento), fundado em 2011 em Joinville (SC), é uma associação cultural sem fins lucrativos dedicada à promoção da arte como ferramenta de inclusão, saúde e cidadania. Com foco em acessibilidade cultural, o IMPAR desenvolve projetos voltados a pessoas com deficiência, oferecendo oficinas de teatro, dança, música e artes visuais. O Instituto também mantém parceria com a Secretaria da Saúde de Joinville, oferecendo oficinas gratuitas para usuários do SUS como complemento terapêutico.
>> Serviço
O quê: Encontro formativo Diálogos Arte para Todos
Quando: 02/06/2025 | quarta-feira | das 8h30 às 10h30
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Atividade, gratuita e aberta à comunidade
Inscrições: Formulário online
Informações: Instituto IMPAR – impar.art.br | impar@impar.art.br | @instituto_impar | (47) 99672-0034
A turma da disciplina de Poéticas Vocais do Curso de Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta, no Teatro Carmen Fossari, a peça teatral infantil Em Busca da Magia. O espetáculo contará com duas sessões gratuitas, às 14h30 e às 16h15, (reservada para escolas).
>> Sinopse
Duas crianças muito curiosas partem em uma aventura mágica pela Ilha de Santa Catarina. Elas estão em busca de uma magia especial que parece ter desaparecido… Mas afinal, o que será essa magia?
Pelas trilhas da ilha, do norte ao sul, do leste ao oeste, as crianças encontram histórias, culturas, lendas e folclores de Floripa.
Uma aventura poética que convida as crianças a se conectarem com o imaginário mágico e o folclore da ilha.
>> Ficha técnica
Direção: profa. Janaina Martins
Monitoria: Maria Antônia Kegele Clifford Faria
Elenco: estudantes da disciplina de “Poéticas Vocais” do Curso de Graduação em Artes Cênicas da UFSC: Amanda Zanco Nunes, Ana Clara Gonçalves da Silva, Beatris Veras Garcia, Camila Kfouri de Miranda, Cristiano da Silva Mariano, Daniel Karonte, Dionatans Rodrigues Zulian, Emily Bamberg Leite, Gabriel Souza Alcantara Machado, Guilherme Augusto Fonseca, Izumi Kawasaki, Kaiky Sabino Machado, Lívia de Oliveira, Luiz Roberto Albano, Pedro Otavio Eger, Renata Ramos Tedesco, Ryan Dassoler, Samara Weber, Sthefany Takahassi, Yandara Cristina Milani e Yasmin Oliveira Santos.
Duração aproximada: 30 a 40 minutos
A turma da disciplina de Poéticas Vocais do Curso de Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta, no Teatro Carmen Fossari, a peça teatral infantil Em Busca da Magia. O espetáculo contará com duas sessões gratuitas, às 14h30 e às 16h15, (reservada para escolas).
>> Sinopse
Duas crianças muito curiosas partem em uma aventura mágica pela Ilha de Santa Catarina. Elas estão em busca de uma magia especial que parece ter desaparecido… Mas afinal, o que será essa magia?
Pelas trilhas da ilha, do norte ao sul, do leste ao oeste, as crianças encontram histórias, culturas, lendas e folclores de Floripa.
Uma aventura poética que convida as crianças a se conectarem com o imaginário mágico e o folclore da ilha.
>> Ficha técnica
Direção: profa. Janaina Martins
Monitoria: Maria Antônia Kegele Clifford Faria
Elenco: estudantes da disciplina de “Poéticas Vocais” do Curso de Graduação em Artes Cênicas da UFSC: Amanda Zanco Nunes, Ana Clara Gonçalves da Silva, Beatris Veras Garcia, Camila Kfouri de Miranda, Cristiano da Silva Mariano, Daniel Karonte, Dionatans Rodrigues Zulian, Emily Bamberg Leite, Gabriel Souza Alcantara Machado, Guilherme Augusto Fonseca, Izumi Kawasaki, Kaiky Sabino Machado, Lívia de Oliveira, Luiz Roberto Albano, Pedro Otavio Eger, Renata Ramos Tedesco, Ryan Dassoler, Samara Weber, Sthefany Takahassi, Yandara Cristina Milani e Yasmin Oliveira Santos.
Duração aproximada: 30 a 40 minutos
O espetáculo Telas em Vida: Pintando movimentos será realizado nesta terça-feira, 8 de julho, às 19h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O objetivo é celebrar a arte brasileira por meio de coreografias de Ginástica para Todos, em uma experiência que transforma o corpo em pinceladas de expressão e liberdade. A entrada é gratuita. Os ingressos gratuitos podem ser adquiridos pelo link disponibilizado na bio do Instagram do GinasticArte.
Cada coreografia foi inspirada em obras de arte e artistas brasileiros e brasileiras, como Clarice Lispector, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Salim Miguel, Rita Ximenes, Antônio Nicolielo, Flávio Cardozo, e tantos outros que coloriram a identidade cultural do Brasil. No palco, o movimento transformará em corpo o que antes foi tinta, verso, melodia — agora reinventado em cada cena que se cria.
O evento é organizado pelo projeto de extensão GinasticArte do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (CDS/UFSC), coordenado pela professora Patrícia Luiza Bremer Boaventura. Na composição do espetáculo, participarão as turmas do GinasticArte e outros convidados, como o grupo Criarte, do Projeto de Extensão Práticas Corporais; o projeto de extensão UFSCCheer; e a turma da disciplina Teoria e Metodologia da Ginástica, do bacharelado em Educação Física da UFSC. O evento conta com o apoio financeiro do projeto de extensão Pilates para a Comunidade CDS/UFSC.
Para mais informações, acesse o Site do evento e a Programação.
>>Serviço:
O quê: Espetáculo Telas em Vida: Pintando movimentos
Quando: 08/07/2025 | terça-feira | 19h
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Informações: Instagram | Programação do evento
O projeto cultural Piano Appassionato promove uma série de sete recitais de piano solo com o pianista Alexandre Dietrich, tendo a sua estreia no palco do Teatro Ademir Rosa – CIC – no dia 8 de julho, às 20h30, com retirada de ingresso no site ou aplicativo Sympla. O pianista se apresentará nas cidades catarinenses de Joaçaba, Chapecó, Joinville, Blumenau, Itajaí e São Francisco do Sul. Todas as apresentações terão entrada gratuita, com o objetivo de democratizar o acesso à música de concerto e ampliar o público da música instrumental catarinense e brasileira.
O projeto cultural Piano Apassionato tem como eixo central a paixão que envolve o universo do Piano. Cada apresentação é uma celebração desse sentimento intenso que atravessa diferentes dimensões da experiência musical.
A apresentação envolve: a paixão que impulsiona os compositores a criar obras dedicadas ao piano; a paixão inspiradora que move os intérpretes a estudar profundamente o repertório e a compartilhá-lo com o público; e, por fim, a paixão do ouvinte, que se inspira a escutar e entender a beleza e expressividade da música para piano solo.
Os recitais estão divididos em duas partes distintas, com repertório cuidadosamente selecionado para promover tanto o reconhecimento cultural quanto a apreciação artística.
Na primeira parte, o pianista interpreta canções tradicionais do folclore brasileiro, incluindo clássicos do repertório infantil e popular como Ciranda, Cirandinha, O Cravo Brigou com a Rosa e Sambalelê, entre outras. As melodias, originalmente populares, ganharam recriações pianísticas, ao se incorporar elementos do populário nacional vontado para a prática pianística nas peças selecionadas.
Segundo o artista, a proposta de trazer essas músicas para o palco do recital de piano solo busca criar uma conexão direta com o público, despertando a identificação imediata ao reconhecer melodias familiares em um novo contexto sonoro. “Ao ouvir algo que remete à infância ou à cultura popular, o público se aproxima mais do intérprete e da proposta artística do concerto”, afirma Dietrich.
Na segunda parte do programa, o recital apresenta obras de compositores europeus amplamente consagrados, como Frédéric Chopin, Johannes Brahms e Claude Debussy. Suas criações ultrapassaram fronteiras culturais e temporais, tornando-se referências universais da música de concerto. Com melodias marcantes e grande apelo emocional, essas obras são executadas em salas de concerto de todo o mundo e seguem encantando plateias de diferentes gerações.
Integram o repertório o Intermezzo nº 2, Op. 118, de Johannes Brahms, uma das composições mais líricas e introspectivas do autor. Com sua melodia delicada e envolvente, a obra evoca sentimentos profundos de ternura, amor e paixão, revelando a faceta mais íntima e emocional de Brahms.
Outra obra de destaque no programa é a célebre Clair de Lune (Clarão da Lua), de Claude Debussy. Inspirado pelo brilho suave da lua refletido em diferentes paisagens e atmosferas, Debussy criou uma das peças mais conhecidas e poéticas da música erudita, marcada por sua beleza etérea e delicada expressividade.
O repertório da apresentação inclui, também, obras do compositor Frédéric Chopin, consagrado como o “Poeta do Piano” por sua sensibilidade e lirismo musical. O pianista interpretará o Noturno Op. 72 nº 2, uma de suas delicadas valsas e a célebre Polonaise Héroica Op. 53, peça emblemática que expressa vigor, amor a sua pátria: a Polônia e, virtuosismo.
Ao incluir essas peças no repertório, as apresentações do projeto estabelecem um diálogo entre o reconhecimento internacional de composições internacionais e a proposta de valorização das tradições populares brasileiras apresentada na primeira parte do recital. Essa união ressalta o poder da música de transcender culturas, aproximando o público de diferentes origens a partir da sensibilidade artística e da riqueza melódica.
>> Serviço
O quê: Piano Appassionato – Recital de Piano Alexandre Dietrich
Quando: 08/07/2025 | terça-feira | 20h30
Onde: Teatro Ademir Rosa – CIC | Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica
Quanto: Entrada Gratuita – Retirada de ingresso no site ou app Sympla
Classificação: Livre
Currículo Alexandre Dietrich
Alexandre Dietrich iniciou seus estudos musicais aos dez anos de idade, sob a orientação de Margaret Dhein. É graduado em Piano pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, onde também obteve o título de Mestre em Música. Atualmente, é doutorando no curso de Música/Processos Criativos do CEART/UDESC, sob a orientação da Dra. Maria Bernardete Castelan Póvoas.
Com protagonismo artístico/musical, atua não apenas em Santa Catarina, mas também no Brasil e no exterior. Sua carreira internacional teve início em 2003, quando, a convite da renomada pianista Cristina Ortiz, participou do “I Atelier Pianístico” em Bordeaux, França. Em 2007, retornou à Europa para uma turnê de piano solo, realizando apresentações em Paris, Madri, Lisboa e Bruxelas.
No início de 2009, apresentou-se nos Estados Unidos ao lado do cantor Fernando De Carli. O duo realizou concertos nas cidades de Athens (Geórgia), no Edge Hall, e Roanoke (Virgínia), no Talmadge Recital Hall. Em 2010, Alexandre voltou aos Estados Unidos, a convite da University of Georgia, como aluno intercambista no curso de “Music Performance”, sob a orientação do pianista Dr. Eugeniv Rivkin. Nesse período, participou também do “Brazilian Festival” na University of New Orleans, em New Orleans, e, em março, se apresentou na UCLA (Universidade da Califórnia, Los Angeles), a convite do Consulado Brasileiro e da própria universidade. A apresentação de piano solo foi realizada no Popper Theater, em Los Angeles.
Em 2011, lançou seu primeiro CD, Cantabile, com obras de Francisco Mignone, Frederic Chopin, Robert Schumann e Heitor Villa-Lobos. Em 2015, Alexandre retornou à Europa, realizando apresentações em Lisboa, no Palácio Foz, e, em setembro, em Hamburgo (Alemanha), na Kirchengemeinde Altona Ost, com recepção positiva de público e crítica.
Em 2017, destacou-se com sua turnê internacional, que incluiu recitais de piano solo na Costa Rica, nas cidades de San José e Torreallba, seguidos por apresentações em Milão e Lisboa. Em maio de 2018, apresentou-se no Festival Apollo Internacional de Artes, realizado em Alexandria/Washington DC, EUA, com o recital de piano solo abrindo o evento.
Ao longo de sua carreira, Alexandre Dietrich desenvolveu diversos projetos culturais no Brasil e em Santa Catarina, incluindo: “Pianíssímo”, “O Chorinho de Ernesto e Francisco”, “Cantabile”, “Pequenos Grandes Ouvintes I, II, III”, “Florianopianos”, “Florianópolis em Canto e Piano”, “Ciclo Chopin”, “Canções de Amor em Canto e Piano”, “Italianíssimo”, “Duo Mignone Dietrich”, “Piano a 4 Mãos”, “Canções pelo Sul do Brasil”, “Música para Todos”, “Piano Agitato”, “Os Quatro Cantos de Santa Catarina”, “Alexandre Dietrich e o Piano”, “Turnê Europeia Alexandre Dietrich” e “Tangos e Valsas”.
O trabalho artístico do pianista também se destaca no desenvolvimento da acessibilidade e democratização da música de concerto, através da organização e execução de mais de 500 recitais didáticos voltados para crianças e jovens, promovendo a socialização da arte, ampliando significativamente o acesso da sociedade à música erudita.
Além de sua carreira solo, atua como solista em várias orquestras, tendo estabelecido parcerias com importantes maestros, como Carlos Alberto Vieira (SC), Daniel Bortholossi (SC), Fernando Mathias (SP), Giovane Pacheco (SC), Gustavo Fontes (SC/SP) e João Evangelista (SC).
A turma da disciplina Atuação III, do curso de graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta, no dia 8 de julho, às 21h, no Teatro Carmen Fossari, a peça teatral A sesta da terça-feira. Os espectadores poderão retirar os ingressos no Departamento Artístico Cultural (DAC) até trinta minutos antes do início da apresentação. O espetáculo é gratuito e tem classificação indicativa de 10 anos.
>> Sinopse:
Imersos na dinâmica de povoados periféricos, caracterizados pela desigualdade social, pela violência e pelo desamparo, as personagens lutam pela sobrevivência material mais imediata, sem negligenciar a dignidade do existir. Princípios éticos se chocam com o moralismo religioso que captura as subjetividades de comunidades interioranas. Neste contexto, uma mãe, uma avó e uma irmã, realizam uma travessia para dar ao “seu morto” uma passagem digna. Saindo de sua cidade natal, desembarcam no povoado no qual Carlos Centeno Ayala foi assassinado por roubar comida, enfrentando as tensões morais da comunidade. Inspirado no conto homônimo de Gabriel García Márquez, o espetáculo A sesta da terça-feira nos convida a um exercício ético do pensar a ação humana.
Para mais informações, acesse o programa do espetáculo.
>> Ficha Técnica:
Direção e Orientação: Priscila Genara Padilha
Supervisão de Análise Ativa: Nair D’Agostini
Elenco: Daniele Cristina Nass, Darlan Gebing Scheid, Helena Pereira de Castro Maradei, Malena Karine Monteiro Pinheiro, Maria Luiza Seidler Bastos, Mônica Medeiros da Silva, Rafael da Silva Marcelino, Viviane Andrade Souza, Yoli Krigsi de Oliveria.
Duração aproximada: 45 minutos
>>Serviço:
O quê: Peça teatral A sesta da terça-feira
Quando: 08/07/2025 | terça-feira | 21h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vitor Lima, n. 117 – Trindade – Florianópolis – SC
Quanto: Sessão gratuita com entrada franca
Informações: priscila.genara@ufsc.br | Programa do espetáculo
A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC) divulga a chamada pública para participação na 10ª edição do Experimenta. O Edital visa selecionar propostas artísticas e culturais, nas mais diversas linguagens, para que sejam realizadas de maneira não remunerada, nos campi da UFSC. Este ano o Experimenta será realizado entre os dias 22 a 28 de setembro de 2025 com o tema Rufar os tambores: O samba vai passar.
>> Acesse: Edital 021/2025/SeCArtE/UFSC
O edital objetiva selecionador propostas artísticas, culturais e de lazer, nas áreas de artes visuais, audiovisual, música, dança, exposição, literatura, oficina, palestra, roda de conversa, teatro, entre outras, para que sejam realizadas de maneira não remunerada durante a 10ª edição do Experimenta nos campi da UFSC.
Podem participar da seleção os servidores docentes e técnico-administrativos integrantes do quadro de pessoal permanente da Universidade, no efetivo exercício de suas atividades, e discentes regularmente matriculados e frequentes nos cursos de graduação e pós-graduação da UFSC e também e trabalhadores terceirizados. As inscrições estão disponíveis de 14 de julho até 17 de agosto de 2025 e serão realizadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico.
O Experimenta – mostra de cultura, arte e lazer, é um evento anual organizado pela SeCArtE que visa promover a produção e socialização artística e cultural da Universidade, no campo do ensino, da pesquisa e extensão, incentivando a participação de estudantes, servidores técnico-administrativos, docentes, bem como dos trabalhadores terceirizados.
Com a temática Rufar os tambores: o samba vai passar, a 10ª Edição do Experimenta busca celebrar a diversidade cultural brasileira por meio de uma das expressões artísticas que tem sua cadência na base da história e identidade brasileira: o samba.
O Experimenta, nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2025 acolhe o Congresso Nacional do Samba (Conasamba), o maior Congresso de Carnaval do País, organizado pela Federação Nacional das Escolas de Samba, composto pelas Ligas das Escolas de Samba. Com o tema Sankofa, o nosso futuro vem de longe, o evento promove reflexões sobre ancestralidade, cultura popular e o futuro das escolas de samba no Brasil.
A programação do Conasamba inclui debates e mesas temáticas com pesquisadores e representantes de escolas de samba, oficinas e encontros culturais e apresentações artísticas e celebrações carnavalescas. “Neste encontro especial, a Universidade se transforma em um palco aberto, onde a tradição se encontra com a inovação, e a força do samba se manifesta em suas múltiplas faces” destaca Jeferson Antonio Costa – Diretor de Eventos da Liga das Escola de Samba de Florianópolis (LIESF) e estudante do Curso de Ciências Sociais da UFSC.
O Experimenta é um evento aberto ao público e gratuito, logo, a SeCArtE convida a comunidade interna a UFSC para participar com seu saber-fazer artístico-cultural, bem como fica o convite a comunidade externa para participar conosco dessa roda.
>> Cronograma
Divulgação do edital: 11/07/2025
Período para inscrição das propostas: 14/07/2024 a 17/08/2025
Divulgação do resultado preliminar: 20/08/2025
Período para recurso: 21/08/2025 a 25/08/2025
Divulgação do resultado final: 28/08/2025
>> Serviço
O quê: seleção de propostas para a 10ª edição do Experimenta – Rufar os tambores: O samba vai passar
Quando: 14 de julho a 17 de agosto de 2025
Acesse: Edital 021/2025/SeCArtE/UFSC
Contato: experimenta.secarte@contato.ufsc.br | 48 3721-2376
O Coletivo Batalha do Conviva promoverá na segunda-feira, 14 de julho, a partir das 18h, a seletiva regional para a Batalha do Conhecimento – Floripa, no hall do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação do evento apresentará discotecagem, Rua Declama e Batalha de Conhecimento. A atividade é aberta ao público.
A Batalha do Conviva é uma roda cultural cuja principal atividade é a batalha de rima, contando também com discotecagem, declamação de poesia e demais atividades pertencentes ao Movimento Hip-Hop. A iniciativa objetiva contribuir para a inserção do Movimento Hip Hop no mapa da UFSC – por meio do fomento à arte e cultura de rua e construção de conhecimentos coletivos que valorizem a diversidade – e, ao mesmo tempo, promover interações entre a comunidade acadêmica e a população de Florianópolis.
>> Programação
18h | Discotecagem com @glazer_excuse e @djmakalrj
20h | Rua Declama
20h15 | Batalha de Conhecimento (8 ou 16 MCs / 40s)
>> Premiação
1º lugar: livro + vaga para o regional de conhecimento
2º lugar: livro
>> Inscrições
Inscrições por ordem de chegada
50% das vagas reservadas para mulheres, PcDs, indígenas, pessoas LGBTQIAPN+ e pessoas negras
Na próxima sexta-feira, 18 de julho, às 18h, a Igrejinha da UFSC recebe a quarta edição da Roda de Choro UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical. O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
>> Sobre a Roda de Choro UFSC:
A iniciativa reúne músicos de diferentes idades, aproximando discentes, docentes e a comunidade externa em um evento gratuito e repleto de partilha de experiências artísticas. A Roda de Choro fortalece laços entre a comunidade interna e externa da UFSC e entre diferentes gerações.
Para mais informações, acesse o site e o Instagram do DAC.
>> Serviço
O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 18/07/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade – participação aberta, basta trazer um instrumento musical
Informações: Site | Instagram| dac@contato.ufsc.br
Atualizado 18/07/2025 – 08:40 – Ingressos esgotados
Na quinta-feira, 24 de julho, às 19h, a Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) apresenta mais uma edição do projeto “OFiC nas Igrejas”, com um concerto na Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em homenagem aos 50 anos do falecimento do compositor russo Dmitri Shostakovich. A apresentação é gratuita. Visto que o número de vagas era limitado, todos os ingressos já foram retirados.
>> Sobre o espetáculo:
O programa apresenta a “A Arte da Fuga”, de J. S. Bach, obra monumental e enigmática escrita nos últimos anos de vida do compositor. Mais do que um exercício de contraponto, essa coleção de fugas e cânones revela a profundidade espiritual e a precisão arquitetônica do barroco alemão. A OFiC interpreta a obra com a delicadeza e o rigor que ela exige, evidenciando sua atemporalidade.
O concerto também apresenta a Fantasia Brasileira nº 3, do compositor paulista Francisco Mignone. Escrita para orquestra de cordas, a obra une o lirismo da tradição europeia à riqueza rítmica e melódica das raízes brasileiras. A Fantasia se destaca por seu colorido harmônico, lirismo nostálgico e energia popular – uma ponte sensível entre o Brasil urbano e o Brasil profundo.
A OFiC também interpreta o intenso Prelúdio da ópera “Tristão e Isolda”, de Richard Wagner, uma das peças mais influentes da história da música. Com sua harmonia ousada e tensão emocional crescente, o prelúdio inaugura o mundo sonoro do romantismo tardio e antecipa o modernismo do século XX. A obra é célebre por seu chamado “acorde de Tristão”, que simboliza o desejo, a incompletude e o anseio que perpassam toda a ópera.
Com direção artística de Pablo Rossi, o concerto oferece uma viagem estética que cruza séculos, estilos e sentimentos – da ordem matemática de Bach à paixão arrebatadora de Wagner, passando pelo lirismo mestiço de Mignone. Uma oportunidade única para vivenciar a riqueza e a diversidade do repertório sinfônico em um espaço de grande valor histórico e acústico.
>> Sobre a OFiC:
A Orquestra Filarmônica Catarinense atua com uma proposta de democratizar a música de concerto, integrando continuamente ações educativas, sociais e de conscientização ecológica. Além do repertório sinfônico clássico, a OFiC valoriza a prática de música de câmara, com programas musicais diversificados, promovendo, assim, o desenvolvimento abrangente dos músicos.
A orquestra inova no formato dos programas musicais temáticos, que envolvem a plateia e convidam o público a participar do processo de performance, seguindo o conceito “musicking”.
Além disso, valoriza a formação artística individual dos músicos, oferecendo projetos que incluem oficinas musicais, apresentações solos e em grupos menores, proporcionando um ambiente que incentiva o crescimento artístico.
A OFiC conta com o patrocínio da Ciser, Diamante Energia, Engie, Sicoob, Duas Rodas e Multilog, viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A OFiC também tem a parceria institucional do Departamento Artístico e Cultural da UFSC, da Fábrica de Comunicação, OneWG, Hurbana e Central Floripa.
Para mais informações, acesse o Intagram da OFiC e o site do evento.
>> Serviço:
O quê: ‘OFiC nas Igrejas’ – Concerto na Igrejinha da UFSC
Quando: 24/07/2025 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vitor Lima, n. 117, Trindade, Florianópolis, SC
Quanto: Evento gratuito – Ingressos esgotados
Informações: Instagram | Site do evento
A qualidade sonora sempre foi o centro de seu interesse artístico. Tocando violões clássicos modernos e históricos, ele investigou a ideia de descobrir um som que pudesse ir além do instrumento. A transcrição de novas músicas para o violão revelou-se uma continuação natural dessa vocação. Da mesma forma, o violão de 8 cordas “Brahms Guitar” surgiu como uma poderosa ferramenta para continuar essa pesquisa. Há vários anos, Giacomo vem ampliando o repertório desse instrumento específico, adaptando novas obras para ele e colaborando com compositores contemporâneos.
Uma busca constante por uma conexão instrumental com a voz humana permeia a pesquisa musical de Copiello. Seu álbum mais recente, intitulado Lieder, apresenta uma coleção pessoal de arranjos para violão que explora o lirismo de dois compositores do romantismo alemão: Mendelssohn e Schubert.
Giacomo Copiello is an Italian classical guitarist. Engaged in a concert career featuring him as a soloist and in chamber ensembles in Italy and abroad, he stands out as one of the new promises of international guitar. His live videos and CDs, published since 2015 for “Stradivarius” (Milano Dischi), have been widely appreciated by critics and listened to on digital platforms.
Sound quality has always been the focus of his artistic interest. Playing modern and historical classical guitars, he investigated the idea of discovering a sound that could go beyond the instrument. Transcribing new music for guitar turned out to be a natural continuation of this vocation. In the same way, the 8- string “Brahms Guitar” came up as a powerful tool to continue this research. For several years Giacomo has been enlarging the repertoire of this particular instrument, arranging new music for it, and collaborating with contemporary composers.
A constant search for an instrumental connection with the human voice permeates Copiello’s musical research. His latest album, titled “Lieder”, offers a personal collection of guitar arrangements that explores the lyricism of two composers of German Romanticism: Mendelssohn and Schubert.
Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. As apresentações do Igrejinha Musical estão disponíveis no canal do YouTube do DAC.
Marisa Sardo é uma violonista clássica nascida em Chicago e uma das novas solistas internacionais em destaque. Com dupla cidadania americana e italiana, conquistou mais de 20 prêmios em competições internacionais, incluindo o 1º lugar no New York Laureate, Twisted Spruce e Grand Prize Virtuoso. Já se apresentou em cinco continentes e mais de 25 países, incluindo salas prestigiadas como o Concertgebouw (Amsterdã) e o Mozarteum (Salzburgo).
Reconhecida por seus programas diversos e envolventes, Marisa valoriza obras de compositoras, artistas pouco representados e estreias de peças comissionadas. Seu álbum de estreia, lançado em 2023 pelo selo Frameworks Records, inclui obras de Sor, Mertz e von Sehrwald. Atua também como artista convidada, professora e defensora da música contemporânea para violão.
Marisa é graduada pela Northwestern University, Indiana University e New England Conservatory. Estudou com grandes nomes como Eliot Fisk, Sérgio Assad e Oscar Ghiglia. Toca instrumentos feitos sob medida por Marshall Brune, Wilson Burnham e James Baur.
Known for her diverse and engaging programs, Marisa champions music by women, underrepresented composers, and premieres of newly commissioned works. Her 2023 debut album on Frameworks Records features music by Sor, Mertz, and von Sehrwald. She is also active as a guest artist, teacher, and advocate for contemporary guitar music.
Marisa holds degrees from Northwestern University, Indiana University, and New England Conservatory. Her principal teachers include Eliot Fisk, Sergio Assad, and Oscar Ghiglia. She performs on custom-made guitars by Marshall Brune, Wilson Burnham, and James Baur.
O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental, junto ao XV Encontro Catarinense de Saúde Mental acontecerá de 29 a 31 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atividades pré-congresso organizadas para o dia 28 de outubro. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio da página do evento.
O objetivo é congregar e articular acadêmicos, profissionais dos serviços, usuários do sistema de saúde e seus familiares, gestores e demais interessadas, para discutir temas da maior importância relacionados à saúde mental coletiva. A intenção é contribuir para o avanço do conhecimento, trocas de experiências e realização de atividades científicas, artísticas e culturais na perspectiva da defesa de Direitos e da Democracia, do exercício pleno e universal da Cidadania e da consolidação do Sistema de Saúde.
Estão isentas as inscrições para pessoas que estejam sem condições financeiras para o pagamento, e para estudantes da UFSC em condições de vulnerabilidade. A solicitação de isenção deve ser feita à Comissão Organizadora pelo e-mail do congresso ecsm.gpps@gmail.com. Ademais, também estão isentos estudantes cujos departamentos ou cursos tenham acordado a isenção com a Comissão Organizadora.
Segundo os organizadores, os 14 encontros catarinenses de Saúde Mental anteriores propiciaram momentos marcantes na Reforma Psiquiátrica e Sanitária, entre eles a fundação da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), a realização do I Congresso Brasileiro de Saúde Mental (2008), além do lançamento da revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental e do Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Os encontros também proporcionaram oportunidades para geração de renda para usuários e suas associações, por meio de feiras de economia solidária, exposições artístico-culturais e realização do tradicional baile de máscara, cuja renda reverte a associações de usuários.
O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental é promovido pelo Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde (GPPS) da UFSC, em parceria com a Reitoria e a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC), a ação conta com o apoio de entidades públicas e privadas dos mais diferentes setores da sociedade.
Acesse mais informações no site.
O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental, junto ao XV Encontro Catarinense de Saúde Mental acontecerá de 29 a 31 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atividades pré-congresso organizadas para o dia 28 de outubro. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio da página do evento.
O objetivo é congregar e articular acadêmicos, profissionais dos serviços, usuários do sistema de saúde e seus familiares, gestores e demais interessadas, para discutir temas da maior importância relacionados à saúde mental coletiva. A intenção é contribuir para o avanço do conhecimento, trocas de experiências e realização de atividades científicas, artísticas e culturais na perspectiva da defesa de Direitos e da Democracia, do exercício pleno e universal da Cidadania e da consolidação do Sistema de Saúde.
Estão isentas as inscrições para pessoas que estejam sem condições financeiras para o pagamento, e para estudantes da UFSC em condições de vulnerabilidade. A solicitação de isenção deve ser feita à Comissão Organizadora pelo e-mail do congresso ecsm.gpps@gmail.com. Ademais, também estão isentos estudantes cujos departamentos ou cursos tenham acordado a isenção com a Comissão Organizadora.
Segundo os organizadores, os 14 encontros catarinenses de Saúde Mental anteriores propiciaram momentos marcantes na Reforma Psiquiátrica e Sanitária, entre eles a fundação da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), a realização do I Congresso Brasileiro de Saúde Mental (2008), além do lançamento da revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental e do Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Os encontros também proporcionaram oportunidades para geração de renda para usuários e suas associações, por meio de feiras de economia solidária, exposições artístico-culturais e realização do tradicional baile de máscara, cuja renda reverte a associações de usuários.
O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental é promovido pelo Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde (GPPS) da UFSC, em parceria com a Reitoria e a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC), a ação conta com o apoio de entidades públicas e privadas dos mais diferentes setores da sociedade.
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O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental, junto ao XV Encontro Catarinense de Saúde Mental acontecerá de 29 a 31 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atividades pré-congresso organizadas para o dia 28 de outubro. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio da página do evento.
O objetivo é congregar e articular acadêmicos, profissionais dos serviços, usuários do sistema de saúde e seus familiares, gestores e demais interessadas, para discutir temas da maior importância relacionados à saúde mental coletiva. A intenção é contribuir para o avanço do conhecimento, trocas de experiências e realização de atividades científicas, artísticas e culturais na perspectiva da defesa de Direitos e da Democracia, do exercício pleno e universal da Cidadania e da consolidação do Sistema de Saúde.
Estão isentas as inscrições para pessoas que estejam sem condições financeiras para o pagamento, e para estudantes da UFSC em condições de vulnerabilidade. A solicitação de isenção deve ser feita à Comissão Organizadora pelo e-mail do congresso ecsm.gpps@gmail.com. Ademais, também estão isentos estudantes cujos departamentos ou cursos tenham acordado a isenção com a Comissão Organizadora.
Segundo os organizadores, os 14 encontros catarinenses de Saúde Mental anteriores propiciaram momentos marcantes na Reforma Psiquiátrica e Sanitária, entre eles a fundação da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), a realização do I Congresso Brasileiro de Saúde Mental (2008), além do lançamento da revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental e do Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Os encontros também proporcionaram oportunidades para geração de renda para usuários e suas associações, por meio de feiras de economia solidária, exposições artístico-culturais e realização do tradicional baile de máscara, cuja renda reverte a associações de usuários.
O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental é promovido pelo Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde (GPPS) da UFSC, em parceria com a Reitoria e a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC), a ação conta com o apoio de entidades públicas e privadas dos mais diferentes setores da sociedade.
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