Agenda Cultural

maio
9
sex
Cine Paredão | ‘Wild At Heart’ @Bosque do CFH
maio 9@19:00 – 21:00

O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta ‘Wild At Heart’, dirigido por David Lynch, em 9 de maio, sexta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.

No filme de 1990, Sailor Ripley (Nicolas Cage) reencontra sua namorada, Lula Fortune (Laura Dern), e o casal viaja para a Califórnia. A mãe de Lula não aceita o relacionamento e contrata um assassino profissional para matar Sailor. O longa-metragem possui 2h05min e tem classificação indicativa de 16 anos.

Mais informações no Instagram do projeto.

WILD AT HEART – Coração Selvagem

Direção: David Lynch
Roteiro: David Lynch, Barry Gifford
Gênero: Crime/Drama
Duração: 2h 05min
Ano: 1990
Classificação: 16 anos
Elenco: Nicolas Cage, Laura Dern, Willem Dafoe, Diane Ladd, Harry Dean Stanton, J.E. Freeman, Isabella Rossellini, Grace Zabriskie, Calvin Lockhart, William Morgan Sheppard, Freddie Jones, David Patrick Kelly, Crispin Glover, Jack Nance, John Lurie, Sherilyn Fen

CineBuñuel | ‘La Patagonia rebelde’ @Sala de Projeção - Laboratório de Estudos de Cinema - LEC | Bloco D - CCE
maio 9@19:00 – 21:00

O projeto CineBuñuel da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o longa-metragem La Patagonia rebelde, de Héctor Olivera, nesta sexta-feira, 9 de maio, às 19h. A exibição ocorre na Sala de Projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), em Florianópolis.

La Patagonia rebelde é um filme de 1974, baseado no livro Los vengadores de la Patagonia trágica, de Osvaldo Bayer. A história se passa no início dos anos 1920, em um contexto de embates entre as classes operárias e os latifundiários argentinos. Apoiados pelas autoridades, os latifundiários exercem repressão violenta às tentativas de articulação política dos trabalhadores.

A intensificação dos conflitos culmina em uma rebelião contra os patrões e as instituições. O governo de Hipólito Yrigoyen envia o tenente Zavala para conduzir as negociações, mas as elites agrárias conspiram para extrair mais benefícios às custas dos trabalhadores, aumentando a insatisfação e os protestos. Zavala então, levará a cabo a ordem de reprimir a insurgência a qualquer custo.

A projeção de La Patagonia rebelde integra o Ciclo El Coraje del Pueblo, uma seleção de filmes que abordam as diferentes maneiras com que as coletividades se unem e organizam para enfrentar as opressões a que são submetidas. O CineBuñuel é um projeto de extensão da UFSC que tem por objetivo difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história.

Com áudio original em espanhol e legendas em português, a exibição é aberta ao público e a entrada é gratuita.

maio
12
seg
Batalha do Conviva | Edição maio @Hall | Centro de Cultura e Eventos - Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
maio 12@18:00 – 22:30

O Coletivo Batalha do Conviva promoverá na segunda-feira, 12 de maio, a partir das 18h, a edição do mês da Batalha do Conviva, no hall do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação do evento apresentará discotecagem, live painting, Batalha de Conhecimento e Pocket Show. A atividade é aberta ao público.

A Batalha do Conviva é uma roda cultural cuja principal atividade é a batalha de rima, contando também com discotecagem, declamação de poesia e demais atividades pertencentes ao Movimento Hip-Hop. A iniciativa objetiva contribuir para a inserção do Movimento Hip Hop no mapa da UFSC – por meio do fomento à arte e cultura de rua e construção de conhecimentos coletivos que valorizem a diversidade – e, ao mesmo tempo, promover interações entre a comunidade acadêmica e a população de Florianópolis.

>> Programação

18h | Discotecagem com Ananda Ceres e DJ Makalrj
19h | Live painting com BING
20h15 | Batalha de Conhecimento (8 ou 16 MCs / 30s)
21h | Pocket Show com Torvi Mc

>> Premiação

1º lugar: boné CHRONIC® + livro + piteiras de vidro Tarcioglass
2º lugar: piteiras de vidro Tarcioglass

>> Inscrições

Inscrições por ordem de chegada
50% das vagas reservadas para mulheres, PcDs, indígenas, pessoas LGBTQIAPN+ e pessoas negras

O evento é uma realização do Coletivo Batalha do Conviva com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE), CHRONIC® e Tarcioglass.

>> Serviço

O quê: Batalha do Conviva 
Quando: 12/05/2025 | segunda-feira | 18h às 22h30
Onde: hall Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo – UFSC
Quanto: evento gratuito e aborto para toda comunidade   
Informações: @batalhadoconviva

maio
16
sex
Cine Paredão | La Cocina @Bosque do CFH
maio 16@19:00 – 21:00

O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme La Cocina, dirigido por Alonso Ruizpalacios, em 16 de maio, sexta-feira, às 19h.

Na cozinha abafada de um restaurante da Times Square, onde culturas de todo o mundo se misturam durante a hora do almoço, o chef Pedro (Raúl Briones Carmona), imigrante ilegal, está dividido entre o estresse do trabalho e seu romance complicado com a garçonete Julia (Rooney Mara). Quando a quantia de US$ 823,78 desaparece do caixa na noite anterior, a desconfiança se espalha e as tensões colocam em risco as frágeis esperanças da equipe.

Mais informações no Instagram do projeto.

LA COCINA
A Cozinha

Direção: Alonso Ruizpalacios
Roteiro: Alonso Ruizpalacios
Gênero: Drama/Romance
Duração: 2h 19min
Ano: 2024
Classificação: 16 anos
Elenco: Rooney Mara, Raúl Briones Carmona, Anna Diaz, Motell Foster, Oded Fehr, John Pyper-Ferguson, Laura Gómez, James Waterston

maio
19
seg
Exposição | ‘Entre Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis do LabFig’ @Salão Circulação | Biblioteca Central - BU
maio 19@7:30 – 22:00

O Laboratório de Figurinos (LabFig) da Universidade Federal de Santa Catarina promove a exposição Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis de 19 de maio a 20 de junho, das 7h30 às 22h, no Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU), em Florianópolis. A mostra homenageia artistas como Carmen Fossari e Lou Hammad, e destaca processos criativos vinculados ao curso de Artes Cênicas da UFSC, entre outras contribuições significativas para o acervo do laboratório.

Narrativas Vestíveis do LabFig convida o público a conhecer parte do acervo do Laboratório de Figurinos, em uma mostra que apresenta o figurino como suporte de memória, linguagem estética e expressão identitária, com curadoria de Rachel Teixeira Dantas e produção de Andréia Angst, Lívia de Pelegrin e Rachel Teixeira Dantas. Dois figurinos criados pela curadora integram a exposição: O que fizeram de mim e O que eu fiz com o que fizeram de mim são obras que evocam a experiência de construção artística e afirmação de identidade no contexto do próprio laboratório.

Serão apresentados figurinos assinados por produções de docentes e estudantes do curso de Artes Cênicas como forma de reconhecer a contribuição artística e acadêmica dessas trajetórias, além de peças representativas de diferentes contextos, como um vestido de noiva da década de 1980, um parangolé carnavalesco e um figurino de inspiração futurista desenvolvido em oficina conduzida pela figurinista Lou Hammad no Departamento Artístico Cultural (DAC), com base nos princípios da escola Bauhaus. A exposição também presta homenagens póstumas a duas figuras da cultura catarinense: Carmen Fossari, atriz, diretora e referência para as artes cênicas em Florianópolis, e Gesoni Pawlick, estilista que se destacou no cenário nacional com sua sofisticação e inovação.

Ao valorizar o acervo do LabFig, a exposição reafirma a importância da preservação de figurinos como patrimônio material e imaterial vinculado à história das Artes Cênicas e da UFSC. Além de oferecer ao público uma experiência estética, o evento promove reflexões sobre identidade, memória e processos de criação.

A exposição é gratuita e aberta ao público. Mais informações no Instagram e no site do LabFig.

Sobre o Laboratório de Figurinos

O Laboratório de Figurinos (LabFig) do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC existe há mais de 15 anos e conta atualmente com mais de mil peças em seu acervo, composto completamente por doações. Criado a partir de uma necessidade dos cursos de Artes Cênicas e Cinema, o laboratório recebe doações da comunidade acadêmica, instituições ou eventos. Atualmente realiza cerca de 350 empréstimos por ano, principalmente para estudantes dos cursos de Artes Cênicas e Cinema.

Mais informações na notícia completa.

maio
20
ter
Exposição | ‘Entre Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis do LabFig’ @Salão Circulação | Biblioteca Central - BU
maio 20@7:30 – 22:00

O Laboratório de Figurinos (LabFig) da Universidade Federal de Santa Catarina promove a exposição Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis de 19 de maio a 20 de junho, das 7h30 às 22h, no Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU), em Florianópolis. A mostra homenageia artistas como Carmen Fossari e Lou Hammad, e destaca processos criativos vinculados ao curso de Artes Cênicas da UFSC, entre outras contribuições significativas para o acervo do laboratório.

Narrativas Vestíveis do LabFig convida o público a conhecer parte do acervo do Laboratório de Figurinos, em uma mostra que apresenta o figurino como suporte de memória, linguagem estética e expressão identitária, com curadoria de Rachel Teixeira Dantas e produção de Andréia Angst, Lívia de Pelegrin e Rachel Teixeira Dantas. Dois figurinos criados pela curadora integram a exposição: O que fizeram de mim e O que eu fiz com o que fizeram de mim são obras que evocam a experiência de construção artística e afirmação de identidade no contexto do próprio laboratório.

Serão apresentados figurinos assinados por produções de docentes e estudantes do curso de Artes Cênicas como forma de reconhecer a contribuição artística e acadêmica dessas trajetórias, além de peças representativas de diferentes contextos, como um vestido de noiva da década de 1980, um parangolé carnavalesco e um figurino de inspiração futurista desenvolvido em oficina conduzida pela figurinista Lou Hammad no Departamento Artístico Cultural (DAC), com base nos princípios da escola Bauhaus. A exposição também presta homenagens póstumas a duas figuras da cultura catarinense: Carmen Fossari, atriz, diretora e referência para as artes cênicas em Florianópolis, e Gesoni Pawlick, estilista que se destacou no cenário nacional com sua sofisticação e inovação.

Ao valorizar o acervo do LabFig, a exposição reafirma a importância da preservação de figurinos como patrimônio material e imaterial vinculado à história das Artes Cênicas e da UFSC. Além de oferecer ao público uma experiência estética, o evento promove reflexões sobre identidade, memória e processos de criação.

A exposição é gratuita e aberta ao público. Mais informações no Instagram e no site do LabFig.

Sobre o Laboratório de Figurinos

O Laboratório de Figurinos (LabFig) do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC existe há mais de 15 anos e conta atualmente com mais de mil peças em seu acervo, composto completamente por doações. Criado a partir de uma necessidade dos cursos de Artes Cênicas e Cinema, o laboratório recebe doações da comunidade acadêmica, instituições ou eventos. Atualmente realiza cerca de 350 empréstimos por ano, principalmente para estudantes dos cursos de Artes Cênicas e Cinema.

Mais informações na notícia completa.

maio
21
qua
III Encontro Regional – FORCULT Sul @Teatro Carmen Fossari
maio 21 – maio 22 dia inteiro

Com o intuito de aproximar gestores e gestoras de cultura das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) da região Sul, a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC) convida docentes, técnicos e demais interessados a participarem do III Encontro Regional do FORCULT Sul, Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Sul. O evento será realizado nos dias 21 e 22 de maio de 2025, no Teatro Carmen Fossari da UFSC, campus Trindade, em Florianópolis – SC.

O FORCULT Sul é um espaço de encontro para gestores culturais das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Este coletivo reúne-se mensalmente para propor ações formativas, diagnósticas e de planejamento, buscando contribuir para o fortalecimento de políticas culturais no contexto das instituições. Dentre as ações realizadas por este fórum, destaca-se a realização do III Encontro Regional em 2025, em parceria com a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC.

O encontro será realizado no formato presencial e terá como tema: “Arte e Cultura nas Instituições Públicas de Ensino Superior: por quê, para quê e para quem?”. Serão dois dias de debates sobre o compromisso das IPES com a área da cultura, bem como a construção de ações estratégicas voltadas à gestão cultural, por meio de processos avaliativos e da proposição de atividades em grupos de trabalho.

As inscrições estão abertas para gestores, gestoras, representantes culturais e também para o público em geral. Os formulários de inscrição estão disponíveis na página do evento (secarte.ufsc.br/forcult-sul).

O evento será uma oportunidade para a ampliação coletiva e a democratização do espaço cultural, fortalecendo o trabalho colaborativo e a construção de ações institucionais que valorizam e promovem a presença da arte e da cultura nas IPES, como um direito constitucional.

>> Serviço

O quê: III Encontro Regional do FORCULT | Sul
Quando: 21 e 22/05/2025
Onde: Teatro Carmen Fossari – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Inscrições: secarte.ufsc.br/forcult-sul
Informações: forcultsul@gmail.com | @forcultsul

Exposição | ‘Entre Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis do LabFig’ @Salão Circulação | Biblioteca Central - BU
maio 21@7:30 – 22:00

O Laboratório de Figurinos (LabFig) da Universidade Federal de Santa Catarina promove a exposição Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis de 19 de maio a 20 de junho, das 7h30 às 22h, no Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU), em Florianópolis. A mostra homenageia artistas como Carmen Fossari e Lou Hammad, e destaca processos criativos vinculados ao curso de Artes Cênicas da UFSC, entre outras contribuições significativas para o acervo do laboratório.

Narrativas Vestíveis do LabFig convida o público a conhecer parte do acervo do Laboratório de Figurinos, em uma mostra que apresenta o figurino como suporte de memória, linguagem estética e expressão identitária, com curadoria de Rachel Teixeira Dantas e produção de Andréia Angst, Lívia de Pelegrin e Rachel Teixeira Dantas. Dois figurinos criados pela curadora integram a exposição: O que fizeram de mim e O que eu fiz com o que fizeram de mim são obras que evocam a experiência de construção artística e afirmação de identidade no contexto do próprio laboratório.

Serão apresentados figurinos assinados por produções de docentes e estudantes do curso de Artes Cênicas como forma de reconhecer a contribuição artística e acadêmica dessas trajetórias, além de peças representativas de diferentes contextos, como um vestido de noiva da década de 1980, um parangolé carnavalesco e um figurino de inspiração futurista desenvolvido em oficina conduzida pela figurinista Lou Hammad no Departamento Artístico Cultural (DAC), com base nos princípios da escola Bauhaus. A exposição também presta homenagens póstumas a duas figuras da cultura catarinense: Carmen Fossari, atriz, diretora e referência para as artes cênicas em Florianópolis, e Gesoni Pawlick, estilista que se destacou no cenário nacional com sua sofisticação e inovação.

Ao valorizar o acervo do LabFig, a exposição reafirma a importância da preservação de figurinos como patrimônio material e imaterial vinculado à história das Artes Cênicas e da UFSC. Além de oferecer ao público uma experiência estética, o evento promove reflexões sobre identidade, memória e processos de criação.

A exposição é gratuita e aberta ao público. Mais informações no Instagram e no site do LabFig.

Sobre o Laboratório de Figurinos

O Laboratório de Figurinos (LabFig) do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC existe há mais de 15 anos e conta atualmente com mais de mil peças em seu acervo, composto completamente por doações. Criado a partir de uma necessidade dos cursos de Artes Cênicas e Cinema, o laboratório recebe doações da comunidade acadêmica, instituições ou eventos. Atualmente realiza cerca de 350 empréstimos por ano, principalmente para estudantes dos cursos de Artes Cênicas e Cinema.

Mais informações na notícia completa.

maio
22
qui
III Encontro Regional – FORCULT Sul @Teatro Carmen Fossari
maio 22 – maio 23 dia inteiro

Com o intuito de aproximar gestores e gestoras de cultura das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) da região Sul, a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC) convida docentes, técnicos e demais interessados a participarem do III Encontro Regional do FORCULT Sul, Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Sul. O evento será realizado nos dias 21 e 22 de maio de 2025, no Teatro Carmen Fossari da UFSC, campus Trindade, em Florianópolis – SC.

O FORCULT Sul é um espaço de encontro para gestores culturais das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Este coletivo reúne-se mensalmente para propor ações formativas, diagnósticas e de planejamento, buscando contribuir para o fortalecimento de políticas culturais no contexto das instituições. Dentre as ações realizadas por este fórum, destaca-se a realização do III Encontro Regional em 2025, em parceria com a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC.

O encontro será realizado no formato presencial e terá como tema: “Arte e Cultura nas Instituições Públicas de Ensino Superior: por quê, para quê e para quem?”. Serão dois dias de debates sobre o compromisso das IPES com a área da cultura, bem como a construção de ações estratégicas voltadas à gestão cultural, por meio de processos avaliativos e da proposição de atividades em grupos de trabalho.

As inscrições estão abertas para gestores, gestoras, representantes culturais e também para o público em geral. Os formulários de inscrição estão disponíveis na página do evento (secarte.ufsc.br/forcult-sul).

O evento será uma oportunidade para a ampliação coletiva e a democratização do espaço cultural, fortalecendo o trabalho colaborativo e a construção de ações institucionais que valorizam e promovem a presença da arte e da cultura nas IPES, como um direito constitucional.

>> Serviço

O quê: III Encontro Regional do FORCULT | Sul
Quando: 21 e 22/05/2025
Onde: Teatro Carmen Fossari – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Inscrições: secarte.ufsc.br/forcult-sul
Informações: forcultsul@gmail.com | @forcultsul

Exposição | ‘Entre Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis do LabFig’ @Salão Circulação | Biblioteca Central - BU
maio 22@7:30 – 22:00

O Laboratório de Figurinos (LabFig) da Universidade Federal de Santa Catarina promove a exposição Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis de 19 de maio a 20 de junho, das 7h30 às 22h, no Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU), em Florianópolis. A mostra homenageia artistas como Carmen Fossari e Lou Hammad, e destaca processos criativos vinculados ao curso de Artes Cênicas da UFSC, entre outras contribuições significativas para o acervo do laboratório.

Narrativas Vestíveis do LabFig convida o público a conhecer parte do acervo do Laboratório de Figurinos, em uma mostra que apresenta o figurino como suporte de memória, linguagem estética e expressão identitária, com curadoria de Rachel Teixeira Dantas e produção de Andréia Angst, Lívia de Pelegrin e Rachel Teixeira Dantas. Dois figurinos criados pela curadora integram a exposição: O que fizeram de mim e O que eu fiz com o que fizeram de mim são obras que evocam a experiência de construção artística e afirmação de identidade no contexto do próprio laboratório.

Serão apresentados figurinos assinados por produções de docentes e estudantes do curso de Artes Cênicas como forma de reconhecer a contribuição artística e acadêmica dessas trajetórias, além de peças representativas de diferentes contextos, como um vestido de noiva da década de 1980, um parangolé carnavalesco e um figurino de inspiração futurista desenvolvido em oficina conduzida pela figurinista Lou Hammad no Departamento Artístico Cultural (DAC), com base nos princípios da escola Bauhaus. A exposição também presta homenagens póstumas a duas figuras da cultura catarinense: Carmen Fossari, atriz, diretora e referência para as artes cênicas em Florianópolis, e Gesoni Pawlick, estilista que se destacou no cenário nacional com sua sofisticação e inovação.

Ao valorizar o acervo do LabFig, a exposição reafirma a importância da preservação de figurinos como patrimônio material e imaterial vinculado à história das Artes Cênicas e da UFSC. Além de oferecer ao público uma experiência estética, o evento promove reflexões sobre identidade, memória e processos de criação.

A exposição é gratuita e aberta ao público. Mais informações no Instagram e no site do LabFig.

Sobre o Laboratório de Figurinos

O Laboratório de Figurinos (LabFig) do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC existe há mais de 15 anos e conta atualmente com mais de mil peças em seu acervo, composto completamente por doações. Criado a partir de uma necessidade dos cursos de Artes Cênicas e Cinema, o laboratório recebe doações da comunidade acadêmica, instituições ou eventos. Atualmente realiza cerca de 350 empréstimos por ano, principalmente para estudantes dos cursos de Artes Cênicas e Cinema.

Mais informações na notícia completa.

maio
23
sex
Exposição | ‘Entre Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis do LabFig’ @Salão Circulação | Biblioteca Central - BU
maio 23@7:30 – 22:00

O Laboratório de Figurinos (LabFig) da Universidade Federal de Santa Catarina promove a exposição Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis de 19 de maio a 20 de junho, das 7h30 às 22h, no Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU), em Florianópolis. A mostra homenageia artistas como Carmen Fossari e Lou Hammad, e destaca processos criativos vinculados ao curso de Artes Cênicas da UFSC, entre outras contribuições significativas para o acervo do laboratório.

Narrativas Vestíveis do LabFig convida o público a conhecer parte do acervo do Laboratório de Figurinos, em uma mostra que apresenta o figurino como suporte de memória, linguagem estética e expressão identitária, com curadoria de Rachel Teixeira Dantas e produção de Andréia Angst, Lívia de Pelegrin e Rachel Teixeira Dantas. Dois figurinos criados pela curadora integram a exposição: O que fizeram de mim e O que eu fiz com o que fizeram de mim são obras que evocam a experiência de construção artística e afirmação de identidade no contexto do próprio laboratório.

Serão apresentados figurinos assinados por produções de docentes e estudantes do curso de Artes Cênicas como forma de reconhecer a contribuição artística e acadêmica dessas trajetórias, além de peças representativas de diferentes contextos, como um vestido de noiva da década de 1980, um parangolé carnavalesco e um figurino de inspiração futurista desenvolvido em oficina conduzida pela figurinista Lou Hammad no Departamento Artístico Cultural (DAC), com base nos princípios da escola Bauhaus. A exposição também presta homenagens póstumas a duas figuras da cultura catarinense: Carmen Fossari, atriz, diretora e referência para as artes cênicas em Florianópolis, e Gesoni Pawlick, estilista que se destacou no cenário nacional com sua sofisticação e inovação.

Ao valorizar o acervo do LabFig, a exposição reafirma a importância da preservação de figurinos como patrimônio material e imaterial vinculado à história das Artes Cênicas e da UFSC. Além de oferecer ao público uma experiência estética, o evento promove reflexões sobre identidade, memória e processos de criação.

A exposição é gratuita e aberta ao público. Mais informações no Instagram e no site do LabFig.

Sobre o Laboratório de Figurinos

O Laboratório de Figurinos (LabFig) do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC existe há mais de 15 anos e conta atualmente com mais de mil peças em seu acervo, composto completamente por doações. Criado a partir de uma necessidade dos cursos de Artes Cênicas e Cinema, o laboratório recebe doações da comunidade acadêmica, instituições ou eventos. Atualmente realiza cerca de 350 empréstimos por ano, principalmente para estudantes dos cursos de Artes Cênicas e Cinema.

Mais informações na notícia completa.

Cine Paredão | ‘El Jockey’ @Bosque do CFH
maio 23@19:00 – 21:00

O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme El Jockey, dirigido por Luis Ortega, em 23 de maio, sexta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.

Na obra, Remo Manfredini (Nahuel Perez Biscayart) é um jóquei lendário, mas seu comportamento autodestrutivo começa a ofuscar seu talento e ameaçar seu caso de amor com Abril (Úrsula Corberó). No dia da corrida mais importante de sua carreira, que o libertará de sua dívida com o mafioso Sirena (Daniel Gimenez Cacho), ele sofre um grave acidente, desaparece do hospital e vagueia pelas ruas de Buenos Aires. No entanto, os capangas de Sirena estão determinados a encontrá-lo, vivo ou morto.

El Jockey
Matem o Jóquei!

Direção: Luis Ortega
Roteiro: Luis Ortega, Rodolfo Palacios, Fabian Casas
Gênero: Comédia/Policial
Duração: 1h 36min
Ano: 2024
Classificação: 16 anos
Elenco: Nahuel Pérez Biscayart, Úrsula Corberó, Daniel Giménez Cacho, Daniel Fanego, Osmar Núñez, Roberto Carnaghi, Luis Ziembrowski, Jorge Prado, Adriana Aguirre, Mariana Di Girólamo, Roly Serrano

maio
26
seg
Exposição | ‘Entre Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis do LabFig’ @Salão Circulação | Biblioteca Central - BU
maio 26@7:30 – 22:00

O Laboratório de Figurinos (LabFig) da Universidade Federal de Santa Catarina promove a exposição Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis de 19 de maio a 20 de junho, das 7h30 às 22h, no Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU), em Florianópolis. A mostra homenageia artistas como Carmen Fossari e Lou Hammad, e destaca processos criativos vinculados ao curso de Artes Cênicas da UFSC, entre outras contribuições significativas para o acervo do laboratório.

Narrativas Vestíveis do LabFig convida o público a conhecer parte do acervo do Laboratório de Figurinos, em uma mostra que apresenta o figurino como suporte de memória, linguagem estética e expressão identitária, com curadoria de Rachel Teixeira Dantas e produção de Andréia Angst, Lívia de Pelegrin e Rachel Teixeira Dantas. Dois figurinos criados pela curadora integram a exposição: O que fizeram de mim e O que eu fiz com o que fizeram de mim são obras que evocam a experiência de construção artística e afirmação de identidade no contexto do próprio laboratório.

Serão apresentados figurinos assinados por produções de docentes e estudantes do curso de Artes Cênicas como forma de reconhecer a contribuição artística e acadêmica dessas trajetórias, além de peças representativas de diferentes contextos, como um vestido de noiva da década de 1980, um parangolé carnavalesco e um figurino de inspiração futurista desenvolvido em oficina conduzida pela figurinista Lou Hammad no Departamento Artístico Cultural (DAC), com base nos princípios da escola Bauhaus. A exposição também presta homenagens póstumas a duas figuras da cultura catarinense: Carmen Fossari, atriz, diretora e referência para as artes cênicas em Florianópolis, e Gesoni Pawlick, estilista que se destacou no cenário nacional com sua sofisticação e inovação.

Ao valorizar o acervo do LabFig, a exposição reafirma a importância da preservação de figurinos como patrimônio material e imaterial vinculado à história das Artes Cênicas e da UFSC. Além de oferecer ao público uma experiência estética, o evento promove reflexões sobre identidade, memória e processos de criação.

A exposição é gratuita e aberta ao público. Mais informações no Instagram e no site do LabFig.

Sobre o Laboratório de Figurinos

O Laboratório de Figurinos (LabFig) do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC existe há mais de 15 anos e conta atualmente com mais de mil peças em seu acervo, composto completamente por doações. Criado a partir de uma necessidade dos cursos de Artes Cênicas e Cinema, o laboratório recebe doações da comunidade acadêmica, instituições ou eventos. Atualmente realiza cerca de 350 empréstimos por ano, principalmente para estudantes dos cursos de Artes Cênicas e Cinema.

Mais informações na notícia completa.

Semana do Meio Ambiente UFSC 2025
maio 26@8:30 – maio 30@19:00

A Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e a Sala Verde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abrem as inscrições para a Semana do Meio Ambiente UFSC 2025, que acontecerá de 26 a 30 de maio, das 8h30 às 19h, com atividades sediadas no campus Trindade e também por toda Florianópolis. As inscrições devem ser realizadas até 26 de maio pela página UFSC Sustentável.

Dentre os destaques da edição deste ano está a presença do climatologista Carlos Nobre, cientista reconhecido internacionalmente por suas contribuições sobre as mudanças climáticas e os impactos no bioma amazônico. Carlos Nobre se une à professora do Departamento de Oceanografia da UFSC Regina Rodrigues para uma palestra, ou ecotalk, no dia 27 de maio, às 10h30 sobre mudanças climáticas e a Amazônia.

O evento marca uma década do programa UFSC Sustentável e tem uma programação voltada à sensibilização ambiental, bem-estar e sustentabilidade. Com atividades gratuitas, abertas ao público e com emissão de certificado, a Semana trará ecotalks, visitas, oficinas, yoga, poesia, trilha para crianças, cine paredão, mutirão e exposições.

Para mais informações, acesse a programação completa.

maio
27
ter
Exposição | ‘Afetos Plurais’ @Espaço Cultural Gênero e Diversidades - ECGD | UFSC
maio 27 – maio 30 dia inteiro

O Espaço Cultural Gênero e Diversidades da Universidade Federal de Santa Catarina (ECGD/UFSC) recebe a exposição Afetos Plurais, da artista plástica Carmen Melo, de 27 a 30 de maio. Com curadoria de Regina Celia da Silva, a exposição trará obras e esculturas em cerâmica da artista. Conforme Carmen, os “afetos plurais são matérias-primas na força do existir, como moléculas, unem-se, interagem-se e renovam-se, potencializando a evolução humana”.

Realizada em parceria com a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) e o Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da UFSC, a exposição estará aberta à visitação das 9h às 12h e das 18h30 às 21h30. O ECGD está localizado na rua Desembargador Vitor Lima, 54 (em frente à Praça do Pida), no bairro Trindade.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail ecgd.ieg@gmail.com.

Exposição | ‘Saudades: entre ausências e presenças’ @Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC - MArquE
maio 27@7:00 – jun 24@18:30

O curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza a exposição Saudades: entre ausências e presenças de 21 de maio a 18 de junho, no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE). A exposição é um projeto curricular, coletivo e anual no curso, desenvolvido nas disciplinas de Expografia e Ação Cultural e Educativa em Museus. Nesta 12° edição, a temática abordada é a saudade e como ela se revela no cotidiano, mostrando como suas ambiguidades e nuances podem nos afetar.

Durante a semana, o horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 7h às 18h30. A entrada é gratuita e aberta ao público.

A exposição é estruturada em três núcleos curatoriais, articulados em um circuito expográfico imersivo e sensível, propondo reflexões sobre memória, ausência e presença. O projeto também contempla ações educativas acessíveis, voltadas a públicos diversos, incluindo crianças, pessoas idosas, estudantes da UFSC e moradores da comunidade da Serrinha.

Conforme a organização, seu formato é didático e processual, desenvolvido integralmente pelos estudantes da 7ª fase do curso, que assumem a responsabilidade por todas as etapas: pesquisa conceitual, curadoria, produção, montagem, captação de recursos, mediação e comunicação. “Além de ser um componente essencial na formação acadêmica, a mostra propõe um diálogo direto com a sociedade, experimentando práticas museológicas inclusivas e participativas”, afirmam os estudantes organizadores.

A organização também faz um agradecimento especial aos servidores técnico-administrativos (TAEs) que colaboraram diretamente com a realização do evento, “em especial os carregadores, cuja atuação foi fundamental na movimentação dos materiais e estrutura da exposição”.

Para mais informações, acesse o Instagram @exposaudades.

Exposição | ‘Entre Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis do LabFig’ @Salão Circulação | Biblioteca Central - BU
maio 27@7:30 – 22:00

O Laboratório de Figurinos (LabFig) da Universidade Federal de Santa Catarina promove a exposição Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis de 19 de maio a 20 de junho, das 7h30 às 22h, no Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU), em Florianópolis. A mostra homenageia artistas como Carmen Fossari e Lou Hammad, e destaca processos criativos vinculados ao curso de Artes Cênicas da UFSC, entre outras contribuições significativas para o acervo do laboratório.

Narrativas Vestíveis do LabFig convida o público a conhecer parte do acervo do Laboratório de Figurinos, em uma mostra que apresenta o figurino como suporte de memória, linguagem estética e expressão identitária, com curadoria de Rachel Teixeira Dantas e produção de Andréia Angst, Lívia de Pelegrin e Rachel Teixeira Dantas. Dois figurinos criados pela curadora integram a exposição: O que fizeram de mim e O que eu fiz com o que fizeram de mim são obras que evocam a experiência de construção artística e afirmação de identidade no contexto do próprio laboratório.

Serão apresentados figurinos assinados por produções de docentes e estudantes do curso de Artes Cênicas como forma de reconhecer a contribuição artística e acadêmica dessas trajetórias, além de peças representativas de diferentes contextos, como um vestido de noiva da década de 1980, um parangolé carnavalesco e um figurino de inspiração futurista desenvolvido em oficina conduzida pela figurinista Lou Hammad no Departamento Artístico Cultural (DAC), com base nos princípios da escola Bauhaus. A exposição também presta homenagens póstumas a duas figuras da cultura catarinense: Carmen Fossari, atriz, diretora e referência para as artes cênicas em Florianópolis, e Gesoni Pawlick, estilista que se destacou no cenário nacional com sua sofisticação e inovação.

Ao valorizar o acervo do LabFig, a exposição reafirma a importância da preservação de figurinos como patrimônio material e imaterial vinculado à história das Artes Cênicas e da UFSC. Além de oferecer ao público uma experiência estética, o evento promove reflexões sobre identidade, memória e processos de criação.

A exposição é gratuita e aberta ao público. Mais informações no Instagram e no site do LabFig.

Sobre o Laboratório de Figurinos

O Laboratório de Figurinos (LabFig) do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC existe há mais de 15 anos e conta atualmente com mais de mil peças em seu acervo, composto completamente por doações. Criado a partir de uma necessidade dos cursos de Artes Cênicas e Cinema, o laboratório recebe doações da comunidade acadêmica, instituições ou eventos. Atualmente realiza cerca de 350 empréstimos por ano, principalmente para estudantes dos cursos de Artes Cênicas e Cinema.

Mais informações na notícia completa.

maio
28
qua
Exposição | ‘Entre Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis do LabFig’ @Salão Circulação | Biblioteca Central - BU
maio 28@7:30 – 22:00

O Laboratório de Figurinos (LabFig) da Universidade Federal de Santa Catarina promove a exposição Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis de 19 de maio a 20 de junho, das 7h30 às 22h, no Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU), em Florianópolis. A mostra homenageia artistas como Carmen Fossari e Lou Hammad, e destaca processos criativos vinculados ao curso de Artes Cênicas da UFSC, entre outras contribuições significativas para o acervo do laboratório.

Narrativas Vestíveis do LabFig convida o público a conhecer parte do acervo do Laboratório de Figurinos, em uma mostra que apresenta o figurino como suporte de memória, linguagem estética e expressão identitária, com curadoria de Rachel Teixeira Dantas e produção de Andréia Angst, Lívia de Pelegrin e Rachel Teixeira Dantas. Dois figurinos criados pela curadora integram a exposição: O que fizeram de mim e O que eu fiz com o que fizeram de mim são obras que evocam a experiência de construção artística e afirmação de identidade no contexto do próprio laboratório.

Serão apresentados figurinos assinados por produções de docentes e estudantes do curso de Artes Cênicas como forma de reconhecer a contribuição artística e acadêmica dessas trajetórias, além de peças representativas de diferentes contextos, como um vestido de noiva da década de 1980, um parangolé carnavalesco e um figurino de inspiração futurista desenvolvido em oficina conduzida pela figurinista Lou Hammad no Departamento Artístico Cultural (DAC), com base nos princípios da escola Bauhaus. A exposição também presta homenagens póstumas a duas figuras da cultura catarinense: Carmen Fossari, atriz, diretora e referência para as artes cênicas em Florianópolis, e Gesoni Pawlick, estilista que se destacou no cenário nacional com sua sofisticação e inovação.

Ao valorizar o acervo do LabFig, a exposição reafirma a importância da preservação de figurinos como patrimônio material e imaterial vinculado à história das Artes Cênicas e da UFSC. Além de oferecer ao público uma experiência estética, o evento promove reflexões sobre identidade, memória e processos de criação.

A exposição é gratuita e aberta ao público. Mais informações no Instagram e no site do LabFig.

Sobre o Laboratório de Figurinos

O Laboratório de Figurinos (LabFig) do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC existe há mais de 15 anos e conta atualmente com mais de mil peças em seu acervo, composto completamente por doações. Criado a partir de uma necessidade dos cursos de Artes Cênicas e Cinema, o laboratório recebe doações da comunidade acadêmica, instituições ou eventos. Atualmente realiza cerca de 350 empréstimos por ano, principalmente para estudantes dos cursos de Artes Cênicas e Cinema.

Mais informações na notícia completa.

3ª edição da Simultânea de Xadrez na Feirinha da UFSC @Praça da Cidadania | em frente à Reitoria I
maio 28@11:30 – 13:00

O Grupo de Xadrez Aberto da UFSC, projeto de extensão do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (CDS/UFSC), promoverá, na quarta-feira, 28 de maio, em frente à Reitoria I, das 11h30 às 13h, a 3ª edição da Simultânea de Xadrez na Feirinha da UFSC. Nesta edição, a simultanista será Beatriz Frattini, uma atleta em ascensão no cenário enxadrístico brasileiro.

Frattini, 20 anos, é estudante de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nascida em Socorro, São Paulo, joga xadrez desde os 11 anos de idade. Em 2019, conquistou o título de Candidata a Mestre Feminina (CMF) pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE). É tricampeã brasileira (2018, 2019, 2021) e campeã sul-americana escolar (2018). Representou a UFSC nos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs) de 2024, conquistando o ouro na modalidade individual e contribuindo para a vitória coletiva da equipe feminina. Além disso, representou Santa Catarina nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e tem se destacado em competições nacionais.

As inscrições para participação na simultânea serão realizadas no local. A 3ª edição da Simultânea de Xadrez na Feirinha da UFSC conta com o apoio do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (DECL/SeCArtE). Mais informações podem ser encontradas no perfil do Instagram @xadrezufsc.

>> Serviço

O quê: 3ª edição da Simultânea de Xadrez na Feirinha da UFSC
Quando: 28/05/2025 | quarta-feira | das 11h30 às 13h
Onde: em frente à Reitoria I | Praça da Cidadania – UFSC
Quanto: evento gratuito e aberto para toda toda comunidade, inscrições no local
Informações: Grupo de Xadrez Aberto da UFSC – @xadrezufsc

maio
29
qui
Exposição | ‘Entre Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis do LabFig’ @Salão Circulação | Biblioteca Central - BU
maio 29@7:30 – 22:00

O Laboratório de Figurinos (LabFig) da Universidade Federal de Santa Catarina promove a exposição Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis de 19 de maio a 20 de junho, das 7h30 às 22h, no Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU), em Florianópolis. A mostra homenageia artistas como Carmen Fossari e Lou Hammad, e destaca processos criativos vinculados ao curso de Artes Cênicas da UFSC, entre outras contribuições significativas para o acervo do laboratório.

Narrativas Vestíveis do LabFig convida o público a conhecer parte do acervo do Laboratório de Figurinos, em uma mostra que apresenta o figurino como suporte de memória, linguagem estética e expressão identitária, com curadoria de Rachel Teixeira Dantas e produção de Andréia Angst, Lívia de Pelegrin e Rachel Teixeira Dantas. Dois figurinos criados pela curadora integram a exposição: O que fizeram de mim e O que eu fiz com o que fizeram de mim são obras que evocam a experiência de construção artística e afirmação de identidade no contexto do próprio laboratório.

Serão apresentados figurinos assinados por produções de docentes e estudantes do curso de Artes Cênicas como forma de reconhecer a contribuição artística e acadêmica dessas trajetórias, além de peças representativas de diferentes contextos, como um vestido de noiva da década de 1980, um parangolé carnavalesco e um figurino de inspiração futurista desenvolvido em oficina conduzida pela figurinista Lou Hammad no Departamento Artístico Cultural (DAC), com base nos princípios da escola Bauhaus. A exposição também presta homenagens póstumas a duas figuras da cultura catarinense: Carmen Fossari, atriz, diretora e referência para as artes cênicas em Florianópolis, e Gesoni Pawlick, estilista que se destacou no cenário nacional com sua sofisticação e inovação.

Ao valorizar o acervo do LabFig, a exposição reafirma a importância da preservação de figurinos como patrimônio material e imaterial vinculado à história das Artes Cênicas e da UFSC. Além de oferecer ao público uma experiência estética, o evento promove reflexões sobre identidade, memória e processos de criação.

A exposição é gratuita e aberta ao público. Mais informações no Instagram e no site do LabFig.

Sobre o Laboratório de Figurinos

O Laboratório de Figurinos (LabFig) do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC existe há mais de 15 anos e conta atualmente com mais de mil peças em seu acervo, composto completamente por doações. Criado a partir de uma necessidade dos cursos de Artes Cênicas e Cinema, o laboratório recebe doações da comunidade acadêmica, instituições ou eventos. Atualmente realiza cerca de 350 empréstimos por ano, principalmente para estudantes dos cursos de Artes Cênicas e Cinema.

Mais informações na notícia completa.

maio
30
sex
Exposição | ‘Entre Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis do LabFig’ @Salão Circulação | Biblioteca Central - BU
maio 30@7:30 – 22:00

O Laboratório de Figurinos (LabFig) da Universidade Federal de Santa Catarina promove a exposição Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis de 19 de maio a 20 de junho, das 7h30 às 22h, no Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU), em Florianópolis. A mostra homenageia artistas como Carmen Fossari e Lou Hammad, e destaca processos criativos vinculados ao curso de Artes Cênicas da UFSC, entre outras contribuições significativas para o acervo do laboratório.

Narrativas Vestíveis do LabFig convida o público a conhecer parte do acervo do Laboratório de Figurinos, em uma mostra que apresenta o figurino como suporte de memória, linguagem estética e expressão identitária, com curadoria de Rachel Teixeira Dantas e produção de Andréia Angst, Lívia de Pelegrin e Rachel Teixeira Dantas. Dois figurinos criados pela curadora integram a exposição: O que fizeram de mim e O que eu fiz com o que fizeram de mim são obras que evocam a experiência de construção artística e afirmação de identidade no contexto do próprio laboratório.

Serão apresentados figurinos assinados por produções de docentes e estudantes do curso de Artes Cênicas como forma de reconhecer a contribuição artística e acadêmica dessas trajetórias, além de peças representativas de diferentes contextos, como um vestido de noiva da década de 1980, um parangolé carnavalesco e um figurino de inspiração futurista desenvolvido em oficina conduzida pela figurinista Lou Hammad no Departamento Artístico Cultural (DAC), com base nos princípios da escola Bauhaus. A exposição também presta homenagens póstumas a duas figuras da cultura catarinense: Carmen Fossari, atriz, diretora e referência para as artes cênicas em Florianópolis, e Gesoni Pawlick, estilista que se destacou no cenário nacional com sua sofisticação e inovação.

Ao valorizar o acervo do LabFig, a exposição reafirma a importância da preservação de figurinos como patrimônio material e imaterial vinculado à história das Artes Cênicas e da UFSC. Além de oferecer ao público uma experiência estética, o evento promove reflexões sobre identidade, memória e processos de criação.

A exposição é gratuita e aberta ao público. Mais informações no Instagram e no site do LabFig.

Sobre o Laboratório de Figurinos

O Laboratório de Figurinos (LabFig) do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC existe há mais de 15 anos e conta atualmente com mais de mil peças em seu acervo, composto completamente por doações. Criado a partir de uma necessidade dos cursos de Artes Cênicas e Cinema, o laboratório recebe doações da comunidade acadêmica, instituições ou eventos. Atualmente realiza cerca de 350 empréstimos por ano, principalmente para estudantes dos cursos de Artes Cênicas e Cinema.

Mais informações na notícia completa.

Cine Paradão | Sasquatch Sunset @Bosque do CFH
maio 30@19:00 – 21:00

O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme Sasquatch Sunset, dirigido por David e Nathan Zellner, em 30 de maio, sexta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.

Nas florestas enevoadas da América do Norte, uma família de Pés-Grandes — possivelmente a última de sua espécie enigmática — embarca em uma jornada absurda, épica, hilária e, em última análise, comovente durante um ano. Gigantes peludos e nobres, eles lutam pela sobrevivência ao se verem em rota de colisão com o mundo ao redor em constante mudança.

A sessão faz parte dos eventos da Semana do Meio Ambiente 2025, realizada pela UFSC Sustentável de 26 a 31 de maio. A programação completa pode ser conferida no site do evento.

SASQUATCH SUNSET
O Crepúsculo do Pé Grande

Direção: David e Nathan Zellner
Roteiro: David Zellner
Gênero: Comédia/Aventura
Duração: 1h 28min
Ano: 2024
Classificação: 18 anos
Elenco: Jesse Eisenberg, Riley Keough, Nathan Zellner, Christophe Zajac-Denek

jun
2
seg
Exposição | ‘Entre Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis do LabFig’ @Salão Circulação | Biblioteca Central - BU
jun 2@7:30 – 22:00

O Laboratório de Figurinos (LabFig) da Universidade Federal de Santa Catarina promove a exposição Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis de 19 de maio a 20 de junho, das 7h30 às 22h, no Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU), em Florianópolis. A mostra homenageia artistas como Carmen Fossari e Lou Hammad, e destaca processos criativos vinculados ao curso de Artes Cênicas da UFSC, entre outras contribuições significativas para o acervo do laboratório.

Narrativas Vestíveis do LabFig convida o público a conhecer parte do acervo do Laboratório de Figurinos, em uma mostra que apresenta o figurino como suporte de memória, linguagem estética e expressão identitária, com curadoria de Rachel Teixeira Dantas e produção de Andréia Angst, Lívia de Pelegrin e Rachel Teixeira Dantas. Dois figurinos criados pela curadora integram a exposição: O que fizeram de mim e O que eu fiz com o que fizeram de mim são obras que evocam a experiência de construção artística e afirmação de identidade no contexto do próprio laboratório.

Serão apresentados figurinos assinados por produções de docentes e estudantes do curso de Artes Cênicas como forma de reconhecer a contribuição artística e acadêmica dessas trajetórias, além de peças representativas de diferentes contextos, como um vestido de noiva da década de 1980, um parangolé carnavalesco e um figurino de inspiração futurista desenvolvido em oficina conduzida pela figurinista Lou Hammad no Departamento Artístico Cultural (DAC), com base nos princípios da escola Bauhaus. A exposição também presta homenagens póstumas a duas figuras da cultura catarinense: Carmen Fossari, atriz, diretora e referência para as artes cênicas em Florianópolis, e Gesoni Pawlick, estilista que se destacou no cenário nacional com sua sofisticação e inovação.

Ao valorizar o acervo do LabFig, a exposição reafirma a importância da preservação de figurinos como patrimônio material e imaterial vinculado à história das Artes Cênicas e da UFSC. Além de oferecer ao público uma experiência estética, o evento promove reflexões sobre identidade, memória e processos de criação.

A exposição é gratuita e aberta ao público. Mais informações no Instagram e no site do LabFig.

Sobre o Laboratório de Figurinos

O Laboratório de Figurinos (LabFig) do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC existe há mais de 15 anos e conta atualmente com mais de mil peças em seu acervo, composto completamente por doações. Criado a partir de uma necessidade dos cursos de Artes Cênicas e Cinema, o laboratório recebe doações da comunidade acadêmica, instituições ou eventos. Atualmente realiza cerca de 350 empréstimos por ano, principalmente para estudantes dos cursos de Artes Cênicas e Cinema.

Mais informações na notícia completa.

jun
3
ter
Exposição | ‘Entre Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis do LabFig’ @Salão Circulação | Biblioteca Central - BU
jun 3@7:30 – 22:00

O Laboratório de Figurinos (LabFig) da Universidade Federal de Santa Catarina promove a exposição Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis de 19 de maio a 20 de junho, das 7h30 às 22h, no Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU), em Florianópolis. A mostra homenageia artistas como Carmen Fossari e Lou Hammad, e destaca processos criativos vinculados ao curso de Artes Cênicas da UFSC, entre outras contribuições significativas para o acervo do laboratório.

Narrativas Vestíveis do LabFig convida o público a conhecer parte do acervo do Laboratório de Figurinos, em uma mostra que apresenta o figurino como suporte de memória, linguagem estética e expressão identitária, com curadoria de Rachel Teixeira Dantas e produção de Andréia Angst, Lívia de Pelegrin e Rachel Teixeira Dantas. Dois figurinos criados pela curadora integram a exposição: O que fizeram de mim e O que eu fiz com o que fizeram de mim são obras que evocam a experiência de construção artística e afirmação de identidade no contexto do próprio laboratório.

Serão apresentados figurinos assinados por produções de docentes e estudantes do curso de Artes Cênicas como forma de reconhecer a contribuição artística e acadêmica dessas trajetórias, além de peças representativas de diferentes contextos, como um vestido de noiva da década de 1980, um parangolé carnavalesco e um figurino de inspiração futurista desenvolvido em oficina conduzida pela figurinista Lou Hammad no Departamento Artístico Cultural (DAC), com base nos princípios da escola Bauhaus. A exposição também presta homenagens póstumas a duas figuras da cultura catarinense: Carmen Fossari, atriz, diretora e referência para as artes cênicas em Florianópolis, e Gesoni Pawlick, estilista que se destacou no cenário nacional com sua sofisticação e inovação.

Ao valorizar o acervo do LabFig, a exposição reafirma a importância da preservação de figurinos como patrimônio material e imaterial vinculado à história das Artes Cênicas e da UFSC. Além de oferecer ao público uma experiência estética, o evento promove reflexões sobre identidade, memória e processos de criação.

A exposição é gratuita e aberta ao público. Mais informações no Instagram e no site do LabFig.

Sobre o Laboratório de Figurinos

O Laboratório de Figurinos (LabFig) do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC existe há mais de 15 anos e conta atualmente com mais de mil peças em seu acervo, composto completamente por doações. Criado a partir de uma necessidade dos cursos de Artes Cênicas e Cinema, o laboratório recebe doações da comunidade acadêmica, instituições ou eventos. Atualmente realiza cerca de 350 empréstimos por ano, principalmente para estudantes dos cursos de Artes Cênicas e Cinema.

Mais informações na notícia completa.

jun
4
qua
8ª edição do Assimetria – Festival Universitário de Cinema e Audiovisual @Sala de Projeção | Bloco D - CCE
jun 4 – jun 5 dia inteiro

Nos dias 4 e 5 de junho, será realizada a Mostra da 8ª edição do Assimetria – Festival Universitário de Cinema e Audiovisual, com exibições simultâneas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Na UFSC, as sessões de curtas-metragens universitários ocorrerão na Sala de Projeção do Bloco D, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O festival apresentará obras nas categorias ficção, documentário e experimental, realizadas por estudantes de Instituições de Ensino Superior da Região Sul do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), bem como da Argentina e do Uruguai.

A edição de 2025 recebeu mais de 60 inscrições. A curadoria, composta por docentes universitários e profissionais da área do audiovisual, selecionou 16 produções para a mostra competitiva: 10 curtas de ficção, 2 documentários e 4 obras experimentais. Entre os curtas de ficção e experimental, destaca-se a presença de quatro animações, demonstrando a diversidade técnica e estética das produções inscritas.

O Festival Assimetria se apresenta como uma iniciativa de fomento à visibilidade e à valorização da produção audiovisual universitária, buscando promover o intercâmbio cultural e acadêmico entre estudantes, docentes e profissionais da área. Ao propiciar uma janela de exibição, reflexão crítica e reconhecimento artístico da produção de estudantes universitários, o evento contribui de forma significativa para o fortalecimento do campo audiovisual no Brasil, incentivando a formação de novas gerações de realizadores e a circulação de narrativas plurais, em diálogo com os desafios contemporâneos do fazer cinematográfico.

A votação do júri popular ocorrerá presencialmente durante as sessões da Mostra. A participação do público é fundamental para o êxito da iniciativa.

O Assimetria é um projeto de extensão do Centro de Artes e Letras (CAL) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), desenvolvido em parceria com o Curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em Florianópolis, o festival conta com o apoio do Departamento de Artes da UFSC e dos cineclubes Rogério Sganzerla e Cine Groovy; em Santa Maria, recebe apoio dos laboratórios VIS, LABART e PPGART (UFSM), além da TV OVO e do Cineclube da Boca (UFSM).

Mais informações disponíveis no perfil oficial do evento: @festivalassimetria

Exposição | ‘Entre Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis do LabFig’ @Salão Circulação | Biblioteca Central - BU
jun 4@7:30 – 22:00

O Laboratório de Figurinos (LabFig) da Universidade Federal de Santa Catarina promove a exposição Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis de 19 de maio a 20 de junho, das 7h30 às 22h, no Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU), em Florianópolis. A mostra homenageia artistas como Carmen Fossari e Lou Hammad, e destaca processos criativos vinculados ao curso de Artes Cênicas da UFSC, entre outras contribuições significativas para o acervo do laboratório.

Narrativas Vestíveis do LabFig convida o público a conhecer parte do acervo do Laboratório de Figurinos, em uma mostra que apresenta o figurino como suporte de memória, linguagem estética e expressão identitária, com curadoria de Rachel Teixeira Dantas e produção de Andréia Angst, Lívia de Pelegrin e Rachel Teixeira Dantas. Dois figurinos criados pela curadora integram a exposição: O que fizeram de mim e O que eu fiz com o que fizeram de mim são obras que evocam a experiência de construção artística e afirmação de identidade no contexto do próprio laboratório.

Serão apresentados figurinos assinados por produções de docentes e estudantes do curso de Artes Cênicas como forma de reconhecer a contribuição artística e acadêmica dessas trajetórias, além de peças representativas de diferentes contextos, como um vestido de noiva da década de 1980, um parangolé carnavalesco e um figurino de inspiração futurista desenvolvido em oficina conduzida pela figurinista Lou Hammad no Departamento Artístico Cultural (DAC), com base nos princípios da escola Bauhaus. A exposição também presta homenagens póstumas a duas figuras da cultura catarinense: Carmen Fossari, atriz, diretora e referência para as artes cênicas em Florianópolis, e Gesoni Pawlick, estilista que se destacou no cenário nacional com sua sofisticação e inovação.

Ao valorizar o acervo do LabFig, a exposição reafirma a importância da preservação de figurinos como patrimônio material e imaterial vinculado à história das Artes Cênicas e da UFSC. Além de oferecer ao público uma experiência estética, o evento promove reflexões sobre identidade, memória e processos de criação.

A exposição é gratuita e aberta ao público. Mais informações no Instagram e no site do LabFig.

Sobre o Laboratório de Figurinos

O Laboratório de Figurinos (LabFig) do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC existe há mais de 15 anos e conta atualmente com mais de mil peças em seu acervo, composto completamente por doações. Criado a partir de uma necessidade dos cursos de Artes Cênicas e Cinema, o laboratório recebe doações da comunidade acadêmica, instituições ou eventos. Atualmente realiza cerca de 350 empréstimos por ano, principalmente para estudantes dos cursos de Artes Cênicas e Cinema.

Mais informações na notícia completa.

Mostra de Cinema Indígena @Miniauditorio do CFH
jun 4@15:00 – 17:00

O Laboratório de História Indígena da Universidade Federal de Santa Catarina (Labhin/UFSC) promove o Cine Labhin: mostra de cinema indígena. O evento ocorrerá quinzenalmente nas quartas-feiras, a partir das 15h, iniciando no dia 7 de maio com o documentário Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra É Nossa! (2021), no miniauditorio do CFH.

A mostra terá em sua curadoria produções cinematográficas de indígenas selecionadas pela doutoranda Ana Cristina Martinez no âmbito do projeto Por Histórias Indígenas plurais: reflorestando Ações e Saberes em Ensino, Pesquisa e Extensão.

A mostra de Cinema Indígena é coordenada pelas professoras Dra. Juliana Salles Machado e Adriana Kaingang, do Departamento de História no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

Mais informações na página do Instagram do Laboratório de História Indígena (Labhin).

jun
5
qui
8ª edição do Assimetria – Festival Universitário de Cinema e Audiovisual @Sala de Projeção | Bloco D - CCE
jun 5 – jun 6 dia inteiro

Nos dias 4 e 5 de junho, será realizada a Mostra da 8ª edição do Assimetria – Festival Universitário de Cinema e Audiovisual, com exibições simultâneas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Na UFSC, as sessões de curtas-metragens universitários ocorrerão na Sala de Projeção do Bloco D, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O festival apresentará obras nas categorias ficção, documentário e experimental, realizadas por estudantes de Instituições de Ensino Superior da Região Sul do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), bem como da Argentina e do Uruguai.

A edição de 2025 recebeu mais de 60 inscrições. A curadoria, composta por docentes universitários e profissionais da área do audiovisual, selecionou 16 produções para a mostra competitiva: 10 curtas de ficção, 2 documentários e 4 obras experimentais. Entre os curtas de ficção e experimental, destaca-se a presença de quatro animações, demonstrando a diversidade técnica e estética das produções inscritas.

O Festival Assimetria se apresenta como uma iniciativa de fomento à visibilidade e à valorização da produção audiovisual universitária, buscando promover o intercâmbio cultural e acadêmico entre estudantes, docentes e profissionais da área. Ao propiciar uma janela de exibição, reflexão crítica e reconhecimento artístico da produção de estudantes universitários, o evento contribui de forma significativa para o fortalecimento do campo audiovisual no Brasil, incentivando a formação de novas gerações de realizadores e a circulação de narrativas plurais, em diálogo com os desafios contemporâneos do fazer cinematográfico.

A votação do júri popular ocorrerá presencialmente durante as sessões da Mostra. A participação do público é fundamental para o êxito da iniciativa.

O Assimetria é um projeto de extensão do Centro de Artes e Letras (CAL) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), desenvolvido em parceria com o Curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em Florianópolis, o festival conta com o apoio do Departamento de Artes da UFSC e dos cineclubes Rogério Sganzerla e Cine Groovy; em Santa Maria, recebe apoio dos laboratórios VIS, LABART e PPGART (UFSM), além da TV OVO e do Cineclube da Boca (UFSM).

Mais informações disponíveis no perfil oficial do evento: @festivalassimetria

Exposição | ‘Entre Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis do LabFig’ @Salão Circulação | Biblioteca Central - BU
jun 5@7:30 – 22:00

O Laboratório de Figurinos (LabFig) da Universidade Federal de Santa Catarina promove a exposição Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis de 19 de maio a 20 de junho, das 7h30 às 22h, no Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU), em Florianópolis. A mostra homenageia artistas como Carmen Fossari e Lou Hammad, e destaca processos criativos vinculados ao curso de Artes Cênicas da UFSC, entre outras contribuições significativas para o acervo do laboratório.

Narrativas Vestíveis do LabFig convida o público a conhecer parte do acervo do Laboratório de Figurinos, em uma mostra que apresenta o figurino como suporte de memória, linguagem estética e expressão identitária, com curadoria de Rachel Teixeira Dantas e produção de Andréia Angst, Lívia de Pelegrin e Rachel Teixeira Dantas. Dois figurinos criados pela curadora integram a exposição: O que fizeram de mim e O que eu fiz com o que fizeram de mim são obras que evocam a experiência de construção artística e afirmação de identidade no contexto do próprio laboratório.

Serão apresentados figurinos assinados por produções de docentes e estudantes do curso de Artes Cênicas como forma de reconhecer a contribuição artística e acadêmica dessas trajetórias, além de peças representativas de diferentes contextos, como um vestido de noiva da década de 1980, um parangolé carnavalesco e um figurino de inspiração futurista desenvolvido em oficina conduzida pela figurinista Lou Hammad no Departamento Artístico Cultural (DAC), com base nos princípios da escola Bauhaus. A exposição também presta homenagens póstumas a duas figuras da cultura catarinense: Carmen Fossari, atriz, diretora e referência para as artes cênicas em Florianópolis, e Gesoni Pawlick, estilista que se destacou no cenário nacional com sua sofisticação e inovação.

Ao valorizar o acervo do LabFig, a exposição reafirma a importância da preservação de figurinos como patrimônio material e imaterial vinculado à história das Artes Cênicas e da UFSC. Além de oferecer ao público uma experiência estética, o evento promove reflexões sobre identidade, memória e processos de criação.

A exposição é gratuita e aberta ao público. Mais informações no Instagram e no site do LabFig.

Sobre o Laboratório de Figurinos

O Laboratório de Figurinos (LabFig) do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC existe há mais de 15 anos e conta atualmente com mais de mil peças em seu acervo, composto completamente por doações. Criado a partir de uma necessidade dos cursos de Artes Cênicas e Cinema, o laboratório recebe doações da comunidade acadêmica, instituições ou eventos. Atualmente realiza cerca de 350 empréstimos por ano, principalmente para estudantes dos cursos de Artes Cênicas e Cinema.

Mais informações na notícia completa.

jun
6
sex
Exposição | ‘Entre Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis do LabFig’ @Salão Circulação | Biblioteca Central - BU
jun 6@7:30 – 22:00

O Laboratório de Figurinos (LabFig) da Universidade Federal de Santa Catarina promove a exposição Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis de 19 de maio a 20 de junho, das 7h30 às 22h, no Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU), em Florianópolis. A mostra homenageia artistas como Carmen Fossari e Lou Hammad, e destaca processos criativos vinculados ao curso de Artes Cênicas da UFSC, entre outras contribuições significativas para o acervo do laboratório.

Narrativas Vestíveis do LabFig convida o público a conhecer parte do acervo do Laboratório de Figurinos, em uma mostra que apresenta o figurino como suporte de memória, linguagem estética e expressão identitária, com curadoria de Rachel Teixeira Dantas e produção de Andréia Angst, Lívia de Pelegrin e Rachel Teixeira Dantas. Dois figurinos criados pela curadora integram a exposição: O que fizeram de mim e O que eu fiz com o que fizeram de mim são obras que evocam a experiência de construção artística e afirmação de identidade no contexto do próprio laboratório.

Serão apresentados figurinos assinados por produções de docentes e estudantes do curso de Artes Cênicas como forma de reconhecer a contribuição artística e acadêmica dessas trajetórias, além de peças representativas de diferentes contextos, como um vestido de noiva da década de 1980, um parangolé carnavalesco e um figurino de inspiração futurista desenvolvido em oficina conduzida pela figurinista Lou Hammad no Departamento Artístico Cultural (DAC), com base nos princípios da escola Bauhaus. A exposição também presta homenagens póstumas a duas figuras da cultura catarinense: Carmen Fossari, atriz, diretora e referência para as artes cênicas em Florianópolis, e Gesoni Pawlick, estilista que se destacou no cenário nacional com sua sofisticação e inovação.

Ao valorizar o acervo do LabFig, a exposição reafirma a importância da preservação de figurinos como patrimônio material e imaterial vinculado à história das Artes Cênicas e da UFSC. Além de oferecer ao público uma experiência estética, o evento promove reflexões sobre identidade, memória e processos de criação.

A exposição é gratuita e aberta ao público. Mais informações no Instagram e no site do LabFig.

Sobre o Laboratório de Figurinos

O Laboratório de Figurinos (LabFig) do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC existe há mais de 15 anos e conta atualmente com mais de mil peças em seu acervo, composto completamente por doações. Criado a partir de uma necessidade dos cursos de Artes Cênicas e Cinema, o laboratório recebe doações da comunidade acadêmica, instituições ou eventos. Atualmente realiza cerca de 350 empréstimos por ano, principalmente para estudantes dos cursos de Artes Cênicas e Cinema.

Mais informações na notícia completa.