Agenda Cultural
18/12/2024 – quarta-feira | 19h
Igrejinha da UFSC – Rua Des. Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Entrada gratuita por ordem de chegada a partir das 18h – capacidade 50 lugares
Classificação: livre
Programação 64 anos | UFSC: aniversario.ufsc.br
O projeto Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na quarta-feira, dia 18 de dezembro, às 19h, o recital do violinista Pedro Bernardo. O evento é gratuito e aberto a comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
Pedro Bernardo é violista em formação pelo Bacharelado em Viola na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com conclusão prevista para 2025, sob orientação do professor Leonardo Piermartiri. Também é formado no Curso de Prática de Orquestra do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), onde atuou de 2017 a 2023 e permanece como integrante da Orquestra Experimental. Atualmente, Pedro é chefe de naipe nas Orquestras de Câmara do CESCB e Sinfônica de Caçador, onde coordena a seção de violas e realiza solos, incluindo a interpretação da “Sinfonia Concertante” de Mozart. Sua carreira inclui apresentações como músico na Orquestra Blumenau Filarmônica, na Orquestra Acadêmica da Udesc e no Quarteto de Cordas Cruz e Sousa, além de colaborações como convidado em grupos como Camerata Florianópolis e Orquestra Sinfônica de Santa Catarina. Como solista, destacou-se nas execuções da Sonata Arpeggione (2022) e do Concerto de Hoffmeister (2023). Participou de festivais nacionais e internacionais, como FEMUSC, Festival Internacional Música na Serra e Fiato al Brasile, onde foi bolsista em 2020. Também é professor de violino e viola em projetos e aulas particulares, unindo sua experiência artística à educação musical.
>> Programa
Rebecca Clarke, “Sonata para Viola e Piano” (1919)
A Sonata para Viola e Piano de Rebecca Clarke (1919) é uma das obras mais importantes do repertório de música de câmara do século XX. Com influências do impressionismo e do pós-romantismo, foi composta para um concurso da Elizabeth Sprague Coolidge Foundation. Dividida em três movimentos, a peça explora o diálogo entre viola e piano, destacando as possibilidades expressivas e técnicas de ambos os instrumentos. Com contrastes de intensidade e riqueza harmônica, a sonata mostra o estilo único e criativo de Clarke
Johannes Brahms, “Sonata n.1 para Viola e Piano”, op. 120 n.1 (1894)
A Sonata n.º 1 para Viola e Piano, Op. 120, de Johannes Brahms, foi composta em 1894 como parte de um conjunto de duas sonatas originalmente escritas para clarinete e adaptadas para viola pelo próprio compositor. Estruturada em quatro movimentos, a obra segue o modelo clássico: Allegro appassionato, Andante un poco Adagio, Allegretto grazioso e Vivace. Escrita em fá menor, a sonata apresenta uma escrita detalhada que explora as capacidades técnicas da viola, equilibrada com a riqueza harmônica do piano. Foi dedicada a Richard Mühlfeld, clarinetista que inspirou Brahms em suas últimas obras de câmara.
Radamés Gnattali, “Concerto para viola e Orquestra de Cordas” (1967)
O Concerto para Viola e Orquestra de Cordas de Radamés Gnattali, composto em 1967, é uma obra que mescla elementos da música erudita com estilos populares brasileiros. Caracterizada por sua instrumentação reduzida — viola solo e orquestra de cordas —, a peça explora uma linguagem musical que integra influências como o tango, a seresta, o jazz e ritmos tradicionais brasileiros, como a marchinha de carnaval. Gnattali utiliza a viola de forma expressiva e técnica, destacando sua capacidade de diálogo com as cordas e criando passagens rítmicas e melódicas sofisticadas. A obra representa uma importante contribuição para o repertório de viola, celebrando a interação entre a tradição clássica e os gêneros populares no estilo único do compositor.
A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), vinculada à Secretaria de Cultura, Arte e Esporre (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove nesta quarta-feira, 05 de fevereiro, as 15h, na Igrejinha da UFSC, duas palestras sobre Fortificações Militares e Patrimônio Mundial das Fortificações Brasileiras.
No evento, a Drª. Milagros Flores-Román fala a respeito do Comitê Científico Internacional sobre Fortificações e Patrimônio Militar (ICOFORT) e sobre o Inventário Monumental de Fortificações que ela atualmente coordena. A palestra complementa a visita da Dra. Milagros ao Brasil, visando o avanço da pesquisa sobre o Inventário Monumental de Fortificações e Patrimônio Militar, conforme detalhado a seguir.
Posteriormente , a Drª. Flávia Mattos aborda a atuação do Comitê Científico Brasileiro sobre Fortificações e Patrimônio Cultural de Origem Militar (CCBrFort / ICOMOS Brasil) e a candidatura das Fortificações Brasileiras a Patrimônio Mundial.
As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no link.
Sobre o ICOFORT
O Comitê Científico Internacional sobre Fortificações e Patrimônio Militar (ICOFORT) foi criado em 2005 pelo ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios) para promover o conhecimento, a conservação e a valorização das fortificações históricas em todo o mundo. Uma de suas funções mais importantes é ajudar o ICOMOS a cumprir seu papel como consultor do Patrimônio Mundial da UNESCO, colaborando na avaliação do valor universal das fortificações propostas a cada ano para a Lista do Patrimônio Mundial.
O Inventário Monumental de Fortificações e Patrimônio Militar objetiva coletar dados sobre tipologias, sistemas defensivos, estado de conservação, sustentabilidade, turismo, governança, entre outros, assim como visa identificar monumentos que necessitem de mais pesquisas documentais e arqueológicas para sua valorização. O projeto também busca documentar os efeitos das Mudanças Climáticas nas Fortificações e Patrimônio Militar, com o propósito de uma maior compreensão e ação em relação a perdas e danos, identificar o nível de impacto e possíveis medidas de mitigação em um esforço para proteger este patrimônio frágil contra as mudanças climáticas.
Sobre Milagros Flores-Román
Milagros Flores-Román é Historiadora-Especialista em pesquisa histórica com base no Patrimônio Histórico Cultural e Fortificado. É doutora em História pela Faculdade de Geografia e História da Universidad Complutense de Madrid na Espanha. É membro fundador do ICOFORT, o Comitê Científico Internacional do ICOMOS sobre Fortificações e Patrimônio Militar, do qual foi presidente de 2008 a 2019, coordenando, entre outros trabalhos, a elaboração das “Diretrizes sobre Fortificações e Patrimônio Militar”, documento oficial do ICOMOS que estabelece os parâmetros para a conservação, proteção e interpretação desse patrimônio em nível mundial.
Atualmente é Coordenadora Regional do ICOFORT para a América Latina e Caribe. Acesse o currículo ampliado aqui.
Sobre a atuação do CCBrFort / ICOMOS Brasil
Fundado em 2019, no âmbito do ICOMOS Brasil, o Comitê Científico Brasileiro sobre Fortificações e Patrimônio Cultural de Origem Militar (CCBrFort) é um comitê científico análogo ao ICOFORT, que busca realizar e incentivar estudos, reflexões e intercâmbios de experiências, entre seus membros e uma ampla rede de interlocutores interessados nessa temática, sempre na perspectiva de conhecer as fortificações brasileiras, mas também as suas múltiplas relações com as demais fortificações em outras partes do mundo.
Sobre a Candidatura a Patrimônio Mundial das Fortificações Brasileiras
Tombadas pelo Iphan desde 1938, as Fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e de Santo Antônio de Ratones possuem arquiteturas monumentais e começaram a ser construídas em 1739 e 1740, respectivamente, sob o comando do primeiro governador da Capitania de Santa Catarina, o engenheiro militar José da Silva Paes. Esses monumentos nacionais foram testemunhas do esforço para a ocupação, defesa e integração do território nacional e fazem parte do conjunto de 19 fortificações brasileiras candidatas a Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Sobre Flávia Mattos
Flávia Ferreira de Mattos é doutora em Ciências em Engenharia de Produção, Área de Concentração: Gestão e Inovação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – PEP/COPPE/UFRJ (2018) – onde defendeu a tese “Inovação Institucional e Patrimônio Cultural de Origem Militar”. Possui mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – CPDA/UFRRJ (2006). Atuou como consultora da Unesco no Projeto “Gestão Compartilhada do Patrimônio Cultural Brasileiro” – junto ao DECOF/IPHAN (novembro de 2019 a setembro de 2020).
Atualmente é Coordenadora do Comitê Científico Brasileiro sobre Fortificações e Patrimônio Cultural de Origem Militar – CCBrFort / ICOMOS Brasil. Veja o currículo ampliado clicando aqui.
>> Serviço
O quê: Palestras sobre Fortificações e Patrimônio Mundial
Quando: Quarta-feira | 5 de fevereiro de 2025 | 15:00h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Inscrições: Acesse aqui
Mais informações: fortalezas.ufsc.br | fortalezas@contato.ufsc.br
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) irá sediar a quinta edição do Encontro Regional dos Estudantes Indígenas da Região Sul (Erei Sul) durante os dias 6 a 9 de fevereiro, no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em Florianópolis. Organizado pelos estudantes indígenas da UFSC, o evento é aberto à participação de toda a toda comunidade universitária, sem a necessidade de inscrição prévia.
O evento abordará temáticas como saúde mental indígena, a importância de lideranças de territórios como base no ingresso, mães e pais indígenas nas universidades, ações afirmativas, direito ao território, marco temporal e clima, a importância da criação de projetos de moradias estudantis específicas para indígenas, política e vida indígena. Os organizadores convidam toda a comunidade universitária a participar e conhecer mais sobre a cosmovisão, lutas e experiências dos povos indígenas.
O Erei Sul ocorre desde 2016, e é o maior evento indígena de mobilização coletiva no Sul do país no contexto do Ensino Superior. Segundo os organizadores, é pensado e protagonizado por lideranças, estudantes indígenas de graduação, pós-graduação, pesquisadores e não indígenas cujas territorialidades correspondem ao atual território do Sul. Inclui também autoridades indígenas e não indígenas de diferentes contextos territoriais.
Algumas presenças previstas para participar desta edição são: Davi Guarani, Laísa Kaingang, Cristhian Priprá, Laura Parintintin, Geni Nunes, Txay Suruí, entre outros.
A programação e principais informações estão disponíveis no site oficial do encontro. Atualizações também serão divulgadas por meio do Instagram @erei.sul.
Evento aberto para participação. É necessário trazer instrumento musical.
Classificação livre.
O Coletivo Batalha do Conviva promoverá na segunda-feira, 10 de março, a partir das 18h, a primeira edição do ano da Batalha do Conviva, no hall do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação do evento apresentará discotecagem com DJ Makal e DJ Traktor, Cypher de Breaking, Rua Declama, Batalha de Sangue (modalidade dupla mista). A atividade é aberta ao público.
A Batalha do Conviva é uma roda cultural cuja principal atividade é a batalha de rima, contando também com discotecagem, declamação de poesia e demais atividades pertencentes ao Movimento Hip-Hop. A iniciativa objetiva contribuir para a inserção do Movimento Hip Hop no mapa da UFSC – por meio do fomento à arte e cultura de rua e construção de conhecimentos coletivos que valorizem a diversidade – e, ao mesmo tempo, promover interações entre a comunidade acadêmica e a população de Florianópolis.
O evento é uma realização do Coletivo Batalha do Conviva com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).
>> Serviço
O quê: Batalha do Conviva
Quando: 10/03/2025 | segunda-feira | 18h às 22h30
Onde: hall Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo – UFSC
Quanto: evento gratuito e aborto para toda comunidade
Informações: @batalhadoconviva
Na próxima sexta-feira, 14 de março, às 18h a Igrejinha da UFSC recebe a primeira edição da Roda de Choro UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.
O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
>> Serviço
O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 14/03/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto para toda comunidade – participação aberta, basta trazer um instrumento musical
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br
O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).
A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.
>> Clique aqui para conferir a programação completa.
>> Serviço
O quê: XII Mostra Academia de Artes Cênicas – Maçã
Quando: de 17/03 a 21/03/2025
Onde: Laboratório Caixa Preta | Teatro Carmen Fossari | Sala de Projeção – CCE
Quanto: gratuito
Informações: @caacufsc

Coral da UFSC. Foto: divulgação DAC/SeCArtE
Estão abertas as inscrições de novos integrantes para o Coral da UFSC, grupo musical do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio do formulário eletrônico, disponível de 20 de março a 2 de abril de 2025. A confirmação da participação na etapa de entrevista será enviada para o e-mail cadastrado na inscrição. As entrevistas serão individuais e acontecerão por ordem de chegada na Igrejinha da UFSC, no dia 3 de abril, quinta-feira, a partir das 15h. Todos que tiverem interesse e disponibilidade serão bem-vindos para participar do Coral. Os ensaios do Coral acontecem às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, na Igrejinha da UFSC. O início das atividades está previsto para o dia 8 de abril.
>> Sobre o Coral da UFSC
O Coral da UFSC mantém as suas atividades desde 1963, com expressiva atuação no movimento coral catarinense, realizando um repertório voltado para a música popular brasileira. Tem, como objetivo principal, promover e difundir o canto coral, bem como contribuir com a integração e a extensão cultural da Universidade. Pretende também levar, aos seus coralistas, conhecimento teórico e prático, num processo de aprendizagem e valorização da arte musical através do canto. Atualmente o Coral possui cerca de 50 componentes e é formado por discentes, docentes e técnico-administrativos da UFSC, bem como por pessoas da comunidade externa. Atualmente o Coral está sob coordenação e regência de Felipe Soares.
>> Sobre o Regente
Luiz Felipe Guimarães Soares é professor titular do Departamento de Artes da UFSC, onde leciona, entre outras disciplinas, Canto Coral e Trilha Sonora. Doutorando em Música pelo Programa de Pós-graduação em Música da Udesc, bacharelando em Piano da Udesc. Tem experiência de regência Coral no Outro Coro e no Madrigal Udesc, tendo por mestres, André Pires, Cristina Emboaba, William Guedes, Per Ekhedal, Leo Marques e Ângelo José Fernandes.
>> Cronograma
Inscrições: de 20 de março a 2 de abril de 2025 | gratuitas por meio do formulário eletrônico
Entrevistas individuais: 3 de abril | na Igrejinha da UFSC – Praça Santos Dumont – Rua Desembargador Vitor Lima, 117 – Trindade – Florianópolis/SC
Início das atividades: previsto para o dia 8 de abril
Mais informações: Departamento Artístico Cultural – dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br
Em 2023, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN empreendeu a missão de fazer cumprir a determinação constitucional (Art. 216) pela qual “ficam tombados todos os documentos e sítios detentores de reminiscências históricas de antigos quilombos”.
Como resultado, foi editada a Portaria IPHAN nº 135/2023, que regulamenta o Tombamento Constitucional destes documentos e sítios, e foi construída em processo participativo que contou também com ampla colaboração institucional da qual fazem parte os Ministérios da Cultura, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Cidadania, a Fundação Cultural Palmares e o INCRA.
Diante da importância de divulgar e efetivar o novo instrumento no âmbito das políticas públicas do Estado brasileiro para reparação histórica junto à população quilombola, e considerando a pertinência de dialogar com instituições e lideranças que possuem atuação junto aos quilombos de Santa Catarina, convidamos para Roda de Conversa “Quilombos em Santa Catarina”, a ser realizada no dia 21 de março de 2025, de 14h às 20h, na sede do Iphan, no prédio da Antiga Alfândega (Centro, Florianópolis).
Inscreva-se aqui
O evento também será transmitido on line no YouTube Rede Educação Patrimonial Catarina.
A fim de tornar nosso diálogo ainda mais produtivo, pedimos a gentileza de ler a Portaria Iphan nº 135/2023, a qual está disponível aqui: Leia aqui.
Sugerimos também assistir os vídeos do IPHAN específicos sobre o Tombamento de Quilombos: Assista aqui
O formulário e o passo a passo para fazer o pedido de Tombamento de Quilombo ao IPHAN: Disponível aqui
No dia 05 de dezembro de 2024, foi realizada live “Leitura Comentada da Portaria de Tombamento de Quilombos – IPHAN”, você pode assistir no YouTube Rede Educação Patrimonial Catarina: Assista aqui
Programação detalhada preliminar (ainda aguardando confirmações)
14h – Boas-vindas (Regina Helena Santiago – Superintendente do IPHAN/SC)
14h10 – Como o tombamento de quilombos pode contribuir para as comunidades quilombolas? (Vanessa Pereira – Coordenadora-geral de Identificação e Reconhecimento do DEPAM/IPHAN)
15h – Mesa 1
– Referências culturais afro-brasileiras em Santa Catarina (Vanda Pinedo – Liderança Movimento Negro Unificado de Santa Catarina)
– Reflexões sobre ações relacionadas à Luta Quilombola em Santa Catarina (Lu Kilombola – Coordenadora Estadual das Comunidades Remanescentes de Quilombos – CECREQ – de Santa Catarina)
– Como são realizadas as ações afirmativas para estudantes quilombolas na UFSC? (Leslie Sedrez Chaves – Pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade Proafe/UFSC)
– Como está sendo construído o Curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola de Santa Catarina? (Samara Freire – Coordenadora Projeto de Licenciatura Educação Escolar Quilombola – Antropologia/UFSC)
– Como a SPU/SC atua junto aos quilombos em Santa Catarina? (Juliano Luiz Pinzetta – Superintendente SPU/SC)
– Como o INCRA/SC atua junto aos quilombos em Santa Catarina? (Heron Rosa – INCRA/SC)
– Como as comunidades quilombolas podem se tornar um Ponto de Cultura e acessar recursos do MinC? (Alexandre Martins – Coordenador Escritório Ministério da Cultura em Santa Catarina)
Mediação: Regina Helena Santiago (Superintendente IPHAN/SC) e Júlia Callado (Servidora IPHAN/SC)
16h45 – Café e bolo
17h – Mesa 2
Como é sua comunidade/território?
– Rhuan Carlos Fernandes – Território negro Clube Social Negro Senegão – Joinville/SC
– Estefany Cristine de Moura dos Passos – Território negro Escola de Samba Imperadores do Samba – São Francisco do Sul/SC
– Izaias dos Santos – Território quilombola Vidal Martins – Florianópolis/SC
– Maurílio Machado – Território quilombola Morro do Fortunato – Garopaba/SC
– Olívio Cristino – Território quilombola Ribeirão do Cubatão – Joinville/SC
Mediação: Michele Maciel (Chefe ETEC IPHAN/SC em São Francisco do Sul) e Pedro Damin (Servidor IPHAN/SC)
18h – Roda de Conversa (abertura para comentários e perguntas)
19h – Encerramento (João Victor Hoffmann – Coordenador Técnico IPHAN/SC)

Primeira edição da Roda de Choro na Igrejinha da UFSC. Foto: Ariéll Cristóvão/Agecom/UFSC
Na próxima sexta-feira, 11 de abril, às 18h a Igrejinha da UFSC recebe a segunda edição da Roda de Choro UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.
O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
>> Serviço
O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 11/04/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto para toda comunidade – participação aberta, basta trazer um instrumento musical
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br
O Sôma – Núcleo de Estudos em Cultura, Corpo e Movimento (CDS/UFSC-CNPq) e o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFSC), com apoio do Programa Escala Posgrado da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) e da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), convidam para o concerto Piano: coração e alma, de José María Lalo Vallina (Argentina), que será realizado no dia 16 de abril de 2025 (quarta-feira), às 19h:30, na Igrejinha da UFSC.
Muito mais do que um concerto de piano, o espetáculo abre uma janela musical através de um vasto repertório, combinando música acadêmica com música popular e uma variedade de climas e ambientes musicais. O repertório para piano inclui obras de sua autoria, juntamente com obras de Schubert, Satie, Bach, Chopin, Granados, Rachmaninoff, Liszt, Villalobos e Piazzola.
Além do repertório de autores “clássicos”, também combina com obras da música latino-americana: folclore, boleros e tango; assim como as músicas dos Beatles. Isso oferece um repertório musical amplo e emocional, no qual o virtuosismo é permanentemente combinado com o sentimento. O intérprete e compositor convida os ouvintes a se reconectarem com suas próprias emoções e memórias em um diálogo constante entre a música e o coração. O espetáculo vincula-se às atividades acadêmico-culturais que o professor, doutorando e pianista José María Lalo Vallina (UNCOMA-UNLP/Argentina) está desenvolve na UFSC como parte do intercâmbio de estudantes de pós-graduação que realiza em nossa instituição por meio do Programa Escala Posgrado, da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), e da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER/UFSC).
O evento é gratuito e aberto para toda comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
>> Serviço
O quê: Piano: coração e alma
Quando: 16/04/2025 | quarta-feira | 19h:30
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto para toda comunidade
Informações: Programa de Pós-graduação em Educação | ppge.ufsc.br | ppge@contato.ufsc.br
A próxima edição do projeto “Livro na Praça”, promovido pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será realizada nesta sexta-feira, 25 de abril, às 18h, na Igrejinha da UFSC. O evento celebra o centenário de nascimento de Salim Miguel (1924-2016), um dos mais importantes nomes da literatura brasileira, cuja trajetória marcou profundamente a cultura catarinense e nacional.
O escritor, editor e cineasta Fábio Brüggemann será o palestrante da noite. Ele abordará a relação entre autor e editor, sua amizade com Salim Miguel e sua experiência dirigindo o documentário “Viagens a Biguaçu”, inspirado no escritor. Além disso, Brüggemann falará sobre o trabalho de revisão e estabelecimento do texto da obra completa de Salim Miguel, que já começou com a publicação de “Primeiro de Abril: narrativas da cadeia”, um dos romances mais emblemáticos do autor e que integra a lista de leituras obrigatórias do próximo vestibular da UFSC. A previsão é que toda a obra completa de Salim Miguel seja publicada até o final de 2025.
O evento contará ainda com a apresentação especial do pianista Sam Machado, natural de Aracaju (SE), que estudou no Conservatório de Música de Sergipe e atualmente cursa Bacharelado em Piano na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
>> Salim Miguel: uma trajetória singular na literatura brasileira
Salim Miguel nasceu no Líbano e chegou ao Brasil aos três anos de idade. Viveu a maior parte de sua vida em Santa Catarina. Autor de mais de 30 livros, foi romancista, contista, cronista, ensaísta, crítico literário e jornalista, além de editor e roteirista. Sua produção literária inclui obras como “NUR na Escuridão”, “A Voz Submersa”, “Primeiro de Abril: narrativas da cadeia” e “Nós”, esta última publicada pela Editora da UFSC um ano após sua morte e também selecionada como leitura obrigatória para os vestibulares da UFSC e Udesc.
Salim Miguel desempenhou papel central na cena cultural brasileira. Foi um dos líderes do Grupo Sul, movimento cultural que marcou Florianópolis entre 1947 e 1958. Junto com sua esposa, Eglê Malheiros, escreveu o argumento e o roteiro do primeiro longa-metragem catarinense, “O Preço da Ilusão”. Como jornalista, destacou-se nas reportagens inovadoras da extinta revista Manchete e como crítico literário nas páginas do Jornal do Brasil nas décadas de 1970 e 1980.
Durante o regime militar, foi preso em 1964, permanecendo 48 dias no quartel da Polícia Militar. A experiência resultou no diário que mais tarde se transformou no romance “Primeiro de Abril: narrativas da cadeia”, eleito o melhor romance do ano em 1994 pela União Brasileira de Escritores.
Ao longo de sua carreira, Salim Miguel colecionou prêmios e honrarias. Entre eles, destacam-se o Prêmio Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras, e o Prêmio Zaffari & Bourbon, que coroou sua obra como um dos melhores romances brasileiros publicados entre 1999 e 2000. Em 2002, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela UFSC e foi eleito o Intelectual do Ano pelo Prêmio Juca Pato.
Salim também deixou um legado como gestor cultural. Foi diretor da Editora da UFSC entre 1983 e 1991, período em que transformou a editora em uma referência nacional. Em 1993, assumiu a superintendência da Fundação Franklin Cascaes, onde trabalhou incansavelmente para criar uma política cultural para Florianópolis.
A memória de Salim Miguel e de sua esposa, Eglê Malheiros, é preservada em espaços culturais que destacam sua importância. Na UFSC, a Sala de Leitura Salim Miguel, localizada no Hospital Universitário, promove a humanização hospitalar e incentiva o hábito da leitura. Já a Udesc homenageia o casal com o Espaço Eglê Malheiros & Salim Miguel, um local no Centro de Florianópolis destinado à consulta de materiais históricos e culturais.
>> Serviço
O quê: Livro na Praça – Salim Miguel 100 anos
Quando: 25/04/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade
No próximo sábado, 26 de abril, um encontro de familiares, amigos e admiradores vai homenagear a poeta, professora, militante comunista, feminista, tradutora, editora e roteirista, companheira, mãe, avó e bisavó Eglê Malheiros. Pioneira em diversas áreas e de muitas facetas, Eglê faleceu em dezembro de 2024, aos 96 anos, em Brasília. Única mulher a participar de todo o percurso do Círculo de Arte Moderna, mais conhecido como Grupo Sul, coletivo que marcou as artes catarinenses entre os anos 1940 e 1950, foi casada com o escritor Salim Miguel e deixou um grande legado em todas as áreas nas quais atuou.
>> Programação da homenagem a Eglê
A programação da homenagem começa a partir das 14h30, no Teatro Carmen Fossari da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a exibição do documentário “EGLÊ” (82 min, 2023, coprodução Margot Filmes/Lilás Filmes/Calendula Filmes). O filme, que faz um percurso pela história da primeira mulher roteirista de cinema em Santa Catarina, foi produzido por uma equipe só de mulheres, reverenciando o pioneirismo de Eglê no cinema. Logo depois, às 16h, na Igrejinha da UFSC, acontece um momento de depoimentos da família, amigos e pesquisadores da obra de Eglê, junto a uma exposição de documentos e escritos da homenageada, que estão atualmente sob os cuidados do Espaço Eglê Malheiros & Salim Miguel (IDCH/FAED). A pianista e compositora Denise de Castro, que foi aluna de Eglê Malheiros no Instituto Estadual de Educação (IEE), vai tocar a “Valsa para Eglê”, composta especialmente para o documentário “EGLÊ”.
O evento, organizado pela família de Eglê Malheiros, tem o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Espaço Eglê Malheiros & Salim Miguel.
>> Mais sobre Eglê Malheiros:
Precursora em diversas áreas, como ter sido roteirista, junto ao companheiro Salim Miguel, do primeiro longa-metragem filmado em Santa Catarina (O preço da ilusão, de 1958), Eglê Malheiros nasceu em Tubarão, no Sul catarinense, em 1928, mas logo em seguida a família mudou-se para Lages, na Serra. É a primeira de quatro irmãos. Em 1932, seu pai, Odílio Cunha Malheiros, advogado, diretor do jornal A Defesa, militante da então Aliança Liberal, foi assassinado por motivações políticas. No mesmo ano, a mãe de Eglê, Rita da Costa Ávila Malheiros, se transfere para Florianópolis com os quatro filhos pequenos.
Eglê cresceu em Florianópolis e desde muito menina desenvolveu o gosto pela leitura, pelo conhecimento nas várias áreas, pela militância. Ainda no ginásio, adolescente, no início dos anos 1940, escreveu um texto sobre Getúlio Vargas e foi censurada, como conta no documentário, “pois falava em democracia e eleições”. Estudou em Porto Alegre, em Joinville e começou a lecionar ainda muito jovem. Ao retornar a Florianópolis, com 18 anos, cursou a Faculdade de Direito de Santa Catarina e foi a primeira mulher a se formar em Direito no estado. Também aos 18 anos, ingressou no Partido Comunista Brasileiro (PCB), espaço no qual já militava anteriormente e onde exerceu grande influência. Sua mãe, Rita, também era filiada ao PCB e chegou a ser candidata a deputada federal nas eleições de 1947.
Foi também neste período, no final dos anos 1940, que Eglê construiu, com outros companheiros de diversas áreas das artes, o Círculo de Arte Moderna, mais conhecido como Grupo Sul. Sua atuação foi muito potente: Eglê foi a única mulher a participar do Grupo Sul durante toda sua trajetória que envolve teatro, cinema, artes plásticas, literatura, a Revista Sul e as publicações das Edições Sul. Eglê Malheiros assina inúmeros textos nas edições da Revista Sul, onde também atuava em várias funções. Em 1952, pelas Edições Sul, publica seu primeiro livro de poemas, intitulado “Manhã” .
Ditadura interrompeu a carreira que Eglê amava: o magistério
Professora concursada do Instituto Estadual de Educação (na época, em 1948, então Instituto de Educação Dias Velho), lecionou História Geral, História do Brasil e História de Santa Catarina. Foi presa em Florianópolis por cerca de 50 dias em abril de 1964, logo após o golpe civil-militar, e impedida de continuar lecionando até 1979. Durante 1965 e 1979, a família de Eglê Malheiros e Salim Miguel viveu no Rio de Janeiro, onde Eglê, além de mãe e dona de casa, cuidando dos cinco filhos, trabalhou como tradutora e roteirista de cinema (dividindo com Salim Miguel os roteiros dos longa-metragens “A cartomante” (1974) e “Fogo morto” (1976), ambos dirigidos por Marcos Farias). Passou ainda pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, como diretora-secretária, e foi uma das editoras da revista Ficção (1976/79). Também nesse período no Rio de Janeiro fez Mestrado em Comunicação na UFRJ.
Em 1979, após a anistia, a família retorna a Florianópolis. Eglê retoma a atuação no magistério, no IEE, por mais dois anos, e se aposenta na sequência. Em 1986, é candidata a Deputada Constituinte pelo PCB. Em sua produção literária publicada estão também o livro infantil “Desça, menino” (1985), “Vozes veladas” (1996) e “Os meus fantasmas” (2002). Além disso, Eglê possui inúmeras publicações em coletâneas e obras coletivas. Assinou uma coluna no jornal Diário Catarinense durante diversos anos. Continuou participando ativamente da vida cultural, social e política em Santa Catarina, embora não mais filiada a partidos, mas posicionando-se sempre na coerência por uma sociedade digna e de direitos para todos.
Na sua casa, em Florianópolis, junto ao marido Salim Miguel, recebeu com generosidade muitas pessoas que pesquisavam a trajetória do Grupo Sul, a sua própria história e os temas aos quais sempre dedicou a vida. Os traços de generosidade e coerência política são registros muito fortes de todas as pessoas que falam sobre Eglê Malheiros. Em meados dos anos 2010, mudou-se para Brasília com o marido, Salim, por necessidade de cuidados médicos. Salim faleceu em 2016, depois de 64 anos de casamento com Eglê.
>> Serviço
O quê: Homenagens a Eglê Malheiros
Quando: 26/04/2025 | sábado | 14h30
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade
Classificação: Livre
Informações: egle.be | lilasfilmeslilas@gmail.com
Em abril, a arte da dança será comemorada com a realização do evento UFSC em Dança, promovido pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com o tema A Dança em suas Dimensões Afrodiaspóricas, o evento traz uma programação que contemplará oficinas, painéis e apresentações gratuitas nos dias 28 e 29 de abril de 2025.
O intuito é reunir estudiosos, bailarinos, coreógrafos, agentes culturais e admiradores da dança para vivenciar, discutir e trocar experiências sobre os códigos e os símbolos culturais que contribuíram para a construção e expansão das linguagens da dança pelo mundo em razão da diáspora africana.
A temática relaciona-se à diáspora negra como propulsora de dinâmicas socioculturais, refletindo também nas formas de organização coletiva, das artes, da música, do teatro e da dança. De forma a reafirmar o compromisso da Universidade com a permanência e a valorização da cultura negra, enquanto não só presente, mas também pertencente à UFSC, a programação busca resgatar iniciativas e linguagens da dança que dialoguem com a temática pretendida, de forma a integrar a comunidade universitária e local.
Este ano a temática contará com o apoio e participação da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Aproveitando a oportunidade, comemora-se também os 40 anos da Associação Profissional de Dança de Santa Catarina – APRODANÇA.
Inscrições ocorrerão pelo link que será disponibilizado em breve.
Mais informações: secarte@contato.ufsc.br
Programação
28 de abril de 2025 | segunda-feira
10h às 11h30min | Oficina 1: Danças Populares Brasileiras do Norte e Nordeste com Cia de Dança UFSC (Elerson Gomes)
Local: Sala de Dança A – Centro de Desportos/UFSC
A oficina será mergulho no universo das danças populares, inspiradas em lendas folclóricas do Norte e Nordeste, como a Matinta Pereira e o Boto Cor-de-Rosa.
Elerson Gomes é ator, bailarino e coreógrafo, estudante de Artes Cênicas e integrante da companhia de dança da UFSC.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca1
12h30min | UFSC em Dança na Praça
Performance coletiva. Participe! Em breve, divulgaremos os passos do UFSC em Dança para apresentação coletiva no campus Trindade!
Local: Em frente ao RU
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdancanapraca
14h às 16h | Oficina 2: Dança Diaspórica com Bruna D´Carlo Ribeiro (UFMG)
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca2
16h15min às 18h | Oficina 3: Pés no chão e alma ritmada: histórias que o corpo conta dançando com Ida Mara Freire
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC
Na diáspora africana, a dança sempre foi um meio de preservar histórias, culturas e espiritualidades, especialmente diante do apagamento forçado pelo colonialismo. Esta oficina valoriza essa tradição ao usar o corpo como um arquivo vivo, onde os movimentos carregam narrativas ancestrais e pessoais, tecendo pontes entre memória, resistência e transformação.
Ida Mara Freire é Pedagoga, Especialista em Dança, no seu mestrado pesquisou a interação mãe-criança, durante seu doutorado identificou a dança no corpo de quem não vê, em seus estudos pós-doutorais, na Inglaterra e na África do Sul, dançou a diferença e o perdão.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca3
18h30min às 18h50min | Ritmos da Terra: o Pulsar do Brasil | Companhia de Dança UFSC
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e EventosUFSC
Mostra de Cia de Dança UFSC. O Brasil é movimento. Nesta apresentação, a dança se torna a linguagem que traduz a alma vibrante de uma nação. O Maracatu e o Maculelê, heranças vivas das tradições africanas, dão corpo a essa celebração. Na percussão dos batuques, o ritmo é mais que som: é comunicação, é identidade. O tambor fala, grita, encanta. Ele conduz os bailarinos em um transe coletivo, onde o corpo se entrega à música, tornando-se instrumento e mensagem. O palco se transforma em uma grande celebração, onde passado e presente se entrelaçam, e a cultura popular ganha vida em um espetáculo de cor, suor e emoção.
18h50min às 20h30min | Mesa de Abertura: A Dança em suas Dimensões Diaspóricas no Plano Cultural
Composição: Bruna D´Carlo Ribeiro (UFMG) e Ida Mara Freire. Mediação: Alexandra Alencar (CFH/UFSC).
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdancamesa
Classificação: Livre
* Programação sujeita a alterações.
Em abril, a arte da dança será comemorada com a realização do evento UFSC em Dança, promovido pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com o tema A Dança em suas Dimensões Afrodiaspóricas, o evento traz uma programação que contemplará oficinas, painéis e apresentações gratuitas nos dias 28 e 29 de abril de 2025.
O intuito é reunir estudiosos, bailarinos, coreógrafos, agentes culturais e admiradores da dança para vivenciar, discutir e trocar experiências sobre os códigos e os símbolos culturais que contribuíram para a construção e expansão das linguagens da dança pelo mundo em razão da diáspora africana.
A temática relaciona-se à diáspora negra como propulsora de dinâmicas socioculturais, refletindo também nas formas de organização coletiva, das artes, da música, do teatro e da dança. De forma a reafirmar o compromisso da Universidade com a permanência e a valorização da cultura negra, enquanto não só presente, mas também pertencente à UFSC, a programação busca resgatar iniciativas e linguagens da dança que dialoguem com a temática pretendida, de forma a integrar a comunidade universitária e local.
Este ano a temática contará com o apoio e participação da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Aproveitando a oportunidade, comemora-se também os 40 anos da Associação Profissional de Dança de Santa Catarina – APRODANÇA.
Inscrições ocorrerão pelo link que será disponibilizado em breve.
Mais informações: secarte@contato.ufsc.br
Programação
29 de abril de 2025 | terça-feira
10h às 11h | Oficina 4: Samba no Pé com Vanderlan Junior
Local: Hall externo do Centro de Cultura e Eventos UFSC
A oficina abordará fundamentos do samba no pé, corporeidade e desenvoltura.
Vanderlan Junior é um sambista que vive intensamente a arte do movimento. É bacharel em Educação Física (UFSC), professor de samba no pé e atual Cidadão do Samba – Embaixada Copa Lord e de Florianópolis.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca4
11h às 12h45min | Oficina 5: Dancehall como Forma de Expressão com Luana Tompson
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura UFSC
Nesta aula, exploraremos a categoria “Smooth” como objeto de pesquisa, abordando sua essência e técnica de forma aprofundada. O aprendizado será dinâmico, garantindo uma experiência que alia estudo, fluidez e diversão na descoberta de uma nova forma de movimentação.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca5
14h às 16h | Oficina 7: Elaboração de Projetos de Dança para Editais de Fomento com o Comitê de Cultura de Santa Catarina, com Fernando Scherer
Local: Auditório do Centro de Desportos, Térreo
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca6
16h15min às 18h | Oficina 8: Tap Dance como Dança Afro com Ana Gori
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC
A oficina abordará o Tap dance, sapateado como um braço da dança de origem afrodiaspórica, advindas dos negros e que se conflui com a brasilidade, com outras artes e que forma uma cultura cheia de características incríveis, além dos ritmos e dos movimentos, mas da consciência e das filosofias relacionadas.
Ana Gori é Tap dancer, artista, coreógrafa e pesquisadora das artes negras que tem como principal atuação a recolocação do tap dance como cultura Afro.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca7
18h30 às 20h | Mesa de Encerramento: APRODANCA: 40 anos de História.
Composição: Andressa Borges Gomes Flor, Ligia Martins, Maxwell Sandeer Flor e Sandra Meyer Nunes
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
A mesa abordará o trabalho das professoras Renée Wells e Martha Mansinho na criação e dinamização da APRODANÇA nos anos 1980, por meio de imagens e falas da época.
A APRODANÇA tem contribuído para a organização coletiva dos/das profissionais de dança no estado de Santa Catarina, bem como a sua representatividade junto aos órgãos responsáveis por políticas públicas para as artes e as culturas, demonstrando a resiliência de seus integrantes diversos ao longo de 4 décadas.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdancaaprodanca
20h | Apresentação de Encerramento: ORI – O Sentido de Existir
ORI, é um espetáculo que busca um diálogo sobre a fé e a existência no mundo a partir da cultura afro-brasileira e das religiões de matriz africana.
Sobre a artista: Amanda dos Anjos é atriz, poeta, professora e pesquisadora em teatro. É doutoranda em Artes Cênicas na UDESC, com a pesquisa focada em Teatros Negros de Terreiro
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC
Classificação: Livre
* Programação sujeita a alterações.
Uma noite horrível e transfigurante! Pensada a partir da leitura dos textos de Goethe e Marlowe, a performance Fausto é uma experimentação ao vivo de música, texto e teatro.
Construindo uma atmosfera psicológica e intimista, o monólogo do músico Eduardo Bassani nos convida a refletir sobre os limites humanos da vontade de saber, poder, amor e as consequências da jornada fáustica para o corpo. Filosófico e sonoro, um trabalho inquietante que decide colocar a vida em primeiro plano.
Este trabalho foi possível graças à existência do Gefim – Grupo de Estudos de Filosofia e Música (UFSC), coordenado pelo Professor Dr. Luan Corrêa, fundado em 2024, junto com os alunos Bárbara Walters e Eduardo Bassani.
Realização: Programa de Pós-Graduação em Filosofia – PPGFIL
O Coletivo Batalha do Conviva promoverá na segunda-feira, 12 de maio, a partir das 18h, a edição do mês da Batalha do Conviva, no hall do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação do evento apresentará discotecagem, live painting, Batalha de Conhecimento e Pocket Show. A atividade é aberta ao público.
A Batalha do Conviva é uma roda cultural cuja principal atividade é a batalha de rima, contando também com discotecagem, declamação de poesia e demais atividades pertencentes ao Movimento Hip-Hop. A iniciativa objetiva contribuir para a inserção do Movimento Hip Hop no mapa da UFSC – por meio do fomento à arte e cultura de rua e construção de conhecimentos coletivos que valorizem a diversidade – e, ao mesmo tempo, promover interações entre a comunidade acadêmica e a população de Florianópolis.
>> Programação
18h | Discotecagem com Ananda Ceres e DJ Makalrj
19h | Live painting com BING
20h15 | Batalha de Conhecimento (8 ou 16 MCs / 30s)
21h | Pocket Show com Torvi Mc
>> Premiação
1º lugar: boné CHRONIC® + livro + piteiras de vidro Tarcioglass
2º lugar: piteiras de vidro Tarcioglass
>> Inscrições
Inscrições por ordem de chegada
50% das vagas reservadas para mulheres, PcDs, indígenas, pessoas LGBTQIAPN+ e pessoas negras
O evento é uma realização do Coletivo Batalha do Conviva com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE), CHRONIC® e Tarcioglass.
>> Serviço
O quê: Batalha do Conviva
Quando: 12/05/2025 | segunda-feira | 18h às 22h30
Onde: hall Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo – UFSC
Quanto: evento gratuito e aborto para toda comunidade
Informações: @batalhadoconviva
Na próxima sexta-feira, 16 de maio, às 18h a Igrejinha da UFSC recebe a terceira edição da Roda de Choro UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.
O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
>> Serviço
O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 16/05/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto para toda comunidade – participação aberta, basta trazer um instrumento musical
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br
Com o intuito de aproximar gestores e gestoras de cultura das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) da região Sul, a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC) convida docentes, técnicos e demais interessados a participarem do III Encontro Regional do FORCULT Sul, Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Sul. O evento será realizado nos dias 21 e 22 de maio de 2025, no Teatro Carmen Fossari da UFSC, campus Trindade, em Florianópolis – SC.
O FORCULT Sul é um espaço de encontro para gestores culturais das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Este coletivo reúne-se mensalmente para propor ações formativas, diagnósticas e de planejamento, buscando contribuir para o fortalecimento de políticas culturais no contexto das instituições. Dentre as ações realizadas por este fórum, destaca-se a realização do III Encontro Regional em 2025, em parceria com a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC.
O encontro será realizado no formato presencial e terá como tema: “Arte e Cultura nas Instituições Públicas de Ensino Superior: por quê, para quê e para quem?”. Serão dois dias de debates sobre o compromisso das IPES com a área da cultura, bem como a construção de ações estratégicas voltadas à gestão cultural, por meio de processos avaliativos e da proposição de atividades em grupos de trabalho.
As inscrições estão abertas para gestores, gestoras, representantes culturais e também para o público em geral. Os formulários de inscrição estão disponíveis na página do evento (secarte.ufsc.br/forcult-sul).
O evento será uma oportunidade para a ampliação coletiva e a democratização do espaço cultural, fortalecendo o trabalho colaborativo e a construção de ações institucionais que valorizam e promovem a presença da arte e da cultura nas IPES, como um direito constitucional.
>> Serviço
O quê: III Encontro Regional do FORCULT | Sul
Quando: 21 e 22/05/2025
Onde: Teatro Carmen Fossari – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Inscrições: secarte.ufsc.br/forcult-sul
Informações: forcultsul@gmail.com | @forcultsul
Com o intuito de aproximar gestores e gestoras de cultura das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) da região Sul, a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC) convida docentes, técnicos e demais interessados a participarem do III Encontro Regional do FORCULT Sul, Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Sul. O evento será realizado nos dias 21 e 22 de maio de 2025, no Teatro Carmen Fossari da UFSC, campus Trindade, em Florianópolis – SC.
O FORCULT Sul é um espaço de encontro para gestores culturais das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Este coletivo reúne-se mensalmente para propor ações formativas, diagnósticas e de planejamento, buscando contribuir para o fortalecimento de políticas culturais no contexto das instituições. Dentre as ações realizadas por este fórum, destaca-se a realização do III Encontro Regional em 2025, em parceria com a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC.
O encontro será realizado no formato presencial e terá como tema: “Arte e Cultura nas Instituições Públicas de Ensino Superior: por quê, para quê e para quem?”. Serão dois dias de debates sobre o compromisso das IPES com a área da cultura, bem como a construção de ações estratégicas voltadas à gestão cultural, por meio de processos avaliativos e da proposição de atividades em grupos de trabalho.
As inscrições estão abertas para gestores, gestoras, representantes culturais e também para o público em geral. Os formulários de inscrição estão disponíveis na página do evento (secarte.ufsc.br/forcult-sul).
O evento será uma oportunidade para a ampliação coletiva e a democratização do espaço cultural, fortalecendo o trabalho colaborativo e a construção de ações institucionais que valorizam e promovem a presença da arte e da cultura nas IPES, como um direito constitucional.
>> Serviço
O quê: III Encontro Regional do FORCULT | Sul
Quando: 21 e 22/05/2025
Onde: Teatro Carmen Fossari – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Inscrições: secarte.ufsc.br/forcult-sul
Informações: forcultsul@gmail.com | @forcultsul
A Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e a Sala Verde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abrem as inscrições para a Semana do Meio Ambiente UFSC 2025, que acontecerá de 26 a 30 de maio, das 8h30 às 19h, com atividades sediadas no campus Trindade e também por toda Florianópolis. As inscrições devem ser realizadas até 26 de maio pela página UFSC Sustentável.
Dentre os destaques da edição deste ano está a presença do climatologista Carlos Nobre, cientista reconhecido internacionalmente por suas contribuições sobre as mudanças climáticas e os impactos no bioma amazônico. Carlos Nobre se une à professora do Departamento de Oceanografia da UFSC Regina Rodrigues para uma palestra, ou ecotalk, no dia 27 de maio, às 10h30 sobre mudanças climáticas e a Amazônia.
O evento marca uma década do programa UFSC Sustentável e tem uma programação voltada à sensibilização ambiental, bem-estar e sustentabilidade. Com atividades gratuitas, abertas ao público e com emissão de certificado, a Semana trará ecotalks, visitas, oficinas, yoga, poesia, trilha para crianças, cine paredão, mutirão e exposições.
Para mais informações, acesse a programação completa.
No dia 28 de maio, quarta-feira, a banda Jubarte Elevador subirá ao palco do Projeto 12:30, evento que reabre a temporada 2025 do projeto em um novo espaço. A apresentação será realizada no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC, em frente à Praça Santos Dumont. O encontro está marcado para as 12h30. O Projeto 12:30 conta com apresentações mensais gratuitas e abertas a toda a comunidade.
Jubarte Elevador
Presente na cena local do rock autoral, Jubarte Elevador é um projeto formado por quatro integrantes: Antonio Felipe de Jesus Bernardo (bateria), Gabriel Oliveira (contrabaixo), Vinícius Fontes (guitarra) e Igor Gustavo Burg (vocais). O grupo se conheceu em Florianópolis, Santa Catarina, e mantém essa formação oficial desde 2023.
A banda já participou de diversos eventos e festivais, como apresentações na pista de skate do bairro Trindade e na Maratona Cultural, no centro da capital catarinense, além de levar sua música a casas de shows da cidade. O projeto busca construir músicas brasileiras dentro do gênero rock psicodélico e, às vezes, progressivo, trazendo influências de bandas como Som Nosso de Cada Dia, Terreno Baldio, Mutantes, Som Imaginário e outros nomes que difundiram esse estilo musical no Brasil.
O repertório da banda é composto por músicas autorais, e embora já tenham mais de 18 faixas, ainda não lançaram um álbum oficial. No momento, contam apenas com uma versão demo, disponível nas plataformas digitais de música, que pode ser encontrada pelo título: “No Meu Planeta” – Jubarte Elevador. O som da banda traz diversas nuances, buscando sempre inovação e surpresa, com um toque de “antes ou depois daquilo que você espera”, como define um dos integrantes.
Sobre o Projeto 12:30
Em atividade permanente desde 1993, o Projeto 12:30 é uma iniciativa cultural realizada pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC).
Atualmente, o Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas no Teatro Carmen Fossari, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.
Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados no site do DAC e no Instagram oficial do projeto @projeto1230.ufsc.
Acesse o canal do YouTube do Projeto 12:30.
>> Serviço
O quê: banda Jubarte Elevador
Quando: 28/05/2025 | quarta-feira | as 12h30
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito
Contato: projeto1230@contato.ufsc.br | (48) 3721-2497
Mais informações e contatos da banda:
Instagram: @jubarteelevador
E-mail: jubarteelevador.oficial@gmail.com
O projeto Livro na Praça: ler para se libertar, organizado pela Editora da UFSC (EdUFSC), promove a apresentação do livro As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786, um bate-papo com o arquiteto e um dos autores da obra, Roberto Tonera. O evento ocorre em 30 de maio, sexta-feira, às 18h, na Igrejinha da UFSC.
A publicação resgata um manuscrito histórico elaborado em 1786 pelo engenheiro militar José Correia Rangel, que reúne um acervo documental sobre as tropas, os armamentos, os mapas e as fortificações presentes na região Sul do Brasil no século XVIII. O livro apresenta o fac-símile do original com transcrição atualizada, textos explicativos, imagens das estruturas remanescentes, iconografia da época, glossário ilustrado, bibliografia e um CD-ROM com material complementar. A obra é um instrumento para o estudo da história, arquitetura, engenharia militar e patrimônio cultural brasileiro.
>> Serviço
O quê: Livro na Praça: ler para se libertar – As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quando: 30/05/2025 | sexta-feira | 18h
Quanto: evento gratuito e aberto para toda comunidade
Informações: Editora da UFSC | eventos.editora@contato.ufsc.br
O Coletivo Batalha do Conviva promoverá na segunda-feira, 9 de junho, a partir das 18h, a edição do mês da Batalha do Conviva, no hall do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação do evento apresentará discotecagem, roda de conversa, Batalha de Conhecimento. A atividade é aberta ao público.
A Batalha do Conviva é uma roda cultural cuja principal atividade é a batalha de rima, contando também com discotecagem, declamação de poesia e demais atividades pertencentes ao Movimento Hip-Hop. A iniciativa objetiva contribuir para a inserção do Movimento Hip Hop no mapa da UFSC – por meio do fomento à arte e cultura de rua e construção de conhecimentos coletivos que valorizem a diversidade – e, ao mesmo tempo, promover interações entre a comunidade acadêmica e a população de Florianópolis.
>> Programação
18h | Discotecagem com Murilo Montoia e DJ Makalrj
19h | Roda de conversa “a importância da presença feminina no rap”
20h30 | Batalha de Conhecimento (8 ou 16 MCs / 30s)
>> Premiação
1º lugar | Arte Caiotrevisanart + livro + piteiras de vidro Tarcioglass
2º lugar | Piteiras de vidro Tarcioglass
>> Inscrições
Inscrições por ordem de chegada
50% das vagas reservadas para mulheres, PcDs, indígenas, pessoas LGBTQIAPN+ e pessoas negras
O evento é uma realização do Coletivo Batalha do Conviva com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE), Caiotrevisanart e Tarcioglass.
>> Serviço
O quê: Batalha do Conviva
Quando: 09/06/2025 | segunda-feira | 18h às 22h30
Onde: hall Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo – UFSC
Quanto: evento gratuito e aberto para toda comunidade
Informações: @batalhadoconviva
No dia 18 de junho, quarta-feira, a banda Cambirela subirá ao palco do Projeto 12:30. A apresentação será realizada no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC, em frente à Praça Santos Dumont. O encontro está marcado para as 12h30. O Projeto 12:30 conta com apresentações mensais gratuitas e abertas a toda a comunidade.
Formada em Palhoça-SC no ano de 2019, a banda Cambirela vem conquistando espaço com seu som e letras que refletem a dualidade da vida do jovem brasileiro. A proposta musical da Cambirela é um “rock alternativo agridoce”, uma viagem sonora que transita entre a melancolia e a felicidade, capturando a essência das emoções cotidianas com autenticidade e profundidade.
Com influências que vão do rock clássico ao indie contemporâneo, a banda busca se destacar dentro do gênero alternativo trazendo elementos como a sanfona e levadas que remetem até a bandas bailes e suas nostalgias, sempre mantendo uma identidade própria e [relevante. Suas letras em português abordam temas universais ressoando especialmente com a juventude brasileira, questões de saúde mental e autoconhecimento.
A Cambirela lançou seu primeiro single: “Submerso” com um videoclipe em março de 2023 e logo no mês seguinte lançou um EP chamado “Nós” que conta com 4 faixas inéditas. Além do single “Submerso”, “Nós” tem como destaque as faixas “Metamorfose”, “Antes de Ir” e “Todos Por Si”. Nós – Mini Doc, o making of do EP “Nós” saiu uma semana antes do single “O Pedido”, música que os fãs já cantavam nos shows mas que não tinha sido lançada em 2023.
Fazendo shows desde novembro de 2022, Cambirela já organizou e participou dos festivais: Borbulha, Uso Roupa Preta no Verão e 9a Semana do Rock Catarinense. Participaram do concurso de bandas ATL Rock’ n Didge organizado pela rádio Atlântida. Tocaram nas casas noturnas: Haôma Baixo Centro, Didge, Beco Bar, Bro cave, Arena Opus onde fizeram uma participação especial e Desgosto onde abriram o show da banda carioca Menores Atos.
Os meninos seguem firme em sua missão de levar sua música para novos horizontes, sempre buscando evoluir e se conectar cada vez mais com seus fãs. Com novos projetos e lançamentos no horizonte, virão em breve um single novo (no próximo mês), um EP inédito, um projeto acústico audiovisual, videoclipes e materiais que mostram os bastidores da banda, como o processo de composição e gravação das músicas e ensaios.
A banda é composta por Arthur Paim (voz, guitarra e sanfona), João Carlos (guitarra), João Pedro (baixo) e Vitor Folster (Bateria).
Sobre o Projeto 12:30
Em atividade permanente desde 1993, o Projeto 12:30 é uma iniciativa cultural realizada pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC).
Atualmente, o Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas no Teatro Carmen Fossari, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.
Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados no site do DAC e no Instagram oficial do projeto @projeto1230.ufsc.
Acesse o canal do YouTube do Projeto 12:30.
>> Serviço
O quê: banda Cambirela
Quando: 18/06/2025 | quarta-feira | às 12h30
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito
Contato: projeto1230@contato.ufsc.br | (48) 3721-2497
>> Mais informações e contatos da banda
Mídias sociais: Instagram | Spotify | YouTube
WhatsApp: 48 99133-9119
No dia 2 de julho, quarta-feira, o Instituto IMPAR de Joinville, promove na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o encontro formativo Diálogos Arte para Todos. A atividade, gratuita e aberta à comunidade, acontecerá das 8h30 às 10h30 no Teatro Carmen Fossari do Departamento Artístico Cultural (DAC).
Com mais de uma década de atuação na promoção da acessibilidade cultural, o Instituto IMPAR compartilhará saberes e práticas acumuladas em experiências artísticas com pessoas com deficiência, neurodivergentes e/ou com transtorno mental. O encontro será mediado por Iraci Seefeldt (atriz, produtora cultural e consultora em acessibilidade) e Robson Benta (ator, professor e diretor de teatro).
A ação integra o projeto Oficinas de Vivência em Teatro – Arte para Todos, que percorre as seis mesorregiões de Santa Catarina, levando formação a 12 instituições de ensino superior. Em Florianópolis, o evento conta com a produção local da Federação Catarinense de Teatro e da artista Bia Alvarez.
O programa é viabilizado pelo Instituto IMPAR por meio do Programa de Incentivo à Cultura, com apoio da Fundação Catarinense de Cultura, da Secretaria de Saúde de Joinville e com patrocínio de empresas como Krona, Docol e Instituto Ingo Doubrawa.
As inscrições podem ser feitas pelo formulário online.
O Instituto IMPAR (Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento), fundado em 2011 em Joinville (SC), é uma associação cultural sem fins lucrativos dedicada à promoção da arte como ferramenta de inclusão, saúde e cidadania. Com foco em acessibilidade cultural, o IMPAR desenvolve projetos voltados a pessoas com deficiência, oferecendo oficinas de teatro, dança, música e artes visuais. O Instituto também mantém parceria com a Secretaria da Saúde de Joinville, oferecendo oficinas gratuitas para usuários do SUS como complemento terapêutico.
>> Serviço
O quê: Encontro formativo Diálogos Arte para Todos
Quando: 02/06/2025 | quarta-feira | das 8h30 às 10h30
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Atividade, gratuita e aberta à comunidade
Inscrições: Formulário online
Informações: Instituto IMPAR – impar.art.br | impar@impar.art.br | @instituto_impar | (47) 99672-0034
O projeto cultural Piano Appassionato promove uma série de sete recitais de piano solo com o pianista Alexandre Dietrich, tendo a sua estreia no palco do Teatro Ademir Rosa – CIC – no dia 8 de julho, às 20h30, com retirada de ingresso no site ou aplicativo Sympla. O pianista se apresentará nas cidades catarinenses de Joaçaba, Chapecó, Joinville, Blumenau, Itajaí e São Francisco do Sul. Todas as apresentações terão entrada gratuita, com o objetivo de democratizar o acesso à música de concerto e ampliar o público da música instrumental catarinense e brasileira.
O projeto cultural Piano Apassionato tem como eixo central a paixão que envolve o universo do Piano. Cada apresentação é uma celebração desse sentimento intenso que atravessa diferentes dimensões da experiência musical.
A apresentação envolve: a paixão que impulsiona os compositores a criar obras dedicadas ao piano; a paixão inspiradora que move os intérpretes a estudar profundamente o repertório e a compartilhá-lo com o público; e, por fim, a paixão do ouvinte, que se inspira a escutar e entender a beleza e expressividade da música para piano solo.
Os recitais estão divididos em duas partes distintas, com repertório cuidadosamente selecionado para promover tanto o reconhecimento cultural quanto a apreciação artística.
Na primeira parte, o pianista interpreta canções tradicionais do folclore brasileiro, incluindo clássicos do repertório infantil e popular como Ciranda, Cirandinha, O Cravo Brigou com a Rosa e Sambalelê, entre outras. As melodias, originalmente populares, ganharam recriações pianísticas, ao se incorporar elementos do populário nacional vontado para a prática pianística nas peças selecionadas.
Segundo o artista, a proposta de trazer essas músicas para o palco do recital de piano solo busca criar uma conexão direta com o público, despertando a identificação imediata ao reconhecer melodias familiares em um novo contexto sonoro. “Ao ouvir algo que remete à infância ou à cultura popular, o público se aproxima mais do intérprete e da proposta artística do concerto”, afirma Dietrich.
Na segunda parte do programa, o recital apresenta obras de compositores europeus amplamente consagrados, como Frédéric Chopin, Johannes Brahms e Claude Debussy. Suas criações ultrapassaram fronteiras culturais e temporais, tornando-se referências universais da música de concerto. Com melodias marcantes e grande apelo emocional, essas obras são executadas em salas de concerto de todo o mundo e seguem encantando plateias de diferentes gerações.
Integram o repertório o Intermezzo nº 2, Op. 118, de Johannes Brahms, uma das composições mais líricas e introspectivas do autor. Com sua melodia delicada e envolvente, a obra evoca sentimentos profundos de ternura, amor e paixão, revelando a faceta mais íntima e emocional de Brahms.
Outra obra de destaque no programa é a célebre Clair de Lune (Clarão da Lua), de Claude Debussy. Inspirado pelo brilho suave da lua refletido em diferentes paisagens e atmosferas, Debussy criou uma das peças mais conhecidas e poéticas da música erudita, marcada por sua beleza etérea e delicada expressividade.
O repertório da apresentação inclui, também, obras do compositor Frédéric Chopin, consagrado como o “Poeta do Piano” por sua sensibilidade e lirismo musical. O pianista interpretará o Noturno Op. 72 nº 2, uma de suas delicadas valsas e a célebre Polonaise Héroica Op. 53, peça emblemática que expressa vigor, amor a sua pátria: a Polônia e, virtuosismo.
Ao incluir essas peças no repertório, as apresentações do projeto estabelecem um diálogo entre o reconhecimento internacional de composições internacionais e a proposta de valorização das tradições populares brasileiras apresentada na primeira parte do recital. Essa união ressalta o poder da música de transcender culturas, aproximando o público de diferentes origens a partir da sensibilidade artística e da riqueza melódica.
>> Serviço
O quê: Piano Appassionato – Recital de Piano Alexandre Dietrich
Quando: 08/07/2025 | terça-feira | 20h30
Onde: Teatro Ademir Rosa – CIC | Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica
Quanto: Entrada Gratuita – Retirada de ingresso no site ou app Sympla
Classificação: Livre
Currículo Alexandre Dietrich
Alexandre Dietrich iniciou seus estudos musicais aos dez anos de idade, sob a orientação de Margaret Dhein. É graduado em Piano pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, onde também obteve o título de Mestre em Música. Atualmente, é doutorando no curso de Música/Processos Criativos do CEART/UDESC, sob a orientação da Dra. Maria Bernardete Castelan Póvoas.
Com protagonismo artístico/musical, atua não apenas em Santa Catarina, mas também no Brasil e no exterior. Sua carreira internacional teve início em 2003, quando, a convite da renomada pianista Cristina Ortiz, participou do “I Atelier Pianístico” em Bordeaux, França. Em 2007, retornou à Europa para uma turnê de piano solo, realizando apresentações em Paris, Madri, Lisboa e Bruxelas.
No início de 2009, apresentou-se nos Estados Unidos ao lado do cantor Fernando De Carli. O duo realizou concertos nas cidades de Athens (Geórgia), no Edge Hall, e Roanoke (Virgínia), no Talmadge Recital Hall. Em 2010, Alexandre voltou aos Estados Unidos, a convite da University of Georgia, como aluno intercambista no curso de “Music Performance”, sob a orientação do pianista Dr. Eugeniv Rivkin. Nesse período, participou também do “Brazilian Festival” na University of New Orleans, em New Orleans, e, em março, se apresentou na UCLA (Universidade da Califórnia, Los Angeles), a convite do Consulado Brasileiro e da própria universidade. A apresentação de piano solo foi realizada no Popper Theater, em Los Angeles.
Em 2011, lançou seu primeiro CD, Cantabile, com obras de Francisco Mignone, Frederic Chopin, Robert Schumann e Heitor Villa-Lobos. Em 2015, Alexandre retornou à Europa, realizando apresentações em Lisboa, no Palácio Foz, e, em setembro, em Hamburgo (Alemanha), na Kirchengemeinde Altona Ost, com recepção positiva de público e crítica.
Em 2017, destacou-se com sua turnê internacional, que incluiu recitais de piano solo na Costa Rica, nas cidades de San José e Torreallba, seguidos por apresentações em Milão e Lisboa. Em maio de 2018, apresentou-se no Festival Apollo Internacional de Artes, realizado em Alexandria/Washington DC, EUA, com o recital de piano solo abrindo o evento.
Ao longo de sua carreira, Alexandre Dietrich desenvolveu diversos projetos culturais no Brasil e em Santa Catarina, incluindo: “Pianíssímo”, “O Chorinho de Ernesto e Francisco”, “Cantabile”, “Pequenos Grandes Ouvintes I, II, III”, “Florianopianos”, “Florianópolis em Canto e Piano”, “Ciclo Chopin”, “Canções de Amor em Canto e Piano”, “Italianíssimo”, “Duo Mignone Dietrich”, “Piano a 4 Mãos”, “Canções pelo Sul do Brasil”, “Música para Todos”, “Piano Agitato”, “Os Quatro Cantos de Santa Catarina”, “Alexandre Dietrich e o Piano”, “Turnê Europeia Alexandre Dietrich” e “Tangos e Valsas”.
O trabalho artístico do pianista também se destaca no desenvolvimento da acessibilidade e democratização da música de concerto, através da organização e execução de mais de 500 recitais didáticos voltados para crianças e jovens, promovendo a socialização da arte, ampliando significativamente o acesso da sociedade à música erudita.
Além de sua carreira solo, atua como solista em várias orquestras, tendo estabelecido parcerias com importantes maestros, como Carlos Alberto Vieira (SC), Daniel Bortholossi (SC), Fernando Mathias (SP), Giovane Pacheco (SC), Gustavo Fontes (SC/SP) e João Evangelista (SC).
A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC) divulga a chamada pública para participação na 10ª edição do Experimenta. O Edital visa selecionar propostas artísticas e culturais, nas mais diversas linguagens, para que sejam realizadas de maneira não remunerada, nos campi da UFSC. Este ano o Experimenta será realizado entre os dias 22 a 28 de setembro de 2025 com o tema Rufar os tambores: O samba vai passar.
>> Acesse: Edital 021/2025/SeCArtE/UFSC
O edital objetiva selecionador propostas artísticas, culturais e de lazer, nas áreas de artes visuais, audiovisual, música, dança, exposição, literatura, oficina, palestra, roda de conversa, teatro, entre outras, para que sejam realizadas de maneira não remunerada durante a 10ª edição do Experimenta nos campi da UFSC.
Podem participar da seleção os servidores docentes e técnico-administrativos integrantes do quadro de pessoal permanente da Universidade, no efetivo exercício de suas atividades, e discentes regularmente matriculados e frequentes nos cursos de graduação e pós-graduação da UFSC e também e trabalhadores terceirizados. As inscrições estão disponíveis de 14 de julho até 17 de agosto de 2025 e serão realizadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico.
O Experimenta – mostra de cultura, arte e lazer, é um evento anual organizado pela SeCArtE que visa promover a produção e socialização artística e cultural da Universidade, no campo do ensino, da pesquisa e extensão, incentivando a participação de estudantes, servidores técnico-administrativos, docentes, bem como dos trabalhadores terceirizados.
Com a temática Rufar os tambores: o samba vai passar, a 10ª Edição do Experimenta busca celebrar a diversidade cultural brasileira por meio de uma das expressões artísticas que tem sua cadência na base da história e identidade brasileira: o samba.
O Experimenta, nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2025 acolhe o Congresso Nacional do Samba (Conasamba), o maior Congresso de Carnaval do País, organizado pela Federação Nacional das Escolas de Samba, composto pelas Ligas das Escolas de Samba. Com o tema Sankofa, o nosso futuro vem de longe, o evento promove reflexões sobre ancestralidade, cultura popular e o futuro das escolas de samba no Brasil.
A programação do Conasamba inclui debates e mesas temáticas com pesquisadores e representantes de escolas de samba, oficinas e encontros culturais e apresentações artísticas e celebrações carnavalescas. “Neste encontro especial, a Universidade se transforma em um palco aberto, onde a tradição se encontra com a inovação, e a força do samba se manifesta em suas múltiplas faces” destaca Jeferson Antonio Costa – Diretor de Eventos da Liga das Escola de Samba de Florianópolis (LIESF) e estudante do Curso de Ciências Sociais da UFSC.
O Experimenta é um evento aberto ao público e gratuito, logo, a SeCArtE convida a comunidade interna a UFSC para participar com seu saber-fazer artístico-cultural, bem como fica o convite a comunidade externa para participar conosco dessa roda.
>> Cronograma
Divulgação do edital: 11/07/2025
Período para inscrição das propostas: 14/07/2024 a 17/08/2025
Divulgação do resultado preliminar: 20/08/2025
Período para recurso: 21/08/2025 a 25/08/2025
Divulgação do resultado final: 28/08/2025
>> Serviço
O quê: seleção de propostas para a 10ª edição do Experimenta – Rufar os tambores: O samba vai passar
Quando: 14 de julho a 17 de agosto de 2025
Acesse: Edital 021/2025/SeCArtE/UFSC
Contato: experimenta.secarte@contato.ufsc.br | 48 3721-2376
O Coletivo Batalha do Conviva promoverá na segunda-feira, 14 de julho, a partir das 18h, a seletiva regional para a Batalha do Conhecimento – Floripa, no hall do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação do evento apresentará discotecagem, Rua Declama e Batalha de Conhecimento. A atividade é aberta ao público.
A Batalha do Conviva é uma roda cultural cuja principal atividade é a batalha de rima, contando também com discotecagem, declamação de poesia e demais atividades pertencentes ao Movimento Hip-Hop. A iniciativa objetiva contribuir para a inserção do Movimento Hip Hop no mapa da UFSC – por meio do fomento à arte e cultura de rua e construção de conhecimentos coletivos que valorizem a diversidade – e, ao mesmo tempo, promover interações entre a comunidade acadêmica e a população de Florianópolis.
>> Programação
18h | Discotecagem com @glazer_excuse e @djmakalrj
20h | Rua Declama
20h15 | Batalha de Conhecimento (8 ou 16 MCs / 40s)
>> Premiação
1º lugar: livro + vaga para o regional de conhecimento
2º lugar: livro
>> Inscrições
Inscrições por ordem de chegada
50% das vagas reservadas para mulheres, PcDs, indígenas, pessoas LGBTQIAPN+ e pessoas negras
O Projeto COLArte convida a todos os interessados a conhecer e assistir a oficina Modações – Movimentos para Dançar Emoções, a qual será ministrada por Camila Silveira, na terça-feira, 15 de julho, das 10h às 12h, no Teatro Carmen Fossari, no Departamento Artístico Cultural (DAC), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Não é necessário realizar a inscrição. O evento é gratuito e destinado a todos que queiram conhecer a oficina e participar das demais atividades do COLArte no próximo semestre. O objetivo é apresentar a comunidade interna e externa da UFSC o Projeto COLArte e as atividades artísticas que são promovidas semestralmente pelo programa. Não haverá emissão de certificados.
>> Sobre o COLArte:
O Programa Cursos e Oficinas Livres de Arte (COLArte) é um conjunto de atividades educativas e artísticas do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que oferece à comunidade interna e externa a oportunidade de mergulhar no universo das artes. O COLArte busca democratizar o acesso a diversas linguagens artísticas, oferecendo cursos e oficinas acessíveis e de qualidade nas áreas de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, literatura e música. Não é necessário ser discente ou servidor da UFSC para participar.
Para mais informações, acesse o site e o Instagram do DAC.
>> Serviço:
O quê: Mostra do Projeto COLArte Modações – Movimento para Dançar Emoções
Quando: 15/07/2025 | terça-feira | das 10h às 12h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vitor Lima, n. 117 – Trindade – Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Informações: Site | @dac.secarte.ufsc