Agenda Cultural
O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme The Phoenician Scheme, de Wes Anderson, na sexta-feira, 4 de julho, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis. O evento é gratuito.
Com roteiro de Wes Anderson e Roman Coppola, a comédia com toques de thriller tem 1h41min de duração e é indicada para maiores de 14 anos. O elenco inclui Benicio Del Toro, Mia Threapleton, Michael Cera, Riz Ahmed, Willem Dafoe, Tom Hanks, Scarlett Johansson, Bill Murray, entre outros.
Na trama, o excêntrico magnata Zsa-Zsa Korda sobrevive ao seu sexto acidente de avião e decide nomear sua filha, a freira Liesl, como herdeira de sua fortuna. Juntos, eles viajam pelo mundo em busca de parcerias para consolidar um ambicioso empreendimento global — o “Esquema de Infraestrutura Fenício Korda Terra e Mar”. No entanto, a proposta logo atrai a atenção de espiões, terroristas e assassinos.
Mais informações no Instagram do projeto.
O Coletivo Batalha do Conviva, juntamente com o Coletivo Batalha da 196, promove na próxima segunda-feira, 7 de julho, às 19h30, o Cine-Debate com o documentário Resistência 196: Conectando arte e conhecimento, no Teatro Carmen Fossari da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no bairro Trindade, em Florianópolis.
O documentário aborda a história da Batalha da 196, única batalha de rap de Biguaçu. O filme mostra a luta e os desafios enfrentados pelo coletivo para manter as atividades do projeto. A 196 tem uma trajetória de 10 anos fomentando a cultura hip hop e transformando vidas através da arte. A batalha ocorre aos domingos, a partir das 18h, na Praça João Marcondes de Mattos, no quilômetro 196 (o qual dá nome ao projeto) da BR-101, no município de Biguaçu. O documentário é dirigido por Maria Clara Souto, artista e produtora audiovisual; a apresentação ficou a cargo dos artistas Urso do Tibu, Alcatéia e OG D’Silva, que estão entre os idealizadores da Batalha da 196. O projeto foi realizado por meio de edital público da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer do município de Biguaçu (Secetul), com recursos da Lei Paulo Gustavo.
O Coletivo Batalha do Conviva realiza mensalmente atividades artístico-culturais abertas ao público no hall do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. As atividades incluem batalhas de rimas, declamação de poesias, grafite, danças etc. O projeto tem suas raízes na luta antirracista e busca enaltecer e divulgar a cultura afro-brasileira por meio de atividades que giram em torno do hip-hop, expressão cultural urbana que dialoga com a realidade brasileira.
Após a exibição do documentário, haverá um debate com os rappers OG D’Silva, Urso do Tibu e Alcatéia.
Para mais informações, acesse o Instagram da Batalha do Conviva ou o Instagram da Batalha da 196.
>>Serviço:
O quê: Cine-debate Resistência 196: Conectando arte e conhecimento
Quando: 07/07/2025 | segunda-feira | 19h30
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade – Florianópolis – SC
Quanto: Sessão gratuita com entrada franca
Informações: @batalhadoconviva | @abatalhada196
O Cinecittà, cineclube do leitorado in loco do curso de Letras – Italiano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove a exibição do filme O trem italiano da felicidade (Il treno dei bambini) no dia 11 de julho, às 15h, na Sala Machado de Assis, Bloco B, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A entrada é gratuita.
>> Sinopse:
O filme mostra a história de Amerigo, um menino que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial na Itália e que vive em Nápoles com a mãe, num contexto de fome e pobreza extrema. A sua mãe decide enviá-lo num dos comboios que o Partido Comunista Italiano providencia para levar as crianças para as regiões do norte, com famílias adotivas que as podem alimentar e oferecer-lhes uma melhor educação.
Os interessados podem obter mais informações através do Instagram do curso de Letras – Italiano e do Instagram do projeto.
>> Ficha Técnica:
Direção: Cristina Comencini
Roteiro: Viola Ardone, Furio Andreotti, Giulia Calenda, Camille Duguay e Cristina Comencini
Elenco: Stefano Accorsi, Christian Cervone, Barbara Ronchi, Serena Rossi, Francesco Di Leva, entre outros.
Gênero: Drama
Duração: 1h46min
Ano: 2024
Classificação: 12 anos
>> Serviço:
O quê: Cinecittà O trem italiano da felicidade
Quando: 11/07/2025 | sexta-feira | 15h
Onde: Sala Machado de Assis | Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Classificação: 12 anos
Informações: Instagram do projeto | Instagram do curso de Letras – Italiano
A próxima edição do Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta ao público o filme Away, de Gints Zilbalodis. A animação será exibida na sexta-feira, 11 de julho, às 19h, no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis. A entrada é gratuita.
>> Sinopse:
Do mesmo criador da animação Flow, Away segue um garoto que viaja por uma terra misteriosa, cruzando desertos estéreis e belas florestas e perseguido por um espírito escuro implacável. Ao longo do caminho vai criando vários vínculos com diferentes animais e reflete sobre o que o levou àquela ilha.
Para mais informações, acesse o Instagram do projeto e o trailer do filme.
>> Ficha Técnica:
Direção: Gints Zilbalodis
Roteiro: Gints Zilbalodis
Gênero: Animação/Aventura
Duração: 1h 15min
Ano: 2019
Classificação: Livre
>> Serviço:
O quê: Cine Paredão Away
Quando: 11/07/2025 | sexta-feira | 19h
Onde: Bosque do CFH | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Classificação: Livre
Informações: Instagram | Trailer
O Projeto COLArte convida a todos os interessados a conhecer e assistir a oficina Modações – Movimentos para Dançar Emoções, a qual será ministrada por Camila Silveira, na terça-feira, 15 de julho, das 10h às 12h, no Teatro Carmen Fossari, no Departamento Artístico Cultural (DAC), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Não é necessário realizar a inscrição. O evento é gratuito e destinado a todos que queiram conhecer a oficina e participar das demais atividades do COLArte no próximo semestre. O objetivo é apresentar a comunidade interna e externa da UFSC o Projeto COLArte e as atividades artísticas que são promovidas semestralmente pelo programa. Não haverá emissão de certificados.
>> Sobre o COLArte:
O Programa Cursos e Oficinas Livres de Arte (COLArte) é um conjunto de atividades educativas e artísticas do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que oferece à comunidade interna e externa a oportunidade de mergulhar no universo das artes. O COLArte busca democratizar o acesso a diversas linguagens artísticas, oferecendo cursos e oficinas acessíveis e de qualidade nas áreas de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, literatura e música. Não é necessário ser discente ou servidor da UFSC para participar.
Para mais informações, acesse o site e o Instagram do DAC.
>> Serviço:
O quê: Mostra do Projeto COLArte Modações – Movimento para Dançar Emoções
Quando: 15/07/2025 | terça-feira | das 10h às 12h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vitor Lima, n. 117 – Trindade – Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Informações: Site | @dac.secarte.ufsc
As Fortalezas de São José da Ponta Grossa e Santa Cruz de Anhatomirim terão entrada gratuita ao público no próximo domingo, 27 de julho. A iniciativa visa ampliar o acesso ao patrimônio cultural e histórico da Ilha de Santa Catarina. As Fortalezas são administradas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a ação é promovida pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), vinculada à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE).
>> Dia de Gratuidade
No ultimo domingo do mês, entre os meses de março a novembro, é realizado o Dia de Gratuidade. O horário de visitação é das 8h30 às 18h30 e o passeio é livre para todas as idades. Não são permitidos animais, exceto em casos de suporte emocional ou cães-guia com a devida identificação, laudo comprobatório da necessidade de acompanhamento e laudo de adestramento.
O transporte náutico não é gratuito. A Fortaleza de Santa Cruz fica localizada na ilha de Anhatomirim. A CFISC disponibiliza contatos de transporte náutico no site. A Fortaleza de São José da Ponta Grossa fica localizada na Praia do Forte, norte da cidade de Florianópolis, e pode ser acessada por via terrestre. A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones está fechada por tempo indeterminado, devido a limitações de acesso.
>> Serviço
O quê: Dia de Gratuidade – Fortalezas da UFSC
Quando: 27/07/2025 | domingo | das 8h30 às 18h30
Onde: Fortaleza de São José da Ponta Grossa – localizada na Praia do Forte – Florianópolis – SC | Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim – localizada na ilha de Anhatomirim na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Governador Celso Ramos – SC
Quanto: Entrada franca
Informações: fortalezas.ufsc.br | fortalezas@contato.ufsc.br | 48 3721-8302
Em parceria com a Mostra Fita de Cinema, de Joaçaba, o Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima sexta-feira, 15 de agosto, às 19h, o documentário Mr. Sganzerla: Os Signos da Luz, de Joel Pizzini. O filme será exibido no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis. A entrada é gratuita.
>> Sinopse:
Filme-ensaio que recria o ideário do cineasta catarinense Rogério Sganzerla por meio dos signos recorrentes em sua obra: Orson Welles, Noel Rosa, Jimi Hendrix e Oswald de Andrade, que são consideradas as matrizes de seu pensamento. O método de criação, a musicalidade do olhar, o estilo inovador na montagem, o duo com a atriz e companheira Helena Ignez, a parceria com Júlio Bressane na produtora Belair e a atitude iconoclasta do autor atravessam o filme numa linguagem que se contamina com a dicção vertiginosa do artista. Narrado em primeira pessoa, a partir de imagens raras e situações encenadas com personagens-chave de sua filmografia.
>> Ficha Técnica:
Direção: Joel Pizzini
Roteiro: Joel Pizzini
Gênero: Documentário
Duração: 1h 36min
Ano: 2011
Classificação: 14 anos
Elenco: Rogério Sganzerla, Helena Ignez, Ivan Cardoso, José Mojica Marins, Júlio Bressane, Djin Sganzerla, Arrigo Barnabé, Otávio Terceiro, Jorge Loredo, Guará Rodrigues, Orson Welles.
Para mais informações, acesse o Instagram do Cine Paredão ou o Instagram da Mostra Fita de Cinema.
>> Serviço:
O quê: Cine Paredão Mr. Sganzerla: Os Signos da Luz
Quando: 15/08/2025 | sexta-feira | 19h
Onde: Bosque do CFH | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Classificação: 14 anos
Informações: Instagram do Cine Paredão | Instagram da Mostra Fita de Cinema | Trailer do filme
Como parte das programação do Agosto Dourado, mês de proteção e incentivo à amamentação, o Serviço de Apoio à Amamentação (SAAM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está promovendo o CineMãe Especial, com o filme Batalhão 6888. A classificação indicativa é 14 anos. A exibição será no Auditório Bloco E – Anexo, do Centro de Filosofia e Ciência Humanas (CFH), do Campus de Florianópolis, nesta quinta-feira, 21 de agosto, às 10h.
>> Sinopse:
Baseado em eventos ocorridos durante a Segunda Guerra Mundial, o filme acompanha a trajetória do 6888º Batalhão do Diretório Postal Central, batalhão do exército norte-americano formado inteiramente por mulheres negras que atuou na recuperação e distribuição da correspondência entre os oficiais e soldados. Enfrentando o racismo e sexismo de seus compatriotas, a segregação dentro do exército norte-americano e as ameaças do conflito bélico, o Batalhão 6888 desempenhou um papel fundamental ao entregar milhões de cartas, levando esperança aos soldados do front.
>> Ficha Técnica:
Direção: Tyler Perry
Roteiro: Tyler Perry e Kevin Hymel
Gênero: Drama
Duração: 2h07
Ano: 2024
Classificação: 14 anos
Elenco: Kerry Washington, Ebony Obsidian, Milauna Jackson, Kylie Jefferson, Shanice Shantay, Sarah Jeffery, Pepi Sonuga, Moriah Brown, Jeanté Godlock.
Para mais informações, acesse o site do SAAM.
>> Serviço:
O quê: CineMãe Especial Batalhão 6888
Quando: 21/08/2025 | quinta-feira | 10h
Onde: Auditório Bloco E – Anexo | Centro de Filosofia e Ciência Humanas (CFH) | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Classificação: 14 anos
Contato: saam.proafe@contato.ufsc.br | (48) 3721-5945
Informações: SAAM
Na próxima sexta-feira, 22 de agosto, o Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta o filme Sorry, Baby (Desculpe, Baby), de Eva Victor. A exibição é gratuita e ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), a partir das 19h.
>> Sinopse:
Agnes (Eva Victor) está sofrendo depois de passar por um evento traumático após a entrega de sua tese em literatura. Quando uma amiga querida a visita, ela começa a perceber o quanto estava presa e começa a pensar em como seguir em frente. O filme explora a dor e o processo de cura de Agnes, enquanto ela lida com as consequências do trauma e a dificuldade de seguir em frente enquanto o mundo ao seu redor parece não ser afetado.
>> Ficha Técnica:
Direção: Eva Victor
Roteiro: Eva Victor
Gênero: Comédia, Drama
Duração: 1h 44min
Ano: 2025
Classificação: 16 anos
Elenco: Eva Victor, Naomi Ackie, Louis Cancelmi, Lucas Hedges, Kelly McCormack, E.R. Fightmaster, John Carroll Lynch, Anabel Graetz, Hettienne Park, Cody Reiss.
Para mais informações, acesse o Instagram do Cine Paredão. Acesse o trailer do filme.
>> Serviço:
O quê: Cine Paredão Sorry, Baby
Quando: 22/08/2025 | sexta-feira | 19h
Onde: Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Classificação: 16 anos
Informações: Instagram | Trailer
Na próxima sexta-feira, 29 de agosto, o Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta o filme Manas, de Marianna Brennand. A exibição é gratuita e ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), a partir das 19h.
>> Sinopse:
Marcielle (Jamilli Correa), uma jovem de 13 anos que vive em uma comunidade ribeirinha na Ilha do Marajó (PA), com o pai, a mãe e três irmãos. Instigada pelas falas maternas, ela cultua a imagem de Claudinha, sua irmã mais velha, que teria partido para bem longe após “arrumar um homem bom” nas balsas que passam pela região. Conforme amadurece, Marcielle vê ruírem muitas das suas idealizações e se percebe presa entre dois ambientes abusivos. Ciente de que o futuro não reserva muitas opções, ela decide confrontar a engrenagem violenta que rege a sua família e as mulheres da sua comunidade.
Para mais informações, acesse o Instagram do Cine Paredão. Acesse o trailer do filme.
>> Serviço:
O quê: Cine Paredão – Manas, de Marianna Brennand
Quando: 29/08/2025 | sexta-feira | 19h
Onde: Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Classificação: 14 anos
Informações: Instagram | Trailer
>> Ficha Técnica:
Direção: Marianna Brennand
Roteiro: Marianna Brennand, Antonia Pellegrino, Camila Agustini, Carolina Benevides, Felipe Sholl, Marcelo Grabowsky
Gênero: Drama
Duração: 1h 41min
Ano: 2024
Classificação: 14 anos
Elenco: Jamilli Correa, Fátima Macedo, Rômulo Braga, Dira Paes, Emilly Pantoja, Samira Eloá, Enzo Maia, Gabriel Rodrigues, Ingrid Trigueiro, Clébia Souza, Nena Inoue Rodrigo Garcia
O projeto CineBuñuel, da universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme boliviano El coraje del pueblo, de Jorge Sanjinés. A exibição ocorre em 29 de agosto, sexta-feira, às 19h, na Sala de Projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), no campus Trindade. Com áudio original em espanhol e quechua, e legendas em português, a atividade é aberta ao público e a entrada é franca. Após a sessão, os programadores do cineclube e os espectadores compartilham suas ideias sobre o filme.
El coraje del pueblo reconstrói o massacre da noite de San Juan, ocorrido em 24 de junho de 1967, quando o exército boliviano, sob o governo de René Barrientos e pressionado pela missão militar norte-americana, atacou o centro mineiro de Siglo XX. O objetivo era impedir a realização de uma assembleia que discutiria o apoio à guerrilha de Che Guevara em Ñancahuazú. O filme combina depoimentos de sobreviventes e encenações com os próprios trabalhadores, dando voz às vítimas e transformando a memória em denúncia política. A obra evidencia a resistência coletiva, tornando-se um marco do cinema revolucionário latino-americano.
A exibição é parte do Ciclo El Coraje del Pueblo, batizado assim justamente em homenagem ao filme de Sanjinés e do Grupo Ukamau. Este ciclo reúne filmes que abordam as diferentes maneiras com que as coletividades se unem e organizam para enfrentar as opressões a que são submetidas.
O CineBuñuel é um projeto de extensão que tem por objetivo difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história. Mais informações no Instagram.
As Fortalezas de São José da Ponta Grossa e Santa Cruz de Anhatomirim terão entrada gratuita ao público no próximo domingo, 31 de agosto. A iniciativa visa ampliar o acesso ao patrimônio cultural e histórico da Ilha de Santa Catarina. As Fortalezas são administradas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a ação é promovida pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), vinculada à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE).
>> Dia de Gratuidade
No ultimo domingo do mês, entre os meses de março a novembro, é realizado o Dia de Gratuidade. O horário de visitação é das 8h30 às 18h30 e o passeio é livre para todas as idades. Não são permitidos animais, exceto em casos de suporte emocional ou cães-guia com a devida identificação, laudo comprobatório da necessidade de acompanhamento e laudo de adestramento.
O transporte náutico não é gratuito. A Fortaleza de Santa Cruz fica localizada na ilha de Anhatomirim. A CFISC disponibiliza contatos de transporte náutico no site. A Fortaleza de São José da Ponta Grossa fica localizada na Praia do Forte, norte da cidade de Florianópolis, e pode ser acessada por via terrestre. A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones está fechada por tempo indeterminado, devido a limitações de acesso.
>> Serviço
O quê: Dia de Gratuidade – Fortalezas da UFSC
Quando: 31/08/2025 | domingo | das 8h30 às 18h30
Onde: Fortaleza de São José da Ponta Grossa – localizada na Praia do Forte – Florianópolis – SC | Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim – localizada na ilha de Anhatomirim na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Governador Celso Ramos – SC
Quanto: Entrada franca
Informações: fortalezas.ufsc.br | fortalezas@contato.ufsc.br | 48 3721-8302
Em celebração ao centenário de nascimento de Salim Miguel (1924-2024), um dos mais proeminentes escritores, editores, jornalistas, roteiristas e gestores culturais brasileiros e catarinenses, a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), por meio do Programa de Extensão Centenário de Salim Miguel apresenta a Mostra Fílmica Salim Miguel – 100 Anos. A mostra consistirá em quatro sessões audiovisuais, apresentadas no Teatro Carmen Fossari nas quintas-feiras, de 4 a 25 de setembro sempre às 19h.
A sessão desta quinta-feira, 4 de setembro, exibe o filme Salim, na Intimidade. Após o filme haverá bate-papo com o diretor Zeca Pires. A atividade é livre e gratuita para toda comunidade.
>> Sobre o filme
Salim, na Intimidade é um documentário dirigido por Zeca Pires, que aborda a vida e a obra do escritor Salim Miguel. O filme, que começou a ser gravado em 2004, explora a trajetória do escritor, a partir da sua saída do Líbano, seus enfrentamentos estéticos e políticos, o processo de criação do Grupo Sul, premiações e a sua vida pessoal.
>> Sobre o diretor
Zeca Pires é um cineasta, pesquisador catarinense cuja obra se destaca por valorizar a cultura, os mitos e as tradições de Florianópolis e do estado de Santa Catarina. Com uma carreira que transita entre o documentário e a ficção, ele é conhecido por filmes como A Antropóloga, Procuradas e Farra do Boi – O Documentário, que exploram temas como identidade, religiosidade popular e o imaginário ilhéu. Além de sua atuação no cinema, Zeca contribuiu para a formação cultural da região como gestor público, consolidando-se como uma das vozes mais importantes da produção audiovisual no sul do Brasil.
O Ciclo de Cinema Alemão (Deutsches Kino) realiza a primeira das quatro sessões do segundo semestre de 2025 na sexta-feira, 5 de setembro, a partir das 19h, com a exibição de Em pedaços (Aus dem nichts). A obra de 2017 é dirigida por Fatih Akin e trata de questões como xenofobia, preconceito e a ascenção do movimento neonazista na Europa.
A atividade gratuita é organizada pelo Curso de Letras-Alemão. A exibição dos filmes ocorre na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no 1º andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Os filmes são exibidos no idioma original, com legendas em português.
Em pedaços (Aus dem nichts)
>> Sinopse:
A história do mundo mostra que tempos de instabilidade tendem a impulsionar o fascismo. Em seu filme, o premiado diretor de origem turca Fatih Akın aborda o crescimento da xenofobia, como também a alarmante nova ascensão do nazismo em seu país, a Alemanha. O filme, inspirado em casos atuais, é veículo desse tema, expondo com amargor o boom da extrema direita no Velho Continente e as formas que o Nacional-Socialismo encontra de se camuflar como uma manifestação de democracia. O filme também critica a limitação da Justiça em lidar com esse tipo de situações. O suspense Em Pedaços é “feito para perturbar”, confessa o diretor Fatih Akin.
>> Ficha Técnica:
Direção: Fatih Akin
Roteiro: Fatih Akin, Hark Bohm
Gênero: Drama, Suspense
Duração: 1h46
Ano: 2017
Classificação: 16 anos
Elenco: Diane Kruger, Denis Moschitto, Numan Acar.
Assista ao trailer aqui. Para mais informações, acesse o Instagram do curso de Letras – Alemão e o Instagram dos alunos do Curso.
>> Serviço
O quê: Ciclo de Cinema Alemão – Em pedaços (Aus dem nichts)
Quando: 05/09/2025 | 19h
Onde: Sala de projeção – Laboratório de Estudos de Cinema (LEC) – 1º andar – Bloco D – Centro de Comunicação e Expressão (CCE)
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Informações: Instagram do Curso de Letras – Alemão | Instagram dos alunos do Curso
No dia 5 de setembro, sexta-feira, o Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta o filme Malu, de Pedro Freire. A exibição é gratuita e ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), a partir das 19h.
>> Sinopse:
Malu (Yara de Novaes) é uma atriz de meia idade com um passado glorioso. Carismática e cheia de energia, exala um charme irresistível, mas também carrega as cicatrizes emocionais deixadas por uma raiva profunda e incontida. Ela vive em uma modesta casa na favela ao lado de sua mãe conservadora, Dona Lili (Juliana Carneiro da Cunha). A inesperada chegada de sua filha Joana (Carol Duarte), que retorna de Paris após uma promissora temporada no teatro, traz à tona antigas mágoas e ressentimentos. Um retrato de uma mulher em busca da melhor versão de si mesma.
>> Ficha Técnica:
Direção: Pedro Freire
Roteiro: Pedro Freire
Gênero: Comédia, Drama
Duração: 1h 43min
Ano: 2024
Classificação: 14 anos
Elenco: Yara de Novaes, Juliana Carneiro da Cunha, Carol Duarte, Átila Bee, Marina Provenzzano, Felipe Haiut, Márcio Vito.
Para mais informações, acesse o Instagram do Cine Paredão. Acesse o trailer do filme.
>> Serviço:
O quê: Cine paredão Malu
Quando: 05/09/2025 | sexta-feira | 19h
Onde: Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) (em caso de chuva, no Auditório do CFH) | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Classificação: 14 anos
Informações: Instagram | Trailer
O Laboratório de História Indígena (LABHIN), vinculado ao Departamento de História e Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove, a partir do dia 9 de setembro, a segunda edição do Cine Labhin: Mostra de Cinema Indígena. O CINE LABHIN nesse semestre será às terças-feiras, a partir das 15h, no bloco de salas de aula do CFH. Ao longo do semestre, serão exibidos uma curadoria de filmes produzidos por e com cineastas indígenas de diferentes povos de todo o país. O evento é gratuito. A programação gera certificação para os participantes.
>> Programação:
09/09 – Miniauditório do CFH – 15h
Já me transformei em imagem – Direção: Zezinho Yube
Fruto da Aliança dos Povos da Floresta – Direção Siã Huni Kuin
O espírito da Floresta – Direção: Amilton Pelegrino de Mattos
23/09 – Sala de aula 302 – 15h
Vãhn Gõ Tõ laklãnõ – Direção: Walderres Coctá Priprá
26/09 – Sessão Especial – Semana de Antropologia – local a definir – 14h
A última floresta – Direção: Luiz Bolognesi (roteiro de Davi Kopenawa)
07/10 – Miniauditório do CFH – 15h
Teko Haxy – Ser imperfeita – Direção: Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Sophia Pinheiro
Bicicleta de Nhanderu – Direção: Patrícia Ferreira Pará Yxapy
21/10 – Miniauditório do CFH – 15h
A transformação de Canuto – Direção: Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho
04/11 – Sala de aula 302 – 15h
Mostra dos curtas metragens de Yawar Muniz Wanderley – Direção: Yawar Muniz Wanderley
18/11 – Sala de aula 302 – 15h
Nguné Elü, O dia em que a lua menstruou – Direção: Takumã Kuikuro e Marrayury Kuikuro
Território Pequi – Direção: Takumã Kuikuro
02/12 – Miniauditório do CFH – 15h
Produção audiovisual a definir
>> Serviço:
O quê: Cine Labhin: 2ª Mostra de Cinema Indígena
Quando: De 09/09/2025 a 02/12/2025 | terças-feiras | 15h
Onde: Bloco de Salas de Aula do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Informações: Site| Instagram
Contato: labhin@live.com
Com o apoio da Embaixada da Espanha no Brasil, o Cine Buñuel, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe nos dias 11 e 12 de setembro quatro filmes espanhóis contemporâneos. Serão exibidos dois filmes por dia. As sessões ocorrerão às 14h e às 18h no Auditório Elke Hering, da Biblioteca Central, e serão seguidas de debates com professores convidados. Os filmes serão exibidos em espanhol, com legendas em português.
>> Programação:
As Vantagens de Viajar de Trem (Ventajas de viajar en tren)
>> Sinopse:
Diversão, insanidade e perversão – uma viagem normal de trem. Quando o psiquiatra Ángel Sanagustín cruza o caminho de Helga Pato, as histórias sórdidas dos seus pacientes transformam um simples trajeto numa absoluta, mas fascinante, loucura. O círculo bizarro que surge a partir desse encontro casual é só uma das vantagens de viajar de trem.
>> Ficha Técnica:
Direção: Aritz Moreno
Roteiro: Javier Gullón
Gênero: Comédia/Drama
Duração: 1h43
Ano: 2019
Classificação: 14 anos
Elenco: Luis Tosar, Pilar Castro, Ernesto Alterio, Quim Gutiérrez, Belén Cuesta, Macarena García, Javier Godino, Ramon Barea.
Porquinha (Cerdita)
>> Sinopse:
Para Sara, o Verão significa apenas ter de aturar as constantes provocações das outras raparigas da sua pequena povoação, mas tudo muda quando um estranho chega à cidade e rapta quem a atormenta.
>> Ficha Técnica:
Direção: Carlota Martínez-Pereda
Roteiro: Carlota Martínez-Pereda
Gênero: Drama/Terror
Duração: 1h39
Ano: 2022
Classificação: 16 anos
Elenco: Laura Galán, Richard Holmes, Carmen Machi, Irene Ferreiro, Camille Aguilar, Claudia Salas, José Pastor.
A Estrela Azul (La estrella azul)
>> Sinopse:
Durante os anos 90, Mauricio Aznar, um famoso roqueiro espanhol, percorre a América Latina buscando reencontrar sua vocação. Lá conhece Don Carlos, um velho músico em declínio que, apesar de ser autor de algumas das canções mais famosas do folclore de seu país, mal consegue pagar suas contas. Carlos acolhe generosamente o estranho visitante, atuando como um mestre Miyagi musical. De seu encontro nasce um dueto quixotesco extravagante, com todos os sinais de ser um fracasso comercial absoluto.
>> Ficha Técnica:
Direção: Javier Macipe
Roteiro: Javier Macipe
Gênero: Drama
Duração: 1h96
Ano: 2023
Classificação: 14 anos
Elenco: Pepe Lorente, Cuti Carabajal, Bruna Cusí, Marc Rodriguez, Mariela Carabajal.
Nas Margens (En los márgenes)
>> Sinopse:
A contagem regressiva de três personagens, com histórias entrelaçadas, que tentam se manter à tona e sobreviver a 24 horas cruciais que podem mudar o curso de suas vidas. O filme explora o efeito que uma situação de estresse econômico tem sobre as relações pessoais, e como o afeto e a solidariedade podem ser um motor para seguir em frente.
>> Ficha Técnica:
Direção: Juan Diego Botto
Roteiro: Juan Diego Botto e Olga Rodriguez
Gênero: Suspense
Duração: 1h45
Ano: 2022
Classificação: 14 anos
Elenco: Penélope Cruz, Luis Tosar, María Isabel Díaz, Christian Checa, Aixa Villagrán, Adelfa Calvo, Font García.
Para mais informações, acesse o Instagram do Cine Buñuel.
>> Serviço:
O quê: Cine Nuñuel apresenta Mostra de Cinema Espanhol
Quando: 11/09/2025 (quinta-feira) e 12/09/2025 (sexta-feira) | às 14h a às 18h
Onde: Auditório Elke Hering | Biblioteca Central | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Informações: Instagram
Em celebração ao centenário de nascimento de Salim Miguel (1924-2024), um dos mais proeminentes escritores, editores, jornalistas, roteiristas e gestores culturais brasileiros e catarinenses, a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), por meio do Programa de Extensão Centenário de Salim Miguel apresenta a Mostra Fílmica Salim Miguel – 100 Anos. A mostra consistirá em quatro sessões audiovisuais, apresentadas no Teatro Carmen Fossari nas quintas-feiras, de 4 a 25 de setembro sempre às 19h.
A sessão desta quinta-feira, 11 de setembro, exibe o filme Eglê. Após o filme haverá bate-papo com a diretora Adriane Canan. A atividade é livre e gratuita para toda comunidade.
>> Sobre o filme:
Eglê é muitas. Poeta, escritora, editora, tradutora, comunista, mãe, companheira, roteirista, professora perseguida e presa pela ditadura civil-militar. Uma trajetória de coerência e generosidade. Uma catarinense que abriu caminho para muitas mulheres. Aos 95 anos, conta sua história de luta e esperança.
>> Sobre a diretora:
Adriane Canan é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, com especialização em Jornalismo, Novas Tecnologias e Linguagens Contemporâneas pela Unochapecó. Trabalhou na Rádio FM Cultura de Porto Alegre e como repórter da Agência Carta Maior, produzindo matérias para rádio on-line. Fez curso de Roteiro Avançado na Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de Los Baños, em Cuba, e desenvolve projetos em documentário e ficção.
>> Eglê – Trailer
>> Serviço
O quê: filme Eglê | Mostra Fílmica Salim Miguel – 100 Anos
Quando: 11/09/2025 | quinta-feira | 19h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Departamento Artístico Cultural – DAC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade
Classificação: Livre
Informações: salimmiguel100anos.com.br
Na próxima sexta-feira, 12 de setembro, às 14h, o Cine Meridianum, projeto promovido pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais MERIDIANUM, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Pecadores, de Ryan Coogler. A exibição é gratuita e aberta a toda a comunidade interna e externa da UFSC. Após a sessão, haverá uma roda de conversa.
>> Sinopse:
Situado no Mississippi de 1932, Pecadores é uma obra completa que ultrapassa as convenções do terror, repleta de alma, cultura, ancestralidade e história. Ryan Coogler, também diretor das franquias Pantera Negra e Creed, constrói sua narrativa na resistência cultural do povo negro norte-americano e do blues para dar vida a uma das histórias mais intensas do diretor até o momento. Na trama, os gêmeos Stack e Smoke (ambos interpretados por Michael B. Jordan) retornam à sua cidade natal para recomeçar suas vidas do zero, quando descobrem que um mal ainda maior está à espera deles para recebê-los de volta.
>> Ficha Técnica:
Direção: Ryan Coogler
Roteiro: Ryan Coogler
Gênero: Terror
Duração: 2h17
Ano: 2025
Classificação: 16 anos
Elenco: Michael B. Jordan, Wunmi Mosaku, Hailee Steinfeld, Miles Caton, Jack O’Connell, Jayme Lawson, Delroy Lindo.
>> Sobre o MERIDIANUM:
O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais MERIDIANUM, fundado pelas professoras Dra. Aline Dias da Silveira e Dra. Mariana Paolozzi, em 9 de setembro de 2010, é constituído por pesquisadores, tanto professores quanto estudantes, que dedicam-se ao estudo das relações entre tempo, espaço e saber, dialogando História, Arte, Filosofia e Artes marciais medievais. Mais que isso, os participantes do núcleo expandem os horizontes temporais, realizando pesquisas da antiguidade, passando pela modernidade até a contemporaneidade, tornando o MERIDIANUM um espaço de debate histórico na longa duração.
Para mais informações, acesse o Instagram e o site do MERIDIANUM. Assista ao trailer do filme neste link.
>> Serviço:
O quê: Cine Meridianum Pecadores
Onde: Miniauditório do CFH | UFSC – Florianópolis
Quando: 12/09/2025 | sexta-feira | 14h
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Informações: Instagram | Site | Trailer
Contatos: meridianum.ufsc@gmail.com | (48) 3721-8629
Na próxima sexta-feira, 5 de setembro, sexta-feira, às 19h, o Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta o filme Ninjababy, de Yngvild Sve Flikke. A exibição é gratuita e ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
>> Sinopse:
Astronauta, degustadora de cerveja, andarilha, guarda florestal, cartunista… Rakel (Kristine Thorp), uma estudante de 20 anos, pode até ter desistido do curso de designer gráfico, entretanto tem muitos outros planos além de ser mãe. Ela prefere festejar, ficar bêbada ou chapada, em vez de cuidar de uma criança. Mas agora ela não pode ignorar a chegada de um bebê-ninja, personagem animado com o potencial para virar sua vida de cabeça para baixo. Inspirado na novela gráfica “Fallteknikk”, de Inga Sætre.
>> Ficha Técnica:
Direção: Yngvild Sve Flikke
Roteiro: Yngvild Sve Flikke, Johan Fasting, Inga Sætre
Gênero: Comédia, Drama
Duração: 1h 43min
Ano: 2021
Classificação: 16 anos
Elenco: Kristine Thorp, Arthur Bernin, Nader Khademi, Tora Christine Dietrichson, Silya Nymoen, Herman Tømmeraas, Evelyn Rasmussen Osazuwa, Trine Wiggen, Morten Svartveit.
Para mais informações, acesse o Instagram do Cine Paredão. Acesse o trailer do filme.
>> Serviço:
O quê: Cine Paredão Ninjababy
Quando: 12/09/2025 | sexta-feira | 19h
Onde: Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Classificação: 16 anos
Informações: Instagram | Trailer
Em celebração ao centenário de nascimento de Salim Miguel (1924-2024), um dos mais proeminentes escritores, editores, jornalistas, roteiristas e gestores culturais brasileiros e catarinenses, a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), por meio do Programa de Extensão Centenário de Salim Miguel apresenta a Mostra Fílmica Salim Miguel – 100 Anos. A mostra consistirá em quatro sessões audiovisuais, apresentadas no Teatro Carmen Fossari nas quintas-feiras, de 4 a 25 de setembro sempre às 19h.
A sessão desta quinta-feira, 18 de setembro, exibe os filmes Modernos do Sul e Viagens à Biguaçu. Após os filmes haverá bate-papo com Kátia Klock, diretora de Modernos do Sul. A atividade é livre e gratuita para toda comunidade.
>> Sobre os filmes
De 1947 a 1958, o Círculo de Arte Moderna de Santa Catarina, conhecido mais tarde como Grupo Sul, publicou a revista SUL, editou livros, encenou peças teatrais, promoveu exposições de arte, fundou o primeiro clube de cinema catarinense e foi o pioneiro na sétima arte, realizando o primeiro longa-metragem do estado, O Preço da Ilusão. Modernos do Sul conta a história de um tempo e de um coletivo que tinha um sonho: democratizar a cultura.
Em Viagens à Biguaçu, Fábio Brüggemann dá uma carona a Salim Miguel, em um passeio até Biguaçu. Paisagem constante na literatura de Salim, Biguaçu é o pretexto para uma viagem onírica ao coração dos dois escritores. O resultado é um mergulho nas raízes, memórias e inspirações de Salim Miguel e um diálogo afiado sobre a arte de escrever. Documentário integrante da série Encontros, exibida pela RBS TV em 2008.
>> Sobre a diretora
Com uma trajetória de mais de trinta anos dedicada à produção audiovisual e cultural, Kátia Klock é documentarista e sócia-fundadora da Contraponto, empresa que, desde 2002, desenvolve projetos colaborativos em cinema, artes e educação, focados em narrativas sociais, culturais e ambientais. Sua extensa filmografia como diretora e produtora abrange obras como “Luci e a Terra” (2023), “Severo Severino” (2018), Brasil Orgânico (2013) e Modernos do Sul (2004), evidenciando seu compromisso com temas de relevância. Adicionalmente, Klock é cocriadora do CurtaDoc (2009), uma série pioneira para difusão do curta-metragem documental latino-americano, que produziu 141 episódios para o SescTV, e mantém ativo o portal e a Mostra CurtaDoc – O Documentário na Educação, consolidando-se como referência na promoção do documentário como ferramenta pedagógica e de formação de público.
>> Serviço
O quê: Mostra Fílmica Salim Miguel – 100 Anos | Modernos do Sul e Viagens à Biguaçu
Quando: 18/09/2025 | quinta-feira | 19h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Departamento Artístico Cultural – DAC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade
Classificação: Livre
Informações: salimmiguel100anos.com.br
Começa na próxima segunda-feira, 22 de setembro, a 10ª edição do Experimenta – Rufar os Tambores: O samba vai passar. Até domingo, 28 de setembro, o evento reunirá mais de 50 ações culturais, artísticas e esportivas em diversos locais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A arte se expressa por meio de produções audiovisuais, exposições, espetáculos teatrais, apresentações musicais, oficinas, produções literárias, manifestações esportivas e urbanas, entre outras atrações.
Com a temática Rufar os Tambores: O Samba Vai Passar, a 10ª edição do Experimenta busca celebrar a diversidade cultural brasileira por meio de uma das expressões artísticas cuja cadência está na base da história e da identidade nacional: o samba.
A programação completa da 10ª edição do Experimenta está disponível na página oficial do evento: secarte.ufsc.br/experimenta.
>> Inscrições para oficinas e atividades
O Experimenta oferece diversas oficinas e atividades que requerem inscrição prévia para participação. Os formulários eletrônicos estão disponíveis no site do evento. Algumas oficinas possuem vagas limitadas; nesses casos, as vagas serão distribuídas por ordem de inscrição.
>> Concurso Fotográfico “O Guardião do Experimenta”
Em conjunto com as atividades do Experimenta, será realizado o concurso fotográfico O Guardião do Experimenta, que premiará as melhores fotos registradas durante o evento. As premiações serão não monetárias e destinadas a membros da comunidade universitária da UFSC (servidores, discentes e trabalhadores terceirizados). O edital para participação está disponível aqui.
>> Eventos parceiros
Nesta edição, o Experimenta acolhe o Congresso Nacional do Samba (Conasamba), nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2025. Trata-se do maior congresso de Carnaval do país, organizado pela Federação Nacional das Escolas de Samba e recepcionado pela Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (LIESF).
Além do Conasamba, a 10ª edição do Experimenta conecta-se com a V Conferência Planeta.Doc, que será realizada na UFSC entre os dias 22 e 25 de setembro. O evento contará com a presença de 50 especialistas em temas ambientais e resultará na produção de uma carta-manifesto endereçada à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que ocorrerá em novembro, em Belém. A UFSC apoia institucionalmente o Planeta.Doc.
Promovido pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE), o Experimenta é um evento gratuito e aberto ao público. A SeCArtE convida a comunidade interna da UFSC a participar com seu saber-fazer artístico-cultural, estendendo também o convite à comunidade externa para integrar essa roda de celebração e expressão.
O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o documentário Concerning Violence, de Göran Olsson, na sexta-feira, 26 de setembro, às 19h, no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.
A obra narra eventos dos movimentos nacionalistas e de independência africanos nas décadas de 1960 e 1970, resgatando materiais de arquivo então recém-descobertos que cobrem momentos da luta pela libertação do domínio colonial. O documentário apresenta os mecanismos de descolonização através de imagens e com trechos do livro Os Condenados da Terra, de Frantz Fanon.
A exibição é uma parceria com a Exposição Internacional AntiColonial 2025, realizada pelo Grupo de Pesquisa Artes e Mestiçagens Poéticas da UFSC, com curadoria de Giovana Zimermann. A mostra reúne trabalhos de artistas da África, Índia, Bangladesh, México, Peru, País Basco e Brasil que questionam estruturas coloniais e celebram narrativas dissidentes. As obras serão projetadas, antecedendo a exibição do documentário.
Mais informações no Instagram do projeto.
As Fortalezas de São José da Ponta Grossa e Santa Cruz de Anhatomirim terão entrada gratuita ao público no próximo domingo, 28 de setembro. A iniciativa visa ampliar o acesso ao patrimônio cultural e histórico da Ilha de Santa Catarina. As Fortalezas são administradas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a ação é promovida pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), vinculada à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE).
>> Dia de Gratuidade
No ultimo domingo do mês, entre os meses de março a novembro, é realizado o Dia de Gratuidade. O horário de visitação é das 8h30 às 18h30 e o passeio é livre para todas as idades. Não são permitidos animais, exceto em casos de suporte emocional ou cães-guia com a devida identificação, laudo comprobatório da necessidade de acompanhamento e laudo de adestramento.
O transporte náutico não é gratuito. A Fortaleza de Santa Cruz fica localizada na ilha de Anhatomirim. A CFISC disponibiliza contatos de transporte náutico no site. A Fortaleza de São José da Ponta Grossa fica localizada na Praia do Forte, norte da cidade de Florianópolis, e pode ser acessada por via terrestre. A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones está fechada por tempo indeterminado, devido a limitações de acesso.
>> Serviço
O quê: Dia de Gratuidade – Fortalezas da UFSC
Quando: 28/09/2025 | domingo | das 8h30 às 18h30
Onde: Fortaleza de São José da Ponta Grossa – localizada na Praia do Forte – Florianópolis – SC | Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim – localizada na ilha de Anhatomirim na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Governador Celso Ramos – SC
Quanto: Entrada franca
Informações: fortalezas.ufsc.br | fortalezas@contato.ufsc.br | 48 3721-8302
Na próxima sexta-feira, 3 de outubro, às 19h, o Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme Kasa Branca, de Luciano Vidigal. Esta exibição é uma parceria com a Sessão Vitrine Petrobras, um projeto que promove a exibição de filmes brasileiros com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema nacional e formar público. O projeto, realizado pela Vitrine Filmes, com apoio da Petrobras, também se dedica à restauração de obras clássicas e ao lançamento de títulos recentes. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). A entrada é gratuita.
>> Sinopse:
Kasa Branca conta a história de Dé (Big Jaum), Adrianim (Diego Francisco) e Martins (Ramon Francisco), três adolescentes que vivem na periferia da Chatuba, em Mesquita, no Rio de Janeiro. O filme é inspirado em histórias reais e apresenta a relação de cuidado e amor entre Dé e sua avó Dona Almerinda (Teca Pereira). Sem nenhuma estrutura familiar, o rapaz é o único encarregado de cuidar da idosa, que vive com Alzheimer, e da subsistência dos dois. Vivendo sob o peso dos aluguéis atrasados e do preço dos medicamentos da avó, um dia, Dé recebe a triste notícia de que Dona Almerinda está em fase terminal da doença. Ele, então, decide aproveitar os últimos dias da vida dela junto com os seus melhores amigos.
>> Ficha Técnica:
Direção: Luciano Vidigal
Roteiro: Luciano Vidigal
Gênero: Drama, Comédia
Duração: 1h 36min
Ano: 2024
Classificação: 16 anos
Elenco: Big Jaum, Teca Pereira, Diego Francisco, Ramon Francisco, Gi Fernandes, Babu Santana, Roberta Rodrigues, Otavio Muller, Guti Fraga, Dj Zullu e L7nnon.
Para mais informações, acesse o Instagram do Cine Paredão ou no Instagram da Sessão Vitrine Petrobras. Acesse o trailer do filme.
>> Serviço:
O quê: Cine Paredão Kasa Barnca
Quando: 03/10/2025 | sexta-feira | 19h
Onde: Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Classificação: 16 anos
Informações: Instagram Cine Paredão | Instagram Sessão Vitrine Petrobras | Trailer

Cartaz de lançamento do filme La Patagonia Rebelde
O projeto de extensão CineBuñuel, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe nesta sexta-feira, 3 de outubro, o longa-metragem La Patagonia rebelde (1974), dirigido por Héctor Olivera. A sessão será às 19h, na sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), localizada no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A entrada é gratuita e aberta ao público.
O filme será apresentado em espanhol, com legendas em português. A obra já havia sido incluída na programação do primeiro semestre, mas sua exibição foi interrompida por uma queda de energia, motivo pelo qual retorna à tela nesta edição.
Baseado no livro Los vengadores de la Patagonia trágica, de Osvaldo Bayer, o enredo se passa na Argentina dos anos 1920 e retrata os conflitos entre trabalhadores e latifundiários, apoiados pelas autoridades. As disputas culminam em uma rebelião operária, reprimida com violência pelo governo de Hipólito Yrigoyen.
A projeção integra o ciclo El Coraje del Pueblo, que apresenta filmes sobre diferentes formas de organização coletiva frente à opressão. O CineBuñuel tem como objetivo difundir o cinema latino-americano e espanhol, promovendo debates sobre língua, cultura e história.
Filme: La Patagonia rebelde (1974), de Héctor Olivera
Dia e hora: Sexta-feira, 03/10, 19h
Local: Sala de Projeção do LEC – CCE, Bloco D (UFSC)
Nesta quarta-feira, 8 de outubro, às 19h, o Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme Dormir de Olhos Abertos, de Nele Wohlatz. Esta exibição é uma parceria com a Sessão Vitrine Petrobras, um projeto que promove a exibição de filmes brasileiros com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema nacional e formar público. O projeto, realizado pela Vitrine Filmes, com apoio da Petrobras, também se dedica à restauração de obras clássicas e ao lançamento de títulos recentes. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). A entrada é gratuita.
>> Sinopse:
Em Dormir de Olhos Abertos, numa cidade litorânea do Brasil, Kai (Liao Kai Ro) chega de Taiwan para as férias com o coração partido. Um ar-condicionado quebrado faz ela ir parar na loja de guarda-chuvas de Fu Ang (Wang Shin-Hong), que até poderia se tornar um amigo, mas a estação chuvosa não chega, e o estabelecimento do rapaz acaba desaparecendo. Enquanto procura por Fu Ang, Kai descobre a história de Xiaoxin (Chen Xiao Xin) e um grupo de trabalhadores chineses em um chique arranha-céu. Kai se vê estranhamente espelhada no conto de Xiaoxin. Durante um verão quente, aos poucos vão se desenvolvendo laços entre eles.
>> Ficha Técnica:
Direção: Nele Wohlatz
Roteiro: Nele Wohlatz, Pío Longo
Gênero: Comédia, Drama
Duração: 1h 37min
Ano: 2024
Classificação: 18 anos
Elenco: Chen Xiao Xin, Wang Shin-Hong, Liao Kai Ro, Nahuel Pérez Biscayart, Lu Yang Zong.
Para mais informações, acesse o Instagram do Cine Paredão ou no Instagram da Sessão Vitrine Petrobras. Acesse o trailer do filme.
>> Serviço:
O quê: Cine Paredão Dormir de Olhos Abertos
Quando: 08/10/2025 | quarta-feira | 19h
Onde: Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Classificação: 18 anos
Informações: Instagram Cine Paredão | Instagram Sessão Vitrine Petrobras | Trailer
Gravado em diversos locais da UFSC, com apoio de estudantes e servidores, o curta-metragem infantil O ET da Vargem Pequena estreia em 11 de outubro, na abertura oficial da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, às 16h, no Centro Integrado de Cultura (CIC). Uma produção Vinil Filmes, em associação com a Ventura Filmes, o curta foi viabilizado pelo Prêmio Catarinense de Cinema e tem direção de Marko Martinz e produção de Loli Menezes.
>> Sinopse:
O filme se passa num futuro não muito distante, no bucólico bairro rural de Vargem Pequena, onde a família de Ernesto enfrenta acontecimentos muito estranhos: todos estão sendo afetados por uma misteriosa catapora sintética que altera seus corpos de maneiras inesperadas. Ernesto desconfia que as pílulas produzidas pelo excêntrico Doutor Transgênix sejam a origem do problema que atinge não só sua família, mas todos os moradores da região. Quando faz contato com seres extraterrestres e recebe a inesperada ajuda de um galo, Ernesto e sua amiga Lola decidem agir. Juntos, eles embarcam em uma aventura cheia de coragem e humor para enfrentar o malfeitor e proteger sua comunidade.
>> Sobre o curta:
A UFSC apoiou com cessão de locações para as filmagens, limpeza, base de produção e de catering, no Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CAL) do Centro de Ciências Agrárias (CCA), no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) do Centro Tecnológico (CTC) e no Restaurante Universitário (RU).
Houve, por exemplo, cenas gravadas no Planetário, com apoio de pessoal do CFH, e na Usina Piloto de Alimentos do CAL. Técnicos do departamento ajudaram na montagem do cenário de laboratório e orientaram os atores para a execução correta dos equipamentos, com o objetivo de dar mais veracidade às cenas. A produção também teve apoio do Laboratório de Robótica do EMC para construção de um galo mecânico. As gravações foram realizadas em outubro de 2024.
>> Sobre a Mostra de Cinema Infantil:
A 24ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis ocorre de 10 a 18 de outubro, no CIC. Serão exibidos 120 filmes, entre curtas-metragens, nacionais e internacionais, e sete longas convidados. Foram selecionadas 68 animações, 40 filmes de ficção, 10 documentários e 2 filmes experimentais, de 17 estados brasileiros e 14 países. Toda a programação é gratuita.
Serão nove dias consecutivos de cinema, e o público que for ao CIC nesse período também terá pipoca de graça. Serão realizadas, ainda, exibições em escolas e diversas comunidades da capital catarinense, levando o cinema para mais de 40 mil pessoas. Uma seleção de filmes será exibida no Itaú Cultural Play, plataforma de streaming gratuita, aumentando o alcance da Mostra para espectadores de todo o Brasil.
A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é uma das principais janelas de exibição de audiovisual para crianças no Brasil e é pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil. Acontece desde 2001 ininterruptamente na capital catarinense e, em 2020, passou a ser também on-line, transmitindo sua programação para todo o Brasil. Em 2022, adotou o formato híbrido, com programação presencial e uma seleção de filmes disponíveis on-line durante o período do evento.
A programação pode ser conferida no site da Mostra.
>> Serviço:
O quê: Estreia do curta-metragem infantil O ET da Vargem Pequena
Quando: 11/10/2025 | sábado | 16h
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC) | Avenida Governador Irineu Bornhausen, n. 5600 – Agronômica | Florianópolis, SC
Quanto: Evento gratuito
Informações: Site do evento
O ciclo de cinema alemão Deutsches Kino, projeto do curso Letras Alemão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Além da fronteira azul (Jenseits der blauen Grenze, 2024) na sexta-feira, 17 de outubro, às 19h na sala de projeções do LEC, 1º andar do bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), em Florianópolis.
Gratuito e aberto à comunidade, o projeto exibe filmes em língua alemã, com legendas em português, às sextas-feiras, às 19 horas. Após a exibição é realizado um debate sobre a obra.
Dirigido por Sarah Neumann e baseado no romance de Dorit Linke, Além da fronteira azul retrata a história de uma amizade íntima sob pressão da dura repressão na Alemanha Oriental em 1989. Atravessar o Mar Báltico a nado por 50 quilômetros – essa é a travessia da fronteira alemã que a personagem Hanna faz para encontrar Andreas e a liberdade.
Direção: Sarah Neumann
Ano: 2024
Gênero: Drama
Duração: 105 min.
O Cine Paredão exibe, nesta sexta, 17 de outubro, o filme HONEY, DON’T!. O evento ocorre às 19h, no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas. A entrada é gratuita.
Com direção de Ethan Coen, o filme conta a história de Honey O’Donahue (Margaret Qualley), uma detetive particular perspicaz de Bakersfield, que normalmente trabalha em casos de infidelidade. Ela se envolve em um quebra-cabeça muito mais perigoso quando a morte de uma mulher a leva ao mundo dos cultos religiosos enigmáticos, pastores carismáticos e um romance inesperado. Mais informações em @cineparedao.
HONEY, DON’T!
Honey, Não!
Direção: Ethan Coen
Roteiro: Ethan Coen
Gênero: Comédia, Thriller
Duração: 1h 30min
Ano: 2025
Classificação: 18 anos
Elenco: Margaret Qualley, Aubrey Plaza, Chris Evans, Charlie Day, Billy Eichner, Gabby Beans, Jacnier, Lera Abova, Talia Ryder









