Agenda Cultural
Nesta sexta-feira, 25 de abril, o CineBuñuel exibe o longa-metragem Noche de Fuego (2021), de Tatiana Huezo. A sessão será às 19h, na Sala de Projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Com áudio original em espanhol e legendas em português, a exibição é aberta ao público e a entrada é franca.
O filme é uma adaptação do romance “Reze pelas Mulheres Roubadas”, de Jennifer Clement, e se passa no interior do México. Territórios em disputa são um ambiente perigoso para se viver e a violência penetra todas as esferas do cotidiano, transformando a maneira como as pessoas se relacionam. A passagem da infância para a adolescência expõe as meninas ao risco constante de sequestro e suas mães tentam de tudo para protegê-las. Muitas famílias vão embora de suas terras, e as que decidem ficar precisam desenvolver estratégias de sobrevivência.
Noche de Fuego é o primeiro longa-metragem de ficção da diretora salvadoreña radicada no México, que já tinha em seu currículo três longas documentais. O filme foi exibido em festivais importantes como San Sebastián e na mostra Um Certo Olhar de Cannes.
A projeção de Noche de Fuego integra o Ciclo El Coraje del Pueblo, uma seleção de filmes que abordam as diferentes maneiras com que as coletividades se unem e organizam para enfrentar as opressões a que são submetidas. O CineBuñuel é um projeto de extensão da UFSC, que tem por objetivo difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história.
O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta ‘Wild At Heart’, dirigido por David Lynch, em 9 de maio, sexta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.
No filme de 1990, Sailor Ripley (Nicolas Cage) reencontra sua namorada, Lula Fortune (Laura Dern), e o casal viaja para a Califórnia. A mãe de Lula não aceita o relacionamento e contrata um assassino profissional para matar Sailor. O longa-metragem possui 2h05min e tem classificação indicativa de 16 anos.
Mais informações no Instagram do projeto.
WILD AT HEART – Coração Selvagem
Direção: David Lynch
Roteiro: David Lynch, Barry Gifford
Gênero: Crime/Drama
Duração: 2h 05min
Ano: 1990
Classificação: 16 anos
Elenco: Nicolas Cage, Laura Dern, Willem Dafoe, Diane Ladd, Harry Dean Stanton, J.E. Freeman, Isabella Rossellini, Grace Zabriskie, Calvin Lockhart, William Morgan Sheppard, Freddie Jones, David Patrick Kelly, Crispin Glover, Jack Nance, John Lurie, Sherilyn Fen
O projeto CineBuñuel da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o longa-metragem La Patagonia rebelde, de Héctor Olivera, nesta sexta-feira, 9 de maio, às 19h. A exibição ocorre na Sala de Projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), em Florianópolis.
La Patagonia rebelde é um filme de 1974, baseado no livro Los vengadores de la Patagonia trágica, de Osvaldo Bayer. A história se passa no início dos anos 1920, em um contexto de embates entre as classes operárias e os latifundiários argentinos. Apoiados pelas autoridades, os latifundiários exercem repressão violenta às tentativas de articulação política dos trabalhadores.
A intensificação dos conflitos culmina em uma rebelião contra os patrões e as instituições. O governo de Hipólito Yrigoyen envia o tenente Zavala para conduzir as negociações, mas as elites agrárias conspiram para extrair mais benefícios às custas dos trabalhadores, aumentando a insatisfação e os protestos. Zavala então, levará a cabo a ordem de reprimir a insurgência a qualquer custo.
A projeção de La Patagonia rebelde integra o Ciclo El Coraje del Pueblo, uma seleção de filmes que abordam as diferentes maneiras com que as coletividades se unem e organizam para enfrentar as opressões a que são submetidas. O CineBuñuel é um projeto de extensão da UFSC que tem por objetivo difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história.
Com áudio original em espanhol e legendas em português, a exibição é aberta ao público e a entrada é gratuita.
O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme La Cocina, dirigido por Alonso Ruizpalacios, em 16 de maio, sexta-feira, às 19h.
Na cozinha abafada de um restaurante da Times Square, onde culturas de todo o mundo se misturam durante a hora do almoço, o chef Pedro (Raúl Briones Carmona), imigrante ilegal, está dividido entre o estresse do trabalho e seu romance complicado com a garçonete Julia (Rooney Mara). Quando a quantia de US$ 823,78 desaparece do caixa na noite anterior, a desconfiança se espalha e as tensões colocam em risco as frágeis esperanças da equipe.
Mais informações no Instagram do projeto.
LA COCINA
A Cozinha
Direção: Alonso Ruizpalacios
Roteiro: Alonso Ruizpalacios
Gênero: Drama/Romance
Duração: 2h 19min
Ano: 2024
Classificação: 16 anos
Elenco: Rooney Mara, Raúl Briones Carmona, Anna Diaz, Motell Foster, Oded Fehr, John Pyper-Ferguson, Laura Gómez, James Waterston
O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme El Jockey, dirigido por Luis Ortega, em 23 de maio, sexta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.
Na obra, Remo Manfredini (Nahuel Perez Biscayart) é um jóquei lendário, mas seu comportamento autodestrutivo começa a ofuscar seu talento e ameaçar seu caso de amor com Abril (Úrsula Corberó). No dia da corrida mais importante de sua carreira, que o libertará de sua dívida com o mafioso Sirena (Daniel Gimenez Cacho), ele sofre um grave acidente, desaparece do hospital e vagueia pelas ruas de Buenos Aires. No entanto, os capangas de Sirena estão determinados a encontrá-lo, vivo ou morto.
El Jockey
Matem o Jóquei!
Direção: Luis Ortega
Roteiro: Luis Ortega, Rodolfo Palacios, Fabian Casas
Gênero: Comédia/Policial
Duração: 1h 36min
Ano: 2024
Classificação: 16 anos
Elenco: Nahuel Pérez Biscayart, Úrsula Corberó, Daniel Giménez Cacho, Daniel Fanego, Osmar Núñez, Roberto Carnaghi, Luis Ziembrowski, Jorge Prado, Adriana Aguirre, Mariana Di Girólamo, Roly Serrano
O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme Sasquatch Sunset, dirigido por David e Nathan Zellner, em 30 de maio, sexta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.
Nas florestas enevoadas da América do Norte, uma família de Pés-Grandes — possivelmente a última de sua espécie enigmática — embarca em uma jornada absurda, épica, hilária e, em última análise, comovente durante um ano. Gigantes peludos e nobres, eles lutam pela sobrevivência ao se verem em rota de colisão com o mundo ao redor em constante mudança.
A sessão faz parte dos eventos da Semana do Meio Ambiente 2025, realizada pela UFSC Sustentável de 26 a 31 de maio. A programação completa pode ser conferida no site do evento.
SASQUATCH SUNSET
O Crepúsculo do Pé Grande
Direção: David e Nathan Zellner
Roteiro: David Zellner
Gênero: Comédia/Aventura
Duração: 1h 28min
Ano: 2024
Classificação: 18 anos
Elenco: Jesse Eisenberg, Riley Keough, Nathan Zellner, Christophe Zajac-Denek
Nos dias 4 e 5 de junho, será realizada a Mostra da 8ª edição do Assimetria – Festival Universitário de Cinema e Audiovisual, com exibições simultâneas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Na UFSC, as sessões de curtas-metragens universitários ocorrerão na Sala de Projeção do Bloco D, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O festival apresentará obras nas categorias ficção, documentário e experimental, realizadas por estudantes de Instituições de Ensino Superior da Região Sul do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), bem como da Argentina e do Uruguai.
A edição de 2025 recebeu mais de 60 inscrições. A curadoria, composta por docentes universitários e profissionais da área do audiovisual, selecionou 16 produções para a mostra competitiva: 10 curtas de ficção, 2 documentários e 4 obras experimentais. Entre os curtas de ficção e experimental, destaca-se a presença de quatro animações, demonstrando a diversidade técnica e estética das produções inscritas.
O Festival Assimetria se apresenta como uma iniciativa de fomento à visibilidade e à valorização da produção audiovisual universitária, buscando promover o intercâmbio cultural e acadêmico entre estudantes, docentes e profissionais da área. Ao propiciar uma janela de exibição, reflexão crítica e reconhecimento artístico da produção de estudantes universitários, o evento contribui de forma significativa para o fortalecimento do campo audiovisual no Brasil, incentivando a formação de novas gerações de realizadores e a circulação de narrativas plurais, em diálogo com os desafios contemporâneos do fazer cinematográfico.
A votação do júri popular ocorrerá presencialmente durante as sessões da Mostra. A participação do público é fundamental para o êxito da iniciativa.
O Assimetria é um projeto de extensão do Centro de Artes e Letras (CAL) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), desenvolvido em parceria com o Curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em Florianópolis, o festival conta com o apoio do Departamento de Artes da UFSC e dos cineclubes Rogério Sganzerla e Cine Groovy; em Santa Maria, recebe apoio dos laboratórios VIS, LABART e PPGART (UFSM), além da TV OVO e do Cineclube da Boca (UFSM).
Mais informações disponíveis no perfil oficial do evento: @festivalassimetria
O Laboratório de História Indígena da Universidade Federal de Santa Catarina (Labhin/UFSC) promove o Cine Labhin: mostra de cinema indígena. O evento ocorrerá quinzenalmente nas quartas-feiras, a partir das 15h, iniciando no dia 7 de maio com o documentário Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra É Nossa! (2021), no miniauditorio do CFH.
A mostra terá em sua curadoria produções cinematográficas de indígenas selecionadas pela doutoranda Ana Cristina Martinez no âmbito do projeto Por Histórias Indígenas plurais: reflorestando Ações e Saberes em Ensino, Pesquisa e Extensão.
A mostra de Cinema Indígena é coordenada pelas professoras Dra. Juliana Salles Machado e Adriana Kaingang, do Departamento de História no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
Mais informações na página do Instagram do Laboratório de História Indígena (Labhin).
Nos dias 4 e 5 de junho, será realizada a Mostra da 8ª edição do Assimetria – Festival Universitário de Cinema e Audiovisual, com exibições simultâneas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Na UFSC, as sessões de curtas-metragens universitários ocorrerão na Sala de Projeção do Bloco D, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O festival apresentará obras nas categorias ficção, documentário e experimental, realizadas por estudantes de Instituições de Ensino Superior da Região Sul do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), bem como da Argentina e do Uruguai.
A edição de 2025 recebeu mais de 60 inscrições. A curadoria, composta por docentes universitários e profissionais da área do audiovisual, selecionou 16 produções para a mostra competitiva: 10 curtas de ficção, 2 documentários e 4 obras experimentais. Entre os curtas de ficção e experimental, destaca-se a presença de quatro animações, demonstrando a diversidade técnica e estética das produções inscritas.
O Festival Assimetria se apresenta como uma iniciativa de fomento à visibilidade e à valorização da produção audiovisual universitária, buscando promover o intercâmbio cultural e acadêmico entre estudantes, docentes e profissionais da área. Ao propiciar uma janela de exibição, reflexão crítica e reconhecimento artístico da produção de estudantes universitários, o evento contribui de forma significativa para o fortalecimento do campo audiovisual no Brasil, incentivando a formação de novas gerações de realizadores e a circulação de narrativas plurais, em diálogo com os desafios contemporâneos do fazer cinematográfico.
A votação do júri popular ocorrerá presencialmente durante as sessões da Mostra. A participação do público é fundamental para o êxito da iniciativa.
O Assimetria é um projeto de extensão do Centro de Artes e Letras (CAL) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), desenvolvido em parceria com o Curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em Florianópolis, o festival conta com o apoio do Departamento de Artes da UFSC e dos cineclubes Rogério Sganzerla e Cine Groovy; em Santa Maria, recebe apoio dos laboratórios VIS, LABART e PPGART (UFSM), além da TV OVO e do Cineclube da Boca (UFSM).
Mais informações disponíveis no perfil oficial do evento: @festivalassimetria
O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme Bird, dirigido por Andrea Arnold, em 6 de junho, sexta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.
Bailey (Nykiya Adams) é uma garota que vive em uma ocupação nos subúrbios do condado de Kent, no sudeste da Inglaterra, com o irmão, Hunter (Jason Buda), e o pai, Bug (Barry Keoghan) — que anda absorvido em experiências de negócios com sapos alucinógenos. Sem que lhe prestem muita atenção, a adolescente começa a procurar aventuras noutros lugares e conhece Bird (Franz Rogowski), um estranho homem que busca a sua mãe, há muito tempo desaparecida.
BIRD | Trailer Legendado PT | Nykiya Adams | Barry Keoghan | Franz Rogowski
BIRD
Pássaro
Direção: Andrea Arnold
Roteiro: Andrea Arnold
Gênero: Drama/Fantasia
Duração: 1h 59min
Ano: 2024
Classificação: 16 anos
Elenco: Nykiya Adams, Barry Keoghan, Franz Rogowski, Frankie Box, Jason Buda, Jasmine Jobson, James Nelson-Joyce, Jason Williamson, Rhys Yates
O cineclube Cinecittà, do curso de graduação em Letras Italiano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Leitorado Italiano in loco, exibe o filme Il Postino (“O carteiro e o poeta”, 1994), dos diretores Massimo Troisi e Michael Radford, nesta sexta-feira, 13 de junho, às 15h. Aberta ao público e com entrada gratuita, a exibição será realizada na Sala Machado de Assis, no bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
Sinopse
Durante seu exílio em uma ilha do sul da Itália, Pablo Neruda conhece Mario, um homem simples que fica encarregado de entregar a intensa correspondência do poeta. Aos poucos os dois homens, tão diferentes um do outro, se tornam amigos.
Gênero: Comédia/Romance; Duração: 1h48min.
Para mais informações, acesse @letrasitalianoufsc e @cinecitta.ufsc no Instagram.
O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme Il Mare, dirigido por Hyun-seung Lee, em 13 de junho, sexta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.
Eun-joo, ao mudar-se da casa conhecida como ‘Il Mare’, deixa um cartão de natal para o eventual novo morador, em 1999. Neste cartão ela pede para que este novo proprietário envie para o seu novo endereço a correspondência recebida em seu nome. Em 1997, Sung-hyun, o primeiro proprietário de ‘Il Mare’, encontra o cartão de natal de Eun-joo. Percebem então que estão separados por dois anos no tempo, mas que podem se comunicar através da caixa de correio.
IL MARE
A Casa à Beira-Mar
Direção: Hyun-seung Lee
Roteiro: Eun-Jeong Kim, Mi-Yeong Kim, Won Tae-yeon, Ji Na Yeo
Gênero: Romance/Fantasia
Duração: 1h45min
Ano: 2000
Classificação: 12 anos
Elenco: Jung-Jae Lee, Ji-hyun Jun, Mu-saeng Kim, Seung-Yeon Jo, Yun-jae Min, Yun-Yeong Choe, Kim Eun-ju, Han Sung-hyun
O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme Oeste Outra Vez, dirigido por Erico Rassi, em 18 de junho, quarta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.
Na Chapada dos Veadeiros, no sertão de Goiás, uma rivalidade intensa e destrutiva desperta entre Totó (Ângelo Antônio) e Durval (Babu Santana), ambos abandonados pela mesma mulher. Confrontados com suas próprias vulnerabilidades, os dois encaram um conflito brutal, que reflete disputas pessoais, o choque de tradições e a inevitável passagem do tempo. Aos poucos, as cicatrizes de um passado repleto de desilusões e perdas irreparáveis são expostas, enquanto cada desavença intensifica a tensão das batalhas internas.
Oeste Outra Vez
Direção: Erico Rassi
Roteiro: Erico Rassi
Gênero: Drama/Faroeste
Duração: 1h 37min
Ano: 2024
Classificação: 14 anos
Elenco: Ângelo Antônio, Babu Santana, Rodger Rogério, Antônio Pitanga, Adanilo, Daniel Porpino, Tuanny Araújo
Semana de arte e cultura na UFSC. Intensa e diversificada programação focada na experimentação e divulgação da produção cultural desenvolvida no meio acadêmico.