Agenda Cultural
03/12/2024 a 07/02/2025 | de terça a sexta-feira das 7h às 19h, com entrada até 18h30
Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC – MArquE
Entrada gratuita
Classificação: livre
Programação 64 anos | UFSC: aniversario.ufsc.br
Exposição “Oficina Brincantes do Boi de Mamão” (2ª edição), em comemoração aos 64 anos da Universidade Federal de Santa Catarina. A exposição será realizada no espaço do (MArquE), de 03 de dezembro de 2024 a 07 de fevereiro de 2025, sob curadoria de Jaqueline Damaceno.
Esta é a segunda edição da exposição, que já teve sua primeira versão realizada na Biblioteca Central da UFSC (BU), no início do segundo semestre de 2024.
A Sala Verde UFSC tem como proposta promover encontros e diálogos interdisciplinares, com o objetivo de proteger e valorizar os conhecimentos tradicionais e populares. Dentro dessa perspectiva, foram realizadas em outubro de 2023, em parceria com a equipe do Pense com Arte, oficinas de criação dos brincantes do folclore catarinense, “o Boi de Mamão”. As oficinas tinham como proposta a confecção de materiais sustentáveis, por meio de artes plásticas com reutilização de materiais, de forma coletiva e interativa, promovendo a combinação entre arte, educação ambiental e cultura popular local. Participaram das oficinas crianças de duas escolas locais e adultos da comunidade.
Além das oficinas, em dezembro de 2023, a UFSC foi palco do cortejo do “Boi de Mamão”, com os personagens criados nas oficinas. O cortejo contou com a participação dos estudantes do Colégio de Aplicação da UFSC e integrou cultura, música, brincadeiras e educação ambiental.
Todas as atividades foram gratuitas e abertas à comunidade interna e externa à UFSC, com mais de 300 pessoas participando das ações.
Agora, para finalizar essa etapa de atividades, estão sendo realizadas as exposições dos brincantes, juntamente com imagens das oficinas e do cortejo. Sendo esta segunda edição realizada no espaço do MArquE.
Os brincantes fazem parte do acervo da Sala Verde UFSC, que está aberto a todos que desejam propagar a cultura e a educação ambiental. A versão digital do acervo está disponível no site da Sala Verde, por meio da plataforma Tainacan.
Apresentações artísticas do Curso de Graduação em Artes Cênicas, desenvolvidas em disciplinas da Graduação e em Grupos de Pesquisa.
Locais: Caixa Prata e Sala de Projeção (1º andar), Bloco D – Centro de Comunicação e Expressão – CCE
Teatro Carmen Fossari e Igrejinha da UFSC – Rua Des. Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Classificação: 16 anos
>> Programação
03/12 – terça-feira
19h | Altar de Nós | Caixa Preta
04/12 – quarta-feira
20h | Ser Existência: a poesia da morte | Caixa Preta
05/12 – quinta-feira
20h30 | Hamlet, último ato | Caixa Preta
06/12 – sexta-feira
19h30 | Essas mulheres | Caixa Preta
09/12 – segunda-feira
20h | Deboches Imediatos | Teatro Carmen Fossari
20h | Capitu: Entre o amor que dei e a loucura que recebi | Caixa Preta
10/12 – terça-feira
20h | O amanhecer da revolução | Caixa Preta
11/12 – quarta-feira
20h | Afinação Urbana | Caixa Preta
20h40 | Tudo que guardei pra mim | Teatro Carmen Fossari
12/12 – quinta-feira
19h | Migalhas (leitrua dramática) | Sala de Projeção
19h20 | Tudo que guardei pra mim | Teatro Carmen Fossari
20h30 | Fragmentos em nós – Marcela | Caixa Preta
13/12 – sexta-feira
19h30 | Perspectivas | Caixa Preta
14 e 15/12 – sábado e domingo
19h | O Despertar da Primavera | Caixa Preta
16/12 – segunda-feira
20h | Que seja doce… | Caixa Preta/Bloco D CCE
17/12 – terça-feira
17h | Quando o sonho acorda – recital canto coral | Igrejinha da UFSC
19h | Experimento cênico: O Labirinto Elétrico | em frente ao Centro de Cultura e Eventos
19/12 – quinta-feira
20h20 | Sal da memória | Caixa Preta
Mais informações: @ufscartescenicas
Programação 64 anos | UFSC: aniversario.ufsc.br.
*Programação sujeita a alterações.
Nesta sexta-feira, 6 de dezembro, o projeto Cine Buñuel exibe Ao Som do Chamamé (2015), documentário sobre o ritmo das fronteiras entre Brasil, Argentina e Paraguai. O encontro será às 19h, na sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC).
O cineclube reúne filmes produzidos em espanhol para exibição e visa difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história. O projeto continua o ciclo ¡Qué viva la música!, seleção de obras que abordam o universo musical. A entrada é gratuita e aberta a todos.
Ao som do chamamé é dirigido por Lucas de Barros e aborda o gênero musical típico da tríplice fronteira. O filme conta com a participação de grandes nomes da música latino-americana, como Ramón Ayala, Luiz Carlos Borges, Coquimarola e Teresa Parodi. O áudio original será em espanhol e as legendas em português.
13/12/2024 – sexta-feira | 14h
Auditório Garapuvu – Cento de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Transmissão ao vivo: YouTube da TV UFSC
Programação 64 anos | UFSC: aniversario.ufsc.br
A tradicional sessão solene do Conselho Universitário será realizada nesta sexta-feira, 13 de dezembro, às 14h, no Auditório Garapuvu, localizado no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo. A sessão será transmitida via canal de televisão e YouTube da TV UFSC.
O evento contará com a apresentação do Coral RMV Anima In Coro, sob a regência do maestro Robson Medeiros Vicente, e também com a performance da Companhia de Dança UFSC, sob a coordenação da professora Cristiane Ker de Melo.
Nesta sessão solene, as professoras Maria Bernardete Ramos Flores e Joana Maria Pedro serão homenageadas com o título de eméritas. A dignidade universitária é “concedida a membro de pessoal docente aposentado, pelos altos méritos profissionais ou por relevantes serviços prestados à Instituição.”
Professora Maria Bernardete Ramos Flores
Maria Bernardete é Graduada em História pela Universidade do Vale do Itajaí (1973), Mestre em História pela UFSC (1979) e Doutora em História pela PUC/SP (1991). Realizou Pós-Doutorado na Universidade Nova de Lisboa e na University of Maryland (1999-2000), e no IDAES da Universidad de San Martín – Argentina (2009- 2010). Foi professora visitante na Universidade de Salamanca (2003) e pesquisadora visitante na University of California – Campus Davis (1994).
Foi agraciada com o Prêmio Destaque de Pesquisa – Centro de Filosofia e Ciência Humanas (2010). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC por diversos anos, e atuou no Comitê da Área de História na Capes. Dedica-se à pesquisa de História e Arte, Modernidade e Estética, Teoria da Imagem e Teoria da História. Atua na Linha de Pesquisa História da Historiografia, Arte, Memória e Patrimônio, do Programa de Pós Graduação em História da UFSC.
A professora Maria Bernardete orientou 35 trabalhos de conclusão de curso de graduação, 36 dissertações de mestrado e 41 teses de doutorado durante sua carreira.
É autora de livros, capítulos de livros e artigos científicos, organizadora de coletâneas diversas, no Brasil e exterior.
Professora Joana Maria Pedro
A professora Joana possui graduação em História pela Universidade do Vale do Itajaí/Univali (1972), mestrado em História pela UFSC (1979) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) (1992). Fez pós-doutorado na França, na Université d´Avignon, entre 2001 e 2002, e nos Estados Unidos, na Brown University, entre 2016 e 2017.
Foi professora visitante na Universidade do Chile (2021), na Universidade Nacional de La Plata (Argentina, 2013) e na Université Paris Diderot, Paris 7 (França, 2014).
No desenvolvimento de funções administrativas foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História entre 1993 e 1995, Diretora do CFH entre 1996 e 2000, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) entre 2008 e 2012, e Pró-Reitora de Pós-Graduação entre 2012 e 2016.
Entre outras atividades cabe também mencionar que foi Presidenta da ANPUH – Associação Nacional de História na gestão 2017-2019; Editora da Revista Estudos Feministas; e que atuou no Comitê da Área de História do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Aposentou-se em março de 2019, dando continuidade a suas atividades em qualidade de professora voluntária como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, e como pesquisadora do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) e do Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH). É pesquisadora 1A do CNPq.
O projeto Escola de Extensão, atividade da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove na próxima quarta-feira, 18 de dezembro o evento Movimento: Para um Caminho de Paz e Transformação. A ação realizará gratuitamente atividades educacionais, culturais e práticas integrativas.
>> Programação
14h | Palestra: “A Arte de Viver em Paz” | Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária – UFSC
16h | Relaxamento e meditação guiada* | Praça da Cidadania – UFSC
17h30 | Danças Circulares | Praça da Cidadania – UFSC
18h30 | Coffee Break** | Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária – UFSC
19h30 | Encerramento com “O Canto pelo Sentir”, com Patrícia Kalabaide | Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária – UFSC
*Para a atividade de meditação aconselha-se trazer canga ou tapete de yoga
**No Coffee Break traga copo para colaborar com meio ambiente
O evento organizado como atividade do curso: Agente EA – Jovem Agente de Transformação Social e Ambiental com o apoio do Projeto de Extensão, Curso Livre Liderança UFSC – UNIPAZ
Informações: aline.af@ufsc.br
De 04/02/25 a 28/02/25 a Biblioteca Central da UFSC recebe a exposição “Desenh(ânsias) II” do artista Alison Morais, bolsista CAPES e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) na UFSC. O artista trabalha com diversos tipos de estilos, tais como: pontilhismo, realismo, one-line drawing (desenho feito com apenas uma linha). Pinturas e desenhos utilizando tinta acrílica, pastel, óleo, aquarela, sobre papel ou telas e também obras utilizando lápis aquareláveis, marcadores permanentes e nankin e bico de pena.
>> Serviço
O quê: Exposição “Desenh(ânsias)” do artista Alison Morais.
Onde: Galeria de exposições do hall principal da Biblioteca Central da UFSC, em Florianópolis.
Quando: De 04/02/25 a 28/02/25, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Quanto: Exposição gratuita e aberta à comunidade.
Contato: @alison_smorais
A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), vinculada à Secretaria de Cultura, Arte e Esporre (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove nesta quarta-feira, 05 de fevereiro, as 15h, na Igrejinha da UFSC, duas palestras sobre Fortificações Militares e Patrimônio Mundial das Fortificações Brasileiras.
No evento, a Drª. Milagros Flores-Román fala a respeito do Comitê Científico Internacional sobre Fortificações e Patrimônio Militar (ICOFORT) e sobre o Inventário Monumental de Fortificações que ela atualmente coordena. A palestra complementa a visita da Dra. Milagros ao Brasil, visando o avanço da pesquisa sobre o Inventário Monumental de Fortificações e Patrimônio Militar, conforme detalhado a seguir.
Posteriormente , a Drª. Flávia Mattos aborda a atuação do Comitê Científico Brasileiro sobre Fortificações e Patrimônio Cultural de Origem Militar (CCBrFort / ICOMOS Brasil) e a candidatura das Fortificações Brasileiras a Patrimônio Mundial.
As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no link.
Sobre o ICOFORT
O Comitê Científico Internacional sobre Fortificações e Patrimônio Militar (ICOFORT) foi criado em 2005 pelo ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios) para promover o conhecimento, a conservação e a valorização das fortificações históricas em todo o mundo. Uma de suas funções mais importantes é ajudar o ICOMOS a cumprir seu papel como consultor do Patrimônio Mundial da UNESCO, colaborando na avaliação do valor universal das fortificações propostas a cada ano para a Lista do Patrimônio Mundial.
O Inventário Monumental de Fortificações e Patrimônio Militar objetiva coletar dados sobre tipologias, sistemas defensivos, estado de conservação, sustentabilidade, turismo, governança, entre outros, assim como visa identificar monumentos que necessitem de mais pesquisas documentais e arqueológicas para sua valorização. O projeto também busca documentar os efeitos das Mudanças Climáticas nas Fortificações e Patrimônio Militar, com o propósito de uma maior compreensão e ação em relação a perdas e danos, identificar o nível de impacto e possíveis medidas de mitigação em um esforço para proteger este patrimônio frágil contra as mudanças climáticas.
Sobre Milagros Flores-Román
Milagros Flores-Román é Historiadora-Especialista em pesquisa histórica com base no Patrimônio Histórico Cultural e Fortificado. É doutora em História pela Faculdade de Geografia e História da Universidad Complutense de Madrid na Espanha. É membro fundador do ICOFORT, o Comitê Científico Internacional do ICOMOS sobre Fortificações e Patrimônio Militar, do qual foi presidente de 2008 a 2019, coordenando, entre outros trabalhos, a elaboração das “Diretrizes sobre Fortificações e Patrimônio Militar”, documento oficial do ICOMOS que estabelece os parâmetros para a conservação, proteção e interpretação desse patrimônio em nível mundial.
Atualmente é Coordenadora Regional do ICOFORT para a América Latina e Caribe. Acesse o currículo ampliado aqui.
Sobre a atuação do CCBrFort / ICOMOS Brasil
Fundado em 2019, no âmbito do ICOMOS Brasil, o Comitê Científico Brasileiro sobre Fortificações e Patrimônio Cultural de Origem Militar (CCBrFort) é um comitê científico análogo ao ICOFORT, que busca realizar e incentivar estudos, reflexões e intercâmbios de experiências, entre seus membros e uma ampla rede de interlocutores interessados nessa temática, sempre na perspectiva de conhecer as fortificações brasileiras, mas também as suas múltiplas relações com as demais fortificações em outras partes do mundo.
Sobre a Candidatura a Patrimônio Mundial das Fortificações Brasileiras
Tombadas pelo Iphan desde 1938, as Fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e de Santo Antônio de Ratones possuem arquiteturas monumentais e começaram a ser construídas em 1739 e 1740, respectivamente, sob o comando do primeiro governador da Capitania de Santa Catarina, o engenheiro militar José da Silva Paes. Esses monumentos nacionais foram testemunhas do esforço para a ocupação, defesa e integração do território nacional e fazem parte do conjunto de 19 fortificações brasileiras candidatas a Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Sobre Flávia Mattos
Flávia Ferreira de Mattos é doutora em Ciências em Engenharia de Produção, Área de Concentração: Gestão e Inovação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – PEP/COPPE/UFRJ (2018) – onde defendeu a tese “Inovação Institucional e Patrimônio Cultural de Origem Militar”. Possui mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – CPDA/UFRRJ (2006). Atuou como consultora da Unesco no Projeto “Gestão Compartilhada do Patrimônio Cultural Brasileiro” – junto ao DECOF/IPHAN (novembro de 2019 a setembro de 2020).
Atualmente é Coordenadora do Comitê Científico Brasileiro sobre Fortificações e Patrimônio Cultural de Origem Militar – CCBrFort / ICOMOS Brasil. Veja o currículo ampliado clicando aqui.
>> Serviço
O quê: Palestras sobre Fortificações e Patrimônio Mundial
Quando: Quarta-feira | 5 de fevereiro de 2025 | 15:00h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Inscrições: Acesse aqui
Mais informações: fortalezas.ufsc.br | fortalezas@contato.ufsc.br
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) irá sediar a quinta edição do Encontro Regional dos Estudantes Indígenas da Região Sul (Erei Sul) durante os dias 6 a 9 de fevereiro, no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em Florianópolis. Organizado pelos estudantes indígenas da UFSC, o evento é aberto à participação de toda a toda comunidade universitária, sem a necessidade de inscrição prévia.
O evento abordará temáticas como saúde mental indígena, a importância de lideranças de territórios como base no ingresso, mães e pais indígenas nas universidades, ações afirmativas, direito ao território, marco temporal e clima, a importância da criação de projetos de moradias estudantis específicas para indígenas, política e vida indígena. Os organizadores convidam toda a comunidade universitária a participar e conhecer mais sobre a cosmovisão, lutas e experiências dos povos indígenas.
O Erei Sul ocorre desde 2016, e é o maior evento indígena de mobilização coletiva no Sul do país no contexto do Ensino Superior. Segundo os organizadores, é pensado e protagonizado por lideranças, estudantes indígenas de graduação, pós-graduação, pesquisadores e não indígenas cujas territorialidades correspondem ao atual território do Sul. Inclui também autoridades indígenas e não indígenas de diferentes contextos territoriais.
Algumas presenças previstas para participar desta edição são: Davi Guarani, Laísa Kaingang, Cristhian Priprá, Laura Parintintin, Geni Nunes, Txay Suruí, entre outros.
A programação e principais informações estão disponíveis no site oficial do encontro. Atualizações também serão divulgadas por meio do Instagram @erei.sul.
A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, recebe, de 10 de março a 11 de abril, a exposição Moradia Digna, da artista Maria Esmênia e com curadoria de Meg Tomio Roussenq.
Nascida em Lages (SC), Maria Esmênia Ribeiro Gonçalves é artista visual e trabalha com técnicas aguadas em nanquim, acrílico e aquarela, com xilogravura, colagem e fotografia híbrida. Seu trabalho artístico traz uma visão crítica de aspectos sociais, culturais e políticos, referenciada na dinâmica da vida do mundo e particularmente na dinâmica da vida e da cultura latino-americana. Trabalha também com memórias afetivas e culturais.
São temas de suas obras a ancestralidade, os laços afetivos, o comprometimento da arte com a cultura e a exclusão social da maioria da população. Foi contemplada com o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/Artes Edição 2022, que possibilitou a realização da exposição individual Origens, um resgate de Memórias, em Lages (SC). Atualmente está vice-presidente da Associação Catarinense dos Artistas Plásticos de Santa Catarina (Acap).
Mais informações sobre a artista pelo Instagram @esmeniaribeiro_aquarelas.
O Coletivo Batalha do Conviva promoverá na segunda-feira, 10 de março, a partir das 18h, a primeira edição do ano da Batalha do Conviva, no hall do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação do evento apresentará discotecagem com DJ Makal e DJ Traktor, Cypher de Breaking, Rua Declama, Batalha de Sangue (modalidade dupla mista). A atividade é aberta ao público.
A Batalha do Conviva é uma roda cultural cuja principal atividade é a batalha de rima, contando também com discotecagem, declamação de poesia e demais atividades pertencentes ao Movimento Hip-Hop. A iniciativa objetiva contribuir para a inserção do Movimento Hip Hop no mapa da UFSC – por meio do fomento à arte e cultura de rua e construção de conhecimentos coletivos que valorizem a diversidade – e, ao mesmo tempo, promover interações entre a comunidade acadêmica e a população de Florianópolis.
O evento é uma realização do Coletivo Batalha do Conviva com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).
>> Serviço
O quê: Batalha do Conviva
Quando: 10/03/2025 | segunda-feira | 18h às 22h30
Onde: hall Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo – UFSC
Quanto: evento gratuito e aborto para toda comunidade
Informações: @batalhadoconviva
O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).
A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.
>> Clique aqui para conferir a programação completa.
>> Serviço
O quê: XII Mostra Academia de Artes Cênicas – Maçã
Quando: de 17/03 a 21/03/2025
Onde: Laboratório Caixa Preta | Teatro Carmen Fossari | Sala de Projeção – CCE
Quanto: gratuito
Informações: @caacufsc
O Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, até 11 de abril, a exposição Warhol em Palavras: O Brilho da Pop Art, de autoria de Tadeu Locatelli, servidor do Departamento de Cultura e Eventos (Dceven) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC.
A cultura pop e a arte nunca mais foram as mesmas depois de Andy Warhol. Ícone da Pop Art e um dos artistas mais influentes do século XX, Warhol transcendeu a pintura e a serigrafia para se tornar um fenômeno cultural. Suas frases de efeito, tão provocativas e instigantes quanto suas obras visuais, refletiam sua visão irônica e perspicaz sobre fama, consumismo, arte e o comportamento humano.
A exposição Warhol em Palavras: O Brilho da Pop Art reúne algumas das frases mais icônicas do artista, trazendo à tona seu pensamento vanguardista e sua habilidade única de transformar o cotidiano em arte. Em tempos de redes sociais e cultura digital, as frases de Warhol permanecem mais atuais do que nunca, desafiando e encantando novas gerações.
A iniciativa nasceu da admiração de Tadeu Locatelli, fã do artista, que foi fotografado pela estudante de Jornalismo da UFSC, Karime Limeira, também responsável pela edição das fotos. A iluminação é de Andrés Tissier C. de Araújo.
A mostra fotográfica permanece para visitação pública de segunda a sexta-feira das 7h às 19h no Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos da UFSC – piso térreo.
Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.
>> Serviço
O quê: Exposição Warhol em Palavras: O Brilho da Pop Art
Quando: até 11/04/2025 | de segunda a sexta-feira das 7h às 19h
Onde: Espaço Expositivo | Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Informações: Departamento de Cultura e Eventos – Dceven | 48 3721-3858
Contato com o autor: @fotostrash
O Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição fotográfica Açorianos no Brasil Meridional: 275 anos da presença em Santa Catarina – 1748 a 2023, de autoria do historiador e fotógrafo Joi Cletison.
A mostra reúne imagens capturadas ao longo dos últimos 35 anos de trabalho do autor, dedicados à pesquisa, divulgação e documentação da herança cultural vinda dos Açores.
“As fotografias são a arte de escolher momentos e trazer à reflexão aquilo que nos emociona, nos toca, com as imagens congeladas pelo tempo. Voltar àquele tempo é trazer memórias.
A presença açoriana no Litoral Catarinense está nesta proposta de Joi Cletison, que, por meio de uma seleção requintada de momentos, pessoas, manifestações culturais, saberes e fazeres, nos traz à memória aspectos de uma vivência cultural muito semelhante à dos nossos antepassados, aproximando-nos de uma diáspora açoriana em Santa Catarina.
Fazer poesia com o registro fotográfico, provocar o sentimento de pertencimento às identidades, contar a história, aquecer a alma com memórias: esta é a ideia desta exposição. Viajar no tempo…
Assim, aqui estão aspectos das heranças da presença açoriana em Santa Catarina, colocados à prova.”
Francisco do Vale Pereira
Historiador / Museólogo
Coordenador do NEA/SeCArtE/UFSC
>> Sobre o autor
Joi Cletison Alves atuou por mais de 30 anos na UFSC na área artístico-cultural, trabalhando como diretor do Núcleo de Estudos Açorianos e como coordenador do Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina.
No NEA, dedicou-se à pesquisa e ao ensino da herança cultural deixada pelos açorianos no estado de Santa Catarina, nas áreas de literatura, artesanato, folclore, religiosidade, arquitetura e história.
No Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, atualmente Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, integrou a primeira equipe que trabalhou na restauração das fortificações, sendo responsável pela coordenação do projeto de manutenção e conservação do sistema defensivo da Baía Norte. Este patrimônio construído no século XVIII inclui as fortificações de Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa.
A exposição Açorianos no Brasil Meridional: 275 anos da presença em Santa Catarina – 1748 a 2023 estará aberta para visitação pública até o dia 30 de maio de 2025, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30, no Espaço Cultural do NEA, ao lado do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE).
>> Serviço
O quê: Exposição Açorianos no Brasil Meridional: 275 anos da presença em Santa Catarina – 1748 a 2023, de Joi Cletison
Quando: até 30/05/2025 | de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30
Onde: Espaço Cultural NEA | UFSC campus Trindade – Florianópolis – SC
Informações: Núcleo de Estudos Açorianos – NEA | 48 3721-8605
Em 2023, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN empreendeu a missão de fazer cumprir a determinação constitucional (Art. 216) pela qual “ficam tombados todos os documentos e sítios detentores de reminiscências históricas de antigos quilombos”.
Como resultado, foi editada a Portaria IPHAN nº 135/2023, que regulamenta o Tombamento Constitucional destes documentos e sítios, e foi construída em processo participativo que contou também com ampla colaboração institucional da qual fazem parte os Ministérios da Cultura, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Cidadania, a Fundação Cultural Palmares e o INCRA.
Diante da importância de divulgar e efetivar o novo instrumento no âmbito das políticas públicas do Estado brasileiro para reparação histórica junto à população quilombola, e considerando a pertinência de dialogar com instituições e lideranças que possuem atuação junto aos quilombos de Santa Catarina, convidamos para Roda de Conversa “Quilombos em Santa Catarina”, a ser realizada no dia 21 de março de 2025, de 14h às 20h, na sede do Iphan, no prédio da Antiga Alfândega (Centro, Florianópolis).
Inscreva-se aqui
O evento também será transmitido on line no YouTube Rede Educação Patrimonial Catarina.
A fim de tornar nosso diálogo ainda mais produtivo, pedimos a gentileza de ler a Portaria Iphan nº 135/2023, a qual está disponível aqui: Leia aqui.
Sugerimos também assistir os vídeos do IPHAN específicos sobre o Tombamento de Quilombos: Assista aqui
O formulário e o passo a passo para fazer o pedido de Tombamento de Quilombo ao IPHAN: Disponível aqui
No dia 05 de dezembro de 2024, foi realizada live “Leitura Comentada da Portaria de Tombamento de Quilombos – IPHAN”, você pode assistir no YouTube Rede Educação Patrimonial Catarina: Assista aqui
Programação detalhada preliminar (ainda aguardando confirmações)
14h – Boas-vindas (Regina Helena Santiago – Superintendente do IPHAN/SC)
14h10 – Como o tombamento de quilombos pode contribuir para as comunidades quilombolas? (Vanessa Pereira – Coordenadora-geral de Identificação e Reconhecimento do DEPAM/IPHAN)
15h – Mesa 1
– Referências culturais afro-brasileiras em Santa Catarina (Vanda Pinedo – Liderança Movimento Negro Unificado de Santa Catarina)
– Reflexões sobre ações relacionadas à Luta Quilombola em Santa Catarina (Lu Kilombola – Coordenadora Estadual das Comunidades Remanescentes de Quilombos – CECREQ – de Santa Catarina)
– Como são realizadas as ações afirmativas para estudantes quilombolas na UFSC? (Leslie Sedrez Chaves – Pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade Proafe/UFSC)
– Como está sendo construído o Curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola de Santa Catarina? (Samara Freire – Coordenadora Projeto de Licenciatura Educação Escolar Quilombola – Antropologia/UFSC)
– Como a SPU/SC atua junto aos quilombos em Santa Catarina? (Juliano Luiz Pinzetta – Superintendente SPU/SC)
– Como o INCRA/SC atua junto aos quilombos em Santa Catarina? (Heron Rosa – INCRA/SC)
– Como as comunidades quilombolas podem se tornar um Ponto de Cultura e acessar recursos do MinC? (Alexandre Martins – Coordenador Escritório Ministério da Cultura em Santa Catarina)
Mediação: Regina Helena Santiago (Superintendente IPHAN/SC) e Júlia Callado (Servidora IPHAN/SC)
16h45 – Café e bolo
17h – Mesa 2
Como é sua comunidade/território?
– Rhuan Carlos Fernandes – Território negro Clube Social Negro Senegão – Joinville/SC
– Estefany Cristine de Moura dos Passos – Território negro Escola de Samba Imperadores do Samba – São Francisco do Sul/SC
– Izaias dos Santos – Território quilombola Vidal Martins – Florianópolis/SC
– Maurílio Machado – Território quilombola Morro do Fortunato – Garopaba/SC
– Olívio Cristino – Território quilombola Ribeirão do Cubatão – Joinville/SC
Mediação: Michele Maciel (Chefe ETEC IPHAN/SC em São Francisco do Sul) e Pedro Damin (Servidor IPHAN/SC)
18h – Roda de Conversa (abertura para comentários e perguntas)
19h – Encerramento (João Victor Hoffmann – Coordenador Técnico IPHAN/SC)
O projeto de extensão Cine Paredão, vinculado ao curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza, entre março e abril, uma mostra cinematográfica em homenagem ao ator norte-americano Gene Hackman, falecido em fevereiro deste ano junto à sua esposa, Betsy Arakawa, no estado do Novo México, nos Estados Unidos. Hackman foi um renomado ator e escritor, amplamente reconhecido por sua carreira cinematográfica que abrange várias décadas, tendo conquistado dois Oscars nas categorias de Melhor Ator (1971) e Melhor Ator Coadjuvante (1992).
A primeira exibição da mostra ocorre nesta sexta-feira, 21 de março, às 19h, no Bosque do Centro de Ciências Humanas e Filosofia (CFH), com o filme Mississipi em Chamas (1988), do diretor Alan Parker. O longametragem narra a investigação do FBI sobre o desaparecimento de três ativistas dos direitos civis no Mississippi em 1964. Os agentes Rupert Anderson (Gene Hackman) e Alan Ward (Willem Dafoe) são enviados para uma pequena cidade onde a segregação racial é intensa e a violência contra negros é comum. A história é inspirada nos assassinatos reais de James Chaney, Michael Schwerner e Andrew Goodman pela Ku Klux Klan.
O evento é gratuito e aberto ao público, com classificação indicativa a partir de 16 anos.
Mostra Gene Hackman, In Memorian
Gene Hackman foi um ator e escritor norte-americano, nascido em 30 de janeiro de 1930, em San Bernardino, Califórnia (EUA). Ele se destacou por suas atuações intensas e versáteis em uma variedade de gêneros cinematográficos, incluindo drama, ação e comédia.
Com uma carreira que abrange mais de cinco décadas e dois Oscars, Hackman é lembrado por sua versatilidade e presença marcante na tela. Hackman começou sua carreira no teatro antes de se transferir para a TV e o cinema, onde rapidamente ganhou destaque. Ele é mais conhecido por seus papéis em filmes clássicos como Operação França (1971), pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Ator, e Os Imperdoáveis (1992), Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Outras obras notáveis em sua filmografia incluem Bonnie & Clyde (1967), A Conversação (1974), Superman (1978) e Os Excêntricos Tenenbaums (2001).
Além de sua atuação, Gene Hackman também se aventurou na escrita, publicando romances que receberam críticas positivas. Com uma carreira marcada por prêmios e reconhecimento, Hackman é considerado um dos grandes atores de sua geração.
Em 2004, ele anunciou sua aposentadoria do cinema, mas sua influência e legado permanecem presentes na indústria cinematográfica. A capacidade de Hackman de trazer profundidade e autenticidade aos seus personagens continua a inspirar atores e cineastas em todo o mundo.
Em memória desse carismático e lendário ator, que nos deixou recentemente, o Cine Paredão, com curadoria de Eduardo Gonçalves Dias, organiza uma mostra com 4 filmes para lembrarmos com carinho de algumas de suas inesquecíveis atuações. A iniciativa conta com apoio do CFH e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC.
Ficha técnica:
Mississipi Burning
Mississipi em Chamas
Direção: Alan Parker
Roteiro: Chris Gerolmo
Gênero: Thriller/Mistério
Duração: 2h 8min
Ano: 1988
Classificação: 16 anos
Elenco: Gene Hackman, Willem Dafoe, Frances McDormand, Brad Dourif, R. Lee Ermey
Para mais informações sobre o Cine Paredão e a mostra, acesse o Facebook ou Instagram do projeto.
O projeto de extensão Cine Buñuel retorna às atividades e exibe nesta sexta-feira, dia 28 de março, às 19h, o filme Yawar Mallku – O Sangue do Condor (1969), de Jorge Sanjinés. Com a entrada aberta à comunidade e gratuita, a projeção da obra será no Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), no campus do bairro Trindade, em Florianópolis.
O Cine Buñuel conta com ciclos temáticos que funcionam como um impulso às discussões, tendo como proposta apresentar ao público filmes feitos na América Latina, ou que tenham o espanhol como linguagem principal, e a partir deles gerar diálogo após as exibições. Neste ano, o foco das projeções está em filmes que retratam o poder da luta social surgida da coletividade, com o Ciclo Coraje del Pueblo. Segundo Patrício Xavier, um dos organizadores do projeto, o nome escolhido para a seleção de obras que serão exibidas tem influência da constatação da força encontrada no coletivo que muda a realidade: “Porque com coragem e valentia é que se logram essas mudanças das classes esquecidas”.
O filme que estreia o ciclo é o premiado Yawar Mallku – O Sangue do Condor, selecionado como um dos cem filmes mais importantes do cinema mundial pela Unesco, e dirigido por um dos cineastas mais reconhecidos da América Latina, o boliviano Jorge Sanjinés, com obras que revolucionaram a visão e a produção cinematográfica na região. Yawar Mallku é apresentado, na maior parte das suas cenas, na língua Quechua, e conta a história do líder de uma comunidade que sofre uma tentativa de assassinato da polícia, após se rebelar e liderar a expulsão dos estrangeiros que invadiram sua comunidade.
A invasão esconde um segredo, um tipo de violência feita às surdinas, que aconteceu também fora da ficção com os indígenas da Bolívia. O filme surgiu como resultado das denúncias, e seu reconhecimento influenciou em uma ação governamental que gerou o fim das práticas violentas.
O projeto de extensão Cine Paredão, vinculado ao curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza, entre março e abril, uma mostra cinematográfica em homenagem ao ator norte-americano Gene Hackman, falecido em fevereiro deste ano junto à sua esposa, Betsy Arakawa, no estado do Novo México, nos Estados Unidos. Hackman foi um renomado ator e escritor, amplamente reconhecido por sua carreira cinematográfica que abrange várias décadas, tendo conquistado dois Oscars nas categorias de Melhor Ator (1971) e Melhor Ator Coadjuvante (1992).
A primeira exibição da mostra ocorre nesta sexta-feira, 28 de março, às 19h, no Bosque do Centro de Ciências Humanas e Filosofia (CFH), com o filme Um Lance no Escuro, do diretor Arthur Penn.
Harry Moseby (Gene Hackman), um ex-jogador de futebol americano que agora trabalha como detetive particular em Los Angeles, é contratado para localizar a filha fugitiva de uma decadente estrela de Hollywood. Seguindo as pistas deixadas por Delly (Melanie Griffith), ele vai para Florida Keys, onde o que considerava um caso comum acaba se tornando algo muito maior. Enquanto isso, seu casamento vai lentamente por água abaixo.
O evento é gratuito e aberto ao público, com classificação indicativa a partir de 16 anos.
Mostra Gene Hackman, In Memorian
Gene Hackman foi um ator e escritor norte-americano, nascido em 30 de janeiro de 1930, em San Bernardino, Califórnia (EUA). Ele se destacou por suas atuações intensas e versáteis em uma variedade de gêneros cinematográficos, incluindo drama, ação e comédia.
Com uma carreira que abrange mais de cinco décadas e dois Oscars, Hackman é lembrado por sua versatilidade e presença marcante na tela. Hackman começou sua carreira no teatro antes de se transferir para a TV e o cinema, onde rapidamente ganhou destaque. Ele é mais conhecido por seus papéis em filmes clássicos como Operação França (1971), pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Ator, e Os Imperdoáveis (1992), Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Outras obras notáveis em sua filmografia incluem Bonnie & Clyde (1967), A Conversação (1974), Superman (1978) e Os Excêntricos Tenenbaums (2001).
Além de sua atuação, Gene Hackman também se aventurou na escrita, publicando romances que receberam críticas positivas. Com uma carreira marcada por prêmios e reconhecimento, Hackman é considerado um dos grandes atores de sua geração.
Em 2004, ele anunciou sua aposentadoria do cinema, mas sua influência e legado permanecem presentes na indústria cinematográfica. A capacidade de Hackman de trazer profundidade e autenticidade aos seus personagens continua a inspirar atores e cineastas em todo o mundo.
Em memória desse carismático e lendário ator, que nos deixou recentemente, o Cine Paredão, com curadoria de Eduardo Gonçalves Dias, organiza uma mostra com 4 filmes para lembrarmos com carinho de algumas de suas inesquecíveis atuações. A iniciativa conta com apoio do CFH e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC.
Ficha técnica:
Night Moves
Um Lance no Escuro
Direção: Arthur Penn
Roteiro: Alan Sharp
Gênero: Neo-Noir, Thriller
Duração: 1h 40min
Ano: 1975
Classificação: 16 anos
Elenco: Gene Hackman, Susan Clark, Edward Binns, Jennifer Warren, James Woods, Melanie Griffith
Para mais informações sobre o Cine Paredão e a mostra, acesse o Facebook ou Instagram do projeto.
A exposição Ouro Urbano está aberta para visitação até o dia 25 de abril, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, Praça XV de Novembro, Centro, Florianópolis. A entrada é gratuita. A estudante de museologia Lívia de Pelegrin, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é a curadora da exposição, que também contou com a pesquisa de Gabriel Bernhardt (graduado em Geografia na UFSC) e Júlia R. R. Oliveira. A exposição apresenta obras dos artistas Bea Moreira, Trindadead, Maurício Garcias, Sil Lucas e Tauan Gon.
Ouro Urbano propõe uma reflexão sobre a importância da cultura negra em Florianópolis e em Santa Catarina, em um movimento de resistência contra as tentativas de apagamento das suas tradições. A mostra traz à tona os saberes ancestrais, as brincadeiras e os bailes que formam nossa identidade e cotidiano. A partir da valorização da arte negra, Ouro Urbano destaca o papel de artistas negros contemporâneos que atuam e produzem a partir de suas próprias experiências vividas na cidade, reivindicando maior reconhecimento para suas obras e a ocupação de espaços culturais.
Os artistas ressignificam o território catarinense com suas produções artísticas carregadas de luta, resistência e transgressão. A exposição destaca o “ouro” presente na cultura urbana da cidade, símbolo da persistência e da força da população negra em resistir e reivindicar sua posição na sociedade contemporânea.
Mais informações no site da Fundação Cultural Franklin Cascaes.
O projeto de extensão Cine Paredão, vinculado ao curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza, entre março e abril, uma mostra cinematográfica em homenagem ao ator norte-americano Gene Hackman, falecido em fevereiro deste ano junto à sua esposa, Betsy Arakawa, no estado do Novo México, nos Estados Unidos. Hackman foi um renomado ator e escritor, amplamente reconhecido por sua carreira cinematográfica que abrange várias décadas, tendo conquistado dois Oscars nas categorias de Melhor Ator (1971) e Melhor Ator Coadjuvante (1992).
Nesta sexta-feira, 11 de abril, às 19h, no Bosque do Centro de Ciências Humanas e Filosofia (CFH), com o filme A Conversação, do diretor Francis Ford Coppola.
Harry Caul (Gene Hackman) é um especialista em vigilância e gravação de áudio, conhecido nacionalmente por seu grande profissionalismo. Ele é contratado pelo diretor de uma grande empresa para monitorar e gravar a conversa de um casal de amantes. Entretanto, um de seus últimos trabalhos provocou a morte de três pessoas e agora ele teme que algo parecido aconteça.
O evento é gratuito e aberto ao público, com classificação indicativa a partir de 16 anos.
Mostra Gene Hackman, In Memorian
Gene Hackman foi um ator e escritor norte-americano, nascido em 30 de janeiro de 1930, em San Bernardino, Califórnia (EUA). Ele se destacou por suas atuações intensas e versáteis em uma variedade de gêneros cinematográficos, incluindo drama, ação e comédia.
Com uma carreira que abrange mais de cinco décadas e dois Oscars, Hackman é lembrado por sua versatilidade e presença marcante na tela. Hackman começou sua carreira no teatro antes de se transferir para a TV e o cinema, onde rapidamente ganhou destaque. Ele é mais conhecido por seus papéis em filmes clássicos como Operação França (1971), pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Ator, e Os Imperdoáveis (1992), Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Outras obras notáveis em sua filmografia incluem Bonnie & Clyde (1967), A Conversação (1974), Superman (1978) e Os Excêntricos Tenenbaums (2001).
Além de sua atuação, Gene Hackman também se aventurou na escrita, publicando romances que receberam críticas positivas. Com uma carreira marcada por prêmios e reconhecimento, Hackman é considerado um dos grandes atores de sua geração.
Em 2004, ele anunciou sua aposentadoria do cinema, mas sua influência e legado permanecem presentes na indústria cinematográfica. A capacidade de Hackman de trazer profundidade e autenticidade aos seus personagens continua a inspirar atores e cineastas em todo o mundo.
Em memória desse carismático e lendário ator, que nos deixou recentemente, o Cine Paredão, com curadoria de Eduardo Gonçalves Dias, organiza uma mostra com 4 filmes para lembrarmos com carinho de algumas de suas inesquecíveis atuações. A iniciativa conta com apoio do CFH e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC.
>> Ficha técnica
THE CONVERSATION
A Conversação
Direção: Francis Ford Coppola
Roteiro: Francis Ford Coppola
Gênero: Thriller/Mistério
Duração: 1h 53min
Ano: 1974
Classificação: 14 anos
Elenco: Gene Hackman, Harrison Ford, John Cazale, Allen Garfield, Michael Higgins, Frederic Forrest, Cindy Williams, Teri Garr, Robert Duvall, Elizabeth MacRae
Para mais informações sobre o Cine Paredão e a mostra, acesse o Facebook ou Instagram do projeto.

“Estudos sobre o delírio”. Foto: Laís Mazzucco
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebe, a partir de terça-feira, 22 de abril, a exposição fotográfica Estudos sobre o delírio, de Laís Mazzucco.
A mostra apresenta 12 trabalhos inéditos da série em que a artista constrói, por meio da fotografia, invenções delirantes inspiradas em conceitos da psicanálise. Para Laís, “o delírio é uma forma de manter-me viva e criativa em meio a uma sociedade perturbadora”.
As fotografias são fruto de experiências e emoções vividas em um processo performático da artista, que reflete sobre a fragilidade da percepção humana e a maneira como nossa experiência pode ser distorcida.
Para a curadora da mostra, Lucila Horn, “a exposição é um convite para uma jornada visual que explora as fronteiras entre a razão e a loucura”.
A vernissage acontecerá na sexta-feira, 25 de abril, às 17h, no Espaço Expositivo. A mostra estará aberta à visitação até 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A classificação indicativa é de 14 anos.
>> A exposição
No desenvolvimento do trabalho Estudos sobre o delírio a artista buscou interpretar, performar e incorporar a figura mitológica da mulher histérica que vem sendo construída durante a história da loucura. Como ser mulher é uma construção social, ao contrário de negar os esteriótipos e desconstruí-los, como sugeriria Butler, Laís buscou expor o delírio que é essa ideia marginalizada da mulher.
Por meio das fotografias, que tendem a passar a ideia de realidade, considerada muitas vezes a arte mais distante do imaginário – já que o objeto de trabalho é a própria realidade e o mundo -, inviabilizar essa ideia, pelo próprio objeto de trabalho e pelas imagens que são distorcidas e desconexas.
A fotografia não é real, assim como as personagens que se apresentam também não. Apesar disso o real e o imaginário se colidem, existe um corpo, existe o fato, a realidade e o mundo, mas as ideias sobre nós não coincidem com o que existe e é palpável.
Laís considera também o uso do que é desnudo nesses quadros, representando a verdade, o descoberto. Sintetizando, a verdade e a mentira, a sanidade e a loucura, as contradições subjetivas e materiais do que é viver em nossos corpos. “Parto da minha experiência pessoal, e falo do lugar em que estou inserida socialmente, e que se encontra com a experiência de várias outras mulheres”. destaca Laís Mazzucco.
>> A artista

Laís Mazzucco. Foto: divulgação.
Laís Mazzucco compartilhou seu trabalho em coletivas na Galeria Cosmos de Balneário Camboriú, Galeria Helena Fretta, Galeria do Mercado Público e no Núcleo de estudos em fotografia e arte (NEFA), Participou do Festival Internacional de Cinema de Ficção Científica no CIC com um vídeo-arte e de publicações na revista literária de Letras da UFSC. Como temática a fotoperformance. Inspirada pelo erotismo e pelo autorretrato, encontrando na nudez símbolo da verdade e a genuinidade. Passou pelas orientações de Lucila Horn e Marcelo Greco, desenvolvendo um olhar mais sensível e objetivo, para a linguagem visual da fotografia de arte.
>> A curadora
Lucila Horn – Vive e trabalha em Florianópolis. Curadora, artista, produtora e educadora, Graduada em Artes Plásticas, Pós-graduada em Pintura e Especialista em Arte e Ciências Humanas (Ceart/Udesc), Especialista em Fotografia (UP), Mestre em Educação (FAED/Udesc e Cultura e Doutora em Educação com pesquisa na área de fotografia.
Artista desde 1987, desde 1989 atua na área de educação e desde 2004 está na produção cultural. Como curadora destacam-se as exposições “Brasil África em nós” (Parceria com Walter Firmo – 2009) no MIS SC, “Fotografia(s) Contemporânea Brasileira: Imagens, Vestígios, Ruidos” (2013-2014) no Museu de Arte de Santa Catarina – MASC, co-curadoria de “Translitorânea” (2014) de Andrea Einchenberger com curadoria de Michel Poivert, no MESC, Projeto Feiras Arte FOTO em Helena Fretta Galeria de Artes (2015-2021). Em 2021 esteve entre os 15 curadores convidados para o Les Rencontres d’Arles – Iandé & Photo Doc – Rituels photographiques | Un regard sur le Brésil. Participa como artistdo Coletivo 7Mulheres. Orienta os trabalhos do projeto de extensão Clube de Fotografia junto ao Laboratório interdisciplinar de formação de professores LIFE/Udesc. Coordena o Festival de Fotografia Floripa na Foto, o BC Foto Festival e o Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA. Curadora e organizadora junto com Laura Lavergne (Argentina) do Encontro de Livros de Fotografia de Autor – ELFA.
>> Serviço
O quê: Exposição fotográfica – Estudos sobre o delírio, de Laís Mazzucco
Quando: de 22/04 a 31/05/2025 – aberta à visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
Onde: Espaço Expositivo | Centro de Cultura e Eventos da UFSC – piso térreo
Informações: Departamento de Cultura e Eventos – Dceven – (48) 3721-3858
A próxima edição do projeto “Livro na Praça”, promovido pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será realizada nesta sexta-feira, 25 de abril, às 18h, na Igrejinha da UFSC. O evento celebra o centenário de nascimento de Salim Miguel (1924-2016), um dos mais importantes nomes da literatura brasileira, cuja trajetória marcou profundamente a cultura catarinense e nacional.
O escritor, editor e cineasta Fábio Brüggemann será o palestrante da noite. Ele abordará a relação entre autor e editor, sua amizade com Salim Miguel e sua experiência dirigindo o documentário “Viagens a Biguaçu”, inspirado no escritor. Além disso, Brüggemann falará sobre o trabalho de revisão e estabelecimento do texto da obra completa de Salim Miguel, que já começou com a publicação de “Primeiro de Abril: narrativas da cadeia”, um dos romances mais emblemáticos do autor e que integra a lista de leituras obrigatórias do próximo vestibular da UFSC. A previsão é que toda a obra completa de Salim Miguel seja publicada até o final de 2025.
O evento contará ainda com a apresentação especial do pianista Sam Machado, natural de Aracaju (SE), que estudou no Conservatório de Música de Sergipe e atualmente cursa Bacharelado em Piano na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
>> Salim Miguel: uma trajetória singular na literatura brasileira
Salim Miguel nasceu no Líbano e chegou ao Brasil aos três anos de idade. Viveu a maior parte de sua vida em Santa Catarina. Autor de mais de 30 livros, foi romancista, contista, cronista, ensaísta, crítico literário e jornalista, além de editor e roteirista. Sua produção literária inclui obras como “NUR na Escuridão”, “A Voz Submersa”, “Primeiro de Abril: narrativas da cadeia” e “Nós”, esta última publicada pela Editora da UFSC um ano após sua morte e também selecionada como leitura obrigatória para os vestibulares da UFSC e Udesc.
Salim Miguel desempenhou papel central na cena cultural brasileira. Foi um dos líderes do Grupo Sul, movimento cultural que marcou Florianópolis entre 1947 e 1958. Junto com sua esposa, Eglê Malheiros, escreveu o argumento e o roteiro do primeiro longa-metragem catarinense, “O Preço da Ilusão”. Como jornalista, destacou-se nas reportagens inovadoras da extinta revista Manchete e como crítico literário nas páginas do Jornal do Brasil nas décadas de 1970 e 1980.
Durante o regime militar, foi preso em 1964, permanecendo 48 dias no quartel da Polícia Militar. A experiência resultou no diário que mais tarde se transformou no romance “Primeiro de Abril: narrativas da cadeia”, eleito o melhor romance do ano em 1994 pela União Brasileira de Escritores.
Ao longo de sua carreira, Salim Miguel colecionou prêmios e honrarias. Entre eles, destacam-se o Prêmio Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras, e o Prêmio Zaffari & Bourbon, que coroou sua obra como um dos melhores romances brasileiros publicados entre 1999 e 2000. Em 2002, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela UFSC e foi eleito o Intelectual do Ano pelo Prêmio Juca Pato.
Salim também deixou um legado como gestor cultural. Foi diretor da Editora da UFSC entre 1983 e 1991, período em que transformou a editora em uma referência nacional. Em 1993, assumiu a superintendência da Fundação Franklin Cascaes, onde trabalhou incansavelmente para criar uma política cultural para Florianópolis.
A memória de Salim Miguel e de sua esposa, Eglê Malheiros, é preservada em espaços culturais que destacam sua importância. Na UFSC, a Sala de Leitura Salim Miguel, localizada no Hospital Universitário, promove a humanização hospitalar e incentiva o hábito da leitura. Já a Udesc homenageia o casal com o Espaço Eglê Malheiros & Salim Miguel, um local no Centro de Florianópolis destinado à consulta de materiais históricos e culturais.
>> Serviço
O quê: Livro na Praça – Salim Miguel 100 anos
Quando: 25/04/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade
O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Onda Nova, de 1983, dos diretores Ícaro Martins e José Antonio Garcia, nesta sexta-feira, 25 de abril, às 19h, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O evento é gratuito e aberto ao público, com classificação indicativa de 18 anos. Em caso de chuva, a exibição será transferida para o auditório do CFH.
Onda Nova
O longametragem é uma comédia erótica e anárquica sobre a história das jogadoras do Gayvotas Futebol Clube, um time de futebol feminino formado em plena ditadura militar, no ano em que o esporte foi regulamentado no Brasil após ter sido proibido por mais de 40 anos. Com o apoio de jogadores ícones da Democracia Corinthiana como Wladimir, Casagrande e Pita, elas enfrentam os preconceitos de uma sociedade conservadora. Paralelamente, lidam com seus problemas pessoais e familiares, e se preparam para um decisivo jogo internacional.
Nesta sexta-feira, 25 de abril, o CineBuñuel exibe o longa-metragem Noche de Fuego (2021), de Tatiana Huezo. A sessão será às 19h, na Sala de Projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Com áudio original em espanhol e legendas em português, a exibição é aberta ao público e a entrada é franca.
O filme é uma adaptação do romance “Reze pelas Mulheres Roubadas”, de Jennifer Clement, e se passa no interior do México. Territórios em disputa são um ambiente perigoso para se viver e a violência penetra todas as esferas do cotidiano, transformando a maneira como as pessoas se relacionam. A passagem da infância para a adolescência expõe as meninas ao risco constante de sequestro e suas mães tentam de tudo para protegê-las. Muitas famílias vão embora de suas terras, e as que decidem ficar precisam desenvolver estratégias de sobrevivência.
Noche de Fuego é o primeiro longa-metragem de ficção da diretora salvadoreña radicada no México, que já tinha em seu currículo três longas documentais. O filme foi exibido em festivais importantes como San Sebastián e na mostra Um Certo Olhar de Cannes.
A projeção de Noche de Fuego integra o Ciclo El Coraje del Pueblo, uma seleção de filmes que abordam as diferentes maneiras com que as coletividades se unem e organizam para enfrentar as opressões a que são submetidas. O CineBuñuel é um projeto de extensão da UFSC, que tem por objetivo difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história.
No próximo sábado, 26 de abril, um encontro de familiares, amigos e admiradores vai homenagear a poeta, professora, militante comunista, feminista, tradutora, editora e roteirista, companheira, mãe, avó e bisavó Eglê Malheiros. Pioneira em diversas áreas e de muitas facetas, Eglê faleceu em dezembro de 2024, aos 96 anos, em Brasília. Única mulher a participar de todo o percurso do Círculo de Arte Moderna, mais conhecido como Grupo Sul, coletivo que marcou as artes catarinenses entre os anos 1940 e 1950, foi casada com o escritor Salim Miguel e deixou um grande legado em todas as áreas nas quais atuou.
>> Programação da homenagem a Eglê
A programação da homenagem começa a partir das 14h30, no Teatro Carmen Fossari da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a exibição do documentário “EGLÊ” (82 min, 2023, coprodução Margot Filmes/Lilás Filmes/Calendula Filmes). O filme, que faz um percurso pela história da primeira mulher roteirista de cinema em Santa Catarina, foi produzido por uma equipe só de mulheres, reverenciando o pioneirismo de Eglê no cinema. Logo depois, às 16h, na Igrejinha da UFSC, acontece um momento de depoimentos da família, amigos e pesquisadores da obra de Eglê, junto a uma exposição de documentos e escritos da homenageada, que estão atualmente sob os cuidados do Espaço Eglê Malheiros & Salim Miguel (IDCH/FAED). A pianista e compositora Denise de Castro, que foi aluna de Eglê Malheiros no Instituto Estadual de Educação (IEE), vai tocar a “Valsa para Eglê”, composta especialmente para o documentário “EGLÊ”.
O evento, organizado pela família de Eglê Malheiros, tem o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Espaço Eglê Malheiros & Salim Miguel.
>> Mais sobre Eglê Malheiros:
Precursora em diversas áreas, como ter sido roteirista, junto ao companheiro Salim Miguel, do primeiro longa-metragem filmado em Santa Catarina (O preço da ilusão, de 1958), Eglê Malheiros nasceu em Tubarão, no Sul catarinense, em 1928, mas logo em seguida a família mudou-se para Lages, na Serra. É a primeira de quatro irmãos. Em 1932, seu pai, Odílio Cunha Malheiros, advogado, diretor do jornal A Defesa, militante da então Aliança Liberal, foi assassinado por motivações políticas. No mesmo ano, a mãe de Eglê, Rita da Costa Ávila Malheiros, se transfere para Florianópolis com os quatro filhos pequenos.
Eglê cresceu em Florianópolis e desde muito menina desenvolveu o gosto pela leitura, pelo conhecimento nas várias áreas, pela militância. Ainda no ginásio, adolescente, no início dos anos 1940, escreveu um texto sobre Getúlio Vargas e foi censurada, como conta no documentário, “pois falava em democracia e eleições”. Estudou em Porto Alegre, em Joinville e começou a lecionar ainda muito jovem. Ao retornar a Florianópolis, com 18 anos, cursou a Faculdade de Direito de Santa Catarina e foi a primeira mulher a se formar em Direito no estado. Também aos 18 anos, ingressou no Partido Comunista Brasileiro (PCB), espaço no qual já militava anteriormente e onde exerceu grande influência. Sua mãe, Rita, também era filiada ao PCB e chegou a ser candidata a deputada federal nas eleições de 1947.
Foi também neste período, no final dos anos 1940, que Eglê construiu, com outros companheiros de diversas áreas das artes, o Círculo de Arte Moderna, mais conhecido como Grupo Sul. Sua atuação foi muito potente: Eglê foi a única mulher a participar do Grupo Sul durante toda sua trajetória que envolve teatro, cinema, artes plásticas, literatura, a Revista Sul e as publicações das Edições Sul. Eglê Malheiros assina inúmeros textos nas edições da Revista Sul, onde também atuava em várias funções. Em 1952, pelas Edições Sul, publica seu primeiro livro de poemas, intitulado “Manhã” .
Ditadura interrompeu a carreira que Eglê amava: o magistério
Professora concursada do Instituto Estadual de Educação (na época, em 1948, então Instituto de Educação Dias Velho), lecionou História Geral, História do Brasil e História de Santa Catarina. Foi presa em Florianópolis por cerca de 50 dias em abril de 1964, logo após o golpe civil-militar, e impedida de continuar lecionando até 1979. Durante 1965 e 1979, a família de Eglê Malheiros e Salim Miguel viveu no Rio de Janeiro, onde Eglê, além de mãe e dona de casa, cuidando dos cinco filhos, trabalhou como tradutora e roteirista de cinema (dividindo com Salim Miguel os roteiros dos longa-metragens “A cartomante” (1974) e “Fogo morto” (1976), ambos dirigidos por Marcos Farias). Passou ainda pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, como diretora-secretária, e foi uma das editoras da revista Ficção (1976/79). Também nesse período no Rio de Janeiro fez Mestrado em Comunicação na UFRJ.
Em 1979, após a anistia, a família retorna a Florianópolis. Eglê retoma a atuação no magistério, no IEE, por mais dois anos, e se aposenta na sequência. Em 1986, é candidata a Deputada Constituinte pelo PCB. Em sua produção literária publicada estão também o livro infantil “Desça, menino” (1985), “Vozes veladas” (1996) e “Os meus fantasmas” (2002). Além disso, Eglê possui inúmeras publicações em coletâneas e obras coletivas. Assinou uma coluna no jornal Diário Catarinense durante diversos anos. Continuou participando ativamente da vida cultural, social e política em Santa Catarina, embora não mais filiada a partidos, mas posicionando-se sempre na coerência por uma sociedade digna e de direitos para todos.
Na sua casa, em Florianópolis, junto ao marido Salim Miguel, recebeu com generosidade muitas pessoas que pesquisavam a trajetória do Grupo Sul, a sua própria história e os temas aos quais sempre dedicou a vida. Os traços de generosidade e coerência política são registros muito fortes de todas as pessoas que falam sobre Eglê Malheiros. Em meados dos anos 2010, mudou-se para Brasília com o marido, Salim, por necessidade de cuidados médicos. Salim faleceu em 2016, depois de 64 anos de casamento com Eglê.
>> Serviço
O quê: Homenagens a Eglê Malheiros
Quando: 26/04/2025 | sábado | 14h30
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade
Classificação: Livre
Informações: egle.be | lilasfilmeslilas@gmail.com
O hall do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebe, a partir desta segunda-feira, 28 de abril, a exposição fotográfica Um ano da Companhia de Dança UFSC.
A Companhia de Dança UFSC teve início em maio de 2024, idealizada pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE). A iniciativa tem como objetivo representar a Universidade no cenário da dança, tanto local quanto nacional. A companhia começou com 15 bailarinos e uma coreógrafa e, ao longo do ano, realizou diversas apresentações e oficinas, interagindo tanto com o público interno quanto com o externo à Universidade.
Esta exposição apresenta à comunidade universitária, por meio de fotografias, o primeiro ano de trabalho da Companhia de Dança UFSC, destacando o início do projeto, seu desenvolvimento e suas perspectivas futuras.
A mostra Um ano da Companhia de Dança UFSC estará aberta à visitação até 15 de maio, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A classificação indicativa é livre.
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O quê: Exposição fotográfica – Um ano da Companhia de Dança UFSC
Quando: de 28/04 a 15/05/2025 – aberta à visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
Onde: Hall | Centro de Cultura e Eventos da UFSC – piso térreo
Classificação: Livre
Midas sociais: @ciadedancaufsc | secarte.ufsc.br/cia-de-danca-ufsc
Informações: Departamento de Cultura e Eventos – Dceven – (48) 3721-3858
Uma noite horrível e transfigurante! Pensada a partir da leitura dos textos de Goethe e Marlowe, a performance Fausto é uma experimentação ao vivo de música, texto e teatro.
Construindo uma atmosfera psicológica e intimista, o monólogo do músico Eduardo Bassani nos convida a refletir sobre os limites humanos da vontade de saber, poder, amor e as consequências da jornada fáustica para o corpo. Filosófico e sonoro, um trabalho inquietante que decide colocar a vida em primeiro plano.
Este trabalho foi possível graças à existência do Gefim – Grupo de Estudos de Filosofia e Música (UFSC), coordenado pelo Professor Dr. Luan Corrêa, fundado em 2024, junto com os alunos Bárbara Walters e Eduardo Bassani.
Realização: Programa de Pós-Graduação em Filosofia – PPGFIL
De 05/05/25 a 30/05/25 a Biblioteca Central da UFSC recebe a exposição “Subterfugios” do artista Tissier na Galeria de Exposições do Hall Principal. O artista junta arte, meio ambiente e educação, num tripé apoiado firmemente sobre a “memória”, entendida esta, como transmissão de conhecimentos adquiridos.
Tissier nasceu em Buenos Aires em 1959. Na década de 80, formado como Ator Nacional pela Escola Nacional de Arte Dramático de Argentina, participou ativamente da abertura cultural sul-americana vinculado a movimentos internacionais de teatro popular, recebendo naquele período o prêmio nacional argentino como membro do Grupo Teatral Dorrego, e outro internacional como protagonista de um corto publicitário da Johnson e Johnson no festival de Cannes 1993. Em 1994 se radicou em Minas Gerais e desde 2004 mora em Florianópolis, Santa Catarina, onde junto ao seu trabalho artístico desenvolve um trabalho de pesquisa do ecossistema “manguezal”. É colaborador da Prefeitura Municipal de Florianópolis no programa de formação continuada de professores da rede pública.
Curadoria: Mariurka Maturell Ruiz.
>> Serviço
O quê: Exposição Subterfugios
Onde: Galeria de Exposições | Hall Principal – Biblioteca Central da UFSC
Quando: De 05/05 a 30/05/2025 | segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h
Quanto: Exposição gratuita e aberta à comunidade
Contatos: @tissier.esculturas
Entre os dias 9 a 30 de maio, o Hall da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) receberá a exposição Unlimited City. A mostra é uma homenagem ao arquiteto austríaco Otto Wagner (1841–1918), que foi um dos líderes da Secessão de Viena e do art nouveau. Os trabalhos de Wagner foram inspirados pela arquitetura clássica e seus últimos trabalhos são um prenúncio do que viria a ser arquitetura moderna.
A abertura da exposição será no dia 09 de maio, sexta-feira, às 16h. A curadoria da mostra foi realizada pelo Dr. Andreas Nierhaus (Wien Museum) e pela Prof. DI Golmar Kempinger-Khatibi (Akademie der Bildenden Kunste Wien).
A exposição Unlimited City é organizada pelos professores Pedro Ernesto Buhler, Karine Daufenbach, Lisiane Ilha Librelotto e Rodrigo Bastos, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ), em parceria com a Embaixada da Áustria no Brasil e a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC.
Mais informações sobre Otto Wagner estão diponiveis na página da Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital – EBAD.
>> Serviço
O quê: Exposição – Unlimited City
Quando: de 09/05 a 30/05/2025 | segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
Onde: Hall Reitoria I – UFSC, campus Trindade
Quanto: gratuita e aberta para toda a comunidade
Informações: Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – posarq.ufsc.br | @posarq.ufsc
O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta ‘Wild At Heart’, dirigido por David Lynch, em 9 de maio, sexta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.
No filme de 1990, Sailor Ripley (Nicolas Cage) reencontra sua namorada, Lula Fortune (Laura Dern), e o casal viaja para a Califórnia. A mãe de Lula não aceita o relacionamento e contrata um assassino profissional para matar Sailor. O longa-metragem possui 2h05min e tem classificação indicativa de 16 anos.
Mais informações no Instagram do projeto.
WILD AT HEART – Coração Selvagem
Direção: David Lynch
Roteiro: David Lynch, Barry Gifford
Gênero: Crime/Drama
Duração: 2h 05min
Ano: 1990
Classificação: 16 anos
Elenco: Nicolas Cage, Laura Dern, Willem Dafoe, Diane Ladd, Harry Dean Stanton, J.E. Freeman, Isabella Rossellini, Grace Zabriskie, Calvin Lockhart, William Morgan Sheppard, Freddie Jones, David Patrick Kelly, Crispin Glover, Jack Nance, John Lurie, Sherilyn Fen
O projeto CineBuñuel da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o longa-metragem La Patagonia rebelde, de Héctor Olivera, nesta sexta-feira, 9 de maio, às 19h. A exibição ocorre na Sala de Projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), em Florianópolis.
La Patagonia rebelde é um filme de 1974, baseado no livro Los vengadores de la Patagonia trágica, de Osvaldo Bayer. A história se passa no início dos anos 1920, em um contexto de embates entre as classes operárias e os latifundiários argentinos. Apoiados pelas autoridades, os latifundiários exercem repressão violenta às tentativas de articulação política dos trabalhadores.
A intensificação dos conflitos culmina em uma rebelião contra os patrões e as instituições. O governo de Hipólito Yrigoyen envia o tenente Zavala para conduzir as negociações, mas as elites agrárias conspiram para extrair mais benefícios às custas dos trabalhadores, aumentando a insatisfação e os protestos. Zavala então, levará a cabo a ordem de reprimir a insurgência a qualquer custo.
A projeção de La Patagonia rebelde integra o Ciclo El Coraje del Pueblo, uma seleção de filmes que abordam as diferentes maneiras com que as coletividades se unem e organizam para enfrentar as opressões a que são submetidas. O CineBuñuel é um projeto de extensão da UFSC que tem por objetivo difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história.
Com áudio original em espanhol e legendas em português, a exibição é aberta ao público e a entrada é gratuita.