Agenda Cultural
18/12/2024 – quarta-feira | 19h
Igrejinha da UFSC – Rua Des. Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Entrada gratuita por ordem de chegada a partir das 18h – capacidade 50 lugares
Classificação: livre
Programação 64 anos | UFSC: aniversario.ufsc.br
O projeto Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na quarta-feira, dia 18 de dezembro, às 19h, o recital do violinista Pedro Bernardo. O evento é gratuito e aberto a comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
Pedro Bernardo é violista em formação pelo Bacharelado em Viola na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com conclusão prevista para 2025, sob orientação do professor Leonardo Piermartiri. Também é formado no Curso de Prática de Orquestra do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), onde atuou de 2017 a 2023 e permanece como integrante da Orquestra Experimental. Atualmente, Pedro é chefe de naipe nas Orquestras de Câmara do CESCB e Sinfônica de Caçador, onde coordena a seção de violas e realiza solos, incluindo a interpretação da “Sinfonia Concertante” de Mozart. Sua carreira inclui apresentações como músico na Orquestra Blumenau Filarmônica, na Orquestra Acadêmica da Udesc e no Quarteto de Cordas Cruz e Sousa, além de colaborações como convidado em grupos como Camerata Florianópolis e Orquestra Sinfônica de Santa Catarina. Como solista, destacou-se nas execuções da Sonata Arpeggione (2022) e do Concerto de Hoffmeister (2023). Participou de festivais nacionais e internacionais, como FEMUSC, Festival Internacional Música na Serra e Fiato al Brasile, onde foi bolsista em 2020. Também é professor de violino e viola em projetos e aulas particulares, unindo sua experiência artística à educação musical.
>> Programa
Rebecca Clarke, “Sonata para Viola e Piano” (1919)
A Sonata para Viola e Piano de Rebecca Clarke (1919) é uma das obras mais importantes do repertório de música de câmara do século XX. Com influências do impressionismo e do pós-romantismo, foi composta para um concurso da Elizabeth Sprague Coolidge Foundation. Dividida em três movimentos, a peça explora o diálogo entre viola e piano, destacando as possibilidades expressivas e técnicas de ambos os instrumentos. Com contrastes de intensidade e riqueza harmônica, a sonata mostra o estilo único e criativo de Clarke
Johannes Brahms, “Sonata n.1 para Viola e Piano”, op. 120 n.1 (1894)
A Sonata n.º 1 para Viola e Piano, Op. 120, de Johannes Brahms, foi composta em 1894 como parte de um conjunto de duas sonatas originalmente escritas para clarinete e adaptadas para viola pelo próprio compositor. Estruturada em quatro movimentos, a obra segue o modelo clássico: Allegro appassionato, Andante un poco Adagio, Allegretto grazioso e Vivace. Escrita em fá menor, a sonata apresenta uma escrita detalhada que explora as capacidades técnicas da viola, equilibrada com a riqueza harmônica do piano. Foi dedicada a Richard Mühlfeld, clarinetista que inspirou Brahms em suas últimas obras de câmara.
Radamés Gnattali, “Concerto para viola e Orquestra de Cordas” (1967)
O Concerto para Viola e Orquestra de Cordas de Radamés Gnattali, composto em 1967, é uma obra que mescla elementos da música erudita com estilos populares brasileiros. Caracterizada por sua instrumentação reduzida — viola solo e orquestra de cordas —, a peça explora uma linguagem musical que integra influências como o tango, a seresta, o jazz e ritmos tradicionais brasileiros, como a marchinha de carnaval. Gnattali utiliza a viola de forma expressiva e técnica, destacando sua capacidade de diálogo com as cordas e criando passagens rítmicas e melódicas sofisticadas. A obra representa uma importante contribuição para o repertório de viola, celebrando a interação entre a tradição clássica e os gêneros populares no estilo único do compositor.
Evento aberto para participação. É necessário trazer instrumento musical.
Classificação livre.
Na próxima sexta-feira, 14 de março, às 18h a Igrejinha da UFSC recebe a primeira edição da Roda de Choro UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.
O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
>> Serviço
O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 14/03/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto para toda comunidade – participação aberta, basta trazer um instrumento musical
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br

Coral da UFSC. Foto: divulgação DAC/SeCArtE
Estão abertas as inscrições de novos integrantes para o Coral da UFSC, grupo musical do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio do formulário eletrônico, disponível de 20 de março a 2 de abril de 2025. A confirmação da participação na etapa de entrevista será enviada para o e-mail cadastrado na inscrição. As entrevistas serão individuais e acontecerão por ordem de chegada na Igrejinha da UFSC, no dia 3 de abril, quinta-feira, a partir das 15h. Todos que tiverem interesse e disponibilidade serão bem-vindos para participar do Coral. Os ensaios do Coral acontecem às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, na Igrejinha da UFSC. O início das atividades está previsto para o dia 8 de abril.
>> Sobre o Coral da UFSC
O Coral da UFSC mantém as suas atividades desde 1963, com expressiva atuação no movimento coral catarinense, realizando um repertório voltado para a música popular brasileira. Tem, como objetivo principal, promover e difundir o canto coral, bem como contribuir com a integração e a extensão cultural da Universidade. Pretende também levar, aos seus coralistas, conhecimento teórico e prático, num processo de aprendizagem e valorização da arte musical através do canto. Atualmente o Coral possui cerca de 50 componentes e é formado por discentes, docentes e técnico-administrativos da UFSC, bem como por pessoas da comunidade externa. Atualmente o Coral está sob coordenação e regência de Felipe Soares.
>> Sobre o Regente
Luiz Felipe Guimarães Soares é professor titular do Departamento de Artes da UFSC, onde leciona, entre outras disciplinas, Canto Coral e Trilha Sonora. Doutorando em Música pelo Programa de Pós-graduação em Música da Udesc, bacharelando em Piano da Udesc. Tem experiência de regência Coral no Outro Coro e no Madrigal Udesc, tendo por mestres, André Pires, Cristina Emboaba, William Guedes, Per Ekhedal, Leo Marques e Ângelo José Fernandes.
>> Cronograma
Inscrições: de 20 de março a 2 de abril de 2025 | gratuitas por meio do formulário eletrônico
Entrevistas individuais: 3 de abril | na Igrejinha da UFSC – Praça Santos Dumont – Rua Desembargador Vitor Lima, 117 – Trindade – Florianópolis/SC
Início das atividades: previsto para o dia 8 de abril
Mais informações: Departamento Artístico Cultural – dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br
Uma apresentação da peça teatral Lagoa de Pássaros será realizada no dia 25 de março, terça-feira, às 18h30, no hall do Bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus de Florianópolis. A apresentação será realizada pelo Teatro Comunitário do Canto da Lagoa. O evento é gratuito e aberto à comunidade universitária.
Sinopse da peça: um desastre ambiental coloca frente a frente um bando de pássaros e uma menina. Juntos eles buscam alertar sobre um colapso ecológico.
A ação é organizada pela Direção do CFH em parceria com a professora Edviges Ioris.
Para mais informações, acesse o Instagram do Teatro Comunitário do Canto da Lagoa.

Primeira edição da Roda de Choro na Igrejinha da UFSC. Foto: Ariéll Cristóvão/Agecom/UFSC
Na próxima sexta-feira, 11 de abril, às 18h a Igrejinha da UFSC recebe a segunda edição da Roda de Choro UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.
O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
>> Serviço
O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 11/04/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto para toda comunidade – participação aberta, basta trazer um instrumento musical
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br
Aclamado clássico do teatro mundial, O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind, ganha uma nova adaptação no Brasil, trazendo para a cena uma abordagem inovadora e sensível sobre temas universais e ainda urgentes. A peça, que há mais de um século provoca reflexões sobre repressão sexual, juventude e educação, chega ao público em uma montagem realizada pelo grupo Os Melodramáticos, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob a direção do professor Luiz Fernando Pereira.
A obra de Wedekind retrata a descoberta da sexualidade na adolescência em um ambiente opressor e conservador, evidenciando as consequências da falta de diálogo e educação sexual. Temas como abuso, suicídio, aborto e saúde mental são tratados com profundidade, dando voz a questionamentos que seguem atuais. O espetáculo busca ampliar o debate sobre essas questões, promovendo uma experiência teatral impactante e transformadora.
>> Ficha Técnica
Direção: Luiz Fernando Pereira – L.F.
Assistente de Direção: Lucas de Lima
Adaptação: Lucas de Lima
Elenco:
Gabriel Dias como Moritz Stiefel
João Leffa como Melchior Gabor
Maria Clara Vieira como Wendla Bergmann
Daniele Nass como Thea e Ilse
João Felipe como Hanschen Rilow e Sr. Gabor
Lais Calderan como Sra. Bergmann
Lucas Brisot como Ernst e o Homem
Melissa Versari como Martha Bessel
Vitória Lima como Fanny Gabor
Edélcio Mostaço como Reitor Sonnenstich (voz off)
Direção de Arte: L.F.
Performance no tecido acrobático: Izumi Kawasaki
Preparação Corporal: Profª Danieli Alves Pereira Marques
Iluminação: Daniele Nass
Paisagem Sonora: Ryan Dassoler
Cenotécnico: Guilerme Rotulo
Fotografia: Pedro Henrique Antunes Raiser
Videografia: Marcio Oleiro.
Aclamado clássico do teatro mundial, O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind, ganha uma nova adaptação no Brasil, trazendo para a cena uma abordagem inovadora e sensível sobre temas universais e ainda urgentes. A peça, que há mais de um século provoca reflexões sobre repressão sexual, juventude e educação, chega ao público em uma montagem realizada pelo grupo Os Melodramáticos, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob a direção do professor Luiz Fernando Pereira.
A obra de Wedekind retrata a descoberta da sexualidade na adolescência em um ambiente opressor e conservador, evidenciando as consequências da falta de diálogo e educação sexual. Temas como abuso, suicídio, aborto e saúde mental são tratados com profundidade, dando voz a questionamentos que seguem atuais. O espetáculo busca ampliar o debate sobre essas questões, promovendo uma experiência teatral impactante e transformadora.
>> Ficha Técnica
Direção: Luiz Fernando Pereira – L.F.
Assistente de Direção: Lucas de Lima
Adaptação: Lucas de Lima
Elenco:
Gabriel Dias como Moritz Stiefel
João Leffa como Melchior Gabor
Maria Clara Vieira como Wendla Bergmann
Daniele Nass como Thea e Ilse
João Felipe como Hanschen Rilow e Sr. Gabor
Lais Calderan como Sra. Bergmann
Lucas Brisot como Ernst e o Homem
Melissa Versari como Martha Bessel
Vitória Lima como Fanny Gabor
Edélcio Mostaço como Reitor Sonnenstich (voz off)
Direção de Arte: L.F.
Performance no tecido acrobático: Izumi Kawasaki
Preparação Corporal: Profª Danieli Alves Pereira Marques
Iluminação: Daniele Nass
Paisagem Sonora: Ryan Dassoler
Cenotécnico: Guilerme Rotulo
Fotografia: Pedro Henrique Antunes Raiser
Videografia: Marcio Oleiro.
O Sôma – Núcleo de Estudos em Cultura, Corpo e Movimento (CDS/UFSC-CNPq) e o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFSC), com apoio do Programa Escala Posgrado da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) e da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), convidam para o concerto Piano: coração e alma, de José María Lalo Vallina (Argentina), que será realizado no dia 16 de abril de 2025 (quarta-feira), às 19h:30, na Igrejinha da UFSC.
Muito mais do que um concerto de piano, o espetáculo abre uma janela musical através de um vasto repertório, combinando música acadêmica com música popular e uma variedade de climas e ambientes musicais. O repertório para piano inclui obras de sua autoria, juntamente com obras de Schubert, Satie, Bach, Chopin, Granados, Rachmaninoff, Liszt, Villalobos e Piazzola.
Além do repertório de autores “clássicos”, também combina com obras da música latino-americana: folclore, boleros e tango; assim como as músicas dos Beatles. Isso oferece um repertório musical amplo e emocional, no qual o virtuosismo é permanentemente combinado com o sentimento. O intérprete e compositor convida os ouvintes a se reconectarem com suas próprias emoções e memórias em um diálogo constante entre a música e o coração. O espetáculo vincula-se às atividades acadêmico-culturais que o professor, doutorando e pianista José María Lalo Vallina (UNCOMA-UNLP/Argentina) está desenvolve na UFSC como parte do intercâmbio de estudantes de pós-graduação que realiza em nossa instituição por meio do Programa Escala Posgrado, da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), e da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER/UFSC).
O evento é gratuito e aberto para toda comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
>> Serviço
O quê: Piano: coração e alma
Quando: 16/04/2025 | quarta-feira | 19h:30
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto para toda comunidade
Informações: Programa de Pós-graduação em Educação | ppge.ufsc.br | ppge@contato.ufsc.br
A próxima edição do projeto “Livro na Praça”, promovido pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será realizada nesta sexta-feira, 25 de abril, às 18h, na Igrejinha da UFSC. O evento celebra o centenário de nascimento de Salim Miguel (1924-2016), um dos mais importantes nomes da literatura brasileira, cuja trajetória marcou profundamente a cultura catarinense e nacional.
O escritor, editor e cineasta Fábio Brüggemann será o palestrante da noite. Ele abordará a relação entre autor e editor, sua amizade com Salim Miguel e sua experiência dirigindo o documentário “Viagens a Biguaçu”, inspirado no escritor. Além disso, Brüggemann falará sobre o trabalho de revisão e estabelecimento do texto da obra completa de Salim Miguel, que já começou com a publicação de “Primeiro de Abril: narrativas da cadeia”, um dos romances mais emblemáticos do autor e que integra a lista de leituras obrigatórias do próximo vestibular da UFSC. A previsão é que toda a obra completa de Salim Miguel seja publicada até o final de 2025.
O evento contará ainda com a apresentação especial do pianista Sam Machado, natural de Aracaju (SE), que estudou no Conservatório de Música de Sergipe e atualmente cursa Bacharelado em Piano na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
>> Salim Miguel: uma trajetória singular na literatura brasileira
Salim Miguel nasceu no Líbano e chegou ao Brasil aos três anos de idade. Viveu a maior parte de sua vida em Santa Catarina. Autor de mais de 30 livros, foi romancista, contista, cronista, ensaísta, crítico literário e jornalista, além de editor e roteirista. Sua produção literária inclui obras como “NUR na Escuridão”, “A Voz Submersa”, “Primeiro de Abril: narrativas da cadeia” e “Nós”, esta última publicada pela Editora da UFSC um ano após sua morte e também selecionada como leitura obrigatória para os vestibulares da UFSC e Udesc.
Salim Miguel desempenhou papel central na cena cultural brasileira. Foi um dos líderes do Grupo Sul, movimento cultural que marcou Florianópolis entre 1947 e 1958. Junto com sua esposa, Eglê Malheiros, escreveu o argumento e o roteiro do primeiro longa-metragem catarinense, “O Preço da Ilusão”. Como jornalista, destacou-se nas reportagens inovadoras da extinta revista Manchete e como crítico literário nas páginas do Jornal do Brasil nas décadas de 1970 e 1980.
Durante o regime militar, foi preso em 1964, permanecendo 48 dias no quartel da Polícia Militar. A experiência resultou no diário que mais tarde se transformou no romance “Primeiro de Abril: narrativas da cadeia”, eleito o melhor romance do ano em 1994 pela União Brasileira de Escritores.
Ao longo de sua carreira, Salim Miguel colecionou prêmios e honrarias. Entre eles, destacam-se o Prêmio Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras, e o Prêmio Zaffari & Bourbon, que coroou sua obra como um dos melhores romances brasileiros publicados entre 1999 e 2000. Em 2002, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela UFSC e foi eleito o Intelectual do Ano pelo Prêmio Juca Pato.
Salim também deixou um legado como gestor cultural. Foi diretor da Editora da UFSC entre 1983 e 1991, período em que transformou a editora em uma referência nacional. Em 1993, assumiu a superintendência da Fundação Franklin Cascaes, onde trabalhou incansavelmente para criar uma política cultural para Florianópolis.
A memória de Salim Miguel e de sua esposa, Eglê Malheiros, é preservada em espaços culturais que destacam sua importância. Na UFSC, a Sala de Leitura Salim Miguel, localizada no Hospital Universitário, promove a humanização hospitalar e incentiva o hábito da leitura. Já a Udesc homenageia o casal com o Espaço Eglê Malheiros & Salim Miguel, um local no Centro de Florianópolis destinado à consulta de materiais históricos e culturais.
>> Serviço
O quê: Livro na Praça – Salim Miguel 100 anos
Quando: 25/04/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade
Na próxima sexta-feira, 16 de maio, às 18h a Igrejinha da UFSC recebe a terceira edição da Roda de Choro UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.
O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
>> Serviço
O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 16/05/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto para toda comunidade – participação aberta, basta trazer um instrumento musical
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br
No dia 28 de maio, quarta-feira, a banda Jubarte Elevador subirá ao palco do Projeto 12:30, evento que reabre a temporada 2025 do projeto em um novo espaço. A apresentação será realizada no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC, em frente à Praça Santos Dumont. O encontro está marcado para as 12h30. O Projeto 12:30 conta com apresentações mensais gratuitas e abertas a toda a comunidade.
Jubarte Elevador
Presente na cena local do rock autoral, Jubarte Elevador é um projeto formado por quatro integrantes: Antonio Felipe de Jesus Bernardo (bateria), Gabriel Oliveira (contrabaixo), Vinícius Fontes (guitarra) e Igor Gustavo Burg (vocais). O grupo se conheceu em Florianópolis, Santa Catarina, e mantém essa formação oficial desde 2023.
A banda já participou de diversos eventos e festivais, como apresentações na pista de skate do bairro Trindade e na Maratona Cultural, no centro da capital catarinense, além de levar sua música a casas de shows da cidade. O projeto busca construir músicas brasileiras dentro do gênero rock psicodélico e, às vezes, progressivo, trazendo influências de bandas como Som Nosso de Cada Dia, Terreno Baldio, Mutantes, Som Imaginário e outros nomes que difundiram esse estilo musical no Brasil.
O repertório da banda é composto por músicas autorais, e embora já tenham mais de 18 faixas, ainda não lançaram um álbum oficial. No momento, contam apenas com uma versão demo, disponível nas plataformas digitais de música, que pode ser encontrada pelo título: “No Meu Planeta” – Jubarte Elevador. O som da banda traz diversas nuances, buscando sempre inovação e surpresa, com um toque de “antes ou depois daquilo que você espera”, como define um dos integrantes.
Sobre o Projeto 12:30
Em atividade permanente desde 1993, o Projeto 12:30 é uma iniciativa cultural realizada pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC).
Atualmente, o Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas no Teatro Carmen Fossari, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.
Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados no site do DAC e no Instagram oficial do projeto @projeto1230.ufsc.
Acesse o canal do YouTube do Projeto 12:30.
>> Serviço
O quê: banda Jubarte Elevador
Quando: 28/05/2025 | quarta-feira | as 12h30
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito
Contato: projeto1230@contato.ufsc.br | (48) 3721-2497
Mais informações e contatos da banda:
Instagram: @jubarteelevador
E-mail: jubarteelevador.oficial@gmail.com
O projeto Livro na Praça: ler para se libertar, organizado pela Editora da UFSC (EdUFSC), promove a apresentação do livro As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786, um bate-papo com o arquiteto e um dos autores da obra, Roberto Tonera. O evento ocorre em 30 de maio, sexta-feira, às 18h, na Igrejinha da UFSC.
A publicação resgata um manuscrito histórico elaborado em 1786 pelo engenheiro militar José Correia Rangel, que reúne um acervo documental sobre as tropas, os armamentos, os mapas e as fortificações presentes na região Sul do Brasil no século XVIII. O livro apresenta o fac-símile do original com transcrição atualizada, textos explicativos, imagens das estruturas remanescentes, iconografia da época, glossário ilustrado, bibliografia e um CD-ROM com material complementar. A obra é um instrumento para o estudo da história, arquitetura, engenharia militar e patrimônio cultural brasileiro.
>> Serviço
O quê: Livro na Praça: ler para se libertar – As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quando: 30/05/2025 | sexta-feira | 18h
Quanto: evento gratuito e aberto para toda comunidade
Informações: Editora da UFSC | eventos.editora@contato.ufsc.br
O Projeto Fluxo apresenta, no Teatro Carmen Fossari, nos dias 13 e 14 de junho (sexta-feira e sábado), às 20h, o espetáculo A Indiferente Solidão de Todas as Coisas.
Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis na bilheteria uma hora antes de cada sessão. O evento contará com intérprete de Libras. Além disso, serão reservados assentos para gestantes, pessoas idosas e pessoas com deficiência, que poderão acessar o local com antecedência de 20 minutos antes do início das apresentações. A classificação indicativa é 14 anos.
A Indiferente Solidão de Todas as Coisas é um espetáculo que explora as sonoridades e a materialidade textual. A dramaturgia fragmentada cria um espaço labiríntico onde a narrativa não segue uma ordem linear. A peça investiga a relação entre fala, memória e pertencimento. Com atuação de João Mario Filho e trilha sonora ao vivo do guitarrista Dioguitooos, o espetáculo cria uma experiência sensorial intensa.
Após as sessões, na sexta-feira, haverá uma roda de conversa com o ator João Mario Filho e com o músico Dioguitooos, acompanhados pelo professor Almir Ribeiro, diretor teatral, docente de Interpretação e pesquisador em Artes Cênicas; e no sábado dia 14, o encontro será com a psicanalista Mônica Mello, professora de Psicologia na Universidade do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), pesquisadora na área de gênero, que trabalha com a teoria queer e epistemologia do sul global.
O Projeto Fluxo, um núcleo de ações integradas que mobiliza modos de criação em diversas áreas de pesquisa, como atuação/performance, dramaturgia e encenação, a partir de princípios, conceitos e proposições estéticas e políticas.
Realização do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
O Projeto Fluxo apresenta, no Teatro Carmen Fossari, nos dias 13 e 14 de junho (sexta-feira e sábado), às 20h, o espetáculo A Indiferente Solidão de Todas as Coisas.
Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis na bilheteria uma hora antes de cada sessão. O evento contará com intérprete de Libras. Além disso, serão reservados assentos para gestantes, pessoas idosas e pessoas com deficiência, que poderão acessar o local com antecedência de 20 minutos antes do início das apresentações. A classificação indicativa é 14 anos.
A Indiferente Solidão de Todas as Coisas é um espetáculo que explora as sonoridades e a materialidade textual. A dramaturgia fragmentada cria um espaço labiríntico onde a narrativa não segue uma ordem linear. A peça investiga a relação entre fala, memória e pertencimento. Com atuação de João Mario Filho e trilha sonora ao vivo do guitarrista Dioguitooos, o espetáculo cria uma experiência sensorial intensa.
Após as sessões, na sexta-feira, haverá uma roda de conversa com o ator João Mario Filho e com o músico Dioguitooos, acompanhados pelo professor Almir Ribeiro, diretor teatral, docente de Interpretação e pesquisador em Artes Cênicas; e no sábado dia 14, o encontro será com a psicanalista Mônica Mello, professora de Psicologia na Universidade do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), pesquisadora na área de gênero, que trabalha com a teoria queer e epistemologia do sul global.
O Projeto Fluxo, um núcleo de ações integradas que mobiliza modos de criação em diversas áreas de pesquisa, como atuação/performance, dramaturgia e encenação, a partir de princípios, conceitos e proposições estéticas e políticas.
Realização do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
No dia 18 de junho, quarta-feira, a banda Cambirela subirá ao palco do Projeto 12:30. A apresentação será realizada no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC, em frente à Praça Santos Dumont. O encontro está marcado para as 12h30. O Projeto 12:30 conta com apresentações mensais gratuitas e abertas a toda a comunidade.
Formada em Palhoça-SC no ano de 2019, a banda Cambirela vem conquistando espaço com seu som e letras que refletem a dualidade da vida do jovem brasileiro. A proposta musical da Cambirela é um “rock alternativo agridoce”, uma viagem sonora que transita entre a melancolia e a felicidade, capturando a essência das emoções cotidianas com autenticidade e profundidade.
Com influências que vão do rock clássico ao indie contemporâneo, a banda busca se destacar dentro do gênero alternativo trazendo elementos como a sanfona e levadas que remetem até a bandas bailes e suas nostalgias, sempre mantendo uma identidade própria e [relevante. Suas letras em português abordam temas universais ressoando especialmente com a juventude brasileira, questões de saúde mental e autoconhecimento.
A Cambirela lançou seu primeiro single: “Submerso” com um videoclipe em março de 2023 e logo no mês seguinte lançou um EP chamado “Nós” que conta com 4 faixas inéditas. Além do single “Submerso”, “Nós” tem como destaque as faixas “Metamorfose”, “Antes de Ir” e “Todos Por Si”. Nós – Mini Doc, o making of do EP “Nós” saiu uma semana antes do single “O Pedido”, música que os fãs já cantavam nos shows mas que não tinha sido lançada em 2023.
Fazendo shows desde novembro de 2022, Cambirela já organizou e participou dos festivais: Borbulha, Uso Roupa Preta no Verão e 9a Semana do Rock Catarinense. Participaram do concurso de bandas ATL Rock’ n Didge organizado pela rádio Atlântida. Tocaram nas casas noturnas: Haôma Baixo Centro, Didge, Beco Bar, Bro cave, Arena Opus onde fizeram uma participação especial e Desgosto onde abriram o show da banda carioca Menores Atos.
Os meninos seguem firme em sua missão de levar sua música para novos horizontes, sempre buscando evoluir e se conectar cada vez mais com seus fãs. Com novos projetos e lançamentos no horizonte, virão em breve um single novo (no próximo mês), um EP inédito, um projeto acústico audiovisual, videoclipes e materiais que mostram os bastidores da banda, como o processo de composição e gravação das músicas e ensaios.
A banda é composta por Arthur Paim (voz, guitarra e sanfona), João Carlos (guitarra), João Pedro (baixo) e Vitor Folster (Bateria).
Sobre o Projeto 12:30
Em atividade permanente desde 1993, o Projeto 12:30 é uma iniciativa cultural realizada pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC).
Atualmente, o Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas no Teatro Carmen Fossari, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.
Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados no site do DAC e no Instagram oficial do projeto @projeto1230.ufsc.
Acesse o canal do YouTube do Projeto 12:30.
>> Serviço
O quê: banda Cambirela
Quando: 18/06/2025 | quarta-feira | às 12h30
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito
Contato: projeto1230@contato.ufsc.br | (48) 3721-2497
>> Mais informações e contatos da banda
Mídias sociais: Instagram | Spotify | YouTube
WhatsApp: 48 99133-9119
A turma da disciplina de Poéticas Vocais do Curso de Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta, no Teatro Carmen Fossari, a peça teatral infantil Em Busca da Magia. O espetáculo contará com duas sessões gratuitas, às 14h30 e às 16h15, (reservada para escolas).
>> Sinopse
Duas crianças muito curiosas partem em uma aventura mágica pela Ilha de Santa Catarina. Elas estão em busca de uma magia especial que parece ter desaparecido… Mas afinal, o que será essa magia?
Pelas trilhas da ilha, do norte ao sul, do leste ao oeste, as crianças encontram histórias, culturas, lendas e folclores de Floripa.
Uma aventura poética que convida as crianças a se conectarem com o imaginário mágico e o folclore da ilha.
>> Ficha técnica
Direção: profa. Janaina Martins
Monitoria: Maria Antônia Kegele Clifford Faria
Elenco: estudantes da disciplina de “Poéticas Vocais” do Curso de Graduação em Artes Cênicas da UFSC: Amanda Zanco Nunes, Ana Clara Gonçalves da Silva, Beatris Veras Garcia, Camila Kfouri de Miranda, Cristiano da Silva Mariano, Daniel Karonte, Dionatans Rodrigues Zulian, Emily Bamberg Leite, Gabriel Souza Alcantara Machado, Guilherme Augusto Fonseca, Izumi Kawasaki, Kaiky Sabino Machado, Lívia de Oliveira, Luiz Roberto Albano, Pedro Otavio Eger, Renata Ramos Tedesco, Ryan Dassoler, Samara Weber, Sthefany Takahassi, Yandara Cristina Milani e Yasmin Oliveira Santos.
Duração aproximada: 30 a 40 minutos
A turma da disciplina de Poéticas Vocais do Curso de Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta, no Teatro Carmen Fossari, a peça teatral infantil Em Busca da Magia. O espetáculo contará com duas sessões gratuitas, às 14h30 e às 16h15, (reservada para escolas).
>> Sinopse
Duas crianças muito curiosas partem em uma aventura mágica pela Ilha de Santa Catarina. Elas estão em busca de uma magia especial que parece ter desaparecido… Mas afinal, o que será essa magia?
Pelas trilhas da ilha, do norte ao sul, do leste ao oeste, as crianças encontram histórias, culturas, lendas e folclores de Floripa.
Uma aventura poética que convida as crianças a se conectarem com o imaginário mágico e o folclore da ilha.
>> Ficha técnica
Direção: profa. Janaina Martins
Monitoria: Maria Antônia Kegele Clifford Faria
Elenco: estudantes da disciplina de “Poéticas Vocais” do Curso de Graduação em Artes Cênicas da UFSC: Amanda Zanco Nunes, Ana Clara Gonçalves da Silva, Beatris Veras Garcia, Camila Kfouri de Miranda, Cristiano da Silva Mariano, Daniel Karonte, Dionatans Rodrigues Zulian, Emily Bamberg Leite, Gabriel Souza Alcantara Machado, Guilherme Augusto Fonseca, Izumi Kawasaki, Kaiky Sabino Machado, Lívia de Oliveira, Luiz Roberto Albano, Pedro Otavio Eger, Renata Ramos Tedesco, Ryan Dassoler, Samara Weber, Sthefany Takahassi, Yandara Cristina Milani e Yasmin Oliveira Santos.
Duração aproximada: 30 a 40 minutos

A qualidade sonora sempre foi o centro de seu interesse artístico. Tocando violões clássicos modernos e históricos, ele investigou a ideia de descobrir um som que pudesse ir além do instrumento. A transcrição de novas músicas para o violão revelou-se uma continuação natural dessa vocação. Da mesma forma, o violão de 8 cordas “Brahms Guitar” surgiu como uma poderosa ferramenta para continuar essa pesquisa. Há vários anos, Giacomo vem ampliando o repertório desse instrumento específico, adaptando novas obras para ele e colaborando com compositores contemporâneos.
Uma busca constante por uma conexão instrumental com a voz humana permeia a pesquisa musical de Copiello. Seu álbum mais recente, intitulado Lieder, apresenta uma coleção pessoal de arranjos para violão que explora o lirismo de dois compositores do romantismo alemão: Mendelssohn e Schubert.
Giacomo Copiello is an Italian classical guitarist. Engaged in a concert career featuring him as a soloist and in chamber ensembles in Italy and abroad, he stands out as one of the new promises of international guitar. His live videos and CDs, published since 2015 for “Stradivarius” (Milano Dischi), have been widely appreciated by critics and listened to on digital platforms.
Sound quality has always been the focus of his artistic interest. Playing modern and historical classical guitars, he investigated the idea of discovering a sound that could go beyond the instrument. Transcribing new music for guitar turned out to be a natural continuation of this vocation. In the same way, the 8- string “Brahms Guitar” came up as a powerful tool to continue this research. For several years Giacomo has been enlarging the repertoire of this particular instrument, arranging new music for it, and collaborating with contemporary composers.
A constant search for an instrumental connection with the human voice permeates Copiello’s musical research. His latest album, titled “Lieder”, offers a personal collection of guitar arrangements that explores the lyricism of two composers of German Romanticism: Mendelssohn and Schubert.

Kevin também já se apresentou em algumas das salas de concerto mais prestigiadas do mundo, incluindo o Wigmore Hall, em Londres, o Konzerthaus, em Berlim, e o Suntory Hall, em Tóquio. Ele acumula diversos prêmios, entre eles o mais recente 2º lugar na Guitar Foundation of America International Concert Artist Competition de 2023, considerada por muitos como a competição mais prestigiada de violão clássico do mundo.
Além de sua carreira artística, Kevin é apaixonado por retribuir à sociedade. Visita regularmente escolas para compartilhar seus conhecimentos sobre o violão e a educação musical. Também arrecada fundos em Singapura e na região para diversas instituições de caridade e iniciativas, como o ChildAid, que oferece oportunidades para que crianças carentes tenham contato com as artes.
Kevin estudou com Richard Wright por sete anos na Yehudi Menuhin School, no Reino Unido. Após concluir dois anos de serviço militar obrigatório nas Forças Armadas de Singapura, obteve sua graduação em Música pelo Girton College da Universidade de Cambridge, como bolsista de música do colégio e da Fundação Loke Cheng-Kim. Atualmente, está cursando o mestrado em Performance de Violão na Universidade de Wisconsin-Milwaukee, sob orientação do Prof. René Izquierdo, atuando como assistente de ensino de pós-graduação. Kevin conta com o generoso apoio da Altamira Guitars e da Augustine Strings.
Kevin is also passionate about giving back to society. He actively visits schools to share more about the guitar and music education. He also raises funds in Singapore and in the region for various charities and initiatives such as ChildAid, to provide opportunities for underprivileged children to have exposure to the arts.
Kevin studied with Richard Wright for seven years at the Yehudi Menuhin School in Britain. After finishing two years of mandatory military service in the Singapore Armed Forces, he completed his undergraduate degree in Music at Girton College, University of Cambridge as the College Music Scholar and a scholar of the Loke Cheng-Kim Foundation. He is now pursuing his postgraduate degree in Guitar Performance at the University of Wisconsin-Milwaukee with Prof. René Izquierdo as the Graduate Teaching Assistant. Kevin is generously supported by Altamira Guitars and Augustine Strings.
Marisa Sardo é uma violonista clássica nascida em Chicago e uma das novas solistas internacionais em destaque. Com dupla cidadania americana e italiana, conquistou mais de 20 prêmios em competições internacionais, incluindo o 1º lugar no New York Laureate, Twisted Spruce e Grand Prize Virtuoso. Já se apresentou em cinco continentes e mais de 25 países, incluindo salas prestigiadas como o Concertgebouw (Amsterdã) e o Mozarteum (Salzburgo).
Reconhecida por seus programas diversos e envolventes, Marisa valoriza obras de compositoras, artistas pouco representados e estreias de peças comissionadas. Seu álbum de estreia, lançado em 2023 pelo selo Frameworks Records, inclui obras de Sor, Mertz e von Sehrwald. Atua também como artista convidada, professora e defensora da música contemporânea para violão.
Marisa é graduada pela Northwestern University, Indiana University e New England Conservatory. Estudou com grandes nomes como Eliot Fisk, Sérgio Assad e Oscar Ghiglia. Toca instrumentos feitos sob medida por Marshall Brune, Wilson Burnham e James Baur.
Known for her diverse and engaging programs, Marisa champions music by women, underrepresented composers, and premieres of newly commissioned works. Her 2023 debut album on Frameworks Records features music by Sor, Mertz, and von Sehrwald. She is also active as a guest artist, teacher, and advocate for contemporary guitar music.
Marisa holds degrees from Northwestern University, Indiana University, and New England Conservatory. Her principal teachers include Eliot Fisk, Sergio Assad, and Oscar Ghiglia. She performs on custom-made guitars by Marshall Brune, Wilson Burnham, and James Baur.
Semana de arte e cultura na UFSC. Intensa e diversificada programação focada na experimentação e divulgação da produção cultural desenvolvida no meio acadêmico.