Agenda Cultural

dez
3
ter
64 anos UFSC | Mostra Artes da Cena
dez 3@19:00 – dez 19@21:00

Apresentações artísticas do Curso de Graduação em Artes Cênicas, desenvolvidas em disciplinas da Graduação e em Grupos de Pesquisa.

Locais: Caixa Prata e Sala de Projeção (1º andar), Bloco D – Centro de Comunicação e Expressão – CCE
Teatro Carmen Fossari  e  Igrejinha da UFSC – Rua Des. Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Classificação: 16 anos

>> Programação

03/12 – terça-feira
19h | Altar de Nós | Caixa Preta

04/12 – quarta-feira
20h | Ser Existência: a poesia da morte | Caixa Preta

05/12 – quinta-feira
20h30 | Hamlet, último ato | Caixa Preta

06/12 – sexta-feira
19h30 | Essas mulheres | Caixa Preta

09/12 – segunda-feira
20h | Deboches Imediatos | Teatro Carmen Fossari

20h | Capitu: Entre o amor que dei e a loucura que recebi | Caixa Preta
10/12 – terça-feira

20h | O amanhecer da revolução | Caixa Preta
11/12 – quarta-feira

20h | Afinação Urbana | Caixa Preta
20h40 | Tudo que guardei pra mim | Teatro Carmen Fossari

12/12 – quinta-feira
19h | Migalhas (leitrua dramática) | Sala de Projeção
19h20 | Tudo que guardei pra mim | Teatro Carmen Fossari
20h30 | Fragmentos em nós – Marcela | Caixa Preta

13/12 – sexta-feira
19h30 | Perspectivas | Caixa Preta

14 e 15/12 – sábado e domingo
19h | O Despertar da Primavera | Caixa Preta

16/12 – segunda-feira
20h | Que seja doce… | Caixa Preta/Bloco D CCE
17/12  – terça-feira

17h | Quando o sonho acorda – recital canto coral | Igrejinha da UFSC
19h | Experimento cênico: O Labirinto Elétrico | em frente ao Centro de Cultura e Eventos

19/12 – quinta-feira
20h20 | Sal da memória | Caixa Preta

Mais informações: @ufscartescenicas

Programação 64 anos | UFSC: aniversario.ufsc.br.

*Programação sujeita a alterações. 

dez
18
qua
Movimento: Para um Caminho de Paz e Transformação @Biblioteca Central - BU | Praça da Cidadania
dez 18@14:00 – 20:30

O projeto Escola de Extensão, atividade da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove na próxima quarta-feira, 18 de dezembro o evento Movimento: Para um Caminho de Paz e Transformação. A ação realizará gratuitamente atividades educacionais, culturais e práticas integrativas.

>> Programação

14h | Palestra: “A Arte de Viver em Paz” | Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária – UFSC
16h | Relaxamento e meditação guiada* | Praça da Cidadania – UFSC
17h30 | Danças Circulares | Praça da Cidadania – UFSC
18h30 | Coffee Break** | Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária – UFSC
19h30 | Encerramento com “O Canto pelo Sentir”, com Patrícia Kalabaide | Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária – UFSC

*Para a atividade de meditação aconselha-se trazer canga ou tapete de yoga
**No Coffee Break traga copo para colaborar com meio ambiente

O evento organizado como atividade do curso: Agente EA – Jovem Agente de Transformação Social e Ambiental com o apoio do Projeto de Extensão, Curso Livre Liderança UFSC – UNIPAZ

Informações: aline.af@ufsc.br

fev
5
qua
Palestras | Fortificações e Patrimônio Mundial @Igrejinha da UFSC
fev 5@15:00 – 18:00

A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), vinculada à Secretaria de Cultura, Arte e Esporre (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove nesta quarta-feira, 05 de fevereiro, as 15h, na Igrejinha da UFSC, duas palestras sobre Fortificações Militares e Patrimônio Mundial das Fortificações Brasileiras.

No evento, a Drª. Milagros Flores-Román fala a respeito do Comitê Científico Internacional sobre Fortificações e Patrimônio Militar (ICOFORT) e sobre o Inventário Monumental de Fortificações que ela atualmente coordena. A palestra complementa a visita da Dra. Milagros ao Brasil, visando o avanço da pesquisa sobre o Inventário Monumental de Fortificações e Patrimônio Militar, conforme detalhado a seguir.

Posteriormente , a Drª. Flávia Mattos aborda a atuação do Comitê Científico Brasileiro sobre Fortificações e Patrimônio Cultural de Origem Militar (CCBrFort / ICOMOS Brasil) e a candidatura das Fortificações Brasileiras a Patrimônio Mundial.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no link.

Sobre o ICOFORT   

O Comitê Científico Internacional sobre Fortificações e Patrimônio Militar (ICOFORT) foi criado em 2005 pelo ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios) para promover o conhecimento, a conservação e a valorização das fortificações históricas em todo o mundo. Uma de suas funções mais importantes é ajudar o ICOMOS a cumprir seu papel como consultor do Patrimônio Mundial da UNESCO, colaborando na avaliação do valor universal das fortificações propostas a cada ano para a Lista do Patrimônio Mundial.

Sobre o Inventário Monumental de Fortificações e Patrimônio Militar

O Inventário Monumental de Fortificações e Patrimônio Militar objetiva coletar dados sobre tipologias, sistemas defensivos, estado de conservação, sustentabilidade, turismo, governança, entre outros, assim como visa identificar monumentos que necessitem de mais pesquisas documentais e arqueológicas para sua valorização. O projeto também busca documentar os efeitos das Mudanças Climáticas nas Fortificações e Patrimônio Militar, com o propósito de uma maior compreensão e ação em relação a perdas e danos, identificar o nível de impacto e possíveis medidas de mitigação em um esforço para proteger este patrimônio frágil contra as mudanças climáticas.

Sobre Milagros Flores-Román

Milagros Flores-Román é Historiadora-Especialista em pesquisa histórica com base no Patrimônio Histórico Cultural e Fortificado. É doutora em História pela Faculdade de Geografia e História da Universidad Complutense de Madrid na Espanha. É membro fundador do ICOFORT, o Comitê Científico Internacional do ICOMOS sobre Fortificações e Patrimônio Militar, do qual foi presidente de 2008 a 2019, coordenando, entre outros trabalhos, a elaboração das “Diretrizes sobre Fortificações e Patrimônio Militar”, documento oficial do ICOMOS que estabelece os parâmetros para a conservação, proteção e interpretação desse patrimônio em nível mundial.

Atualmente é Coordenadora Regional do ICOFORT para a América Latina e Caribe. Acesse o currículo ampliado aqui.

Sobre a atuação do CCBrFort / ICOMOS Brasil

Fundado em 2019, no âmbito do ICOMOS Brasil, o Comitê Científico Brasileiro sobre Fortificações e Patrimônio Cultural de Origem Militar (CCBrFort) é um comitê científico análogo ao ICOFORT, que busca realizar e incentivar estudos, reflexões e intercâmbios de experiências, entre seus membros e uma ampla rede de interlocutores interessados nessa temática, sempre na perspectiva de conhecer as fortificações brasileiras, mas também as suas múltiplas relações com as demais fortificações em outras partes do mundo.

Sobre a Candidatura a Patrimônio Mundial das Fortificações Brasileiras

Tombadas pelo Iphan desde 1938, as Fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e de Santo Antônio de Ratones possuem arquiteturas monumentais e começaram a ser construídas em 1739 e 1740, respectivamente, sob o comando do primeiro governador da Capitania de Santa Catarina, o engenheiro militar José da Silva Paes. Esses monumentos nacionais foram testemunhas do esforço para a ocupação, defesa e integração do território nacional e fazem parte do conjunto de 19 fortificações brasileiras candidatas a Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Sobre Flávia Mattos

Flávia Ferreira de Mattos é doutora em Ciências em Engenharia de Produção, Área de Concentração: Gestão e Inovação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – PEP/COPPE/UFRJ (2018) – onde defendeu a tese “Inovação Institucional e Patrimônio Cultural de Origem Militar”. Possui mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – CPDA/UFRRJ (2006). Atuou como consultora da Unesco no Projeto “Gestão Compartilhada do Patrimônio Cultural Brasileiro” – junto ao DECOF/IPHAN (novembro de 2019 a setembro de 2020).

Atualmente é Coordenadora do Comitê Científico Brasileiro sobre Fortificações e Patrimônio Cultural de Origem Militar – CCBrFort / ICOMOS Brasil. Veja o currículo ampliado clicando aqui.

>> Serviço

O quê: Palestras sobre Fortificações e Patrimônio Mundial
Quando: Quarta-feira | 5 de fevereiro de 2025 | 15:00h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Inscrições: Acesse aqui
Mais informações: fortalezas.ufsc.br | fortalezas@contato.ufsc.br

fev
6
qui
Encontro Regional dos Estudantes Indígenas da Região Sul – Erei Sul
fev 6@7:00 – fev 9@18:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) irá sediar a quinta edição do Encontro Regional dos Estudantes Indígenas da Região Sul (Erei Sul) durante os dias 6 a 9 de fevereiro, no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em Florianópolis. Organizado pelos estudantes indígenas da UFSC, o evento é aberto à participação de toda a toda comunidade universitária, sem a necessidade de inscrição prévia.

O evento abordará temáticas como saúde mental indígena, a importância de lideranças de territórios como base no ingresso, mães e pais indígenas nas universidades, ações afirmativas, direito ao território, marco temporal e clima, a importância da criação de projetos de moradias estudantis específicas para indígenas, política e vida indígena. Os organizadores convidam toda a comunidade universitária a participar e conhecer mais sobre a cosmovisão, lutas e experiências dos povos indígenas.

O Erei Sul ocorre desde 2016, e é o maior evento indígena de mobilização coletiva no Sul do país no contexto do Ensino Superior. Segundo os organizadores, é pensado e protagonizado por lideranças, estudantes indígenas de graduação, pós-graduação, pesquisadores e não indígenas cujas territorialidades correspondem ao atual território do Sul. Inclui também autoridades indígenas e não indígenas de diferentes contextos territoriais.

Algumas presenças previstas para participar desta edição são: Davi Guarani, Laísa Kaingang, Cristhian Priprá, Laura Parintintin, Geni Nunes, Txay Suruí, entre outros.

A programação e principais informações estão disponíveis no site oficial do encontro. Atualizações também serão divulgadas por meio do Instagram @erei.sul.

mar
10
seg
Batalha do Conviva @Cento de Cultura e Eventos da UFSC
mar 10@18:00 – 22:30

O Coletivo Batalha do Conviva promoverá na segunda-feira, 10 de março, a partir das 18h, a primeira edição do ano da Batalha do Conviva, no hall do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação do evento apresentará discotecagem com DJ Makal e DJ Traktor, Cypher de Breaking, Rua Declama, Batalha de Sangue (modalidade dupla mista). A atividade é aberta ao público.

A Batalha do Conviva é uma roda cultural cuja principal atividade é a batalha de rima, contando também com discotecagem, declamação de poesia e demais atividades pertencentes ao Movimento Hip-Hop. A iniciativa objetiva contribuir para a inserção do Movimento Hip Hop no mapa da UFSC – por meio do fomento à arte e cultura de rua e construção de conhecimentos coletivos que valorizem a diversidade – e, ao mesmo tempo, promover interações entre a comunidade acadêmica e a população de Florianópolis.

O evento é uma realização do Coletivo Batalha do Conviva com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).

>> Serviço

O quê: Batalha do Conviva 
Quando: 10/03/2025 | segunda-feira | 18h às 22h30
Onde: hall Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo – UFSC
Quanto: evento gratuito e aborto para toda comunidade   
Informações: @batalhadoconviva

mar
17
seg
XII Mostra Academia de Artes Cênicas – MAÇÃ
mar 17@18:30 – mar 21@21:45

O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).

A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.

>> Clique aqui para conferir a programação completa.

>> Serviço

O quê: XII Mostra Academia de Artes Cênicas – Maçã
Quando: de 17/03 a 21/03/2025
Onde: Laboratório Caixa Preta | Teatro Carmen Fossari | Sala de Projeção – CCE
Quanto: gratuito 
Informações: @caacufsc

 

mar
21
sex
Roda de Conversa “Quilombos em Santa Catarina” @Sede do IPHAN/SC - Antiga Alfândega de Florianópolis
mar 21@14:00 – 19:00

Em 2023, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN empreendeu a missão de fazer cumprir a determinação constitucional (Art. 216) pela qual “ficam tombados todos os documentos e sítios detentores de reminiscências históricas de antigos quilombos”.

Como resultado, foi editada a Portaria IPHAN nº 135/2023, que regulamenta o Tombamento Constitucional destes documentos e sítios, e foi construída em processo participativo que contou também com ampla colaboração institucional da qual fazem parte os Ministérios da Cultura, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Cidadania, a Fundação Cultural Palmares e o INCRA.
Diante da importância de divulgar e efetivar o novo instrumento no âmbito das políticas públicas do Estado brasileiro para reparação histórica junto à população quilombola, e  considerando a pertinência de dialogar com instituições e lideranças que possuem atuação junto aos quilombos de Santa Catarina, convidamos para Roda de Conversa “Quilombos em Santa Catarina”, a ser realizada no dia 21 de março de 2025, de 14h às 20h, na sede do Iphan, no prédio da Antiga Alfândega (Centro, Florianópolis).

Inscreva-se aqui

O evento também será transmitido on line no YouTube Rede Educação Patrimonial Catarina.

A fim de tornar nosso diálogo ainda mais produtivo, pedimos a gentileza de ler a Portaria Iphan nº 135/2023, a qual está disponível aqui: Leia aqui.

Sugerimos também assistir os vídeos do IPHAN específicos sobre o Tombamento de Quilombos: Assista aqui
O formulário e o passo a passo para fazer o pedido de Tombamento de Quilombo ao IPHAN: Disponível aqui

No dia 05 de dezembro de 2024, foi realizada live “Leitura Comentada da Portaria de Tombamento de Quilombos – IPHAN”, você pode assistir no YouTube Rede Educação Patrimonial Catarina: Assista aqui

Programação detalhada preliminar (ainda aguardando confirmações)

14h – Boas-vindas (Regina Helena Santiago – Superintendente do IPHAN/SC)

14h10 – Como o tombamento de quilombos pode contribuir para as comunidades quilombolas?   (Vanessa Pereira – Coordenadora-geral de Identificação e Reconhecimento do DEPAM/IPHAN)

15h – Mesa 1
– Referências culturais afro-brasileiras em Santa Catarina (Vanda Pinedo – Liderança Movimento Negro Unificado de Santa Catarina)
– Reflexões sobre ações relacionadas à Luta Quilombola em Santa Catarina (Lu Kilombola – Coordenadora Estadual das Comunidades Remanescentes de Quilombos – CECREQ – de Santa Catarina)
– Como são realizadas as ações afirmativas para estudantes quilombolas na UFSC? (Leslie Sedrez Chaves – Pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade Proafe/UFSC)
– Como está sendo construído o Curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola de Santa Catarina? (Samara Freire – Coordenadora Projeto de Licenciatura Educação Escolar Quilombola – Antropologia/UFSC)
– Como a SPU/SC atua junto aos quilombos em Santa Catarina? (Juliano Luiz Pinzetta – Superintendente SPU/SC)
– Como o INCRA/SC atua junto aos quilombos em Santa Catarina? (Heron Rosa – INCRA/SC)
– Como as comunidades quilombolas podem se tornar um Ponto de Cultura e acessar recursos do MinC? (Alexandre Martins – Coordenador Escritório Ministério da Cultura em Santa Catarina)
Mediação: Regina Helena Santiago (Superintendente IPHAN/SC) e Júlia Callado (Servidora IPHAN/SC)

16h45 – Café e bolo

17h – Mesa 2
Como é sua comunidade/território?
– Rhuan Carlos Fernandes – Território negro Clube Social Negro Senegão – Joinville/SC
– Estefany Cristine de Moura dos Passos – Território negro Escola de Samba Imperadores do Samba – São Francisco do Sul/SC
– Izaias dos Santos – Território quilombola Vidal Martins – Florianópolis/SC
– Maurílio Machado – Território quilombola Morro do Fortunato – Garopaba/SC
– Olívio Cristino – Território quilombola  Ribeirão do Cubatão –  Joinville/SC
Mediação: Michele Maciel (Chefe ETEC IPHAN/SC em São Francisco do Sul) e Pedro Damin (Servidor IPHAN/SC)

18h – Roda de Conversa (abertura para comentários e perguntas)

19h – Encerramento (João Victor Hoffmann – Coordenador Técnico IPHAN/SC)

Cinema | Cine Paredão Mississipi Burning de Alan Parker @Bosque do CFH
mar 21@19:00 – 21:00

O projeto de extensão Cine Paredão, vinculado ao curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza, entre março e abril, uma mostra cinematográfica em homenagem ao ator norte-americano Gene Hackman, falecido em fevereiro deste ano junto à sua esposa, Betsy Arakawa, no estado do Novo México, nos Estados Unidos. Hackman foi um renomado ator e escritor, amplamente reconhecido por sua carreira cinematográfica que abrange várias décadas, tendo conquistado dois Oscars nas categorias de Melhor Ator (1971) e Melhor Ator Coadjuvante (1992).

A primeira exibição da mostra ocorre nesta sexta-feira, 21 de março, às 19h, no Bosque do Centro de Ciências Humanas e Filosofia (CFH), com o filme Mississipi em Chamas (1988), do diretor Alan Parker. O longametragem narra a investigação do FBI sobre o desaparecimento de três ativistas dos direitos civis no Mississippi em 1964. Os agentes Rupert Anderson (Gene Hackman) e Alan Ward (Willem Dafoe) são enviados para uma pequena cidade onde a segregação racial é intensa e a violência contra negros é comum. A história é inspirada nos assassinatos reais de James Chaney, Michael Schwerner e Andrew Goodman pela Ku Klux Klan.

O evento é gratuito e aberto ao público, com classificação indicativa a partir de 16 anos.

Mostra Gene Hackman, In Memorian

Gene Hackman foi um ator e escritor norte-americano, nascido em 30 de janeiro de 1930, em San Bernardino, Califórnia (EUA). Ele se destacou por suas atuações intensas e versáteis em uma variedade de gêneros cinematográficos, incluindo drama, ação e comédia.

Com uma carreira que abrange mais de cinco décadas e dois Oscars, Hackman é lembrado por sua versatilidade e presença marcante na tela. Hackman começou sua carreira no teatro antes de se transferir para a TV e o cinema, onde rapidamente ganhou destaque. Ele é mais conhecido por seus papéis em filmes clássicos como Operação França (1971), pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Ator, e Os Imperdoáveis (1992), Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Outras obras notáveis em sua filmografia incluem Bonnie & Clyde (1967), A Conversação (1974), Superman (1978) e Os Excêntricos Tenenbaums (2001).

Além de sua atuação, Gene Hackman também se aventurou na escrita, publicando romances que receberam críticas positivas. Com uma carreira marcada por prêmios e reconhecimento, Hackman é considerado um dos grandes atores de sua geração.

Em 2004, ele anunciou sua aposentadoria do cinema, mas sua influência e legado permanecem presentes na indústria cinematográfica. A capacidade de Hackman de trazer profundidade e autenticidade aos seus personagens continua a inspirar atores e cineastas em todo o mundo.

Em memória desse carismático e lendário ator, que nos deixou recentemente, o Cine Paredão, com curadoria de Eduardo Gonçalves Dias, organiza uma mostra com 4 filmes para lembrarmos com carinho de algumas de suas inesquecíveis atuações. A iniciativa conta com apoio do CFH e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC.

Ficha técnica:

Mississipi Burning
Mississipi em Chamas

Direção: Alan Parker
Roteiro: Chris Gerolmo
Gênero: Thriller/Mistério
Duração: 2h 8min
Ano: 1988
Classificação: 16 anos
Elenco: Gene Hackman, Willem Dafoe, Frances McDormand, Brad Dourif, R. Lee Ermey

Para mais informações sobre o Cine Paredão e a mostra, acesse o Facebook ou Instagram do projeto.

mar
25
ter
Teatro | ‘Lagoa de Pássaros’ @Hall - bloco B | Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFH
mar 25@18:30 – 20:30

Uma apresentação da peça teatral Lagoa de Pássaros será realizada no dia 25 de março, terça-feira, às 18h30, no hall do Bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus de Florianópolis. A apresentação será realizada pelo Teatro Comunitário do Canto da Lagoa. O evento é gratuito e aberto à comunidade universitária.

Sinopse da peça: um desastre ambiental coloca frente a frente um bando de pássaros e uma menina. Juntos eles buscam alertar sobre um colapso ecológico.

A ação é organizada pela Direção do CFH em parceria com a professora Edviges Ioris.

Para mais informações, acesse o Instagram do Teatro Comunitário do Canto da Lagoa.

mar
28
sex
Cine Buñuel | ‘Yawar Mallku – O Sangue do Condor’ @Laboratório de Estudos de Cinema LEC - Bloco D | CCE
mar 28@19:00 – 21:00

O projeto de extensão Cine Buñuel retorna às atividades e exibe nesta sexta-feira, dia 28 de março, às 19h, o filme Yawar Mallku – O Sangue do Condor (1969), de Jorge Sanjinés. Com a entrada aberta à comunidade e gratuita, a projeção da obra será no Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), no campus do bairro Trindade, em Florianópolis.

O Cine Buñuel conta com ciclos temáticos que funcionam como um impulso às discussões, tendo como proposta apresentar ao público filmes feitos na América Latina, ou que tenham o espanhol como linguagem principal, e a partir deles gerar diálogo após as exibições. Neste ano, o foco das projeções está em filmes que retratam o poder da luta social surgida da coletividade, com o Ciclo Coraje del Pueblo. Segundo Patrício Xavier, um dos organizadores do projeto, o nome escolhido para a seleção de obras que serão exibidas tem influência da constatação da força encontrada no coletivo que muda a realidade: “Porque com coragem e valentia é que se logram essas mudanças das classes esquecidas”.

O filme que estreia o ciclo é o premiado Yawar Mallku – O Sangue do Condor, selecionado como um dos cem filmes mais importantes do cinema mundial pela Unesco, e dirigido por um dos cineastas mais reconhecidos da América Latina, o boliviano Jorge Sanjinés, com obras que revolucionaram a visão e a produção cinematográfica na região. Yawar Mallku é apresentado, na maior parte das suas cenas, na língua Quechua, e conta a história do líder de uma comunidade que sofre uma tentativa de assassinato da polícia, após se rebelar e liderar a expulsão dos estrangeiros que invadiram sua comunidade.

A invasão esconde um segredo, um tipo de violência feita às surdinas, que aconteceu também fora da ficção com os indígenas da Bolívia. O filme surgiu como resultado das denúncias, e seu reconhecimento influenciou em uma ação governamental que gerou o fim das práticas violentas.

Cine Paredão | Um Lance no Escuro @Bosque do CFH
mar 28@19:00 – 21:00

O projeto de extensão Cine Paredão, vinculado ao curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza, entre março e abril, uma mostra cinematográfica em homenagem ao ator norte-americano Gene Hackman, falecido em fevereiro deste ano junto à sua esposa, Betsy Arakawa, no estado do Novo México, nos Estados Unidos. Hackman foi um renomado ator e escritor, amplamente reconhecido por sua carreira cinematográfica que abrange várias décadas, tendo conquistado dois Oscars nas categorias de Melhor Ator (1971) e Melhor Ator Coadjuvante (1992).

A primeira exibição da mostra ocorre nesta sexta-feira, 28 de março, às 19h, no Bosque do Centro de Ciências Humanas e Filosofia (CFH), com o filme Um Lance no Escuro, do diretor Arthur Penn.

Harry Moseby (Gene Hackman), um ex-jogador de futebol americano que agora trabalha como detetive particular em Los Angeles, é contratado para localizar a filha fugitiva de uma decadente estrela de Hollywood. Seguindo as pistas deixadas por Delly (Melanie Griffith), ele vai para Florida Keys, onde o que considerava um caso comum acaba se tornando algo muito maior. Enquanto isso, seu casamento vai lentamente por água abaixo.

O evento é gratuito e aberto ao público, com classificação indicativa a partir de 16 anos.

Mostra Gene Hackman, In Memorian

Gene Hackman foi um ator e escritor norte-americano, nascido em 30 de janeiro de 1930, em San Bernardino, Califórnia (EUA). Ele se destacou por suas atuações intensas e versáteis em uma variedade de gêneros cinematográficos, incluindo drama, ação e comédia.

Com uma carreira que abrange mais de cinco décadas e dois Oscars, Hackman é lembrado por sua versatilidade e presença marcante na tela. Hackman começou sua carreira no teatro antes de se transferir para a TV e o cinema, onde rapidamente ganhou destaque. Ele é mais conhecido por seus papéis em filmes clássicos como Operação França (1971), pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Ator, e Os Imperdoáveis (1992), Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Outras obras notáveis em sua filmografia incluem Bonnie & Clyde (1967), A Conversação (1974), Superman (1978) e Os Excêntricos Tenenbaums (2001).

Além de sua atuação, Gene Hackman também se aventurou na escrita, publicando romances que receberam críticas positivas. Com uma carreira marcada por prêmios e reconhecimento, Hackman é considerado um dos grandes atores de sua geração.

Em 2004, ele anunciou sua aposentadoria do cinema, mas sua influência e legado permanecem presentes na indústria cinematográfica. A capacidade de Hackman de trazer profundidade e autenticidade aos seus personagens continua a inspirar atores e cineastas em todo o mundo.

Em memória desse carismático e lendário ator, que nos deixou recentemente, o Cine Paredão, com curadoria de Eduardo Gonçalves Dias, organiza uma mostra com 4 filmes para lembrarmos com carinho de algumas de suas inesquecíveis atuações. A iniciativa conta com apoio do CFH e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC.

Ficha técnica:

Night Moves
Um Lance no Escuro

Direção: Arthur Penn
Roteiro: Alan Sharp
Gênero: Neo-Noir, Thriller
Duração: 1h 40min
Ano: 1975
Classificação: 16 anos
Elenco: Gene Hackman, Susan Clark, Edward Binns, Jennifer Warren, James Woods, Melanie Griffith

Para mais informações sobre o Cine Paredão e a mostra, acesse o Facebook ou Instagram do projeto.

abr
11
sex
Cine Paredão | A Conversação @Bosque do CFH
abr 11@19:00 – 21:00

O projeto de extensão Cine Paredão, vinculado ao curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza, entre março e abril, uma mostra cinematográfica em homenagem ao ator norte-americano Gene Hackman, falecido em fevereiro deste ano junto à sua esposa, Betsy Arakawa, no estado do Novo México, nos Estados Unidos. Hackman foi um renomado ator e escritor, amplamente reconhecido por sua carreira cinematográfica que abrange várias décadas, tendo conquistado dois Oscars nas categorias de Melhor Ator (1971) e Melhor Ator Coadjuvante (1992).

Nesta sexta-feira, 11 de abril, às 19h, no Bosque do Centro de Ciências Humanas e Filosofia (CFH), com o filme A Conversação, do diretor Francis Ford Coppola.

Harry Caul (Gene Hackman) é um especialista em vigilância e gravação de áudio, conhecido nacionalmente por seu grande profissionalismo. Ele é contratado pelo diretor de uma grande empresa para monitorar e gravar a conversa de um casal de amantes. Entretanto, um de seus últimos trabalhos provocou a morte de três pessoas e agora ele teme que algo parecido aconteça.

O evento é gratuito e aberto ao público, com classificação indicativa a partir de 16 anos.

Mostra Gene Hackman, In Memorian

Gene Hackman foi um ator e escritor norte-americano, nascido em 30 de janeiro de 1930, em San Bernardino, Califórnia (EUA). Ele se destacou por suas atuações intensas e versáteis em uma variedade de gêneros cinematográficos, incluindo drama, ação e comédia.

Com uma carreira que abrange mais de cinco décadas e dois Oscars, Hackman é lembrado por sua versatilidade e presença marcante na tela. Hackman começou sua carreira no teatro antes de se transferir para a TV e o cinema, onde rapidamente ganhou destaque. Ele é mais conhecido por seus papéis em filmes clássicos como Operação França (1971), pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Ator, e Os Imperdoáveis (1992), Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Outras obras notáveis em sua filmografia incluem Bonnie & Clyde (1967), A Conversação (1974), Superman (1978) e Os Excêntricos Tenenbaums (2001).

Além de sua atuação, Gene Hackman também se aventurou na escrita, publicando romances que receberam críticas positivas. Com uma carreira marcada por prêmios e reconhecimento, Hackman é considerado um dos grandes atores de sua geração.

Em 2004, ele anunciou sua aposentadoria do cinema, mas sua influência e legado permanecem presentes na indústria cinematográfica. A capacidade de Hackman de trazer profundidade e autenticidade aos seus personagens continua a inspirar atores e cineastas em todo o mundo.

Em memória desse carismático e lendário ator, que nos deixou recentemente, o Cine Paredão, com curadoria de Eduardo Gonçalves Dias, organiza uma mostra com 4 filmes para lembrarmos com carinho de algumas de suas inesquecíveis atuações. A iniciativa conta com apoio do CFH e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC.

>> Ficha técnica

THE CONVERSATION
A Conversação

Direção: Francis Ford Coppola
Roteiro: Francis Ford Coppola
Gênero: Thriller/Mistério
Duração: 1h 53min
Ano: 1974
Classificação: 14 anos
Elenco: Gene Hackman, Harrison Ford, John Cazale, Allen Garfield, Michael Higgins, Frederic Forrest, Cindy Williams, Teri Garr, Robert Duvall, Elizabeth MacRae

Para mais informações sobre o Cine Paredão e a mostra, acesse o Facebook ou Instagram do projeto.

abr
12
sáb
Teatro | O Despertar da Primavera @Teatro da UBRO
abr 12@19:00 – 21:00

Aclamado clássico do teatro mundial, O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind, ganha uma nova adaptação no Brasil, trazendo para a cena uma abordagem inovadora e sensível sobre temas universais e ainda urgentes. A peça, que há mais de um século provoca reflexões sobre repressão sexual, juventude e educação, chega ao público em uma montagem realizada pelo grupo Os Melodramáticos, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob a direção do professor Luiz Fernando Pereira.

A obra de Wedekind retrata a descoberta da sexualidade na adolescência em um ambiente opressor e conservador, evidenciando as consequências da falta de diálogo e educação sexual. Temas como abuso, suicídio, aborto e saúde mental são tratados com profundidade, dando voz a questionamentos que seguem atuais. O espetáculo busca ampliar o debate sobre essas questões, promovendo uma experiência teatral impactante e transformadora.

>> Ficha Técnica

Direção: Luiz Fernando Pereira – L.F.
Assistente de Direção: Lucas de Lima
Adaptação: Lucas de Lima

Elenco:

Gabriel Dias como Moritz Stiefel
João Leffa como Melchior Gabor
Maria Clara Vieira como Wendla Bergmann
Daniele Nass como Thea e Ilse
João Felipe como Hanschen Rilow e Sr. Gabor
Lais Calderan como Sra. Bergmann
Lucas Brisot como Ernst e o Homem
Melissa Versari como Martha Bessel
Vitória Lima como Fanny Gabor
Edélcio Mostaço como Reitor Sonnenstich (voz off)

Direção de Arte: L.F.
Performance no tecido acrobático: Izumi Kawasaki
Preparação Corporal: Profª Danieli Alves Pereira Marques
Iluminação: Daniele Nass
Paisagem Sonora: Ryan Dassoler
Cenotécnico: Guilerme Rotulo
Fotografia: Pedro Henrique Antunes Raiser
Videografia: Marcio Oleiro.

abr
13
dom
Teatro | O Despertar da Primavera @Teatro da UBRO
abr 13@19:00 – 21:00

Aclamado clássico do teatro mundial, O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind, ganha uma nova adaptação no Brasil, trazendo para a cena uma abordagem inovadora e sensível sobre temas universais e ainda urgentes. A peça, que há mais de um século provoca reflexões sobre repressão sexual, juventude e educação, chega ao público em uma montagem realizada pelo grupo Os Melodramáticos, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob a direção do professor Luiz Fernando Pereira.

A obra de Wedekind retrata a descoberta da sexualidade na adolescência em um ambiente opressor e conservador, evidenciando as consequências da falta de diálogo e educação sexual. Temas como abuso, suicídio, aborto e saúde mental são tratados com profundidade, dando voz a questionamentos que seguem atuais. O espetáculo busca ampliar o debate sobre essas questões, promovendo uma experiência teatral impactante e transformadora.

>> Ficha Técnica

Direção: Luiz Fernando Pereira – L.F.
Assistente de Direção: Lucas de Lima
Adaptação: Lucas de Lima

Elenco:

Gabriel Dias como Moritz Stiefel
João Leffa como Melchior Gabor
Maria Clara Vieira como Wendla Bergmann
Daniele Nass como Thea e Ilse
João Felipe como Hanschen Rilow e Sr. Gabor
Lais Calderan como Sra. Bergmann
Lucas Brisot como Ernst e o Homem
Melissa Versari como Martha Bessel
Vitória Lima como Fanny Gabor
Edélcio Mostaço como Reitor Sonnenstich (voz off)

Direção de Arte: L.F.
Performance no tecido acrobático: Izumi Kawasaki
Preparação Corporal: Profª Danieli Alves Pereira Marques
Iluminação: Daniele Nass
Paisagem Sonora: Ryan Dassoler
Cenotécnico: Guilerme Rotulo
Fotografia: Pedro Henrique Antunes Raiser
Videografia: Marcio Oleiro.

abr
25
sex
Livro na Praça | Salim Miguel 100 anos @Igrejinha da UFSC
abr 25@18:00 – 20:00

A próxima edição do projeto “Livro na Praça”, promovido pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será realizada nesta sexta-feira, 25 de abril, às 18h, na Igrejinha da UFSC. O evento celebra o centenário de nascimento de Salim Miguel (1924-2016), um dos mais importantes nomes da literatura brasileira, cuja trajetória marcou profundamente a cultura catarinense e nacional.

O escritor, editor e cineasta Fábio Brüggemann será o palestrante da noite. Ele abordará a relação entre autor e editor, sua amizade com Salim Miguel e sua experiência dirigindo o documentário “Viagens a Biguaçu”, inspirado no escritor. Além disso, Brüggemann falará sobre o trabalho de revisão e estabelecimento do texto da obra completa de Salim Miguel, que já começou com a publicação de “Primeiro de Abril: narrativas da cadeia”, um dos romances mais emblemáticos do autor e que integra a lista de leituras obrigatórias do próximo vestibular da UFSC. A previsão é que toda a obra completa de Salim Miguel seja publicada até o final de 2025.

O evento contará ainda com a apresentação especial do pianista Sam Machado, natural de Aracaju (SE), que estudou no Conservatório de Música de Sergipe e atualmente cursa Bacharelado em Piano na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

>> Salim Miguel: uma trajetória singular na literatura brasileira

Salim Miguel nasceu no Líbano e chegou ao Brasil aos três anos de idade. Viveu a maior parte de sua vida em Santa Catarina. Autor de mais de 30 livros, foi romancista, contista, cronista, ensaísta, crítico literário e jornalista, além de editor e roteirista. Sua produção literária inclui obras como “NUR na Escuridão”, “A Voz Submersa”, “Primeiro de Abril: narrativas da cadeia” e “Nós”, esta última publicada pela Editora da UFSC um ano após sua morte e também selecionada como leitura obrigatória para os vestibulares da UFSC e Udesc.

Salim Miguel desempenhou papel central na cena cultural brasileira. Foi um dos líderes do Grupo Sul, movimento cultural que marcou Florianópolis entre 1947 e 1958. Junto com sua esposa, Eglê Malheiros, escreveu o argumento e o roteiro do primeiro longa-metragem catarinense, “O Preço da Ilusão”. Como jornalista, destacou-se nas reportagens inovadoras da extinta revista Manchete e como crítico literário nas páginas do Jornal do Brasil nas décadas de 1970 e 1980.

Durante o regime militar, foi preso em 1964, permanecendo 48 dias no quartel da Polícia Militar. A experiência resultou no diário que mais tarde se transformou no romance “Primeiro de Abril: narrativas da cadeia”, eleito o melhor romance do ano em 1994 pela União Brasileira de Escritores.

Ao longo de sua carreira, Salim Miguel colecionou prêmios e honrarias. Entre eles, destacam-se o Prêmio Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras, e o Prêmio Zaffari & Bourbon, que coroou sua obra como um dos melhores romances brasileiros publicados entre 1999 e 2000. Em 2002, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela UFSC e foi eleito o Intelectual do Ano pelo Prêmio Juca Pato.

Salim também deixou um legado como gestor cultural. Foi diretor da Editora da UFSC entre 1983 e 1991, período em que transformou a editora em uma referência nacional. Em 1993, assumiu a superintendência da Fundação Franklin Cascaes, onde trabalhou incansavelmente para criar uma política cultural para Florianópolis.

A memória de Salim Miguel e de sua esposa, Eglê Malheiros, é preservada em espaços culturais que destacam sua importância. Na UFSC, a Sala de Leitura Salim Miguel, localizada no Hospital Universitário, promove a humanização hospitalar e incentiva o hábito da leitura. Já a Udesc homenageia o casal com o Espaço Eglê Malheiros & Salim Miguel, um local no Centro de Florianópolis destinado à consulta de materiais históricos e culturais.

>> Serviço

O quê: Livro na Praça – Salim Miguel 100 anos
Quando: 25/04/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade

Cine Paredão | Onda Nova @Bosque do CFH
abr 25@19:00 – 21:00

O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Onda Nova, de 1983, dos diretores Ícaro Martins e José Antonio Garcia, nesta sexta-feira, 25 de abril, às 19h, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O evento é gratuito e aberto ao público, com classificação indicativa de 18 anos. Em caso de chuva, a exibição será transferida para o auditório do CFH.

Onda Nova 

O longametragem é uma comédia erótica e anárquica sobre a história das jogadoras do Gayvotas Futebol Clube, um time de futebol feminino formado em plena ditadura militar, no ano em que o esporte foi regulamentado no Brasil após ter sido proibido por mais de 40 anos. Com o apoio de jogadores ícones da Democracia Corinthiana como Wladimir, Casagrande e Pita, elas enfrentam os preconceitos de uma sociedade conservadora. Paralelamente, lidam com seus problemas pessoais e familiares, e se preparam para um decisivo jogo internacional.

CineBuñuel | Noche de Fuego @Sala de projeção - LEC | bloco D - CCE
abr 25@19:00 – 21:00

Nesta sexta-feira, 25 de abril, o CineBuñuel exibe o longa-metragem Noche de Fuego (2021), de Tatiana Huezo. A sessão será às 19h, na Sala de Projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Com áudio original em espanhol e legendas em português, a exibição é aberta ao público e a entrada é franca.

O filme é uma adaptação do romance “Reze pelas Mulheres Roubadas”, de Jennifer Clement, e se passa no interior do México. Territórios em disputa são um ambiente perigoso para se viver e a violência penetra todas as esferas do cotidiano, transformando a maneira como as pessoas se relacionam. A passagem da infância para a adolescência expõe as meninas ao risco constante de sequestro e suas mães tentam de tudo para protegê-las. Muitas famílias vão embora de suas terras, e as que decidem ficar precisam desenvolver estratégias de sobrevivência.

Noche de Fuego é o primeiro longa-metragem de ficção da diretora salvadoreña radicada no México, que já tinha em seu currículo três longas documentais. O filme foi exibido em festivais importantes como San Sebastián e na mostra Um Certo Olhar de Cannes.

A projeção de Noche de Fuego integra o Ciclo El Coraje del Pueblo, uma seleção de filmes que abordam as diferentes maneiras com que as coletividades se unem e organizam para enfrentar as opressões a que são submetidas. O CineBuñuel é um projeto de extensão da UFSC, que tem por objetivo difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história.

abr
26
sáb
Encontro | Homenagens a Eglê Malheiros @Teatro Carmen Fossari
abr 26@14:30 – 18:00

No próximo sábado, 26 de abril, um encontro de familiares, amigos e admiradores vai homenagear a poeta, professora, militante comunista, feminista, tradutora, editora e roteirista, companheira, mãe, avó e bisavó Eglê Malheiros. Pioneira em diversas áreas e de muitas facetas, Eglê faleceu em dezembro de 2024, aos 96 anos, em Brasília. Única mulher a participar de todo o percurso do Círculo de Arte Moderna, mais conhecido como Grupo Sul, coletivo que marcou as artes catarinenses entre os anos 1940 e 1950, foi casada com o escritor Salim Miguel e deixou um grande legado em todas as áreas nas quais atuou.

>> Programação da homenagem a Eglê

A programação da homenagem começa a partir das 14h30, no Teatro Carmen Fossari da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a exibição do documentário “EGLÊ” (82 min, 2023, coprodução Margot Filmes/Lilás Filmes/Calendula Filmes). O filme, que faz um percurso pela história da primeira mulher roteirista de cinema em Santa Catarina, foi produzido por uma equipe só de mulheres, reverenciando o pioneirismo de Eglê no cinema. Logo depois, às 16h, na Igrejinha da UFSC, acontece um momento de depoimentos da família, amigos e pesquisadores da obra de Eglê, junto a uma exposição de documentos e escritos da homenageada, que estão atualmente sob os cuidados do Espaço Eglê Malheiros & Salim Miguel (IDCH/FAED). A pianista e compositora Denise de Castro, que foi aluna de Eglê Malheiros no Instituto Estadual de Educação (IEE), vai tocar a “Valsa para Eglê”, composta especialmente para o documentário “EGLÊ”.

O evento, organizado pela família de Eglê Malheiros, tem o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Espaço Eglê Malheiros & Salim Miguel.

>> Mais sobre Eglê Malheiros:

Eglê Malheiros. Foto: Paulo Dutra

Precursora em diversas áreas, como ter sido roteirista, junto ao companheiro Salim Miguel, do primeiro longa-metragem filmado em Santa Catarina (O preço da ilusão, de 1958), Eglê Malheiros nasceu em Tubarão, no Sul catarinense, em 1928, mas logo em seguida a família mudou-se para Lages, na Serra. É a primeira de quatro irmãos. Em 1932, seu pai, Odílio Cunha Malheiros, advogado, diretor do jornal A Defesa, militante da então Aliança Liberal, foi assassinado por motivações políticas. No mesmo ano, a mãe de Eglê, Rita da Costa Ávila Malheiros, se transfere para Florianópolis com os quatro filhos pequenos.

Eglê cresceu em Florianópolis e desde muito menina desenvolveu o gosto pela leitura, pelo conhecimento nas várias áreas, pela militância. Ainda no ginásio, adolescente, no início dos anos 1940, escreveu um texto sobre Getúlio Vargas e foi censurada, como conta no documentário, “pois falava em democracia e eleições”. Estudou em Porto Alegre, em Joinville e começou a lecionar ainda muito jovem. Ao retornar a Florianópolis, com 18 anos, cursou a Faculdade de Direito de Santa Catarina e foi a primeira mulher a se formar em Direito no estado. Também aos 18 anos, ingressou no Partido Comunista Brasileiro (PCB), espaço no qual já militava anteriormente e onde exerceu grande influência. Sua mãe, Rita, também era filiada ao PCB e chegou a ser candidata a deputada federal nas eleições de 1947.

Foi também neste período, no final dos anos 1940, que Eglê construiu, com outros companheiros de diversas áreas das artes, o Círculo de Arte Moderna, mais conhecido como Grupo Sul. Sua atuação foi muito potente: Eglê foi a única mulher a participar do Grupo Sul durante toda sua trajetória que envolve teatro, cinema, artes plásticas, literatura, a Revista Sul e as publicações das Edições Sul. Eglê Malheiros assina inúmeros textos nas edições da Revista Sul, onde também atuava em várias funções. Em 1952, pelas Edições Sul, publica seu primeiro livro de poemas, intitulado “Manhã” .

Ditadura interrompeu a carreira que Eglê amava: o magistério

Professora concursada do Instituto Estadual de Educação (na época, em 1948, então Instituto de Educação Dias Velho), lecionou História Geral, História do Brasil e História de Santa Catarina. Foi presa em Florianópolis por cerca de 50 dias em abril de 1964, logo após o golpe civil-militar, e impedida de continuar lecionando até 1979.  Durante 1965 e 1979, a família de Eglê Malheiros e Salim Miguel viveu no Rio de Janeiro, onde Eglê, além de mãe e dona de casa, cuidando dos cinco filhos, trabalhou como tradutora e roteirista de cinema (dividindo com Salim Miguel os roteiros dos longa-metragens “A cartomante” (1974) e “Fogo morto” (1976), ambos dirigidos por Marcos Farias). Passou ainda pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, como diretora-secretária, e foi uma das editoras da revista Ficção (1976/79).  Também nesse período no Rio de Janeiro fez Mestrado em Comunicação na UFRJ.

Eglê Malheiros lecionando. Foto: Acervo da família.

Em 1979, após a anistia, a família retorna a Florianópolis. Eglê retoma a atuação no magistério, no IEE, por mais dois anos, e se aposenta na sequência. Em 1986, é candidata a Deputada Constituinte pelo PCB. Em sua produção literária publicada estão também o livro infantil “Desça, menino” (1985), “Vozes veladas” (1996) e “Os meus fantasmas” (2002). Além disso, Eglê possui inúmeras publicações em coletâneas e obras coletivas. Assinou uma coluna no jornal Diário Catarinense durante diversos anos. Continuou participando ativamente da vida cultural, social e política em Santa Catarina, embora não mais filiada a partidos, mas posicionando-se sempre na coerência por uma sociedade digna e de direitos para todos.

Na sua casa, em Florianópolis, junto ao marido Salim Miguel, recebeu com generosidade muitas pessoas que pesquisavam a trajetória do Grupo Sul, a sua própria história e os temas aos quais sempre dedicou a vida. Os traços de generosidade e coerência política são registros muito fortes de todas as pessoas que falam sobre Eglê Malheiros. Em meados dos anos 2010, mudou-se para Brasília com o marido, Salim, por necessidade de cuidados médicos. Salim faleceu em 2016, depois de 64 anos de casamento com Eglê.

>> Serviço

O quê: Homenagens a Eglê Malheiros
Quando: 26/04/2025 | sábado | 14h30
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade
Classificação: Livre
Informações: egle.belilasfilmeslilas@gmail.com

abr
30
qua
Fausto | Um Recital Filosófico @Igrejinha da UFSC
abr 30@19:00 – 21:00

Uma noite horrível e transfigurante! Pensada a partir da leitura dos textos de Goethe e Marlowe, a performance Fausto é uma experimentação ao vivo de música, texto e teatro.

Construindo uma atmosfera psicológica e intimista, o monólogo do músico Eduardo Bassani nos convida a refletir sobre os limites humanos da vontade de saber, poder, amor e as consequências da jornada fáustica para o corpo. Filosófico e sonoro, um trabalho inquietante que decide colocar a vida em primeiro plano.

Este trabalho foi possível graças à existência do Gefim – Grupo de Estudos de Filosofia e Música (UFSC), coordenado pelo Professor Dr. Luan Corrêa, fundado em 2024, junto com os alunos Bárbara Walters e Eduardo Bassani.

Realização: Programa de Pós-Graduação em Filosofia – PPGFIL

maio
9
sex
Cine Paredão | ‘Wild At Heart’ @Bosque do CFH
maio 9@19:00 – 21:00

O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta ‘Wild At Heart’, dirigido por David Lynch, em 9 de maio, sexta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.

No filme de 1990, Sailor Ripley (Nicolas Cage) reencontra sua namorada, Lula Fortune (Laura Dern), e o casal viaja para a Califórnia. A mãe de Lula não aceita o relacionamento e contrata um assassino profissional para matar Sailor. O longa-metragem possui 2h05min e tem classificação indicativa de 16 anos.

Mais informações no Instagram do projeto.

WILD AT HEART – Coração Selvagem

Direção: David Lynch
Roteiro: David Lynch, Barry Gifford
Gênero: Crime/Drama
Duração: 2h 05min
Ano: 1990
Classificação: 16 anos
Elenco: Nicolas Cage, Laura Dern, Willem Dafoe, Diane Ladd, Harry Dean Stanton, J.E. Freeman, Isabella Rossellini, Grace Zabriskie, Calvin Lockhart, William Morgan Sheppard, Freddie Jones, David Patrick Kelly, Crispin Glover, Jack Nance, John Lurie, Sherilyn Fen

CineBuñuel | ‘La Patagonia rebelde’ @Sala de Projeção - Laboratório de Estudos de Cinema - LEC | Bloco D - CCE
maio 9@19:00 – 21:00

O projeto CineBuñuel da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o longa-metragem La Patagonia rebelde, de Héctor Olivera, nesta sexta-feira, 9 de maio, às 19h. A exibição ocorre na Sala de Projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), em Florianópolis.

La Patagonia rebelde é um filme de 1974, baseado no livro Los vengadores de la Patagonia trágica, de Osvaldo Bayer. A história se passa no início dos anos 1920, em um contexto de embates entre as classes operárias e os latifundiários argentinos. Apoiados pelas autoridades, os latifundiários exercem repressão violenta às tentativas de articulação política dos trabalhadores.

A intensificação dos conflitos culmina em uma rebelião contra os patrões e as instituições. O governo de Hipólito Yrigoyen envia o tenente Zavala para conduzir as negociações, mas as elites agrárias conspiram para extrair mais benefícios às custas dos trabalhadores, aumentando a insatisfação e os protestos. Zavala então, levará a cabo a ordem de reprimir a insurgência a qualquer custo.

A projeção de La Patagonia rebelde integra o Ciclo El Coraje del Pueblo, uma seleção de filmes que abordam as diferentes maneiras com que as coletividades se unem e organizam para enfrentar as opressões a que são submetidas. O CineBuñuel é um projeto de extensão da UFSC que tem por objetivo difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história.

Com áudio original em espanhol e legendas em português, a exibição é aberta ao público e a entrada é gratuita.

maio
12
seg
Batalha do Conviva | Edição maio @Hall | Centro de Cultura e Eventos - Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
maio 12@18:00 – 22:30

O Coletivo Batalha do Conviva promoverá na segunda-feira, 12 de maio, a partir das 18h, a edição do mês da Batalha do Conviva, no hall do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação do evento apresentará discotecagem, live painting, Batalha de Conhecimento e Pocket Show. A atividade é aberta ao público.

A Batalha do Conviva é uma roda cultural cuja principal atividade é a batalha de rima, contando também com discotecagem, declamação de poesia e demais atividades pertencentes ao Movimento Hip-Hop. A iniciativa objetiva contribuir para a inserção do Movimento Hip Hop no mapa da UFSC – por meio do fomento à arte e cultura de rua e construção de conhecimentos coletivos que valorizem a diversidade – e, ao mesmo tempo, promover interações entre a comunidade acadêmica e a população de Florianópolis.

>> Programação

18h | Discotecagem com Ananda Ceres e DJ Makalrj
19h | Live painting com BING
20h15 | Batalha de Conhecimento (8 ou 16 MCs / 30s)
21h | Pocket Show com Torvi Mc

>> Premiação

1º lugar: boné CHRONIC® + livro + piteiras de vidro Tarcioglass
2º lugar: piteiras de vidro Tarcioglass

>> Inscrições

Inscrições por ordem de chegada
50% das vagas reservadas para mulheres, PcDs, indígenas, pessoas LGBTQIAPN+ e pessoas negras

O evento é uma realização do Coletivo Batalha do Conviva com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE), CHRONIC® e Tarcioglass.

>> Serviço

O quê: Batalha do Conviva 
Quando: 12/05/2025 | segunda-feira | 18h às 22h30
Onde: hall Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo – UFSC
Quanto: evento gratuito e aborto para toda comunidade   
Informações: @batalhadoconviva

maio
16
sex
Cine Paredão | La Cocina @Bosque do CFH
maio 16@19:00 – 21:00

O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme La Cocina, dirigido por Alonso Ruizpalacios, em 16 de maio, sexta-feira, às 19h.

Na cozinha abafada de um restaurante da Times Square, onde culturas de todo o mundo se misturam durante a hora do almoço, o chef Pedro (Raúl Briones Carmona), imigrante ilegal, está dividido entre o estresse do trabalho e seu romance complicado com a garçonete Julia (Rooney Mara). Quando a quantia de US$ 823,78 desaparece do caixa na noite anterior, a desconfiança se espalha e as tensões colocam em risco as frágeis esperanças da equipe.

Mais informações no Instagram do projeto.

LA COCINA
A Cozinha

Direção: Alonso Ruizpalacios
Roteiro: Alonso Ruizpalacios
Gênero: Drama/Romance
Duração: 2h 19min
Ano: 2024
Classificação: 16 anos
Elenco: Rooney Mara, Raúl Briones Carmona, Anna Diaz, Motell Foster, Oded Fehr, John Pyper-Ferguson, Laura Gómez, James Waterston

maio
21
qua
III Encontro Regional – FORCULT Sul @Teatro Carmen Fossari
maio 21 – maio 22 dia inteiro

Com o intuito de aproximar gestores e gestoras de cultura das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) da região Sul, a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC) convida docentes, técnicos e demais interessados a participarem do III Encontro Regional do FORCULT Sul, Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Sul. O evento será realizado nos dias 21 e 22 de maio de 2025, no Teatro Carmen Fossari da UFSC, campus Trindade, em Florianópolis – SC.

O FORCULT Sul é um espaço de encontro para gestores culturais das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Este coletivo reúne-se mensalmente para propor ações formativas, diagnósticas e de planejamento, buscando contribuir para o fortalecimento de políticas culturais no contexto das instituições. Dentre as ações realizadas por este fórum, destaca-se a realização do III Encontro Regional em 2025, em parceria com a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC.

O encontro será realizado no formato presencial e terá como tema: “Arte e Cultura nas Instituições Públicas de Ensino Superior: por quê, para quê e para quem?”. Serão dois dias de debates sobre o compromisso das IPES com a área da cultura, bem como a construção de ações estratégicas voltadas à gestão cultural, por meio de processos avaliativos e da proposição de atividades em grupos de trabalho.

As inscrições estão abertas para gestores, gestoras, representantes culturais e também para o público em geral. Os formulários de inscrição estão disponíveis na página do evento (secarte.ufsc.br/forcult-sul).

O evento será uma oportunidade para a ampliação coletiva e a democratização do espaço cultural, fortalecendo o trabalho colaborativo e a construção de ações institucionais que valorizam e promovem a presença da arte e da cultura nas IPES, como um direito constitucional.

>> Serviço

O quê: III Encontro Regional do FORCULT | Sul
Quando: 21 e 22/05/2025
Onde: Teatro Carmen Fossari – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Inscrições: secarte.ufsc.br/forcult-sul
Informações: forcultsul@gmail.com | @forcultsul

maio
22
qui
III Encontro Regional – FORCULT Sul @Teatro Carmen Fossari
maio 22 – maio 23 dia inteiro

Com o intuito de aproximar gestores e gestoras de cultura das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) da região Sul, a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC) convida docentes, técnicos e demais interessados a participarem do III Encontro Regional do FORCULT Sul, Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Sul. O evento será realizado nos dias 21 e 22 de maio de 2025, no Teatro Carmen Fossari da UFSC, campus Trindade, em Florianópolis – SC.

O FORCULT Sul é um espaço de encontro para gestores culturais das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Este coletivo reúne-se mensalmente para propor ações formativas, diagnósticas e de planejamento, buscando contribuir para o fortalecimento de políticas culturais no contexto das instituições. Dentre as ações realizadas por este fórum, destaca-se a realização do III Encontro Regional em 2025, em parceria com a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC.

O encontro será realizado no formato presencial e terá como tema: “Arte e Cultura nas Instituições Públicas de Ensino Superior: por quê, para quê e para quem?”. Serão dois dias de debates sobre o compromisso das IPES com a área da cultura, bem como a construção de ações estratégicas voltadas à gestão cultural, por meio de processos avaliativos e da proposição de atividades em grupos de trabalho.

As inscrições estão abertas para gestores, gestoras, representantes culturais e também para o público em geral. Os formulários de inscrição estão disponíveis na página do evento (secarte.ufsc.br/forcult-sul).

O evento será uma oportunidade para a ampliação coletiva e a democratização do espaço cultural, fortalecendo o trabalho colaborativo e a construção de ações institucionais que valorizam e promovem a presença da arte e da cultura nas IPES, como um direito constitucional.

>> Serviço

O quê: III Encontro Regional do FORCULT | Sul
Quando: 21 e 22/05/2025
Onde: Teatro Carmen Fossari – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Inscrições: secarte.ufsc.br/forcult-sul
Informações: forcultsul@gmail.com | @forcultsul

maio
23
sex
Cine Paredão | ‘El Jockey’ @Bosque do CFH
maio 23@19:00 – 21:00

O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme El Jockey, dirigido por Luis Ortega, em 23 de maio, sexta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.

Na obra, Remo Manfredini (Nahuel Perez Biscayart) é um jóquei lendário, mas seu comportamento autodestrutivo começa a ofuscar seu talento e ameaçar seu caso de amor com Abril (Úrsula Corberó). No dia da corrida mais importante de sua carreira, que o libertará de sua dívida com o mafioso Sirena (Daniel Gimenez Cacho), ele sofre um grave acidente, desaparece do hospital e vagueia pelas ruas de Buenos Aires. No entanto, os capangas de Sirena estão determinados a encontrá-lo, vivo ou morto.

El Jockey
Matem o Jóquei!

Direção: Luis Ortega
Roteiro: Luis Ortega, Rodolfo Palacios, Fabian Casas
Gênero: Comédia/Policial
Duração: 1h 36min
Ano: 2024
Classificação: 16 anos
Elenco: Nahuel Pérez Biscayart, Úrsula Corberó, Daniel Giménez Cacho, Daniel Fanego, Osmar Núñez, Roberto Carnaghi, Luis Ziembrowski, Jorge Prado, Adriana Aguirre, Mariana Di Girólamo, Roly Serrano

maio
26
seg
Semana do Meio Ambiente UFSC 2025
maio 26@8:30 – maio 30@19:00

A Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e a Sala Verde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abrem as inscrições para a Semana do Meio Ambiente UFSC 2025, que acontecerá de 26 a 30 de maio, das 8h30 às 19h, com atividades sediadas no campus Trindade e também por toda Florianópolis. As inscrições devem ser realizadas até 26 de maio pela página UFSC Sustentável.

Dentre os destaques da edição deste ano está a presença do climatologista Carlos Nobre, cientista reconhecido internacionalmente por suas contribuições sobre as mudanças climáticas e os impactos no bioma amazônico. Carlos Nobre se une à professora do Departamento de Oceanografia da UFSC Regina Rodrigues para uma palestra, ou ecotalk, no dia 27 de maio, às 10h30 sobre mudanças climáticas e a Amazônia.

O evento marca uma década do programa UFSC Sustentável e tem uma programação voltada à sensibilização ambiental, bem-estar e sustentabilidade. Com atividades gratuitas, abertas ao público e com emissão de certificado, a Semana trará ecotalks, visitas, oficinas, yoga, poesia, trilha para crianças, cine paredão, mutirão e exposições.

Para mais informações, acesse a programação completa.

set
22
seg
Experimenta – 10ª Edição
set 22@8:00 – set 26@20:00

Semana de arte e cultura na UFSC. Intensa e diversificada programação focada na experimentação e divulgação da produção cultural desenvolvida no meio acadêmico.