Agenda Cultural

jul
22
seg
Inscrições | Experimenta – 9ª edição – Cirandar as Ruas
jul 22@8:00 – set 1@23:59

A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informa que o prazo para inscrições na 9ª Edição do Experimentar – Cirandar as Ruas, foi prorrogado para o dia 01 de setembro. As inscrições visam selecionar propostas artísticas e culturais, nas mais diversas linguagens, para que sejam realizadas de maneira não remunerada, nos campi da UFSC. Este ano o Experimenta será realizado entre os dias 22 a 27 de setembro de 2024.

>> Acesse

Chamada Pública 001/SeCArtE/2024
1ª Retificação da Chamada Pública 001/SECARTE/2024

Podem participar os servidores docentes e técnico-administrativos integrantes do quadro de pessoal permanente da UFSC, no efetivo exercício de suas atividades e discentes regularmente matriculados. As inscrições são realizadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível aqui.

A proposta deverá contemplar uma das seguintes atividades: artes visuais, audiovisual, dança, exposição, literatura, oficina, palestra, roda de conversa ou teatro.

O Experimenta – aberto ao público e gratuito – objetiva incentivar a participação e o envolvimento de estudantes, servidores técnico-administrativos e professores efetivos em atividades artístico-culturais desenvolvidas pela UFSC.

 >> Cronograma atualizado

Período para inscrição das propostas artísticas: 22/07/2024 a 01/09/2024
Divulgação do resultado preliminar: 02/09/2024
Período para recurso: 03/09/2024
Divulgação do resultado final: 04/09/2024

>> Serviço

O quê: seleção de propostas artísticas para compor a programação do evento Experimenta – Cirandar as Ruas
Quando: 22 de julho a 30 de agosto de 2024
Acesse:  secarte.ufsc.br/experimenta
Contato: experimenta.secarte@contato.ufsc.br

set
2
seg
Seleção de estudantes | Bolsa Cultura
set 2@8:00 – set 15@23:59

A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), divulga edital de seleção de estudantes para bolsas do Programa de Bolsas de Extensão Vinculadas às Ações de Arte e Cultura (BEAC), para o ano de 2024.

O Edital objetiva incentivar a participação e o envolvimento dos estudantes de graduação da UFSC nas ações e projetos de Arte e Cultura desenvolvidos na SeCArtE.

>> Acesse

Edital 017/SeCArtE/2024

Anexo II – Formulário de Inscrição

A seleção destina-se a discentes de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, que tenham afinidade e interesse no setor cultural, para atuar no Departamento Artístico Cultural (DAC), na Secretaria de Cultura, Arte e Esporte e no Departamento de Cultura e Eventos (Dceven). Ao todo o processo de seleção oferece 13 (treze) vagas para atividades as áreas de música, design, operacional (mestre de cerimônias) e (audiovisual).

A bolsa será concedida a estudantes que preencherem os seguintes requisitos:

  • Possuir disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais;
  • Estar regularmente matriculado(a) e frequente em curso de graduação da UFSC;
  • Ter Índice de Aproveitamento Acadêmico (IAA) maior ou igual a 6 (seis), para alunos da 1ª fase não será exigido Índice de Aproveitamento Acadêmico.

A UFSC concederá ao(à) bolsista aprovado(a), mensalmente, uma bolsa no valor de R$700,00 (setecentos reais).

As propostas para inscrição no Edital deverão ser enviadas exclusivamente por e-mail no período de 02 a 15 de setembro de 2024. 

>> Serviço

O quê: processo seletivo para Bolsistas de Extensão Vinculados a Ações de Arte e Cultura
Quando: de 02 a 15/09/2024
Onde: Edital 017/SeCArtE/2024
Informações: bolsacultura@contato.ufsc.br | 48 3721-2376

set
11
qua
Conversa e Poesia | Poemas, Turbantes e Pensamentos @Auditório do CFH
set 11@14:00 – 16:00

A poetisa e ativista social Énia Lipanga (Moçambique) realiza sua primeira viagem ao Brasil, visitando São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Boa Vista. Compostas de Ti(s) é o título da turnê, que promete trazer uma série de eventos que mesclam poesia, ativismo e trocas culturais.

Em Florianópolis, a convite da Secretaria de Cultura, Artes e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina, Énia apresentará três ações culturais entre os dias 11 e 12 de setembro. No dia 11 de setembro, quarta-feira, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), será realizada a conversa e poesia Poemas, Turbantes e Pensamentos e a palestra As vozes femininas moçambicanas, às 14h e 18h30 respectivamente. No dia 12 de setembro, quinta-feira às 18h30 o Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão  (CCE), recebe o sarau literário E Quando Me Tornei Corpo. As inscrições são gratuitas estão disponíveis nos formulários eletrônicos abaixo, as vagas são limitadas.

>> Énia Lipanga

Énia Wa Ka Lipanga é jornalista, rapper, poetisa e artivista que aborda em sua escrita temáticas como violência e igualdade, atuando como um canal para denúncias da realidade e reflexões feministas. Por meio de suas palavras, músicas e organização coletiva, em espaços como o coletivo Uqhagamishelwano, procura emancipar a mulher dos preconceitos enfrentados na sociedade.

A poetisa nasceu em Maputo e cresceu no bairro Luís Cabral, ao lado da sua mãe, Cacilda Guibunda, e seus sete irmãos. Énia é uma entre as vozes africanas na poesia, potente e tem dois livros publicados: Para Enxugar as Nódoas dos Meus Olhos e Sonolência e Alguns Rabiscos, obra esta, considerada como o primeiro livro de poesia em tinta e braille em Moçambique, que pretende contribuir para a inclusão das pessoas cegas.

Para a Secretária de Cultura Arte e Esporte, da UFSC, Eliane Debus “A poetisa Énia Lipanga com seus versos fortes e viscerais tem se destacado no cenário literário de Moçambique. Por certo, sua passagem por Florianópolis contribuirá para a publicização de seu trabalho literário e nos proporcionará um contato com a literatura contemporaneíssima de Moçambique”.

A ação cultural é promovida pela SeCArtE com o apoio da Cátedra Antonieta de Barros: Educação para Igualdade Racial e Combate ao Racismo (UFSC); Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC); Associação de Educadories Negres de Santa Catarina (AENSC) e Literalise – Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária. A Conversa e Poesia – Poemas, Turbantes e Pensamentos conta com a parceria do projeto Ciranda Literária, da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

>> Programação

11/09 | quarta-feira | Auditório do CFH

14h | Conversa e Poesia – Poemas, Turbantes e Pensamentos
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/poemasturbantes

18h30 | Palestra – As Vozes Femininas Moçambicanas
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/vozesfemininasmocambique

12/09 | quinta-feira | Auditório Henrique Fontes – CCE

18h30 | Sarau Literário – E Quando Me Tornei Corpo
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/equandometorneicorpo

As inscrições para participação nas atividades são gratuitas com vagas limitadas.

Palestra | As Vozes Femininas Moçambicanas @Auditório do CFH
set 11@18:30 – 20:30

A poetisa e ativista social Énia Lipanga (Moçambique) realiza sua primeira viagem ao Brasil, visitando São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Boa Vista. Compostas de Ti(s) é o título da turnê, que promete trazer uma série de eventos que mesclam poesia, ativismo e trocas culturais.

Em Florianópolis, a convite da Secretaria de Cultura, Artes e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina, Énia apresentará três ações culturais entre os dias 11 e 12 de setembro. No dia 11 de setembro, quarta-feira, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), será realizada a conversa e poesia Poemas, Turbantes e Pensamentos e a palestra As vozes femininas moçambicanas, às 14h e 18h30 respectivamente. No dia 12 de setembro, quinta-feira às 18h30 o Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão  (CCE), recebe o sarau literário E Quando Me Tornei Corpo. As inscrições são gratuitas estão disponíveis nos formulários eletrônicos abaixo, as vagas são limitadas.

>> Énia Lipanga

Énia Wa Ka Lipanga é jornalista, rapper, poetisa e artivista que aborda em sua escrita temáticas como violência e igualdade, atuando como um canal para denúncias da realidade e reflexões feministas. Por meio de suas palavras, músicas e organização coletiva, em espaços como o coletivo Uqhagamishelwano, procura emancipar a mulher dos preconceitos enfrentados na sociedade.

A poetisa nasceu em Maputo e cresceu no bairro Luís Cabral, ao lado da sua mãe, Cacilda Guibunda, e seus sete irmãos. Énia é uma entre as vozes africanas na poesia, potente e tem dois livros publicados: Para Enxugar as Nódoas dos Meus Olhos e Sonolência e Alguns Rabiscos, obra esta, considerada como o primeiro livro de poesia em tinta e braille em Moçambique, que pretende contribuir para a inclusão das pessoas cegas.

Para a Secretária de Cultura Arte e Esporte, da UFSC, Eliane Debus “A poetisa Énia Lipanga com seus versos fortes e viscerais tem se destacado no cenário literário de Moçambique. Por certo, sua passagem por Florianópolis contribuirá para a publicização de seu trabalho literário e nos proporcionará um contato com a literatura contemporaneíssima de Moçambique”.

A ação cultural é promovida pela SeCArtE com o apoio da Cátedra Antonieta de Barros: Educação para Igualdade Racial e Combate ao Racismo (UFSC); Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC); Associação de Educadories Negres de Santa Catarina (AENSC) e Literalise – Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária.

>> Programação

11/09 | quarta-feira | Auditório do CFH

14h | Conversa e Poesia – Poemas, Turbantes e Pensamentos
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/poemasturbantes

18h30 | Palestra – As Vozes Femininas Moçambicanas
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/vozesfemininasmocambique

12/09 | quinta-feira | Auditório Henrique Fontes – CCE

18h30 | Sarau Literário – E Quando Me Tornei Corpo
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/equandometorneicorpo

As inscrições para participação nas atividades são gratuitas com vagas limitadas.

set
12
qui
Sarau Literário | E Quando Me Tornei Corpo @Auditório Henrique Fontes – CCE
set 12@18:30 – 20:30

A poetisa e ativista social Énia Lipanga (Moçambique) realiza sua primeira viagem ao Brasil, visitando São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Boa Vista. Compostas de Ti(s) é o título da turnê, que promete trazer uma série de eventos que mesclam poesia, ativismo e trocas culturais.

Em Florianópolis, a convite da Secretaria de Cultura, Artes e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina, Énia apresentará três ações culturais entre os dias 11 e 12 de setembro. No dia 11 de setembro, quarta-feira, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), será realizada a conversa e poesia Poemas, Turbantes e Pensamentos e a palestra As vozes femininas moçambicanas, às 14h e 18h30 respectivamente. No dia 12 de setembro, quinta-feira às 18h30 o Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão  (CCE), recebe o sarau literário E Quando Me Tornei Corpo. As inscrições são gratuitas estão disponíveis nos formulários eletrônicos abaixo, as vagas são limitadas.

>> Énia Lipanga

Énia Wa Ka Lipanga é jornalista, rapper, poetisa e artivista que aborda em sua escrita temáticas como violência e igualdade, atuando como um canal para denúncias da realidade e reflexões feministas. Por meio de suas palavras, músicas e organização coletiva, em espaços como o coletivo Uqhagamishelwano, procura emancipar a mulher dos preconceitos enfrentados na sociedade.

A poetisa nasceu em Maputo e cresceu no bairro Luís Cabral, ao lado da sua mãe, Cacilda Guibunda, e seus sete irmãos. Énia é uma entre as vozes africanas na poesia, potente e tem dois livros publicados: Para Enxugar as Nódoas dos Meus Olhos e Sonolência e Alguns Rabiscos, obra esta, considerada como o primeiro livro de poesia em tinta e braille em Moçambique, que pretende contribuir para a inclusão das pessoas cegas.

Para a Secretária de Cultura Arte e Esporte, da UFSC, Eliane Debus “A poetisa Énia Lipanga com seus versos fortes e viscerais tem se destacado no cenário literário de Moçambique. Por certo, sua passagem por Florianópolis contribuirá para a publicização de seu trabalho literário e nos proporcionará um contato com a literatura contemporaneíssima de Moçambique”.

A ação cultural é promovida pela SeCArtE com o apoio da Cátedra Antonieta de Barros: Educação para Igualdade Racial e Combate ao Racismo (UFSC); Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC); Associação de Educadories Negres de Santa Catarina (AENSC) e Literalise – Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária.

>> Programação

11/09 | quarta-feira | Auditório do CFH

14h | Conversa e Poesia – Poemas, Turbantes e Pensamentos
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/poemasturbantes

18h30 | Palestra – As Vozes Femininas Moçambicanas
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/vozesfemininasmocambique

12/09 | quinta-feira | Auditório Henrique Fontes – CCE

18h30 | Sarau Literário – E Quando Me Tornei Corpo
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/equandometorneicorpo

As inscrições para participação nas atividades são gratuitas com vagas limitadas.

out
2
qua
Teatro | “A Dor Da Gente Não Sai No Jornal!!!” @Praça da Cidadania
out 2@12:30 – 13:30

Nesta quarta-feira, 02 de outubro, às 12h30, será apresentada na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a peça teatral A Dor Da Gente Não Sai No Jornal!!!. A apresentação discorre sobre a vida do reitor da UFSC Luiz Carlos Cancellier de Olivo. A vida de Cancellier foi interrompida em um shopping de Florianópolis no dia 02 de outubro de 2017.

>> Sobre a apresentação

No dia 02 de outubro de 2017, um bilhete com a seguinte frase marcou a UFSC: “A minha morte foi decretada quando fui banido da universidade!!!”. Palavras escritas pelo reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, o Cau, para justificar a decisão de sacrificar sua própria vida após ser preso e acusado de obstruir a justiça e ser participante de um suposto desvio de verbas destinadas ao ensino à distância. Passou por humilhações, restrições e uma prisão midiática de repercussão nacional. Um homem que lutou contra a ditadura civil-militar, no movimento estudantil, pela Anistia, pelas Diretas Já, pelo Fora Collor, que viveu como se a UFSC fosse sua casa e foi arbitrariamente proibido de frequentá-la. Violou-se os direitos humanos, rasgaram os processos legais e sem julgamento foi humilhado, julgado, condenado, preso e torturado. Suicidado pela sociedade e pela mídia.

A peça teatral “A Dor Da Gente Não Sai No Jornal!!!” foi o único projeto aprovado na região sul do Brasil pelo Programa Funarte Retomada 2023 – Teatro, com duração de 52 minutos e estará sendo apresentado em 5 capitais, 8 cidades, com 20 apresentações. A narrativa e apresentação discorre sobre a vida do professor de Direito, jornalista, ativista, ex-assessor parlamentar e reitor da UFSC, que foi condenado antes de ser ouvido. Cancellier não resistiu e decidiu tirar a própria vida com a investigação ainda em curso, sendo inocentado pelo TCU apenas no ano de 2023. Todos sabiam que o Cau era inocente, e por sua memória a única coisa mais revolucionária que podemos fazer nos dias atuais é propagar a verdade por meio da arte. O Brasil precisa saber da história do professor exemplar que morreu pela UFSC. Temos que contar, lembrar e gritar sempre: Cancellier presente!!!

>> Serviço

O quê: peça teatral – A Dor Da Gente Não Sai No Jornal!!!
Quando: 02/10/2024 | quarta-feira | 12h30
Onde: Praça da Cidadania – em frente à Reitoria I
Informações: lamarcadasartes@gmail.com

Texto: divulgação SeCArtE, com informações de Ale Riquelme e Beto Chaves – Lamarca das Artes

Leia mais: Seis anos após a sua morte, ex-reitor Cancellier começa a ter imagem reabilitada

out
19
sáb
Espetáculo | Difícil não Dançar @Teatro Carmen Fossari
out 19@20:00 – 21:00

Espetáculo “Difícil não Dançar”. Foto: divulgação.

A bailarina e coreografa, Jussara Miller, apresentará no sábado, 19 de outubro, às 20h no Teatro Carmen Fossari, o espetáculo “Difícil não Dançar”. O espetáculo é uma das ações do evento integrado “VI Mostra Rosa Teatral – corpo em arte. corpo em movimento. corpo em pesquisa, que ocorre de 18 a 21 de outubro simultaneamente na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

“Difícil não Dançar” é um solo de dança que apresenta um diálogo improvisacional entre a bailarina Jussara Miller com as provocações musicais de Christian Laszlo. A bailarina pesquisa a Técnica Klauss Vianna de dança e educação somática e pauta-se, nesta apresentação de dança, em um dos procedimentos de sua pesquisa: a improvisação cênica a partir do estado depresença que é priorizado durante toda a dança, afirmando a processualidade do corpo que dança na cena ao vivo. A trilha sonora emerge da improvisação nas escolhas musicais de Christian Laszlo no momento presente da dança que parte de um ecletismo musical com variadas vertentes de gêneros, texturas e vibrações musicais para provocar a expressividade dançante da bailarina, preenchendo a cena com uma paisagem sonora coerente com o diálogo construído no mo(vi)mento presente.

Jussara Miller. Foto: divulgação.

Jussara Miller é bailarina, coreógrafa e professora graduada em Dança pela Unicamp. É Mestre e Doutora em Artes da Cena pela mesma instituição. É docente da Pós-Graduação em Técnica Klauss Vianna da PUC-SP e diretora do Salão do Movimento, um espaço de dança e educação somática em Campinas-SP. É autora dos livros: A Escuta do Corpo e Qual é o corpo que dança?, obras publicadas pela Editora Summus.

O espetáculo “Difícil não Dançar” é aberto ao público, com ingressos gratuitos e limitados, disponíveis no local da apresentação a partir das 19h. A classificação indicativa é livre.

A programação da “VI Mostra Rosa Teatral – corpo em arte. corpo em movimento. corpo em pesquisa” reúne atividades culturais como oficinas, palestras e espetáculos. As inscrições para as oficinas serão realizadas entre os dias 9 a 15 de outubro, com vagas limitadas. As pessoas inscritas receberão um e-mail de confirmação até o dia 17.  As palestras, oficinas e o espetáculo são gratuitos, não havendo pré-requisitos para participação. Serão emitidos certificados de presença.

A ação é promovida pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArte) e pelo programa de extensão “Flauta Doce – performance e formação”, com o apoio do Departamento de Artes (ART), Curso de Artes Cênicas e Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC).

Programação | “VI Mostra Rosa Teatral – corpo em arte. corpo em movimento. corpo em pesquisa”

18/10 – Palestras de abertura
Local:
UDESC – Auditório do DMU | Aberto ao público
18h30 – 19h30 | “A Escuta do Corpo – Técnica Klauss Vianna”, com Jussara Miller
19h30 – 20h30 | “Qi Gong: Sistema de Práticas Corporais Taoistas nos caminhos das artes”*, com Luciana de Carvalho
20h30 | Mesa-Redonda seguida de roda de conversa

19/10 – Espetáculo
Local:
UFSC – Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC | Classificação Livre | Aberto ao público
20h | “Difícil não Dançar” – Jussara Miller

19 A 21/10 – Oficinas
Local:
CCE/UFSC – Sala 208 – bloco D
Sinopse: dirigida a todas as pessoas interessadas na experiência, no estudo, na pesquisa e no conhecimento do corpo, como também, especificamente às áreas das artes, da saúde e educação. A oficina trabalhará a técnica Klauss Vianna como veículo de percepção e sensibilização corpórea, podendo auxiliar também a atuação, performance, a interpretação e a expressão nas artes em geral a partir do reconhecimento perceptivo do corpo cotidiano.
Público alvo: estudantes, educadores, artistas da cena e pessoas interessadas na pesquisa do movimento.
Datas: 19, 20 e 21 de outubro
Horário: 9h – 12h
Inscrições: formulário online – Para possibilitar um maior número de participantes cada interessado poderá participar de apenas um dia de oficina. Caso sobrem vagas, é possível participar nas demais datas.
Informações: corpoempesquisa.udesc.ufsc@gmail.com

Não há pré-requisito para participação. Vestir roupas confortáveis para não restringir os movimentos. Serão emitidos certificados de presença.

Oficina Qi Gong: Sistema de Práticas Corporais Taoistas – com Luciana de Carvalho*
Sinopse:
com ênfase no Qi Gong, Luciana de Carvalho trabalhará os fundamentos de diferentes escolas dessa prática milenar taoista, em diálogo com a educação somática e as artes presenciais como a dança, o teatro e a música.
Público-alvo: estudantes, educadores, artistas da cena, pessoas interessadas na pesquisa do movimento, nas práticas taoístas do bem-viver.
Datas: 19 e 20 de outubro das 15h às 18h e 21/10 das 13h30 às 16h30 – Vagas limitadas.
Inscrições: formulário online – Obs.: As oficinas são complementares, assim a inscrição contempla a participação nas três datas.
Contato: corpoempesquisa.udesc.ufsc@gmail.com
Mais informações: acesse aqui

>> Serviço

O quê: espetáculo Difícil não Dançar – VI Mostra Rosa Teatral – corpo em arte. corpo em movimento. corpo em pesquisa”
Quando: 19/10/2024 | sábado | 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: aberto ao público – ingressos gratuitos e limitados, disponíveis no local da apresentação a partir das 19h
Informações: corpoempesquisa.udesc.ufsc@gmail.com 

Ficha técnica:

Dança: Jussara Miller
Música: Christian Laszlo
Produção: Salão do Movimento
Duração: 40 minutos

out
21
seg
Edital | atividades na área de música
out 21@8:00 – out 28@23:59

A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), divulga edital de seleção de estudantes para bolsas do Programa de Bolsas de Extensão Vinculadas às Ações de Arte e Cultura (BEAC), para o ano de 2024.

O Edital objetiva incentivar a participação e o envolvimento dos estudantes de graduação da UFSC nas ações e projetos de Arte e Cultura desenvolvidos na SeCArtE.

>> Acesse

Edital 022/SeCArtE/2024

A seleção destina-se a discentes de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, que tenham afinidade e interesse no setor cultural, para atuar no Departamento Artístico Cultural (DAC). Ao todo o processo de seleção oferece 04 (quatro) vagas para atividades na área de música, participando nos ensaios e nas apresentações como músico/a na Orquestra de Câmara da UFSC e em outros grupos musicais formados no setor, além de auxiliar nas atividades administrativas e nos eventos culturais.

A bolsa será concedida a estudantes que preencherem os seguintes requisitos:

  • Possuir disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais;
  • Estar regularmente matriculado(a) e frequente em curso de graduação da UFSC;
  • Ter Índice de Aproveitamento Acadêmico (IAA) maior ou igual a 6 (seis), para alunos da 1ª fase não será exigido Índice de Aproveitamento Acadêmico.
  • Boa capacidade de comunicação, pró-atividade, organização.
  • Ter experiência de, no mínimo, 2 (dois) anos no instrumento musical.
  • Disponibilidade para trabalhar, obrigatoriamente, no período vespertino.

A UFSC concederá ao(à) bolsista aprovado(a), mensalmente, uma bolsa no valor de R$700,00 (setecentos reais).

As propostas para inscrição no Edital deverão ser enviadas exclusivamente por e-mail no período de 21 a 28 de outubro de 2024. 

>> Serviço

O quê: processo seletivo para Bolsistas de Extensão Vinculados a Ações de Arte e Cultura
Inscrições: de 21/10 a 28/10/2024
Onde: Edital 022/SeCArtE/2024
Informações: bolsacultura@contato.ufsc.br | 48 3721-2376

out
24
qui
Espetáculo | “Revista Íntima” @Teatro Carmen Fossari
out 24@20:30 – 21:30

A La Vaca Companhia de Artes Cênicas, reconhecida por sua trajetória de 16 anos em produções comprometidas com discussões urgentes para a sociedade brasileira, traz uma nova provocação aos palcos com o espetáculo Revista Íntima. A peça será apresentada no Teatro Carmen Fossari, em Florianópolis, às 20h30 no dia 24 de outubro, quinta-feira. A entrada gratuita com ingressos disponíveis no local com 1h de antecedência, a classificação indicativa é de 16 anos.

>> Sobre o espetáculo

Dos sucessivos confrontos entre a mãe de uma mulher cumprindo pena de privação de liberdade e uma policial penal, nasce uma relação complexa, que revela as consequências do encarceramento para quem está do lado de fora dos muros. O espetáculo é baseado no texto do dramaturgo catarinense Afonso Nilson e dirigido por Vicente Concilio, colaborador de longa data da companhia.

No elenco, Drica Santos e Milena Moraes dão vida à história que explora as complexas relações entre uma mãe, cuja filha cumpre pena de privação de liberdade, e uma policial penal. A trama oferece um olhar surpreendente sobre o sistema prisional feminino e seus impactos nas vidas de mulheres dentro e fora das grades.

“O texto de Afonso Nilson aborda os efeitos da prisão nas vidas atingidas, direta ou indiretamente, pelo processo de encarceramento em massa que transforma o Brasil no país com a 3ª maior população prisional do mundo”, destaca Renato Turnes, um dos responsáveis pela produção do espetáculo.

Em Revista Íntima, a direção de Vicente Concilio traz sua experiência adquirida em trabalhos anteriores como artista pesquisador de processos teatrais em ambientes de privação de liberdade. “Em 2001, eu entrei em um presídio pela primeira vez. Era a Penitenciária Feminina do Tatuapé, uma unidade que não existe mais. Ali eu já me deparei com muitos dos absurdos que o aprisionamento concentra: as injustiças estruturais de nossa sociedade – o racismo, o machismo e o desejo de punir a pobreza. Desde então, desenvolvo ações artísticas e pedagógicas conectadas ao universo das prisões”, compartilha Concilio. A proposta de direção traz decisões fundamentais no âmbito da representatividade do elenco, no sentido de investigar a forma com que a questão racial impacta os sentidos que o espetáculo pode construir para o público.

Milena, atriz que também assina a produção do projeto, destaca que a montagem invoca o lugar de mãe, de filha e de cuidadora. Segundo a atriz, o encarceramento borra as individualidades das mulheres. “Como atriz, me coloco à disposição para a conversa necessária sobre quais corpos ocupam o centro e quais são afastados para as margens, e para pensarmos juntas sobre um futuro em que a punição não seja o principal ponto de encontro entre mães e filhas”, destaca.

A peça também conta com a atriz Drica Santos, que já esteve no elenco de “Ilusões”, espetáculo dirigido por Fabio Salvatti e que marcou a comemoração de 10 anos da companhia. “Um dos nossos desafios como atrizes durante o processo de criação/relação com as personagens em ‘Revista Íntima’, foi fugir do maniqueísmo e abordar nosso trabalho como forma de explicitar esta complexidade que tangencia a vida de mulheres (em suas diversidades) no contexto prisional”, completa.

>> Serviço

O quê: Espetáculo Revista Íntima – Companhia La Vaca
Quando: 24 de outubro de 2024 | quinta-feira | 20h30
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: ingressos gratuitos – disponíveis no local uma hora antes das apresentações
Classificação: 16 anos 
Informações: Companhia La Vaca | instagram.com/cialavaca

out
25
sex
Espetáculo | “Revista Íntima” @Teatro Carmen Fossari
out 25@20:30 – 21:30

A La Vaca Companhia de Artes Cênicas, reconhecida por sua trajetória de 16 anos em produções comprometidas com discussões urgentes para a sociedade brasileira, traz uma nova provocação aos palcos com o espetáculo Revista Íntima. A peça será apresentada no Teatro Carmen Fossari, em Florianópolis, às 20h30 no dia 25 de outubro, sexta-feira. A entrada gratuita com ingressos disponíveis no local com 1h de antecedência, a classificação indicativa é de 16 anos.

>> Sobre o espetáculo

Dos sucessivos confrontos entre a mãe de uma mulher cumprindo pena de privação de liberdade e uma policial penal, nasce uma relação complexa, que revela as consequências do encarceramento para quem está do lado de fora dos muros. O espetáculo é baseado no texto do dramaturgo catarinense Afonso Nilson e dirigido por Vicente Concilio, colaborador de longa data da companhia.

No elenco, Drica Santos e Milena Moraes dão vida à história que explora as complexas relações entre uma mãe, cuja filha cumpre pena de privação de liberdade, e uma policial penal. A trama oferece um olhar surpreendente sobre o sistema prisional feminino e seus impactos nas vidas de mulheres dentro e fora das grades.

“O texto de Afonso Nilson aborda os efeitos da prisão nas vidas atingidas, direta ou indiretamente, pelo processo de encarceramento em massa que transforma o Brasil no país com a 3ª maior população prisional do mundo”, destaca Renato Turnes, um dos responsáveis pela produção do espetáculo.

Em Revista Íntima, a direção de Vicente Concilio traz sua experiência adquirida em trabalhos anteriores como artista pesquisador de processos teatrais em ambientes de privação de liberdade. “Em 2001, eu entrei em um presídio pela primeira vez. Era a Penitenciária Feminina do Tatuapé, uma unidade que não existe mais. Ali eu já me deparei com muitos dos absurdos que o aprisionamento concentra: as injustiças estruturais de nossa sociedade – o racismo, o machismo e o desejo de punir a pobreza. Desde então, desenvolvo ações artísticas e pedagógicas conectadas ao universo das prisões”, compartilha Concilio. A proposta de direção traz decisões fundamentais no âmbito da representatividade do elenco, no sentido de investigar a forma com que a questão racial impacta os sentidos que o espetáculo pode construir para o público.

Milena, atriz que também assina a produção do projeto, destaca que a montagem invoca o lugar de mãe, de filha e de cuidadora. Segundo a atriz, o encarceramento borra as individualidades das mulheres. “Como atriz, me coloco à disposição para a conversa necessária sobre quais corpos ocupam o centro e quais são afastados para as margens, e para pensarmos juntas sobre um futuro em que a punição não seja o principal ponto de encontro entre mães e filhas”, destaca.

A peça também conta com a atriz Drica Santos, que já esteve no elenco de “Ilusões”, espetáculo dirigido por Fabio Salvatti e que marcou a comemoração de 10 anos da companhia. “Um dos nossos desafios como atrizes durante o processo de criação/relação com as personagens em ‘Revista Íntima’, foi fugir do maniqueísmo e abordar nosso trabalho como forma de explicitar esta complexidade que tangencia a vida de mulheres (em suas diversidades) no contexto prisional”, completa.

>> Serviço

O quê: Espetáculo Revista Íntima – Companhia La Vaca
Quando: 25 de outubro de 2024 | sexta-feira | 20h30
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: ingressos gratuitos – disponíveis no local uma hora antes das apresentações
Sessão acessível: Audiodescrição
Classificação: 16 anos 
Informações: Companhia La Vaca | instagram.com/cialavaca

out
26
sáb
Espetáculo | “Revista Íntima” @Teatro Carmen Fossari
out 26@20:30 – 21:30

A La Vaca Companhia de Artes Cênicas, reconhecida por sua trajetória de 16 anos em produções comprometidas com discussões urgentes para a sociedade brasileira, traz uma nova provocação aos palcos com o espetáculo Revista Íntima. A peça será apresentada no Teatro Carmen Fossari, em Florianópolis, às 20h30 no dia 26 de outubro, sábado. A entrada gratuita com ingressos disponíveis no local com 1h de antecedência, a classificação indicativa é de 16 anos.

>> Sobre o espetáculo

Dos sucessivos confrontos entre a mãe de uma mulher cumprindo pena de privação de liberdade e uma policial penal, nasce uma relação complexa, que revela as consequências do encarceramento para quem está do lado de fora dos muros. O espetáculo é baseado no texto do dramaturgo catarinense Afonso Nilson e dirigido por Vicente Concilio, colaborador de longa data da companhia.

No elenco, Drica Santos e Milena Moraes dão vida à história que explora as complexas relações entre uma mãe, cuja filha cumpre pena de privação de liberdade, e uma policial penal. A trama oferece um olhar surpreendente sobre o sistema prisional feminino e seus impactos nas vidas de mulheres dentro e fora das grades.

“O texto de Afonso Nilson aborda os efeitos da prisão nas vidas atingidas, direta ou indiretamente, pelo processo de encarceramento em massa que transforma o Brasil no país com a 3ª maior população prisional do mundo”, destaca Renato Turnes, um dos responsáveis pela produção do espetáculo.

Em Revista Íntima, a direção de Vicente Concilio traz sua experiência adquirida em trabalhos anteriores como artista pesquisador de processos teatrais em ambientes de privação de liberdade. “Em 2001, eu entrei em um presídio pela primeira vez. Era a Penitenciária Feminina do Tatuapé, uma unidade que não existe mais. Ali eu já me deparei com muitos dos absurdos que o aprisionamento concentra: as injustiças estruturais de nossa sociedade – o racismo, o machismo e o desejo de punir a pobreza. Desde então, desenvolvo ações artísticas e pedagógicas conectadas ao universo das prisões”, compartilha Concilio. A proposta de direção traz decisões fundamentais no âmbito da representatividade do elenco, no sentido de investigar a forma com que a questão racial impacta os sentidos que o espetáculo pode construir para o público.

Milena, atriz que também assina a produção do projeto, destaca que a montagem invoca o lugar de mãe, de filha e de cuidadora. Segundo a atriz, o encarceramento borra as individualidades das mulheres. “Como atriz, me coloco à disposição para a conversa necessária sobre quais corpos ocupam o centro e quais são afastados para as margens, e para pensarmos juntas sobre um futuro em que a punição não seja o principal ponto de encontro entre mães e filhas”, destaca.

A peça também conta com a atriz Drica Santos, que já esteve no elenco de “Ilusões”, espetáculo dirigido por Fabio Salvatti e que marcou a comemoração de 10 anos da companhia. “Um dos nossos desafios como atrizes durante o processo de criação/relação com as personagens em ‘Revista Íntima’, foi fugir do maniqueísmo e abordar nosso trabalho como forma de explicitar esta complexidade que tangencia a vida de mulheres (em suas diversidades) no contexto prisional”, completa.

>> Serviço

O quê: Espetáculo Revista Íntima – Companhia La Vaca
Quando: 26 de outubro de 2024 | sábado | 20h30
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: ingressos gratuitos – disponíveis no local uma hora antes das apresentações
Sessão acessível: Libras
Classificação: 16 anos 
Informações: Companhia La Vaca | instagram.com/cialavaca

nov
6
qua
Espetáculo | “A Força da Água” @Teatro Carmen Fossari
nov 6@20:00 – 22:00

Espetáculo A Força da Água – grupo Pavilhão da Magnólia. Fotos: Sergio Lima

Em circulação pelo Sul e Sudeste do país, a cidade de Florianópolis receberá o mais novo espetáculo do grupo cearense Pavilhão da Magnólia: A Força da Água. A apresentação gratuita será no dia 06 de novembro, quarta-feira, às 20h no Teatro Carmen Fossari – UFSC.

Sob direção e dramaturgia de Henrique Fontes, o espetáculo explora a história da seca e o impacto da escassez de água na vida dos sertanejos nordestinos, refletindo sobre o direito à água enquanto necessidade e luta. A história propõe um olhar profundo sobre o sofrimento e a resistência das populações afetadas pela seca no Ceará, confrontando o público com perguntas inquietantes: Até quando o discurso da seca será tratado como uma mera fatalidade? Como romperemos com as cercas da indiferença e da falta de acesso à água potável?

Os ingressos para o espetáculo A Força da Água serão distribuídos uma hora antes da sessão na bilheteria do teatro, respeitando a ordem de chegada do público, o espetáculo tem classificação de 14 anos. A apresentação conta com apoio do Programa de Extensão Pedagogia das Artes Cênicas e Processos de Criação, da Udesc Ceart, coordenado pelo Prof. Vicente Concilio.

>> Sobre o espetáculo

Até quando aceitaremos o discurso da seca como fatalidade? O que nos impede de romper a cerca que nos controla? A Força da Água, nova peça do Pavilhão da Magnólia, com dramaturgia e direção de Henrique Fontes, traça o caminho historiográfico da seca no Ceará. Desde as promessas feitas por Dom Pedro, passando pelo genocídio nos campos de concentração e no Caldeirão até o tempo presente quando, descobrimos que a água não é um direito constitucional. A peça de Teatro Documental, de forma bem-humorada, trata de fatos apagados da História do Brasil em torno da indústria da seca. Os relatos e documentos denunciam aquilo que nos impede de ter acesso à água potável e de qualidade. Até quando aceitaremos? Quando deixaremos nossas águas transbordarem?

>> Sobre o Grupo Pavilhão da Magnólia

Nos seus 19 anos de trajetória, o Grupo Pavilhão da Magnólia se consolida como um dos grupos expoentes do teatro brasileiro contemporâneo e investe em diversificados caminhos de criação em diálogo com outros criadores da cena, com uma atenção a experimentações de linguagens que ampliem os limites do que compreendemos por teatro para adultos e para as infâncias. Assim, surge um potente repertório que passeia por experiências para as infâncias e para o público adulto. São mais de 1200 apresentações (18 espetáculos montados) em mais de 80 cidades e participando de importantes Festivais e Mostras de teatro e arte do país. Nosso repertório é composto hoje por: Há uma fsta sem começo que não termina com o fim – 2021;  direção: Francis Wilker (DF/CE); Napoleão – 2019;  direção: Marcelo Romagnoli (SP); Maquinista – 2018;  direção:Here Aquino (CE); Ogroleto (2015); direção: Miguel Vellinho(RJ). Desde 2018, tem como sede, a Casa Absurda, espaço de cultura independente da cidade de Fortaleza.

>> Sobre Henrique Fontes

Dramaturgo, ator, diretor teatral e gestor cultural com 35 anos de experiência. Como diretor tem 19 peças montadas e como dramaturgo 29 textos escritos. Henrique Fontes também é fundador do Espaço Cultural Casa da Ribeira em Natal e atual diretor artístico. Tem trabalhado com o Grupo Carmin desde sua origem em 2007 e ajudou também a fundar os Grupos Beira, Atores à Deriva e Grupo Casa da Ribeira. Integrou o Grupo Clowns de Shakespeare entre 1996 e 2004. Indicado aos prêmios Shell e APTR 2023 na categoria Dramaturgia pelo espetáculo: “Peça de Amar”; Vencedor do Prêmio Shell 2019 na categoria Dramaturgia pelo espetáculo “A Invenção do Nordeste”. Vencedor do Prêmio do Humor 2019 de melhor dramaturgia e também o Prêmio Botequim Cultural 2019 como melhor autor e Prêmio APTR de melhor dramaturgia. Todos pela peça A Invenção do Nordeste.

>> Serviço

O quê: Espetáculo  A Força da Água – com o grupo Pavilhão da Magnólia
Quando: 06/11/2024 | quarta-feira | 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari – UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito – ingressos distribuídos presencialmente por ordem de chegada a partir das 19h
Classificação: 14 anos
Informações: (85) 98890-6539 | pavilhaodamagnolia.com.br | contato@pavilhaodamagnolia.com.br | @paviilhaodamagnolia

>> Ficha técnica

Elenco: Denise Costa, Eliel Carvalho, Jota Junior Santos, Nelson Albuquerque e Silvianne Lima
Dramaturgia e Direção: Henrique Fontes
Direção de Movimento: Ana Claudia Viana
Pesquisadora-colaboradora: Cydney Seigerman
Oficina Rasaboxes: Julia Sarmento
Desenho de luz: Wallace Rios
Operação de luz: Jão Rios
Cenografia: Rodrigo Frota
Adereços: Beeethoven Cavalcante
Figurino: Ruth Aragão
Assistência de Figurino: Wendy Mesquita
Sonoplastia: Ayrton Pessoa Bob e Eliel Carvalho
Preparação Vocal: Thiago Nunes
Ilustrações: Raisa Christina
Designer Gráfico: Carol Veras
Fotos: Luiz Alves
Fotos projetadas e Edição de vídeo (DeepFake): Allan Diniz
Produção Executiva: Som e Fúria Produções
Coordenação de Produção: Jota Jr. Santos e Silvianne Lima
Acessibilidade em Libras: IncluAção
Agradecimentos: Alenio Alencar, Alexandre Costa, Belchior Torres, Bruno Souza dos Santos, Daniel Torres, Fabio Matias – Nego, Francis Wilker, Gabriel Dantas, Glairton de Paula, Glauber Matos, Kênia Rios, Kleber Pinheiro, Levi Mota, Marcelina, Marcio Abreu, Martinha, Miguel Vellinho, Renato de Humaitá, Ricardo Bruno, Rosa Primo,   Ruth Martins, Thereza Rocha, Viviane Lima, Cia Prisma, Coletivo Patu, Escola Porto Iracema das Artes, Fundação Santa Terezinha, Pequeña Cia de Teatro, Xama Teatro, Secretaria de Educação e Cultura de Senador Pompeu e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações Conecta SC.   

nov
14
qui
Entrega Troféu Açorianidade de 2024 @Auditório da Prefeitura Municipal de Biguaçu
nov 14@19:30 – 21:30

O Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Santa Catarina (UFSC), e a Prefeitura Municipal de Biguaçu promovem no dia 14 de novembro, quinta-feira, às 19h30, no Auditório da Prefeitura Municipal de Biguaçu a cerimônia de entrega do Troféu Açorianidade de 2024. O evento marca também o lançamento oficial da Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, festa que este ano comemora sua 30ª edição.

O Troféu Açorianidade foi criado no ano de 1996 com o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho de instituições, pessoas e empresas que contribuem para o desenvolvimento da Cultura Base Açoriana do estado de Santa Catarina.

Todos os anos são escolhidos pelo Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos, formado por 68 representantes das prefeituras municipais do litoral catarinense, universidades, fundações e associações culturais, assim como o Arquivo Público de Santa Catarina e o Consulado Honorário de Portugal. Os nomes que representam todos os troféus fazem menção às nove ilhas do Arquipélago Açoriano.

Agraciados Troféu Açorianidade de 2024:

  • Ilha do Pico – Mestra dos saberes e fazeres
    Elba Nair da Silva Cruz
  • Ilha do Faial – Administração Municipal
    Prefeitura Municipal de Bombinhas
  • Ilha de São Jorge – Personalidade
    Jorge Coelho – Imbituba/Florianópolis
  • Ilha Graciosa – Pesquisador
    Eládio Assis Silvério – Balneário Gaivota
  • Ilha do Corvo – Artesão
    Gilberto Machado (Giba) -São José
  • Ilha de Santa Catarina – Escola de Ensino Básico
    E.E.B.M. Nilza Matos Pereira – Sombrio
    Ilha de São Miguel – Instituição de Ensino Superior ou Cultural
    Associação Caminho das Águas do Tijucas – ACAT – Tijucas
  • 30º Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina
    Prefeitura Municipal de Biguaçu
  • Troféu Açorianidade Especial
    Gilson Guilherme de Oliveira

30º Açor – Festa da Cultura Açoriana

O Açor é uma festa realizada anualmente visando celebrar a cultura açoriana no estado de Santa Catarina, sendo a maior Festa da Cultura Açoriana do Brasil. Realizada em três dias de festividade de 22 a 24 de novembro (sexta-feira, sábado e domingo) no município de Biguaçu. O evento é uma mostra dos costumes históricos dos povos emigrantes açorianos, preservando a sua memória e identidade desde a sua vinda às terras Catarinenses.

>> Serviço

O quê: entrega do Troféu Açorianidade de 2024
Quando: 14/11/2024 | quinta-feira | 19h30
Onde: Auditório da Prefeitura Municipal de Biguaçu | Rua São José, 61 – Centro – Biguaçu – SC
Quanto: evento gratuito e aberto para toda comunidade
Mais informações: Núcleo de Estudos Açorianos – nea.ufsc.brnea@contato.ufsc.br | (48) 3721-8605

nov
19
ter
Dia da Consciência Negra | Grupo Curitiblack @Mercado Público Municipal de Curitibanos
nov 19@19:00 – 21:00

Comemoração Dia da Consciência Negra. “Comemorar e refletir: você é antirracista? O que você faz quando vê um(a) negro(a) sendo atacada? Quantas pessoas negras existem no seu convívio? Para você, as habilidades e capacidades de uma pessoa negra são iguais a de uma pessoa branca? Reflexão e mudança!”

A ação será às 19h no hall Mercado Público Municipal de Curitibanos – SC, Av. Cel. Vidal Ramos.

O grupo Curitiblack, criado em março de 2020, visa reunir discentes e docentes afrodescendentes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Curitibanos, buscando a integração e discussão de temas ligados à sua inserção e valorização da história e cultura negra no espaço acadêmico. O grupo tem o objetivo também, de promover a integração de servidores e estudantes afrodescendentes do campus, valorizando sua presença. Neste sentido, em mais uma de suas ações, pretende-se divulgar a obra de diversos autores negro(a)s, através de oficinas, especialmente, em escolas da região, através de seus professore(a)s. Deste modo, visando cumprir os objetivos propostos pelo grupo e para que seja possível ampliar o conhecimento acerca da cultura negra, diversos encontros com conteúdo que abrangem essa
temática, serão organizados pelo(a) bolsista com ajuda e orientação da coordenadora.

Os eventos propostos são oficinas sobre livros de escritore(a)s negro(a)s brasileiro(a)s, como Carolina de Jesus (Quarto de despejo), Conceição Evaristo (Olhos d’água), Abdias do Nascimento (O genocídio do negro brasileiro), Heleine Fernades (A poesia negra-feminina) e Ana Maria Gonçalves (Um defeito de cor). A proposta é promover oficinas sobre cada um dos livros supracitados, com auxílio de especialistas em literatura afro-brasileira que serão convidado(a)s.

As ações serão divulgadas dentro das comunidades acadêmica e regional e a realização dos encontros será no hall do Mercado Público de Curitibanos.

nov
22
sex
Reabertura Departamento Artístico Cultural – DAC @Igrejinha da UFSC
nov 22@18:00 – 21:00

A Universidade Federal de Santa Santa Catarina (UFSC) e a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) convidam para a solenidade que celebra a reabertura do complexo arquitetônico histórico-cultural composto pela Igrejinha da UFSC, Teatro Carmen Fossari e Casa do Divino; patrimônio histórico que passou por obras de reforma de revitalização.

O evento será realizado na próxima sexta-feira, 22 de novembro, às 18h na Igrejinha da UFSC, localizada na Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC, além da solenidade, a reabertura contará com apresentações artístico-culturais.

>> Programação

Igrejinha da UFSC
18h – Abertura com Coral e Banda Nós por Nós do Colégio de Aplicação
18h30 – Solenidade com pronunciamento de autoridades
19h – Encerramento com o Coral da UFSC

Teatro Carmen Fossari
20h – apresentação Cia de Dança da UFSC

 

>> Serviço

O quê: Reabertura do Departamento Artístico Cultural (DAC)
Quando: 22/11/2024 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade
Informações: dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br | 48 3721-3853

30º AÇOR – Festa da Cultura Açoriana @Centro de Eventos Fênix
nov 22@18:30 – nov 24@22:30

Entre os dias 22 a 24 de novembro, será realizado no município de Biguaçu – SC  o 30º AÇOR, a Festa da Cultura Açoriana. O evento reunirá apresentações culturais e folclóricas, estandes, desfile etnográfico, Missa do Divino Espírito Santo, artesanato e comida típica regional. A festa é promovida pelo Núcleo de Estudos Avançados (NEA), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O evento será realizado no Centro de Eventos Fênix, localizado na BR-101, km 194 em Biguaçu, já o desfile etnográfico será realizado no sábado 23 de novembro, a partir dás 9h30 na Rua Barão do Rio Branco, Centro de Biguaçu. Acesse aqui a programão cultural do 30º Açor – Festa da Cultura Açoriana.

Este ano a 30ª edição, será realizada em parceria com o município de Biguaçu e outros municípios de Santa Catarina. As reuniões preparatórias da festa são realizadas pelo Conselho Deliberativo do NEA. Atualmente o NEA atua em 46 municípios do litoral de Santa Catarina, promovendo palestras, cursos, exposições e desenvolvimento de pesquisas que buscam preservar e divulgar a cultura açoriana, e identidades culturais locais.

O Açor é uma festa realizada anualmente visando celebrar a cultura açoriana no estado de Santa Catarina, sendo a maior Festa da Cultura Açoriana do Brasil. Realizada em três dias de festividade (sexta-feira, sábado e domingo) é uma mostra dos costumes históricos dos povos emigrantes açorianos, preservando a sua memória e identidade desde a sua vinda às terras Catarinenses.

nov
28
qui
Espetáculo | “Amor, Negro Amor” @Auditório Garapuvu - Centro de Cultura e Eventos - Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
nov 28@19:30 – 21:00

O espetáculo “Amor, Negro Amor” aborda como principal questão a solidão da mulher negra. Nele, a espectadora e o espectador são convidados a atravessar localidades e épocas distintas, conhecendo realidades de mulheres e homens negros que vivenciam diferentes formas de amor e desamor.

As questões sociais expostas são de extrema relevância e perduram até os dias atuais, como a desigualdade, o abuso de poder, o racismo, o machismo, o sexismo, a LGBTQIA+fobia e a violência contra a mulher. As cenas são costuradas por músicas e danças de origem africana e revelam a importância da nossa ancestralidade diaspórica. Nessa narrativa, que vai do passado até os dias atuais, o coro ancestral composto por 28 artistas (atores e músicos) é quem conduz o público como um contador de histórias através dos tempos.

Entre os dias 26 a 28 de novembro, terça, quarta e quinta-feira o Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a primeira edição do Fórum “Teatro Negro Brasileiro de Ontem e Hoje”. A ação apresentará palestras sobre a presença cênica do artista negro brasileiro, além de oficinas. Todas as atividades são gratuitas.

Local: Auditório Garapuvu – Centro de Cultura e Eventos – UFSC
Ingressos: gratuitos disponíveis pelo Sympla – acesse aqui
Classificação: 16 anos
Duração: 100min

dez
3
ter
64 anos UFSC | Mostra Artes da Cena
dez 3@19:00 – dez 19@21:00

Apresentações artísticas do Curso de Graduação em Artes Cênicas, desenvolvidas em disciplinas da Graduação e em Grupos de Pesquisa.

Locais: Caixa Prata e Sala de Projeção (1º andar), Bloco D – Centro de Comunicação e Expressão – CCE
Teatro Carmen Fossari  e  Igrejinha da UFSC – Rua Des. Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Classificação: 16 anos

>> Programação

03/12 – terça-feira
19h | Altar de Nós | Caixa Preta

04/12 – quarta-feira
20h | Ser Existência: a poesia da morte | Caixa Preta

05/12 – quinta-feira
20h30 | Hamlet, último ato | Caixa Preta

06/12 – sexta-feira
19h30 | Essas mulheres | Caixa Preta

09/12 – segunda-feira
20h | Deboches Imediatos | Teatro Carmen Fossari

20h | Capitu: Entre o amor que dei e a loucura que recebi | Caixa Preta
10/12 – terça-feira

20h | O amanhecer da revolução | Caixa Preta
11/12 – quarta-feira

20h | Afinação Urbana | Caixa Preta
20h40 | Tudo que guardei pra mim | Teatro Carmen Fossari

12/12 – quinta-feira
19h | Migalhas (leitrua dramática) | Sala de Projeção
19h20 | Tudo que guardei pra mim | Teatro Carmen Fossari
20h30 | Fragmentos em nós – Marcela | Caixa Preta

13/12 – sexta-feira
19h30 | Perspectivas | Caixa Preta

14 e 15/12 – sábado e domingo
19h | O Despertar da Primavera | Caixa Preta

16/12 – segunda-feira
20h | Que seja doce… | Caixa Preta/Bloco D CCE
17/12  – terça-feira

17h | Quando o sonho acorda – recital canto coral | Igrejinha da UFSC
19h | Experimento cênico: O Labirinto Elétrico | em frente ao Centro de Cultura e Eventos

19/12 – quinta-feira
20h20 | Sal da memória | Caixa Preta

Mais informações: @ufscartescenicas

Programação 64 anos | UFSC: aniversario.ufsc.br.

*Programação sujeita a alterações. 

dez
5
qui
64 anos UFSC | Salim: Memórias em Movimento – Uma jornada artística e poética em homenagem ao renomado escritor líbano-catarinense @Auditório Garapuvu - Cento de Cultura e Eventos
dez 5@19:30 – 21:30

05/12/2024 – quinta-feira | 19h30
Auditório Garapuvu – Cento de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Entrada: 1kg de alimento não perecível – sal e açúcar não serão aceitos  
Classificação: livre

Programação 64 anos | UFSC: aniversario.ufsc.br

O Projeto Práticas Corporais e Cia de Dança da UFSC apresentam o espetáculo “Salim: Memórias em Movimento – Uma jornada artística e poética em homenagem ao renomado escritor líbano-catarinense“. 

Salim: memórias em movimento  – O espetáculo é uma jornada artística e poética em homenagem ao renomado escritor catarinense de ascendência libanesa. A complexidade da alma humana, revelada em suas narrativas, e a busca por identidade e pertencimento são temas principais da obra de Salim. Entre a velhice, a inocência da infância, força feminina, a introspecção, a solidão e as relações humanas, o espetáculo oferece uma celebração da vida em todas as suas nuances onde através da dança, o público será transportado para o universo poético do autor, experimentando as alegrias, as tristezas e as complexidades da existência.

dez
6
sex
64 anos UFSC | BRECHT ² @Teatro Carmen Fossari
dez 6@20:00 – 21:10

06/12/2024 – sexta-feira | 20h
Teatro Carmen Fossari – Rua Des. Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Entrada gratuita – ingressos disponiveis no local, uma hora antes de apresentação
Duração: 70min
Classificação: 14 anos

Programação 64 anos | UFSC: aniversario.ufsc.br

O Grupo Pesquisa Teatro Novo (GPTN) apresenta a adaptação das obras de Bertolt Brecht: “Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não”“Quanto custa o ferro”.

O título da presente obra, Brecht ao quadrado, significa potencializar suas ideias (matéria) para sustentar a transformação da natureza humana. A figura de uma Narradora que vai permeando as peças “Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não” e “Quanta custa o Ferro?”, com Poemas do autor: “O analfabeto político”, “Nada é impossível de mudar”, “O vosso tanque general, é um carro forte”, “A Troca de Roda” e introduz a segunda peça com um fragmento da obra “A exceção e a regra”.

Os dois textos encenados, foram escritos por Bertolt Brecht no período da Segunda Guerra Mundial, perpassaram o tempo e seguem tão atuais. Identificamos caminhos percorridos, e em curso, pelo ser contemporâneo. Entre escolhas por conveniência e automatizadas, naturalização da violência, intolerância, autoritarismo, manipulação e exploração do homem pelo homem, falta de ética e ausência de pensamento crítico, e outros descaminhos, reafirmamos nosso compromisso pela Arte engajada com o tempo presente, e sonhamos que através dela é possível vencer a cultura do ódio e do medo.

Ficha Técnica:

Adaptação e direção: Ivana Fossari
Confecção de objetos de cena: Nei Perin
Cenografia: Márcio Tessmann
Montagem de luz: Andrés de Araújo
Operadora de luz: Ivana Fossari
Figurino: Acervo do GPTN, confecção de Dé Beirão
Pesquisa musical: Denize Leal
Gravação: Bruno Angothi

Elenco:

Narradora: Ana Paula Lemos
Professor / cliente: Nei Perin}
Sra. Svendson: Clycie Bertoli
Menino / Sr. Ludwig: Mateus Vicente

Mãe / Sra. Lautrichien: Denize Leal
Aluna / Madame Tschek: Carol Simas

Aluna / Madame Gall: Luiza Greul
Aluno / ajudante: Henrique Komura
Coro / Sr. Lautrichien: Carlos Wierzorkoski
Coro / Sr. Britt: Bruno Angotti
Coro / transeunte: Roberto Moura
Coro / transeunte.: Lissa Campos
Madame Liu: Tânia Krueger

dez
7
sáb
64 anos UFSC | BRECHT ² @Teatro Carmen Fossari
dez 7@20:00 – 21:10

07/12/2024 – sábado | 20h
Teatro Carmen Fossari – Rua Des. Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Entrada gratuita – ingressos disponiveis no local, uma hora antes de apresentação
Duração: 70min
Classificação: 14 anos

Programação 64 anos | UFSC: aniversario.ufsc.br

O Grupo Pesquisa Teatro Novo (GPTN) apresenta a adaptação das obras de Bertolt Brecht: “Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não”“Quanto custa o ferro”.

O título da presente obra, Brecht ao quadrado, significa potencializar suas ideias (matéria) para sustentar a transformação da natureza humana. A figura de uma Narradora que vai permeando as peças “Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não” e “Quanta custa o Ferro?”, com Poemas do autor: “O analfabeto político”, “Nada é impossível de mudar”, “O vosso tanque general, é um carro forte”, “A Troca de Roda” e introduz a segunda peça com um fragmento da obra “A exceção e a regra”.

Os dois textos encenados, foram escritos por Bertolt Brecht no período da Segunda Guerra Mundial, perpassaram o tempo e seguem tão atuais. Identificamos caminhos percorridos, e em curso, pelo ser contemporâneo. Entre escolhas por conveniência e automatizadas, naturalização da violência, intolerância, autoritarismo, manipulação e exploração do homem pelo homem, falta de ética e ausência de pensamento crítico, e outros descaminhos, reafirmamos nosso compromisso pela Arte engajada com o tempo presente, e sonhamos que através dela é possível vencer a cultura do ódio e do medo.

Ficha Técnica:

Adaptação e direção: Ivana Fossari
Confecção de objetos de cena: Nei Perin
Cenografia: Márcio Tessmann
Montagem de luz: Andrés de Araújo
Operadora de luz: Ivana Fossari
Figurino: Acervo do GPTN, confecção de Dé Beirão
Pesquisa musical: Denize Leal
Gravação: Bruno Angothi

Elenco:

Narradora: Ana Paula Lemos
Professor / cliente: Nei Perin}
Sra. Svendson: Clycie Bertoli
Menino / Sr. Ludwig: Mateus Vicente

Mãe / Sra. Lautrichien: Denize Leal
Aluna / Madame Tschek: Carol Simas

Aluna / Madame Gall: Luiza Greul
Aluno / ajudante: Henrique Komura
Coro / Sr. Lautrichien: Carlos Wierzorkoski
Coro / Sr. Britt: Bruno Angotti
Coro / transeunte: Roberto Moura
Coro / transeunte.: Lissa Campos
Madame Liu: Tânia Krueger

dez
8
dom
64 anos UFSC | BRECHT ² @Teatro Carmen Fossari
dez 8@20:00 – 21:10

08/12/2024 – domingo | 20h
Teatro Carmen Fossari – Rua Des. Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Entrada gratuita – ingressos disponiveis no local, uma hora antes de apresentação
Duração: 70min
Classificação: 14 anos

Programação 64 anos | UFSC: aniversario.ufsc.br

O Grupo Pesquisa Teatro Novo (GPTN) apresenta a adaptação das obras de Bertolt Brecht: “Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não”“Quanto custa o ferro”.

O título da presente obra, Brecht ao quadrado, significa potencializar suas ideias (matéria) para sustentar a transformação da natureza humana. A figura de uma Narradora que vai permeando as peças “Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não” e “Quanta custa o Ferro?”, com Poemas do autor: “O analfabeto político”, “Nada é impossível de mudar”, “O vosso tanque general, é um carro forte”, “A Troca de Roda” e introduz a segunda peça com um fragmento da obra “A exceção e a regra”.

Os dois textos encenados, foram escritos por Bertolt Brecht no período da Segunda Guerra Mundial, perpassaram o tempo e seguem tão atuais. Identificamos caminhos percorridos, e em curso, pelo ser contemporâneo. Entre escolhas por conveniência e automatizadas, naturalização da violência, intolerância, autoritarismo, manipulação e exploração do homem pelo homem, falta de ética e ausência de pensamento crítico, e outros descaminhos, reafirmamos nosso compromisso pela Arte engajada com o tempo presente, e sonhamos que através dela é possível vencer a cultura do ódio e do medo.

Ficha Técnica:

Adaptação e direção: Ivana Fossari
Confecção de objetos de cena: Nei Perin
Cenografia: Márcio Tessmann
Montagem de luz: Andrés de Araújo
Operadora de luz: Ivana Fossari
Figurino: Acervo do GPTN, confecção de Dé Beirão
Pesquisa musical: Denize Leal
Gravação: Bruno Angothi

Elenco:

Narradora: Ana Paula Lemos
Professor / cliente: Nei Perin}
Sra. Svendson: Clycie Bertoli
Menino / Sr. Ludwig: Mateus Vicente

Mãe / Sra. Lautrichien: Denize Leal
Aluna / Madame Tschek: Carol Simas

Aluna / Madame Gall: Luiza Greul
Aluno / ajudante: Henrique Komura
Coro / Sr. Lautrichien: Carlos Wierzorkoski
Coro / Sr. Britt: Bruno Angotti
Coro / transeunte: Roberto Moura
Coro / transeunte.: Lissa Campos
Madame Liu: Tânia Krueger

dez
13
sex
64 anos UFSC | Sessão solene – Conselho Universitário (CUn) @Auditório Garapuvu - Cento de Cultura e Eventos
dez 13@14:00 – 16:00

13/12/2024 – sexta-feira 14h
Auditório Garapuvu – Cento de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Transmissão ao vivo: YouTube da TV UFSC

Programação 64 anos | UFSC: aniversario.ufsc.br

A tradicional sessão solene do Conselho Universitário será realizada nesta sexta-feira, 13 de dezembro, às 14h, no Auditório Garapuvu, localizado no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo. A sessão será transmitida via canal de televisão e YouTube da TV UFSC.

O evento contará com a apresentação do Coral RMV Anima In Coro, sob a regência do maestro Robson Medeiros Vicente, e também com a performance da Companhia de Dança UFSC, sob a coordenação da professora Cristiane Ker de Melo.

Nesta sessão solene, as professoras Maria Bernardete Ramos Flores e Joana Maria Pedro serão homenageadas com o título de eméritas. A dignidade universitária é “concedida a membro de pessoal docente aposentado, pelos altos méritos profissionais ou por relevantes serviços prestados à Instituição.”

Professora Maria Bernardete Ramos Flores

Professora Maria Bernardete Ramos Flores. Foto: Divulgação

Maria Bernardete é Graduada em História pela Universidade do Vale do Itajaí (1973), Mestre em História pela UFSC (1979) e Doutora em História pela PUC/SP (1991). Realizou Pós-Doutorado na Universidade Nova de Lisboa e na University of Maryland (1999-2000), e no IDAES da Universidad de San Martín – Argentina (2009- 2010). Foi professora visitante na Universidade de Salamanca (2003) e pesquisadora visitante na University of California – Campus Davis (1994).

Foi agraciada com o Prêmio Destaque de Pesquisa – Centro de Filosofia e Ciência Humanas (2010). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC por diversos anos, e atuou no Comitê da Área de História na Capes. Dedica-se à pesquisa de História e Arte, Modernidade e Estética, Teoria da Imagem e Teoria da História. Atua na Linha de Pesquisa História da Historiografia, Arte, Memória e Patrimônio, do Programa de Pós Graduação em História da UFSC.

A professora Maria Bernardete orientou 35 trabalhos de conclusão de curso de graduação, 36 dissertações de mestrado e 41 teses de doutorado durante sua carreira.

É autora de livros, capítulos de livros e artigos científicos, organizadora de coletâneas diversas, no Brasil e exterior.

Professora Joana Maria Pedro

Professora Joana Maria Pedro. Foto: Acervo Agecom

A professora Joana possui graduação em História pela Universidade do Vale do Itajaí/Univali (1972), mestrado em História pela UFSC (1979) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) (1992). Fez pós-doutorado na França, na Université d´Avignon, entre 2001 e 2002, e nos Estados Unidos, na Brown University, entre 2016 e 2017.

Foi professora visitante na Universidade do Chile (2021), na Universidade Nacional de La Plata (Argentina, 2013) e na Université Paris Diderot, Paris 7 (França, 2014).

No desenvolvimento de funções administrativas foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História entre 1993 e 1995, Diretora do CFH entre 1996 e 2000, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) entre 2008 e 2012, e Pró-Reitora de Pós-Graduação entre 2012 e 2016.

Entre outras atividades cabe também mencionar que foi Presidenta da ANPUH – Associação Nacional de História na gestão 2017-2019; Editora da Revista Estudos Feministas; e que atuou no Comitê da Área de História do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Aposentou-se em março de 2019, dando continuidade a suas atividades em qualidade de professora voluntária como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, e como pesquisadora do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) e do Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH). É pesquisadora 1A do CNPq.