Agenda Cultural

mar
15
sex
Inscrições | Projeto de Extensão e Pesquisa em Dança “Compondo gestos: compartilhando experiências”
mar 15@8:00 – mar 23@18:00

O Projeto de Extensão e Pesquisa em Dança Compondo gestos: compartilhando experiências, ação do Departamento de Artes (ART), em parceria com a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), oferece aulas de dança para adultos.

A atividade objetiva conhecer técnicas corporais que proporcionem o desenvolvimento da consciência, percepção e organização corporal. Promover a ação investigativa do movimento possibilitando o autoconhecimento, o cuidado de si e a autonomia na experiência do corpo presente além de vivenciar a dança a partir da escuta do corpo, articulando improvisação e estudos coreográficos.

As aulas serão realizadas na sala 208, no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), nas instalações do Departamento de Artes, uma vez por semana, todas as terças-feiras, das 15h às 16h30min. Não é necessário ter experiência em dança.

O Projeto contará com um segundo horário, visando o estudo da presença cênica com aprofundamento nos jogos cênicos e composição coreográfica. A consolidação do segundo momento, das 16h30min às 17h10min, busca oferecer um espaço para a pesquisa dos tópicos de trabalho da Técnica Klauss Vianna com ênfase no corpo cênico.  A participação no segundo horário não é obrigatória.

As vagas são limitadas e os interessados devem preencher o formulário de inscrição para participar. Após a inscrição, os participantes receberão um e-mail de confirmação. As inscrições estão disponíveis até 23 de março. O início das aulas será no dia 02 de abril, as aulas são gratuitas e abertas para toda comunidade.

>> Serviço

O quê: inscrições – Compondo gestos: compartilhando experiências
Quando: até 23/03/2024
Quanto: aulas gratuitas e abertas para toda comunidade
Inscrições: no formulário digital | vagas limitadas
Informações: compondogestos.art.ufsc@gmail.com | instagram.com/compondogestos

jun
5
qua
X Seminário de Literatura Infantil e Juvenil | X SLIJ @Centro de Cultura e Eventos da UFSC
jun 5@8:00 – jun 7@18:00

O X Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (X SLIJ) e do VII Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (VII SELIPRAM): Viver espaços e tempos de mediação acontecerá na Universidade Federal de Santa Catarina, no campus da Trindade, Florianópolis, no período de 05 a 07 de junho de 2024, congregando pesquisadores envolvidos com o estudo da leitura, das práticas educativas construídas em diálogo com a literatura infantil e juvenil e formação do leitor literário.

O evento é organizado pelo LITERALISE – Grupo de Pesquisa em Literatura Infanil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (UFSC/CNPq), com envolvimento do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, Literatura e Educação (GEPILEd/UFSC), Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (NEPALP/UFSC), e do Programa de Educação Tutorial (PET) Pedagogia/UFSC. Conta com o apoio institucional dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSC) e Programas de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PPGET/UFSC), grupos de pesquisa e projetos de extensão da UFSC, UDESC, Faculdade Municipal de Palhoça e o com o apoio de editoras locais e nacionais.

Objetivos

Objetivo Geral

Congregar professores de Educação Básica, em formação continuada e inicial, bem como pesquisadores brasileiros e estrangeiros envolvidos em pesquisas sobre literatura infantil e juvenil, em particular aqueles cujas investigações relacionam-se à produção literária para crianças e jovens, às práticas educativas construídas em diálogo com a literatura infantil e juvenil em às práticas de mediação da leitura literária.

Objetivos Específicos

  • Fomentar a cultura, produção científica e artística no campo da literatura infantil e juvenil na UFSC e na comunidade externa a ela, por meio de um evento de visibilidade internacional.
  • Propiciar a reflexão e a análise de questões teórico-práticas e aplicadas relacionadas à pesquisa em literatura infantil e juvenil.
  • Possibilitar a divulgação de estudos teóricos e de práticas que possam contribuir para releituras com diferentes enfoques e abordagens postos sobre esse objeto de pesquisa.
  • Aproximar o professor-leitor de escritores e suas respectivas produções literárias para ampliação de conhecimentos sobre a literatura infantil e juvenil.
set
2
seg
Inscrições | II Festival Literário da UFSC – Flufsc
set 2@8:00 – set 30@23:59

II Festival Literário da UFSC – Flufsc – Travessias Literárias, evento Internacional, a ocorrer na Universidade Federal de Santa Catarina, no campus da Trindade, Florianópolis, no período de 14 a 16 de outubro de 2024. Neste ano de 2024 o Festival homenageia o Centenário de Salim Miguel (1924-2016): escritor, editor, jornalista, roteirista e gestor cultural, grande expoente da literatura brasileira e catarinense contemporânea.

Até o dia 30 de setembro, o Festival receberá inscrições para Feira de Livros com mesas de lançamentos e sessão de autógrafos, além de participação de editora/es na exposição de obras literárias. As mesas de lançamentos e sessão de autógrafos serão realizadas nos dias 14 e 15 de outubro (segunda-feira e terça-feira). Para as editoras será disponibilizado um espaço com mesas para uso compartilhado. A programação e as inscrições para o Festival estão disponíveis na página do evento na internet: secarte.ufsc.br/festival-literario-da-ufsc.

A segunda edição do Flufsc oferecerá uma programação diversificada atendendo ao público infantil, jovem e adulto, com foco na leitura e formação do público leitor, por meio do empenho de trazer ao público as novidades da produção recente em literatura, com a presença de autores da cena literária contemporânea nacional e internacional.

Os resultados, seguramente, intentam contribuir para uma visão mais ampla sobre leitura e literatura e as possibilidades do seu ensino e aprendizagem em diferentes espaços educativos institucionais ou fora deles.

>> Sobre Salim Miguel

Nascido em Kfarssouron, no Líbano, o escritor chegou com três anos de idade ao Rio de Janeiro, cidade onde morou com a família durante um ano. Já em Santa Catarina, após residir em São Pedro de Alcântara e Antônio Carlos, sua família fixou residência em Biguaçu, onde se estabeleceu com um pequeno comércio. Salim Miguel foi um ícone da literatura brasileira contemporânea. Com mais de 30 livros publicados, é reconhecido como um ficcionista brilhante, destacando-se também como contista, cronista e ensaísta. Entre suas obras mais notáveis ​​estão NUR na Escuridão e A Voz Submersa. Além disso, o autor exerceu o cargo de diretor da Editora da UFSC entre 1983 e 1991 e deixou um legado como jornalista, roteirista e crítico literário.

O II Festival Literário da UFSC – Flufsc – Travessias Literárias é uma realização da Secretaria de cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE), a ação objetiva provocar um espaço de debate sobre a produção literária contemporânea nos aspectos de sua produção, circulação e recepção, contemplando a vivência com diferentes gêneros literários produzidos por escritores nacionais e internacionais em diálogo com as diferentes artes.

>> Serviço

O quê: Inscrições – II Festival Literário da UFSC – Flufsc – Travessias Literárias – Homenagem Salim Miguel
Quando: até 30 de setembro de 2024
Onde: na página do evento na internet – II Festival Literário da UFSC – Flufsc
Informações: Secretaria de cultura, Arte e Esporte da UFSC – SeCArtE | secarte@contato.ufsc.br | 48 3721-2376

set
13
sex
Roda de Poesias Autorais @Hall | Bloco A | Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFH
set 13@17:30 – 18:30

O Projeto de Extensão Práticas de Cultura Popular e Digital do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) torna público o formulário de inscrição para:

Roda de Poesias Autorais. O evento é para toda a comunidade acadêmica e servidora e acontecerá no dia 13 de setembro de 2024, de 17h:30min a 18h:30min, no hall do bloco A do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), primeiro andar.

Para participar, se inscreva preenchendo o formulário. A atividade terá certificado de participação.

out
14
seg
II Festival Literário da UFSC | FLUFSC
out 14@9:00 – out 16@22:00

📚 II Festival Literário da UFSC – Flufsc: Homenagem a Salim Miguel – Travessias Literárias, evento Internacional, a ocorrer na Universidade Federal de Santa Catarina, no campus da Trindade, Florianópolis, no período de 14 a 16 de outubro de 2024.

O objetivo do II FLUFSC é provocar um espaço de debate sobre a produção literária contemporânea nos aspectos de sua produção, circulação e recepção, contemplando a vivência com diferentes gêneros literários produzidos por escritores nacionais e internacionais em diálogo com as diferentes artes.

O festival oferecerá uma programação diversificada atendendo ao público infantil, jovem e adulto, com foco na leitura e formação do público leitor, por meio do empenho de trazer ao público as novidades da produção recente em literatura, com a presença de autores da cena literária contemporânea nacional e internacional.

A programação e as inscrições para escolas e participantes individuais estão disponíveis na página do evento na internet: Festival Literário da UFSC.

O II Festival Literário da UFSC – Flufsc: Homenagem a Salim Miguel – Travessias Literárias é uma realização da Secretaria de cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE), o evento visa provocar um espaço de debate sobre a produção literária contemporânea nos aspectos de sua produção, circulação e recepção, contemplando a vivência com diferentes gêneros literários produzidos por escritores nacionais e internacionais em diálogo com as diferentes artes.

Os resultados, seguramente, intentam contribuir para uma visão mais ampla sobre leitura e literatura e as possibilidades do seu ensino e aprendizagem em diferentes espaços educativos institucionais ou fora deles. Neste ano de 2024 o Festival homenageia o Centenário de Salim Miguel (1924-2016): escritor, editor, jornalista, roteirista e gestor cultural, grande expoente da literatura brasileira e catarinense contemporânea.

out
19
sáb
Espetáculo | Difícil não Dançar @Teatro Carmen Fossari
out 19@20:00 – 21:00

Espetáculo “Difícil não Dançar”. Foto: divulgação.

A bailarina e coreografa, Jussara Miller, apresentará no sábado, 19 de outubro, às 20h no Teatro Carmen Fossari, o espetáculo “Difícil não Dançar”. O espetáculo é uma das ações do evento integrado “VI Mostra Rosa Teatral – corpo em arte. corpo em movimento. corpo em pesquisa, que ocorre de 18 a 21 de outubro simultaneamente na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

“Difícil não Dançar” é um solo de dança que apresenta um diálogo improvisacional entre a bailarina Jussara Miller com as provocações musicais de Christian Laszlo. A bailarina pesquisa a Técnica Klauss Vianna de dança e educação somática e pauta-se, nesta apresentação de dança, em um dos procedimentos de sua pesquisa: a improvisação cênica a partir do estado depresença que é priorizado durante toda a dança, afirmando a processualidade do corpo que dança na cena ao vivo. A trilha sonora emerge da improvisação nas escolhas musicais de Christian Laszlo no momento presente da dança que parte de um ecletismo musical com variadas vertentes de gêneros, texturas e vibrações musicais para provocar a expressividade dançante da bailarina, preenchendo a cena com uma paisagem sonora coerente com o diálogo construído no mo(vi)mento presente.

Jussara Miller. Foto: divulgação.

Jussara Miller é bailarina, coreógrafa e professora graduada em Dança pela Unicamp. É Mestre e Doutora em Artes da Cena pela mesma instituição. É docente da Pós-Graduação em Técnica Klauss Vianna da PUC-SP e diretora do Salão do Movimento, um espaço de dança e educação somática em Campinas-SP. É autora dos livros: A Escuta do Corpo e Qual é o corpo que dança?, obras publicadas pela Editora Summus.

O espetáculo “Difícil não Dançar” é aberto ao público, com ingressos gratuitos e limitados, disponíveis no local da apresentação a partir das 19h. A classificação indicativa é livre.

A programação da “VI Mostra Rosa Teatral – corpo em arte. corpo em movimento. corpo em pesquisa” reúne atividades culturais como oficinas, palestras e espetáculos. As inscrições para as oficinas serão realizadas entre os dias 9 a 15 de outubro, com vagas limitadas. As pessoas inscritas receberão um e-mail de confirmação até o dia 17.  As palestras, oficinas e o espetáculo são gratuitos, não havendo pré-requisitos para participação. Serão emitidos certificados de presença.

A ação é promovida pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArte) e pelo programa de extensão “Flauta Doce – performance e formação”, com o apoio do Departamento de Artes (ART), Curso de Artes Cênicas e Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC).

Programação | “VI Mostra Rosa Teatral – corpo em arte. corpo em movimento. corpo em pesquisa”

18/10 – Palestras de abertura
Local:
UDESC – Auditório do DMU | Aberto ao público
18h30 – 19h30 | “A Escuta do Corpo – Técnica Klauss Vianna”, com Jussara Miller
19h30 – 20h30 | “Qi Gong: Sistema de Práticas Corporais Taoistas nos caminhos das artes”*, com Luciana de Carvalho
20h30 | Mesa-Redonda seguida de roda de conversa

19/10 – Espetáculo
Local:
UFSC – Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC | Classificação Livre | Aberto ao público
20h | “Difícil não Dançar” – Jussara Miller

19 A 21/10 – Oficinas
Local:
CCE/UFSC – Sala 208 – bloco D
Sinopse: dirigida a todas as pessoas interessadas na experiência, no estudo, na pesquisa e no conhecimento do corpo, como também, especificamente às áreas das artes, da saúde e educação. A oficina trabalhará a técnica Klauss Vianna como veículo de percepção e sensibilização corpórea, podendo auxiliar também a atuação, performance, a interpretação e a expressão nas artes em geral a partir do reconhecimento perceptivo do corpo cotidiano.
Público alvo: estudantes, educadores, artistas da cena e pessoas interessadas na pesquisa do movimento.
Datas: 19, 20 e 21 de outubro
Horário: 9h – 12h
Inscrições: formulário online – Para possibilitar um maior número de participantes cada interessado poderá participar de apenas um dia de oficina. Caso sobrem vagas, é possível participar nas demais datas.
Informações: corpoempesquisa.udesc.ufsc@gmail.com

Não há pré-requisito para participação. Vestir roupas confortáveis para não restringir os movimentos. Serão emitidos certificados de presença.

Oficina Qi Gong: Sistema de Práticas Corporais Taoistas – com Luciana de Carvalho*
Sinopse:
com ênfase no Qi Gong, Luciana de Carvalho trabalhará os fundamentos de diferentes escolas dessa prática milenar taoista, em diálogo com a educação somática e as artes presenciais como a dança, o teatro e a música.
Público-alvo: estudantes, educadores, artistas da cena, pessoas interessadas na pesquisa do movimento, nas práticas taoístas do bem-viver.
Datas: 19 e 20 de outubro das 15h às 18h e 21/10 das 13h30 às 16h30 – Vagas limitadas.
Inscrições: formulário online – Obs.: As oficinas são complementares, assim a inscrição contempla a participação nas três datas.
Contato: corpoempesquisa.udesc.ufsc@gmail.com
Mais informações: acesse aqui

>> Serviço

O quê: espetáculo Difícil não Dançar – VI Mostra Rosa Teatral – corpo em arte. corpo em movimento. corpo em pesquisa”
Quando: 19/10/2024 | sábado | 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: aberto ao público – ingressos gratuitos e limitados, disponíveis no local da apresentação a partir das 19h
Informações: corpoempesquisa.udesc.ufsc@gmail.com 

Ficha técnica:

Dança: Jussara Miller
Música: Christian Laszlo
Produção: Salão do Movimento
Duração: 40 minutos

dez
5
qui
64 anos UFSC | Salim: Memórias em Movimento – Uma jornada artística e poética em homenagem ao renomado escritor líbano-catarinense @Auditório Garapuvu - Cento de Cultura e Eventos
dez 5@19:30 – 21:30

05/12/2024 – quinta-feira | 19h30
Auditório Garapuvu – Cento de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Entrada: 1kg de alimento não perecível – sal e açúcar não serão aceitos  
Classificação: livre

Programação 64 anos | UFSC: aniversario.ufsc.br

O Projeto Práticas Corporais e Cia de Dança da UFSC apresentam o espetáculo “Salim: Memórias em Movimento – Uma jornada artística e poética em homenagem ao renomado escritor líbano-catarinense“. 

Salim: memórias em movimento  – O espetáculo é uma jornada artística e poética em homenagem ao renomado escritor catarinense de ascendência libanesa. A complexidade da alma humana, revelada em suas narrativas, e a busca por identidade e pertencimento são temas principais da obra de Salim. Entre a velhice, a inocência da infância, força feminina, a introspecção, a solidão e as relações humanas, o espetáculo oferece uma celebração da vida em todas as suas nuances onde através da dança, o público será transportado para o universo poético do autor, experimentando as alegrias, as tristezas e as complexidades da existência.

abr
25
sex
Livro na Praça | Salim Miguel 100 anos @Igrejinha da UFSC
abr 25@18:00 – 20:00

A próxima edição do projeto “Livro na Praça”, promovido pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será realizada nesta sexta-feira, 25 de abril, às 18h, na Igrejinha da UFSC. O evento celebra o centenário de nascimento de Salim Miguel (1924-2016), um dos mais importantes nomes da literatura brasileira, cuja trajetória marcou profundamente a cultura catarinense e nacional.

O escritor, editor e cineasta Fábio Brüggemann será o palestrante da noite. Ele abordará a relação entre autor e editor, sua amizade com Salim Miguel e sua experiência dirigindo o documentário “Viagens a Biguaçu”, inspirado no escritor. Além disso, Brüggemann falará sobre o trabalho de revisão e estabelecimento do texto da obra completa de Salim Miguel, que já começou com a publicação de “Primeiro de Abril: narrativas da cadeia”, um dos romances mais emblemáticos do autor e que integra a lista de leituras obrigatórias do próximo vestibular da UFSC. A previsão é que toda a obra completa de Salim Miguel seja publicada até o final de 2025.

O evento contará ainda com a apresentação especial do pianista Sam Machado, natural de Aracaju (SE), que estudou no Conservatório de Música de Sergipe e atualmente cursa Bacharelado em Piano na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

>> Salim Miguel: uma trajetória singular na literatura brasileira

Salim Miguel nasceu no Líbano e chegou ao Brasil aos três anos de idade. Viveu a maior parte de sua vida em Santa Catarina. Autor de mais de 30 livros, foi romancista, contista, cronista, ensaísta, crítico literário e jornalista, além de editor e roteirista. Sua produção literária inclui obras como “NUR na Escuridão”, “A Voz Submersa”, “Primeiro de Abril: narrativas da cadeia” e “Nós”, esta última publicada pela Editora da UFSC um ano após sua morte e também selecionada como leitura obrigatória para os vestibulares da UFSC e Udesc.

Salim Miguel desempenhou papel central na cena cultural brasileira. Foi um dos líderes do Grupo Sul, movimento cultural que marcou Florianópolis entre 1947 e 1958. Junto com sua esposa, Eglê Malheiros, escreveu o argumento e o roteiro do primeiro longa-metragem catarinense, “O Preço da Ilusão”. Como jornalista, destacou-se nas reportagens inovadoras da extinta revista Manchete e como crítico literário nas páginas do Jornal do Brasil nas décadas de 1970 e 1980.

Durante o regime militar, foi preso em 1964, permanecendo 48 dias no quartel da Polícia Militar. A experiência resultou no diário que mais tarde se transformou no romance “Primeiro de Abril: narrativas da cadeia”, eleito o melhor romance do ano em 1994 pela União Brasileira de Escritores.

Ao longo de sua carreira, Salim Miguel colecionou prêmios e honrarias. Entre eles, destacam-se o Prêmio Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras, e o Prêmio Zaffari & Bourbon, que coroou sua obra como um dos melhores romances brasileiros publicados entre 1999 e 2000. Em 2002, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela UFSC e foi eleito o Intelectual do Ano pelo Prêmio Juca Pato.

Salim também deixou um legado como gestor cultural. Foi diretor da Editora da UFSC entre 1983 e 1991, período em que transformou a editora em uma referência nacional. Em 1993, assumiu a superintendência da Fundação Franklin Cascaes, onde trabalhou incansavelmente para criar uma política cultural para Florianópolis.

A memória de Salim Miguel e de sua esposa, Eglê Malheiros, é preservada em espaços culturais que destacam sua importância. Na UFSC, a Sala de Leitura Salim Miguel, localizada no Hospital Universitário, promove a humanização hospitalar e incentiva o hábito da leitura. Já a Udesc homenageia o casal com o Espaço Eglê Malheiros & Salim Miguel, um local no Centro de Florianópolis destinado à consulta de materiais históricos e culturais.

>> Serviço

O quê: Livro na Praça – Salim Miguel 100 anos
Quando: 25/04/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade

abr
28
seg
UFSC em Dança
abr 28@10:00 – 20:00

Em abril, a arte da dança será comemorada com a realização do evento UFSC em Dança, promovido pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com o tema A Dança em suas Dimensões Afrodiaspóricas, o evento traz uma programação que contemplará oficinas, painéis e apresentações gratuitas nos dias 28 e 29 de abril de 2025.

O intuito é reunir estudiosos, bailarinos, coreógrafos, agentes culturais e admiradores da dança para vivenciar, discutir e trocar experiências sobre os códigos e os símbolos culturais que contribuíram para a construção e expansão das linguagens da dança pelo mundo em razão da diáspora  africana.

A temática relaciona-se à diáspora negra como propulsora de dinâmicas socioculturais, refletindo também nas formas de organização coletiva, das artes, da música, do teatro e da dança. De forma a reafirmar o compromisso da Universidade com a permanência e a valorização da cultura negra, enquanto não só presente, mas também pertencente à UFSC, a programação busca resgatar iniciativas e linguagens da dança que dialoguem com a temática pretendida, de forma a integrar a comunidade universitária e local.

Este ano a temática contará com o apoio e participação da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Aproveitando a oportunidade, comemora-se também os 40 anos da Associação Profissional de Dança de Santa Catarina – APRODANÇA.

Inscrições ocorrerão pelo link que será disponibilizado em breve.

Mais informações: secarte@contato.ufsc.br


Programação


28 de abril de 2025 | segunda-feira

10h às 11h30min | Oficina 1: Danças Populares Brasileiras do Norte e Nordeste com Cia de Dança UFSC (Elerson Gomes)
Local: Sala de Dança A – Centro de Desportos/UFSC
A oficina será mergulho no universo das danças populares, inspiradas em lendas folclóricas do Norte e Nordeste, como a Matinta Pereira e o Boto Cor-de-Rosa.
Elerson Gomes é ator, bailarino e coreógrafo, estudante de Artes Cênicas e integrante da companhia de dança da UFSC.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca1

12h30min | UFSC em Dança na Praça
Performance coletiva. Participe! Em breve, divulgaremos os passos do UFSC em Dança para apresentação coletiva no campus Trindade!
Local: Em frente ao RU
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdancanapraca

14h às 16h | Oficina 2: Dança Diaspórica com Bruna D´Carlo Ribeiro (UFMG)
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca2

16h15min às 18h | Oficina 3: Pés no chão e alma ritmada: histórias que o corpo conta dançando com Ida Mara Freire
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC
Na diáspora africana, a dança sempre foi um meio de preservar histórias, culturas e espiritualidades, especialmente diante do apagamento forçado pelo colonialismo. Esta oficina valoriza essa tradição ao usar o corpo como um arquivo vivo, onde os movimentos carregam narrativas ancestrais e pessoais, tecendo pontes entre memória, resistência e transformação.
Ida Mara Freire é Pedagoga, Especialista em Dança, no seu mestrado pesquisou a interação mãe-criança, durante seu doutorado identificou a dança no corpo de quem não vê, em seus estudos pós-doutorais, na Inglaterra e na África do Sul, dançou a diferença e o perdão.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca3

18h30min às 18h50min | Ritmos da Terra: o Pulsar do Brasil | Companhia de Dança UFSC
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e EventosUFSC
Mostra de Cia de Dança UFSC. O Brasil é movimento. Nesta apresentação, a dança se torna a linguagem que traduz a alma vibrante de uma nação. O Maracatu e o Maculelê, heranças vivas das tradições africanas, dão corpo a essa celebração. Na percussão dos batuques, o ritmo é mais que som: é comunicação, é identidade. O tambor fala, grita, encanta. Ele conduz os bailarinos em um transe coletivo, onde o corpo se entrega à música, tornando-se instrumento e mensagem. O palco se transforma em uma grande celebração, onde passado e presente se entrelaçam, e a cultura popular ganha vida em um espetáculo de cor, suor e emoção.

18h50min às 20h30min | Mesa de Abertura: A Dança em suas Dimensões Diaspóricas no Plano Cultural
Composição: Bruna D´Carlo Ribeiro (UFMG) e  Ida Mara Freire. Mediação: Alexandra Alencar (CFH/UFSC).
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdancamesa


Classificação: Livre
* Programação sujeita a alterações.

abr
29
ter
UFSC em Dança
abr 29@10:00 – 21:00

Em abril, a arte da dança será comemorada com a realização do evento UFSC em Dança, promovido pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com o tema A Dança em suas Dimensões Afrodiaspóricas, o evento traz uma programação que contemplará oficinas, painéis e apresentações gratuitas nos dias 28 e 29 de abril de 2025.

O intuito é reunir estudiosos, bailarinos, coreógrafos, agentes culturais e admiradores da dança para vivenciar, discutir e trocar experiências sobre os códigos e os símbolos culturais que contribuíram para a construção e expansão das linguagens da dança pelo mundo em razão da diáspora  africana.

A temática relaciona-se à diáspora negra como propulsora de dinâmicas socioculturais, refletindo também nas formas de organização coletiva, das artes, da música, do teatro e da dança. De forma a reafirmar o compromisso da Universidade com a permanência e a valorização da cultura negra, enquanto não só presente, mas também pertencente à UFSC, a programação busca resgatar iniciativas e linguagens da dança que dialoguem com a temática pretendida, de forma a integrar a comunidade universitária e local.

Este ano a temática contará com o apoio e participação da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Aproveitando a oportunidade, comemora-se também os 40 anos da Associação Profissional de Dança de Santa Catarina – APRODANÇA.

Inscrições ocorrerão pelo link que será disponibilizado em breve.

Mais informações: secarte@contato.ufsc.br


Programação


29 de abril de 2025 | terça-feira

10h às 11h | Oficina 4: Samba no Pé com Vanderlan Junior
Local: Hall externo do Centro de Cultura e Eventos UFSC
A oficina abordará fundamentos do samba no pé, corporeidade e desenvoltura.
Vanderlan Junior é um sambista que vive intensamente a arte do movimento. É bacharel em Educação Física (UFSC), professor de samba no pé e atual Cidadão do Samba – Embaixada Copa Lord e de Florianópolis.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca4

11h às 12h45min | Oficina 5: Dancehall como Forma de Expressão com Luana Tompson
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura UFSC
Nesta aula, exploraremos a categoria “Smooth” como objeto de pesquisa, abordando sua essência e técnica de forma aprofundada. O aprendizado será dinâmico, garantindo uma experiência que alia estudo, fluidez e diversão na descoberta de uma nova forma de movimentação.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca5

14h às 16h | Oficina 7: Elaboração de Projetos de Dança para Editais de Fomento com o Comitê de Cultura de Santa Catarina, com Fernando Scherer
Local: Auditório do Centro de Desportos, Térreo
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca6

16h15min às 18h | Oficina 8: Tap Dance como Dança Afro com Ana Gori
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC
A oficina abordará o Tap dance,  sapateado como um braço da dança de origem afrodiaspórica, advindas dos negros e que se conflui com a brasilidade, com outras artes e que forma uma cultura cheia de características incríveis, além dos ritmos e dos movimentos, mas da consciência e das filosofias relacionadas.
Ana Gori é Tap dancer, artista, coreógrafa e pesquisadora das artes negras que tem como principal atuação a recolocação do tap dance como cultura Afro.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca7

18h30 às 20h | Mesa de Encerramento: APRODANCA: 40 anos de História.
Composição: Andressa Borges Gomes Flor, Ligia Martins, Maxwell Sandeer Flor e Sandra Meyer Nunes
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
A mesa abordará o trabalho das professoras Renée Wells e Martha Mansinho na criação e dinamização da APRODANÇA nos anos 1980, por meio de imagens e falas da época.
A APRODANÇA tem contribuído para a organização coletiva dos/das profissionais de dança no estado de Santa Catarina, bem como a sua representatividade junto aos órgãos responsáveis por políticas públicas para as artes e as culturas, demonstrando a resiliência de seus integrantes diversos ao longo de 4 décadas.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdancaaprodanca

20h | Apresentação de Encerramento: ORI – O Sentido de Existir
ORI, é um espetáculo que busca um diálogo sobre a fé e a existência no mundo a partir da cultura afro-brasileira e das religiões de matriz africana.
Sobre a artista: Amanda dos Anjos é atriz, poeta, professora e pesquisadora em teatro. É doutoranda em Artes Cênicas na UDESC, com a pesquisa focada em Teatros Negros de Terreiro
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC


Classificação: Livre
* Programação sujeita a alterações.

maio
30
sex
Livro na Praça | As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786 @Igrejinha da UFSC
maio 30@18:00 – 20:00

O projeto Livro na Praça: ler para se libertar, organizado pela Editora da UFSC (EdUFSC), promove a apresentação do livro As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786, um bate-papo com o arquiteto e um dos autores da obra, Roberto Tonera. O evento ocorre em 30 de maio, sexta-feira, às 18h, na Igrejinha da UFSC.

A publicação resgata um manuscrito histórico elaborado em 1786 pelo engenheiro militar José Correia Rangel, que reúne um acervo documental sobre as tropas, os armamentos, os mapas e as fortificações presentes na região Sul do Brasil no século XVIII. O livro apresenta o fac-símile do original com transcrição atualizada, textos explicativos, imagens das estruturas remanescentes, iconografia da época, glossário ilustrado, bibliografia e um CD-ROM com material complementar. A obra é um instrumento para o estudo da história, arquitetura, engenharia militar e patrimônio cultural brasileiro.

>> Serviço

O quê: Livro na Praça: ler para se libertarAs defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quando: 30/05/2025 | sexta-feira | 18h
Quanto: evento gratuito e aberto para toda comunidade
Informações: Editora da UFSC | eventos.editora@contato.ufsc.br

set
3
qua
III Festival Literário da UFSC – Flufsc @Teatro Carmen Fossari e Igrejinha da UFSC | Departamento Artístico Cultural - DAC
set 3@9:30 – 21:00

Festival Literário da UFSC – Flufsc, na sua terceira edição, neste ano de 2025 se reinventou e se ramificou, entrelaçando-se com outros eventos, entre eles a Feira do Livro da UFSC que ocorreu nos dias 11 a 14 de agosto e o 8º Encontro Nacional do Mulherio das Letras a ocorrer entre os dias 30 de outubro a 02 de novembro na UFSC. E em 3 de setembro, com o subtítulo A poesia (que) nos devora dedicar-se-á um dia para a reflexão do poético na Universidade Federal de Santa Catarina, no campus da Trindade, Florianópolis.

O objetivo do III Flufsc é provocar um espaço de debate sobre a o fazer poético nos aspectos de sua produção, circulação e recepção, contemplando a vivência de escritores nacionais e internacionais com o gênero.

A programação contará com roda de conversas e lançamento de livros que tenham a poesia como diálogo.

Programação 

3 de setembro de 2025 | quarta-feira


 

Teatro Carmen Fossari


9h30min | Abertura – palco aberto

10h | Roda de conversa
A UFSC em Poesia
George França, Patricia Peterle, Priscila F. Prado, Lino Peres
Mediação: João Nilson Alencar

14h | Roda de conversa
Descentros Poéticos
Ailton Moreira, Suelen Vieira, Mariana Queiróz
Mediação: Yannick Frederico

16h | Roda de conversa
A Poesia nos Coletivos
Marcio Souza e Márcia Feijó – Retintos
Flávia Quintanilha e Marlene de Faveri – Mulherio das Letras SC
Mediação: Rosane Cordeiro

19h | Perfomance
“Com quantos paus se faz uma carreira”
Énia Lipanga


Igrejinha da UFSC


20h | Lançamento de livros


*Programação sujeita a alterações.

set
11
qui
Mostra Fílmica Salim Miguel – 100 Anos | ‘Eglê’ @Teatro Carmen Fossari
set 11@19:00 – 21:00

Em celebração ao centenário de nascimento de Salim Miguel (1924-2024), um dos mais proeminentes escritores, editores, jornalistas, roteiristas e gestores culturais brasileiros e catarinenses, a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), por meio do Programa de Extensão Centenário de Salim Miguel apresenta a Mostra Fílmica Salim Miguel – 100 Anos. A mostra consistirá em quatro sessões audiovisuais, apresentadas no Teatro Carmen Fossari nas quintas-feiras, de 4 a 25 de setembro sempre às 19h.

A sessão desta quinta-feira, 11 de setembro, exibe o filme Eglê. Após o filme haverá bate-papo com a diretora Adriane Canan. A atividade é livre e gratuita para toda comunidade.

>> Sobre o filme:

Eglê é muitas. Poeta, escritora, editora, tradutora, comunista, mãe, companheira, roteirista, professora perseguida e presa pela ditadura civil-militar. Uma trajetória de coerência e generosidade. Uma catarinense que abriu caminho para muitas mulheres. Aos 95 anos, conta sua história de luta e esperança.

>> Sobre a diretora:

Adriane Canan é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, com especialização em Jornalismo, Novas Tecnologias e Linguagens Contemporâneas pela Unochapecó. Trabalhou na Rádio FM Cultura de Porto Alegre e como repórter da Agência Carta Maior, produzindo matérias para rádio on-line. Fez curso de Roteiro Avançado na Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de Los Baños, em Cuba, e desenvolve projetos em documentário e ficção.

>> Eglê – Trailer

>> Serviço

O quê: filme Eglê | Mostra Fílmica Salim Miguel – 100 Anos
Quando: 
11/09/2025 | quinta-feira | 19h   
Onde: Teatro Carmen Fossari | Departamento Artístico Cultural – DAC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade     
Classificação: Livre 
Informações: 
salimmiguel100anos.com.br

set
18
qui
Clube de Leitura dos Horrores @Sala 213 - Bloco A | Centro de Comunicação e Expressão (CCE)
set 18@18:30 – 21:30

O projeto de extensão FantastiCatarina, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o Clube de Leitura dos Horrores, que retorna às atividades em 18 de setembro, às 18h30, na sala 213 do Bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O debate do próximo encontro será sobre a obra de horror gótico O grande deus Pã, de Arthur Machen. A Editora DarkSide, apoiadora do projeto, colaborou com brindes para os mediadores de leitura e para sorteio entre os participantes da leitura crítica.

>> Sobre o FantastiCatarina:

O projeto reúne pessoas que compartilham a paixão pelo medo e pela forma intrigante como o fantástico e o aterrorizante revelam muito sobre a sociedade. Interessados(as) em participar dos debates podem comparecer aos encontros programados na agenda do FantastiCatarina. No segundo semestre de 2025, as reuniões acontecem uma vez por mês até dezembro.

O projeto também realiza oficinas, rodas de conversa e minicursos promovidos pelo grupo. As atividades são gratuitas, abertas ao público e com certificação.

Para mais informações, acesse o Instagram do projeto.

>> Serviço:

O quê: Clube de Leitura dos Horrores
Onde: Sala 213, Bloco A | Centro de Comunicação e Expressão (CCE) | UFSC – Florianópolis
Quando: 18/09/2025 | quinta-feira | 18h30
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Informações: Instagram

set
22
seg
Experimenta – 10ª Edição | Rufar os tambores: O samba vai passar
set 22@8:00 – set 28@20:00

Começa na próxima segunda-feira, 22 de setembro, a 10ª edição do Experimenta – Rufar os Tambores: O samba vai passar. Até domingo, 28 de setembro, o evento reunirá mais de 50 ações culturais, artísticas e esportivas em diversos locais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A arte se expressa por meio de produções audiovisuais, exposições, espetáculos teatrais, apresentações musicais, oficinas, produções literárias, manifestações esportivas e urbanas, entre outras atrações.

Com a temática Rufar os Tambores: O Samba Vai Passar, a 10ª edição do Experimenta busca celebrar a diversidade cultural brasileira por meio de uma das expressões artísticas cuja cadência está na base da história e da identidade nacional: o samba.

A programação completa da 10ª edição do Experimenta está disponível na página oficial do evento: secarte.ufsc.br/experimenta.

>> Inscrições para oficinas e atividades

O Experimenta oferece diversas oficinas e atividades que requerem inscrição prévia para participação. Os formulários eletrônicos estão disponíveis no site do evento. Algumas oficinas possuem vagas limitadas; nesses casos, as vagas serão distribuídas por ordem de inscrição.

>> Concurso Fotográfico “O Guardião do Experimenta”

Em conjunto com as atividades do Experimenta, será realizado o concurso fotográfico O Guardião do Experimenta, que premiará as melhores fotos registradas durante o evento. As premiações serão não monetárias e destinadas a membros da comunidade universitária da UFSC (servidores, discentes e trabalhadores terceirizados). O edital para participação está disponível aqui.

>> Eventos parceiros

Nesta edição, o Experimenta acolhe o Congresso Nacional do Samba (Conasamba), nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2025. Trata-se do maior congresso de Carnaval do país, organizado pela Federação Nacional das Escolas de Samba e recepcionado pela Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (LIESF).

Além do Conasamba, a 10ª edição do Experimenta conecta-se com a V Conferência Planeta.Doc, que será realizada na UFSC entre os dias 22 e 25 de setembro. O evento contará com a presença de 50 especialistas em temas ambientais e resultará na produção de uma carta-manifesto endereçada à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que ocorrerá em novembro, em Belém. A UFSC apoia institucionalmente o Planeta.Doc.

Promovido pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE), o Experimenta é um evento gratuito e aberto ao público. A SeCArtE convida a comunidade interna da UFSC a participar com seu saber-fazer artístico-cultural, estendendo também o convite à comunidade externa para integrar essa roda de celebração e expressão.

set
29
seg
Lançamento de livro | “Brincadeiras a parte” da Letrux @Igrejinha da UFSC
set 29@18:00 – 20:00

A persona artística de Letrux é marcada por uma linguagem intensa, poética, irônica e confessional — características que se refletem fortemente em seus livros e na sua música. Em “Brincadeiras à parte”, obra lançada pela Editora Planeta, a autora compartilha contos que exploram jogos e brincadeiras, abordando temas como sexualidade, feminismo, música, autoconhecimento, amizade e relacionamentos. O livro será lançado no dia 29 de setembro, segunda-feira na Igrejinha da UFSCa partir das 18h com entrada gratuita para o público.

Celebrando 20 anos de carreira, Letrux insere na obra pequenas pausas entre os textos, funcionando como interlúdios que convidam o leitor a respirar e refletir. Este é o seu segundo livro publicado pela Planeta, após “Tudo que já nadei: Ressaca, quebra-mar e marolinhas”, que reúne textos, poemas e aforismos.

A escrita de Letrux dialoga com a poesia marginal e o verso livre, incorporando uma sensibilidade moderna que trata de feminismos, questões de gênero, afetos líquidos e o esgotamento da vida contemporânea. Seus livros e músicas se entrelaçam, criando uma obra híbrida, ao mesmo tempo pop e literária, que ressoa especialmente entre leitores que buscam uma voz honesta, desafiadora e profundamente humana.

“Supostamente livre, louca… sinto Letrux assim. E chega junto uma figura atraente, desafiadora e talentosíssima. Difícil resistir. Molhada, moderna, Letrux é feita pra levar.”
– Marina Lima

“Multiartista é pleonasmo: toda arte é múltipla, todo artista é um multiartista… Letrux, por exemplo, já se apresenta desdobrando identidades – menos jogo de espelhos, mais carteira desdobrável de camelô – popular e democrática como ‘estauta’ alabastrina. Sou fã confesso… Let’s do it.”
– Pedro Bial

>> Ficha técnica:

  • Título: Brincadeiras à parte
  • Autor: Letrux
  • ISBN: 978-85-422-3754-2
  • 176 páginas | R$ 39,90
  • Editora: Planeta

>> Sobre a autora:

Letícia Novaes, a Letrux, é referência na música independente contemporânea. Com quatro álbuns lançados, incluindo o finalista ao Grammy Latino de 2020, Letrux é cantora, compositora, atriz, escritora e poeta. Seus livros publicados incluem “Zaralha – abri minha pasta” (2015), “Tudo que já nadei” (2021) e “Brincadeiras à parte” (2025). Em seus trabalhos, Letrux discute questões de gênero, feminismo e direitos humanos, refletindo sobre o tempo presente de forma sensível e provocadora.

>>Sobre a editora:

Editora Planeta Brasil, parte do Grupo Planeta fundado há 70 anos em Barcelona, é um dos maiores conglomerados editoriais do mundo. Com mais de 1.500 livros publicados no país, abrange gêneros de ficção e não ficção através de nove selos editoriais, incluindo Planeta, Crítica, Tusquets, Paidós, Planeta Minotauro, Planeta Estratégia, Outro Planeta, Academia e Essência.

>>Serviço

O quê: Lançamento do livro Brincadeiras à parte – Letrux
Quando: 29/09/2025 | segunda-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Entrada gratuita
Classificação: Livre
Informações: Nathalia Bottino – 
Barbara Novaes – 
Leticia Cangane –