Agenda Cultural

Mar
13
Wed
Oficina performance com os Sapatos Vermelhos: poéticas da resistência no combate à violência contra as mulheres! @Praça da Cidadania
Mar 13@10:30 – 12:30

Com intuito de denunciar a violência contra às mulheres no Estado de Santa Catarina, a atriz, professora e pesquisadora, Adriana Rio, aparentará na Praça da Cidadania da UFSC, às 10h30, na próxima quarta-feira, 13 de março, a oficina e instalação artística intitulada Oficina performance com os Sapatos Vermelhos: poéticas da resistência no combate à violência contra as mulheres!.

Gratuita e aberta para toda comunidade, a atividade consiste em uma construção coletiva a partir da metodologia de uma oficina de pintura de sapatos femininos, como símbolo para denunciar a violência contra às mulheres em Santa Catarina, tendo como referência de dados o Observatório da Violência Contra a Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). A ação também realizará uma performance para compor a instalação como divulgação do processo de trabalho e criação artística.

>> Sobre Adriana Rio

Adriana Rio em cena durante o espetáculo. “Conta Catarina”. Foto: Robson Ribeiro/Secom/UFSC

Professora, pesquisadora que atua na formação de professoras na educação básica, desde 2013 vem desenvolvendo a performance dos Sapatinhos Vermelhos, livremente inspirada no trabalho artístico Sapatos Rojos (México, Elina Chauvet, 2009) e desde 2018 vem incorporando as artes da palhaçaria como referências para o trabalho poético e político no combate à violência contra às mulheres.

A atividade é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

>> Serviço

O quê: Oficina performance com os Sapatos Vermelhos: poéticas da resistência no combate à violência contra as mulheres!
Quando: 13/03/2024 | quarta-feira | 10h30
Onde: Praça da Cidadania – UFSC
Duração: 120min
Classificação indicativa: livre
Informações: 48 99819-2762 | @rio.adriana | rio.adrianas@gmail.com

Mar
15
Fri
Inscrições | Projeto de Extensão e Pesquisa em Dança “Compondo gestos: compartilhando experiências”
Mar 15@8:00 – Mar 23@18:00

O Projeto de Extensão e Pesquisa em Dança Compondo gestos: compartilhando experiências, ação do Departamento de Artes (ART), em parceria com a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), oferece aulas de dança para adultos.

A atividade objetiva conhecer técnicas corporais que proporcionem o desenvolvimento da consciência, percepção e organização corporal. Promover a ação investigativa do movimento possibilitando o autoconhecimento, o cuidado de si e a autonomia na experiência do corpo presente além de vivenciar a dança a partir da escuta do corpo, articulando improvisação e estudos coreográficos.

As aulas serão realizadas na sala 208, no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), nas instalações do Departamento de Artes, uma vez por semana, todas as terças-feiras, das 15h às 16h30min. Não é necessário ter experiência em dança.

O Projeto contará com um segundo horário, visando o estudo da presença cênica com aprofundamento nos jogos cênicos e composição coreográfica. A consolidação do segundo momento, das 16h30min às 17h10min, busca oferecer um espaço para a pesquisa dos tópicos de trabalho da Técnica Klauss Vianna com ênfase no corpo cênico.  A participação no segundo horário não é obrigatória.

As vagas são limitadas e os interessados devem preencher o formulário de inscrição para participar. Após a inscrição, os participantes receberão um e-mail de confirmação. As inscrições estão disponíveis até 23 de março. O início das aulas será no dia 02 de abril, as aulas são gratuitas e abertas para toda comunidade.

>> Serviço

O quê: inscrições – Compondo gestos: compartilhando experiências
Quando: até 23/03/2024
Quanto: aulas gratuitas e abertas para toda comunidade
Inscrições: no formulário digital | vagas limitadas
Informações: compondogestos.art.ufsc@gmail.com | instagram.com/compondogestos