Agenda Cultural

Feb
26
Mon
Inscrições | Projeto 12:30
Feb 26@8:00 – May 20@18:00

Estão abertas as inscrições para as bandas e artistas interessados em participar das atividades do Projeto 12:30 em 2024. A partir da primeira semana do ano letivo, serão realizadas, quinzenalmente, apresentações musicais no campus da UFSC na Trindade, com previsão de alguns shows a serem realizados também no Centro de Ciências Agrárias (CCA), no bairro Itacorubi, em Florianópolis.

Para participar, os interessados devem preencher o formulário de inscrição online, com o envio de informações básicas sobre o artista e/ou integrantes da banda, release, fotos em alta resolução e dados técnicos, como rider e mapa de palco. O período de inscrições é de 26 de fevereiro a 20 de maio de 2024.

Sobre o Projeto 12:30

Em atividade permanente desde 1993, é um projeto cultural realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Projeto 12:30 realiza, quinzenalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Os shows iniciam sempre às 12h30 e têm duração de uma hora.

Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados no site do DAC, no Instagram do Projeto 12:30 (@projeto1230.ufsc). A gravação das apresentações fica disponível no Canal do YouTube do Projeto 12:30.

>> Serviço

O quê: Inscrições para apresentações musicais do Projeto 12:30
Quando: até 20/05/2024
Onde: no formulário de inscrição – acesse aqui
Quanto: gratuito
Contato:
WhastApp do Projeto 12:30: (48) 3721-2497

Mais sobre o Projeto 12:30: dac.ufsc.br@projeto1230.ufscyoutube.com/Projeto1230UFSC

Texto: Coordenação do Projeto 12:30/DAC/SeCArtE/UFSC.

Mar
13
Wed
Projeto 12:30 | show do músico Marcondes @Praça da Cidadania
Mar 13@12:30 – 13:30

Na quarta-feira, dia 13 de março, o palco do Projeto 12:30 recebe o show do músico Marcondes. A apresentação tem início às 12h30. A atividade é gratuita, aberta à comunidade e acontece na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus da Trindade em Florianópolis.

Marcondes

O cantor e compositor Marcondes nasceu no Rio Grande do Sul e começou sua carreira se apresentando nas casas de show pelo estado e sul do Brasil. O músico Marcondes, cantor e compositor é a cara de Floripa e da nova geração da música.

Criativo, com um timbre marcante e rasgado, ele transita da bossa nova ao rock com uma harmonia musical que impressiona. Versatilidade é realmente a cara do seu repertório, que tem levadas de funk, soul e samba. Com dois discos na carreira autoral, o ano de 2024 marca o lançamento de um novo trabalho do artista.

A discografia começou em 2010 com a gravação do primeiro disco autoral “Marcondes e a Função”, gravado inicialmente em Porto Alegre – com a produção de Guga Munhoz e finalizado no Estúdio Na Mata, em Florianópolis, com a parceria de Jeco Thompson, John Bala Jones e o artista plástico Paulo Gouveia que assinou a capa do disco.

Em 2019, gravou o EP “Vento Mágico”, com a produção de Neto Fernandes que rendeu uma turnê pelo leste europeu no mesmo ano. Para este ano, o artista prepara um novo lançamento com canções inéditas.

Músicos Acompanhantes

Carlos Bender (baixista) – Músico instrumentista e produtor musical, morando na ilha há 15 anos e trabalhando com vários artistas – tanto na área de produção como em shows e gravações. Trabalha com artistas reconhecidos no cenário catarinense e gaúcho, como Gazu (ex-vocalista do Dazaranha) e Rafa Machado (ex-vocalista da Chimarruts). Também, acompanhando projetos autorais com Marcondes e Michel de Moraes, entre outros. Proprietário do Studio Music Space.

Carlo Abreu (baterista) – O renomado baterista e produtor artístico, Carlo Abreu, é uma figura central na efervescência musical do litoral catarinense e além. Com uma habilidade excepcional e uma paixão inegável pela música, Abreu tem sido um colaborador valioso em uma variedade de projetos musicais, tanto dentro como fora do estado.

Atualmente, Carlo Abreu tem sido uma peça fundamental em várias gravações no estado, adicionando sua expertise e talento a uma variedade de projetos musicais. Seja no estúdio de gravação ou no palco, sua presença eleva o nível de qualquer projeto musical, enriquecendo-o com sua energia contagiante e sua habilidade excepcional na bateria.

Fernando Pereira (guitarrista) – Guitarrista e fundador da banda John Bala Jones, desde 1998. Também acompanhou vários artistas e fez inúmeros trabalhos pela noite de Santa Catarina. Já tocou com Gazu (ex-vocalista do Dazaranha), Moriel Costa, entre outros artistas. Em 2019, assumiu também a função de guitarrista solo da banda Uniclas de Porto Belo, e há dois anos acompanha o cantor e compositor Marcondes.

Sobre o Projeto 12:30

Em atividade permanente desde 1993, é um projeto cultural realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da UFSC. O Projeto 12:30 realiza, quinzenalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Os shows iniciam sempre às 12h30 e têm duração de uma hora.

Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados no site do DAC, no Instagram do Projeto 12:30 (@projeto1230.ufsc). A gravação das apresentações fica disponível no Canal do YouTube do Projeto 12:30.

>> Serviço

O quê: Apresentação musical com Marcondes
Quando: 13/03/2024 | 12h30
Onde: Praça da Cidadania – UFSC  | em frente ao prédio da Reitoria I
Quanto: Gratuito
Contato: projeto1230@contato.ufsc.br | WhastApp  (48) 3721-2497

Mais sobre o Projeto 12:30 em dac.ufsc.br ou nas redes sociais (@projeto1230.ufsc)

Texto: Victor Goulart Righetto, bolsista do DAC/SeCArte/UFSC, com informações do artista.

Mar
22
Fri
CineBuñuel | Buena Vista Social Club @Sala de projeções - Laboratório de Estudos de cinema - LEC - Bloco D | CCE
Mar 22@19:00 – 21:00

O Projeto CineBuñuel inicia os encontros deste ano no dia 22 de março, sexta-feira, com a apresentação do documentário Buena Vista Social Club (1999), do diretor Wim Wenders. A exibição acontece às 19h, na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O cineclube tem como proposta a mostra de filmes hispânicos e latino-americanos com entrada gratuita e aberta ao público e à comunidade universitária, e conta com um novo ciclo este ano chamado Qué viva la música!, com uma programação que traz à cena e ao debate a vida musical dos países latino-americanos e hispânicos.

> Sobre o filme

O “Buena Vista Social Club” é um projeto encabeçado pelo guitarrista, compositor e produtor estadunidense Ry Cooder, e pelo músico, produtor e ator cubano Juan de Marcos González, que reuniu um grupo de artistas cubanos para a gravação de um disco de mesmo nome em 1996. O documentário, que é homônimo ao título do conjunto. é realizado pelo cineasta alemão Wim Wenders, diretor do filme Paris, Texas e co-diretor do mais recente Dias Perfeitos, e acompanha as apresentações da banda, cenas de estúdio e a história de cada um dos participantes. O encontro junta músicos talentosos como Ibrahim Ferrer, Rubén González e Compay Segundo que até aquele ano estavam esquecidos do grande público, e torna-se um registro importante para a história da música cubana. O álbum vendeu mais de um milhão de cópias e ganhou o mais importante prêmio da música nos Estados Unidos, o Grammy, do ano de 1998.

O filme do projeto é uma coprodução da AlemanhaReino UnidoEstados UnidosCubaBrasilEspanha e França e foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2000, ganhou o Grande Prêmio do Cinema Brasil de 2001 como melhor filme estrangeiro e o BAFTA de 2000 de melhor música.

>> Sobre o projeto

O CineBuñuel é um projeto de extensão aberto ao público em geral, que propõe difundir o cinema hispânico e latino-americano e fazer dele um ponto de partida para debates relacionados com língua, cultura, ética e história dessas comunidades. Retornou às atividades após a pandemia no ano passado e contou com a exibição do ciclo “Trabalho e Tormento”, que trouxe filmes como “Tempo de Revanche” (1981), “O Bom Patrão” (2021) e “A Dupla Jornada” (1975). A última projeção realizada no ano passado exibiu o filme “Sueño Florianópolis” (2018) como parte do ciclo “Entre Nós”, cuja temática tratou das relações e conflitos familiares.

>> Serviço

O quê: Cine Buñuel apresenta o documentário Buena Vista Social Club
Quando: 22/03/2024 | sexta-feira | 19h
Onde: Sala de projeção | Laboratório de Estudos de Cinema  – LEC | primeiro andar | Bloco D | Centro de Comunicação e Expressão  – CCE
Quanto: entrada gratuita e aberta ao público e à comunidade universitária 
Informações: Facebook | Instagram | projetocinebunuel@gmail.com