Agenda Cultural

jul
8
ter
Piano Appassionato | Recital de Piano Alexandre Dietrich @Teatro Ademir Rosa – CIC
jul 8@20:30 – 22:30

O projeto cultural Piano Appassionato promove uma série de sete recitais de piano solo com o pianista Alexandre Dietrich, tendo a sua estreia no palco do Teatro Ademir Rosa – CIC – no dia 8 de julho, às 20h30, com retirada de ingresso no site ou aplicativo Sympla. O pianista se apresentará nas cidades catarinenses de Joaçaba, Chapecó, Joinville, Blumenau, Itajaí e São Francisco do Sul. Todas as apresentações terão entrada gratuita, com o objetivo de democratizar o acesso à música de concerto e ampliar o público da música instrumental catarinense e brasileira.

O projeto cultural Piano Apassionato tem como eixo central a paixão que envolve o universo do Piano. Cada apresentação é uma celebração desse sentimento intenso que atravessa diferentes dimensões da experiência musical.

A apresentação envolve: a paixão que impulsiona os compositores a criar obras dedicadas ao piano; a paixão inspiradora que move os intérpretes a estudar profundamente o repertório e a compartilhá-lo com o público; e, por fim, a paixão do ouvinte, que se inspira a escutar e entender a beleza e expressividade da música para piano solo.

Os recitais estão divididos em duas partes distintas, com repertório cuidadosamente selecionado para promover tanto o reconhecimento cultural quanto a apreciação artística.

Na primeira parte, o pianista interpreta canções tradicionais do folclore brasileiro, incluindo clássicos do repertório infantil e popular como Ciranda, CirandinhaO Cravo Brigou com a Rosa e Sambalelê, entre outras. As melodias, originalmente populares, ganharam recriações pianísticas, ao se incorporar elementos do populário nacional vontado para a prática pianística nas peças selecionadas.

Segundo o artista, a proposta de trazer essas músicas para o palco do recital de piano solo busca criar uma conexão direta com o público, despertando a identificação imediata ao reconhecer melodias familiares em um novo contexto sonoro. “Ao ouvir algo que remete à infância ou à cultura popular, o público se aproxima mais do intérprete e da proposta artística do concerto”, afirma Dietrich.

Na segunda parte do programa, o recital apresenta obras de compositores europeus amplamente consagrados, como Frédéric Chopin, Johannes Brahms e Claude Debussy. Suas criações ultrapassaram fronteiras culturais e temporais, tornando-se referências universais da música de concerto. Com melodias marcantes e grande apelo emocional, essas obras são executadas em salas de concerto de todo o mundo e seguem encantando plateias de diferentes gerações.

Integram o repertório o Intermezzo nº 2, Op. 118, de Johannes Brahms, uma das composições mais líricas e introspectivas do autor. Com sua melodia delicada e envolvente, a obra evoca sentimentos profundos de ternura, amor e paixão, revelando a faceta mais íntima e emocional de Brahms.

Outra obra de destaque no programa é a célebre Clair de Lune (Clarão da Lua), de Claude Debussy. Inspirado pelo brilho suave da lua refletido em diferentes paisagens e atmosferas, Debussy criou uma das peças mais conhecidas e poéticas da música erudita, marcada por sua beleza etérea e delicada expressividade.

O repertório da apresentação inclui, também, obras do compositor Frédéric Chopin, consagrado como o “Poeta do Piano” por sua sensibilidade e lirismo musical. O pianista interpretará o Noturno Op. 72 nº 2, uma de suas delicadas valsas e a célebre Polonaise Héroica Op. 53, peça emblemática que expressa vigor, amor a sua pátria: a Polônia e, virtuosismo.

Ao incluir essas peças no repertório, as apresentações do projeto estabelecem um diálogo entre o reconhecimento internacional de composições internacionais e a proposta de valorização das tradições populares brasileiras apresentada na primeira parte do recital. Essa união ressalta o poder da música de transcender culturas, aproximando o público de diferentes origens a partir da sensibilidade artística e da riqueza melódica.

 >> Serviço 

O quê: Piano Appassionato – Recital de Piano Alexandre Dietrich
Quando: 08/07/2025  | terça-feira | 20h30
Onde: Teatro Ademir Rosa – CIC | Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica
Quanto: Entrada Gratuita – Retirada de ingresso no site ou app Sympla
Classificação: Livre

Currículo Alexandre Dietrich

Alexandre Dietrich iniciou seus estudos musicais aos dez anos de idade, sob a orientação de Margaret Dhein. É graduado em Piano pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, onde também obteve o título de Mestre em Música. Atualmente, é doutorando no curso de Música/Processos Criativos do CEART/UDESC, sob a orientação da Dra. Maria Bernardete Castelan Póvoas.

Com protagonismo artístico/musical, atua não apenas em Santa Catarina, mas também no Brasil e no exterior. Sua carreira internacional teve início em 2003, quando, a convite da renomada pianista Cristina Ortiz, participou do “I Atelier Pianístico” em Bordeaux, França. Em 2007, retornou à Europa para uma turnê de piano solo, realizando apresentações em Paris, Madri, Lisboa e Bruxelas.

No início de 2009, apresentou-se nos Estados Unidos ao lado do cantor Fernando De Carli. O duo realizou concertos nas cidades de Athens (Geórgia), no Edge Hall, e Roanoke (Virgínia), no Talmadge Recital Hall. Em 2010, Alexandre voltou aos Estados Unidos, a convite da University of Georgia, como aluno intercambista no curso de “Music Performance”, sob a orientação do pianista Dr. Eugeniv Rivkin. Nesse período, participou também do “Brazilian Festival” na University of New Orleans, em New Orleans, e, em março, se apresentou na UCLA (Universidade da Califórnia, Los Angeles), a convite do Consulado Brasileiro e da própria universidade. A apresentação de piano solo foi realizada no Popper Theater, em Los Angeles.

Em 2011, lançou seu primeiro CD, Cantabile, com obras de Francisco Mignone, Frederic Chopin, Robert Schumann e Heitor Villa-Lobos. Em 2015, Alexandre retornou à Europa, realizando apresentações em Lisboa, no Palácio Foz, e, em setembro, em Hamburgo (Alemanha), na Kirchengemeinde Altona Ost, com recepção positiva de público e crítica.

Em 2017, destacou-se com sua turnê internacional, que incluiu recitais de piano solo na Costa Rica, nas cidades de San José e Torreallba, seguidos por apresentações em Milão e Lisboa. Em maio de 2018, apresentou-se no Festival Apollo Internacional de Artes, realizado em Alexandria/Washington DC, EUA, com o recital de piano solo abrindo o evento.

Ao longo de sua carreira, Alexandre Dietrich desenvolveu diversos projetos culturais no Brasil e em Santa Catarina, incluindo: “Pianíssímo”“O Chorinho de Ernesto e Francisco”“Cantabile”“Pequenos Grandes Ouvintes I, II, III”“Florianopianos”“Florianópolis em Canto e Piano”“Ciclo Chopin”“Canções de Amor em Canto e Piano”“Italianíssimo”“Duo Mignone Dietrich”“Piano a 4 Mãos”“Canções pelo Sul do Brasil”“Música para Todos”“Piano Agitato”“Os Quatro Cantos de Santa Catarina”“Alexandre Dietrich e o Piano”“Turnê Europeia Alexandre Dietrich” e “Tangos e Valsas”.

O trabalho artístico do pianista também se destaca no desenvolvimento da acessibilidade e democratização da música de concerto, através da organização e execução de mais de 500 recitais didáticos voltados para crianças e jovens, promovendo a socialização da arte, ampliando significativamente o acesso da sociedade à música erudita.

Além de sua carreira solo, atua como solista em várias orquestras, tendo estabelecido parcerias com importantes maestros, como Carlos Alberto Vieira (SC), Daniel Bortholossi (SC), Fernando Mathias (SP), Giovane Pacheco (SC), Gustavo Fontes (SC/SP) e João Evangelista (SC).

ago
9
sáb
Igrejinha Musical | Giacomo Copiello (Itália) @Igrejinha da UFSC
ago 9@20:00 – 21:00
Giacomo Copiello é um violonista clássico italiano. Com uma carreira de concertos que o apresenta como solista e integrante de conjuntos de câmara na Itália e no exterior, destaca-se como uma das novas promessas do violão internacional. Seus vídeos ao vivo e CDs, lançados desde 2015 pelo selo “Stradivarius” (Milano Dischi), foram amplamente apreciados pela crítica e ouvidos em plataformas digitais.

A qualidade sonora sempre foi o centro de seu interesse artístico. Tocando violões clássicos modernos e históricos, ele investigou a ideia de descobrir um som que pudesse ir além do instrumento. A transcrição de novas músicas para o violão revelou-se uma continuação natural dessa vocação. Da mesma forma, o violão de 8 cordas “Brahms Guitar” surgiu como uma poderosa ferramenta para continuar essa pesquisa. Há vários anos, Giacomo vem ampliando o repertório desse instrumento específico, adaptando novas obras para ele e colaborando com compositores contemporâneos.

Uma busca constante por uma conexão instrumental com a voz humana permeia a pesquisa musical de Copiello. Seu álbum mais recente, intitulado Lieder, apresenta uma coleção pessoal de arranjos para violão que explora o lirismo de dois compositores do romantismo alemão: Mendelssohn e Schubert.

Giacomo Copiello is an Italian classical guitarist. Engaged in a concert career featuring him as a soloist and in chamber ensembles in Italy and abroad, he stands out as one of the new promises of international guitar. His live videos and CDs, published since 2015 for “Stradivarius” (Milano Dischi), have been widely appreciated by critics and listened to on digital platforms.

Sound quality has always been the focus of his artistic interest. Playing modern and historical classical guitars, he investigated the idea of discovering a sound that could go beyond the instrument. Transcribing new music for guitar turned out to be a natural continuation of this vocation. In the same way, the 8- string “Brahms Guitar” came up as a powerful tool to continue this research. For several years Giacomo has been enlarging the repertoire of this particular instrument, arranging new music for it, and collaborating with contemporary composers.

A constant search for an instrumental connection with the human voice permeates Copiello’s musical research. His latest album, titled “Lieder”, offers a personal collection of guitar arrangements that explores the lyricism of two composers of German Romanticism: Mendelssohn and Schubert.

ago
10
dom
Igrejinha Musical | Kevin Loh (Singapura) @Igrejinha da UFSC
ago 10@17:00 – 18:00
Originário de Singapura, Kevin Loh é um dos principais violonistas clássicos de sua geração. Seu reconhecimento internacional lhe rendeu diversos convites de renomadas orquestras e festivais internacionais de violão em cidades como Londres, Hong Kong e Calcutá, entre outras. Em 2013, estreou o Concerto para Violão de Bernard Tan com a Orquestra Sinfônica de Singapura, e em 2019 interpretou o icônico Concierto de Aranjuez, de Joaquín Rodrigo, como “Jovem Solista do Presidente” da mesma orquestra.

Kevin também já se apresentou em algumas das salas de concerto mais prestigiadas do mundo, incluindo o Wigmore Hall, em Londres, o Konzerthaus, em Berlim, e o Suntory Hall, em Tóquio. Ele acumula diversos prêmios, entre eles o mais recente 2º lugar na Guitar Foundation of America International Concert Artist Competition de 2023, considerada por muitos como a competição mais prestigiada de violão clássico do mundo.

Além de sua carreira artística, Kevin é apaixonado por retribuir à sociedade. Visita regularmente escolas para compartilhar seus conhecimentos sobre o violão e a educação musical. Também arrecada fundos em Singapura e na região para diversas instituições de caridade e iniciativas, como o ChildAid, que oferece oportunidades para que crianças carentes tenham contato com as artes.

Kevin estudou com Richard Wright por sete anos na Yehudi Menuhin School, no Reino Unido. Após concluir dois anos de serviço militar obrigatório nas Forças Armadas de Singapura, obteve sua graduação em Música pelo Girton College da Universidade de Cambridge, como bolsista de música do colégio e da Fundação Loke Cheng-Kim. Atualmente, está cursando o mestrado em Performance de Violão na Universidade de Wisconsin-Milwaukee, sob orientação do Prof. René Izquierdo, atuando como assistente de ensino de pós-graduação. Kevin conta com o generoso apoio da Altamira Guitars e da Augustine Strings.

Hailing from Singapore, Kevin Loh is one of the leading classical guitarists of his generation. Kevin’s international acclaim has led to multiple invitations from renowned orchestras and international guitar festivals in London, Hong Kong, and Calcutta amongst others. In 2013, he premièred the Guitar Concerto by Bernard Tan with the Singapore Symphony Orchestra, and in 2019, he performed the iconic Concierto de Aranjuez by Joaquín Rodrigo as Singapore Symphony Orchestra’s ‘President’s Young Performer’.
He has also performed in some of the world’s most prestigious concert halls, including London’s Wigmore Hall, the Berlin Konzerthaus, and Tokyo’s Suntory Hall. Kevin has also garnered numerous accolades, including his most recent 2nd prize at the 2023 Guitar Foundation of America International Concert Artist Competition, arguably the most prestigious classical guitar competition in the world.

Kevin is also passionate about giving back to society. He actively visits schools to share more about the guitar and music education. He also raises funds in Singapore and in the region for various charities and initiatives such as ChildAid, to provide opportunities for underprivileged children to have exposure to the arts.

Kevin studied with Richard Wright for seven years at the Yehudi Menuhin School in Britain. After finishing two years of mandatory military service in the Singapore Armed Forces, he completed his undergraduate degree in Music at Girton College, University of Cambridge as the College Music Scholar and a scholar of the Loke Cheng-Kim Foundation. He is now pursuing his postgraduate degree in Guitar Performance at the University of Wisconsin-Milwaukee with Prof. René Izquierdo as the Graduate Teaching Assistant. Kevin is generously supported by Altamira Guitars and Augustine Strings.

set
10
qua
Igrejinha Musical | Marisa Sardo (EUA/Itália) @Igrejinha da UFSC
set 10@20:00 – 21:00

Marisa Sardo é uma violonista clássica nascida em Chicago e uma das novas solistas internacionais em destaque. Com dupla cidadania americana e italiana, conquistou mais de 20 prêmios em competições internacionais, incluindo o 1º lugar no New York Laureate, Twisted Spruce e Grand Prize Virtuoso. Já se apresentou em cinco continentes e mais de 25 países, incluindo salas prestigiadas como o Concertgebouw (Amsterdã) e o Mozarteum (Salzburgo).

Reconhecida por seus programas diversos e envolventes, Marisa valoriza obras de compositoras, artistas pouco representados e estreias de peças comissionadas. Seu álbum de estreia, lançado em 2023 pelo selo Frameworks Records, inclui obras de Sor, Mertz e von Sehrwald. Atua também como artista convidada, professora e defensora da música contemporânea para violão.

Marisa é graduada pela Northwestern University, Indiana University e New England Conservatory. Estudou com grandes nomes como Eliot Fisk, Sérgio Assad e Oscar Ghiglia. Toca instrumentos feitos sob medida por Marshall Brune, Wilson Burnham e James Baur.

Marisa Sardo is a Chicago-born classical guitarist and rising international soloist. A dual U.S.-Italian citizen, she has won over 20 international competitions, including 1st prizes at the New York Laureate, Twisted Spruce, and Grand Prize Virtuoso. She has performed across five continents in more than 25 countries, appearing at major venues such as the Concertgebouw (Amsterdam) and Mozarteum (Salzburg).

Known for her diverse and engaging programs, Marisa champions music by women, underrepresented composers, and premieres of newly commissioned works. Her 2023 debut album on Frameworks Records features music by Sor, Mertz, and von Sehrwald. She is also active as a guest artist, teacher, and advocate for contemporary guitar music.

Marisa holds degrees from Northwestern University, Indiana University, and New England Conservatory. Her principal teachers include Eliot Fisk, Sergio Assad, and Oscar Ghiglia. She performs on custom-made guitars by Marshall Brune, Wilson Burnham, and James Baur.

set
22
seg
Experimenta – 10ª Edição
set 22@8:00 – set 26@20:00

Semana de arte e cultura na UFSC. Intensa e diversificada programação focada na experimentação e divulgação da produção cultural desenvolvida no meio acadêmico.

out
29
qua
1° Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental @Hall | Centro de Cultura e Eventos - Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
out 29 – out 31 dia inteiro

O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental, junto ao XV Encontro Catarinense de Saúde Mental acontecerá de 29 a 31 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atividades pré-congresso organizadas para o dia 28 de outubro. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio da página do evento.

O objetivo é congregar e articular acadêmicos, profissionais dos serviços, usuários do sistema de saúde e seus familiares, gestores e demais interessadas, para discutir temas da maior importância relacionados à saúde mental coletiva. A intenção é contribuir para o avanço do conhecimento, trocas de experiências e realização de atividades científicas, artísticas e culturais na perspectiva da defesa de Direitos e da Democracia, do exercício pleno e universal da Cidadania e da consolidação do Sistema de Saúde.

Estão isentas as inscrições para pessoas que estejam sem condições financeiras para o pagamento, e para estudantes da UFSC em condições de vulnerabilidade. A solicitação de isenção deve ser feita à Comissão Organizadora pelo e-mail do congresso ecsm.gpps@gmail.com. Ademais, também estão isentos estudantes cujos departamentos ou cursos tenham acordado a isenção com a Comissão Organizadora.

Segundo os organizadores, os 14 encontros catarinenses de Saúde Mental anteriores propiciaram momentos marcantes na Reforma Psiquiátrica e Sanitária, entre eles a fundação da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), a realização do I Congresso Brasileiro de Saúde Mental (2008), além do lançamento da revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental e do Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Os encontros também proporcionaram oportunidades para geração de renda para usuários e suas associações, por meio de feiras de economia solidária, exposições artístico-culturais e realização do tradicional baile de máscara, cuja renda reverte a associações de usuários.

O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental é promovido pelo Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde (GPPS) da UFSC, em parceria com a Reitoria e a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC), a ação conta com o apoio de entidades públicas e privadas dos mais diferentes setores da sociedade.

Acesse mais informações no site.

out
30
qui
1° Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental @Hall | Centro de Cultura e Eventos - Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
out 30 – nov 1 dia inteiro

O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental, junto ao XV Encontro Catarinense de Saúde Mental acontecerá de 29 a 31 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atividades pré-congresso organizadas para o dia 28 de outubro. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio da página do evento.

O objetivo é congregar e articular acadêmicos, profissionais dos serviços, usuários do sistema de saúde e seus familiares, gestores e demais interessadas, para discutir temas da maior importância relacionados à saúde mental coletiva. A intenção é contribuir para o avanço do conhecimento, trocas de experiências e realização de atividades científicas, artísticas e culturais na perspectiva da defesa de Direitos e da Democracia, do exercício pleno e universal da Cidadania e da consolidação do Sistema de Saúde.

Estão isentas as inscrições para pessoas que estejam sem condições financeiras para o pagamento, e para estudantes da UFSC em condições de vulnerabilidade. A solicitação de isenção deve ser feita à Comissão Organizadora pelo e-mail do congresso ecsm.gpps@gmail.com. Ademais, também estão isentos estudantes cujos departamentos ou cursos tenham acordado a isenção com a Comissão Organizadora.

Segundo os organizadores, os 14 encontros catarinenses de Saúde Mental anteriores propiciaram momentos marcantes na Reforma Psiquiátrica e Sanitária, entre eles a fundação da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), a realização do I Congresso Brasileiro de Saúde Mental (2008), além do lançamento da revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental e do Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Os encontros também proporcionaram oportunidades para geração de renda para usuários e suas associações, por meio de feiras de economia solidária, exposições artístico-culturais e realização do tradicional baile de máscara, cuja renda reverte a associações de usuários.

O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental é promovido pelo Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde (GPPS) da UFSC, em parceria com a Reitoria e a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC), a ação conta com o apoio de entidades públicas e privadas dos mais diferentes setores da sociedade.

Acesse mais informações no site.

out
31
sex
1° Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental @Hall | Centro de Cultura e Eventos - Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
out 31 – nov 2 dia inteiro

O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental, junto ao XV Encontro Catarinense de Saúde Mental acontecerá de 29 a 31 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atividades pré-congresso organizadas para o dia 28 de outubro. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio da página do evento.

O objetivo é congregar e articular acadêmicos, profissionais dos serviços, usuários do sistema de saúde e seus familiares, gestores e demais interessadas, para discutir temas da maior importância relacionados à saúde mental coletiva. A intenção é contribuir para o avanço do conhecimento, trocas de experiências e realização de atividades científicas, artísticas e culturais na perspectiva da defesa de Direitos e da Democracia, do exercício pleno e universal da Cidadania e da consolidação do Sistema de Saúde.

Estão isentas as inscrições para pessoas que estejam sem condições financeiras para o pagamento, e para estudantes da UFSC em condições de vulnerabilidade. A solicitação de isenção deve ser feita à Comissão Organizadora pelo e-mail do congresso ecsm.gpps@gmail.com. Ademais, também estão isentos estudantes cujos departamentos ou cursos tenham acordado a isenção com a Comissão Organizadora.

Segundo os organizadores, os 14 encontros catarinenses de Saúde Mental anteriores propiciaram momentos marcantes na Reforma Psiquiátrica e Sanitária, entre eles a fundação da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), a realização do I Congresso Brasileiro de Saúde Mental (2008), além do lançamento da revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental e do Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Os encontros também proporcionaram oportunidades para geração de renda para usuários e suas associações, por meio de feiras de economia solidária, exposições artístico-culturais e realização do tradicional baile de máscara, cuja renda reverte a associações de usuários.

O 1º Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental é promovido pelo Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde (GPPS) da UFSC, em parceria com a Reitoria e a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC), a ação conta com o apoio de entidades públicas e privadas dos mais diferentes setores da sociedade.

Acesse mais informações no site.