Agenda Cultural
Nesta sexta-feira, 17 de abril, às 18h a Igrejinha da UFSC recebe mais uma edição da Roda de Choro UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.
A iniciativa reúne músicos de diferentes idades, aproximando discentes, docentes e a comunidade externa em um evento gratuito e repleto de partilha de experiências artísticas. A Roda de Choro fortalece laços entre a comunidade interna e externa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e entre diferentes gerações.
O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC).
>> Serviço
O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 17/04/2026 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade – participação aberta, basta trazer um instrumento musical
Informações: Departamento Artístico Cultural – dac.ufsc.br | Instagram | dac@contato.ufsc.br
O projeto Cine Paredão promove, nesta sexta-feira, dia 17 de abril, mais uma sessão gratuita de cinema ao ar livre na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação traz o filme Livros Restantes (2025) dirigido e roteirizado por Márcia Paraíso, em uma exibição marcada para às 19h, no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
Misturando drama e comédia, o longa tem duração de 1h45min e classificação indicativa de 14 anos. A trama acompanha Ana Catarina, personagem vivida por Denise Fraga, que, prestes a se mudar para Portugal, se depara com cinco livros que resistiram ao desapego. Carregados de memórias, dedicatórias, cheiros e marcas do tempo, os objetos a levam a revisitar o passado ao decidir devolvê-los a quem os presenteou. Os reencontros, alguns após duas décadas, despertam reflexões profundas sobre a própria trajetória e o processo de seguir em frente.
O elenco conta ainda com nomes como Adriano de Brito, Andréa Buzato, Augusto Madeira e Renato Turnes, entre outros. A entrada é gratuita e aberta à comunidade. Em caso de chuva, a sessão deve ocorrer no auditório do CFH.
>> Sobre o Cine Paredão
O Cine Paredão é um projeto de extensão do Curso de Cinema, vinculado ao Centro de Comunicação e Expressão (CCE), com exibições realizadas no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O projeto conta com o apoio logístico desses setores, bem como da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC). Há 17 anos o projeto promove sessões de cinema ao ar livre, fomentando o pensamento crítico e o convívio em um dos espaços mais simbólicos
Mais informações: @cineparedao
>> Ficha técnica
Livros Restantes

Espetáculo “Hassis – Ainda há tempo…”. Foto: Deiviane Velho
Abrindo as comemorações dos 100 anos de Hassis, o espetáculo Hassis – Ainda há tempo…, da Companhia de Dança UFSC, convida o público a uma imersão coreográfica no universo poético do artista catarinense. A apresentação acontece no Teatro Álvaro de Carvalho, no dia 08 de maio, sexta-feira, às 19h30. Os ingressos são gratuitos e limitados, podem ser retirados no site Pensanoevento. A classificação é livre.
Hassis (1926–2001), nome artístico de Hiedy de Assis Corrêa, é um dos maiores nomes das artes visuais de Santa Catarina, com uma produção marcada por traços expressivos, narrativas visuais intensas e uma profunda conexão com o cotidiano, a cultura e as questões sociais.
Composto por 10 coreografias, o espetáculo percorre, por meio do corpo em movimento, as marcas que o artista deixou na cultura local e nacional, atravessando desde suas observações sensíveis do cotidiano até suas criações de impacto político. A montagem propõe uma reflexão sobre o tempo, a memória e a permanência da arte, revelando como sua obra segue pulsando e dialogando com o presente.
Com uma linguagem contemporânea e envolvente, o espetáculo entrelaça corpo, imagem e emoção, proporcionando ao público uma experiência única — um encontro entre passado e presente, onde ainda há tempo para sentir e lembrar.
>> Companhia de Dança UFSC
A Companhia é um projeto de extensão da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC). O grupo trabalha com a modalidade de dança jazz, possibilitando a experimentação de diferentes técnicas corporais.
O projeto realiza aulas, ensaios e criações coreográficas para apresentações dentro e fora da Universidade. As atividades presenciais acontecem às terças e sextas-feiras, complementadas por encontros remotos voltados ao aprofundamento teórico-prático e ao estudo individual dos movimentos.









