Agenda Cultural

jun
12
sex
Cine Paredão | ‘Esposa do Futuro” @Bosque do CFH
jun 12@19:00 – 21:00

O Cine Paredão apresenta na sexta-feira, 12 de junho, uma sessão gratuita do filme Sore – Esposa do Futuro (2025), dirigido pelo cineasta Yandy Laurens. A exibição acontece às 19h, no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com transferência para o auditório do centro em caso de condições climáticas desfavoráveis.

Lançado em 2025, o longa-metragem mistura ficção científica e romance em uma história que explora amor, destino e segundas chances. Com 2h03min de duração e classificação indicativa de 14 anos, o filme acompanha Jonathan, interpretado por Dion Wiyoko, um fotógrafo que vive sozinho na Croácia e sonha em realizar uma grande exposição. Sua rotina muda completamente quando ele desperta ao lado de Sore, personagem vivida por Sheila Dara Aisha, uma mulher que afirma ser sua esposa vinda do futuro com a missão de salvá-lo antes que seja tarde demais.

O elenco também conta com Goran Bogdan, além de Lara Nekić, Livio Badurina, Mathias Muchus, Maya Hasan, Borko Perić e Vanda Winter.

A sessão integra a programação do Cine Paredão, projeto de extensão vinculado ao Curso de Cinema do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC. Há 18 anos, a iniciativa promove exibições gratuitas ao ar livre, incentivando o acesso à cultura, o pensamento crítico e a convivência da comunidade universitária em um dos espaços mais tradicionais do campus.

Mais informações: Instagram do Cine Paredão

>> Ficha técnica

Direção: Yandy Laurens
Roteiro: Yandy Laurens
Gênero: Ficção Científica, Romance
Duração: 2h03min
Ano: 2025
Classificação: 14 anos
Elenco: Sheila Dara Aisha, Dion Wiyoko, Goran Bogdan, Lara Nekić, Livio Badurina, Mathias Muchus, Maya Hasan, Borko Perić, Vanda Winter

jun
23
ter
Exposição: (Trans)itórios @Hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC) UFSC - campus Trindade
jun 23 dia inteiro

A exposição (Trans)itórios, produzida por estudantes de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estará aberta ao púbico de 23 a 29 de junho, no Hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). Antes disso, os trabalhos estarão expostos no Instituto Arco-Íris (de 30/05 a 06/06 – Travessa Ratcliff, 56 – Centro, Florianópolis) e no Museu Victor Meirelles (de 09/06 a 18/06 – R. Victor Meirelles, 59 – Centro, Florianópolis).

A exposição, que foi produzida pela turma de Prática de Exposição 2026/01, com orientação das professoras Kimberly Terrany Alves Pires e Thainá Castro Costa, propõe um movimento espiralar em torno da transgeneridade a partir do encontro por meio dos trânsitos de pessoas trans no território de Florianópolis, fazendo recortes entre corpo, tempo e território. Deslocamentos que não se restringem apenas ao campo geográfico, mas são também simbólicos, políticos e afetivos.

Cada espaço desperta formas diferentes de recepção e memória: arte e cultura como celebração e sobrevivência, museu como guardião de narrativas e universidade como produção crítica, deixando claro as variadas camadas de territorialidade que compõem o que é ser LGBTQIA+ e uma pessoa transgênero. O fazer e viver a memória que não se fixa em prédios ou monumentos, mas se atualiza também em performances, fabulações e rastros corporais que resistem ao apagamento, construindo identificações e identidades que agem entre visibilidade, resistência e criação de novas formas de estar no mundo.

“Este projeto constitui um momento e espaço para explorar experimentações e transformações na categoria prática, os conhecimentos teóricos ensinados e desenvolvidos ao longo do curso”, afirmam as professoras. Visitas mediadas devem ser solicitadas pelo e-mail exposicao.transitorios@gmail.com

Mais informações pelo e-mail exposicao.transitorios@gmail.com ou pelo Instagram.

jun
24
qua
Exposição: (Trans)itórios @Hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC) UFSC - campus Trindade
jun 24 dia inteiro

A exposição (Trans)itórios, produzida por estudantes de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estará aberta ao púbico de 23 a 29 de junho, no Hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). Antes disso, os trabalhos estarão expostos no Instituto Arco-Íris (de 30/05 a 06/06 – Travessa Ratcliff, 56 – Centro, Florianópolis) e no Museu Victor Meirelles (de 09/06 a 18/06 – R. Victor Meirelles, 59 – Centro, Florianópolis).

A exposição, que foi produzida pela turma de Prática de Exposição 2026/01, com orientação das professoras Kimberly Terrany Alves Pires e Thainá Castro Costa, propõe um movimento espiralar em torno da transgeneridade a partir do encontro por meio dos trânsitos de pessoas trans no território de Florianópolis, fazendo recortes entre corpo, tempo e território. Deslocamentos que não se restringem apenas ao campo geográfico, mas são também simbólicos, políticos e afetivos.

Cada espaço desperta formas diferentes de recepção e memória: arte e cultura como celebração e sobrevivência, museu como guardião de narrativas e universidade como produção crítica, deixando claro as variadas camadas de territorialidade que compõem o que é ser LGBTQIA+ e uma pessoa transgênero. O fazer e viver a memória que não se fixa em prédios ou monumentos, mas se atualiza também em performances, fabulações e rastros corporais que resistem ao apagamento, construindo identificações e identidades que agem entre visibilidade, resistência e criação de novas formas de estar no mundo.

“Este projeto constitui um momento e espaço para explorar experimentações e transformações na categoria prática, os conhecimentos teóricos ensinados e desenvolvidos ao longo do curso”, afirmam as professoras. Visitas mediadas devem ser solicitadas pelo e-mail exposicao.transitorios@gmail.com

Mais informações pelo e-mail exposicao.transitorios@gmail.com ou pelo Instagram.

jun
25
qui
Exposição: (Trans)itórios @Hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC) UFSC - campus Trindade
jun 25 dia inteiro

A exposição (Trans)itórios, produzida por estudantes de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estará aberta ao púbico de 23 a 29 de junho, no Hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). Antes disso, os trabalhos estarão expostos no Instituto Arco-Íris (de 30/05 a 06/06 – Travessa Ratcliff, 56 – Centro, Florianópolis) e no Museu Victor Meirelles (de 09/06 a 18/06 – R. Victor Meirelles, 59 – Centro, Florianópolis).

A exposição, que foi produzida pela turma de Prática de Exposição 2026/01, com orientação das professoras Kimberly Terrany Alves Pires e Thainá Castro Costa, propõe um movimento espiralar em torno da transgeneridade a partir do encontro por meio dos trânsitos de pessoas trans no território de Florianópolis, fazendo recortes entre corpo, tempo e território. Deslocamentos que não se restringem apenas ao campo geográfico, mas são também simbólicos, políticos e afetivos.

Cada espaço desperta formas diferentes de recepção e memória: arte e cultura como celebração e sobrevivência, museu como guardião de narrativas e universidade como produção crítica, deixando claro as variadas camadas de territorialidade que compõem o que é ser LGBTQIA+ e uma pessoa transgênero. O fazer e viver a memória que não se fixa em prédios ou monumentos, mas se atualiza também em performances, fabulações e rastros corporais que resistem ao apagamento, construindo identificações e identidades que agem entre visibilidade, resistência e criação de novas formas de estar no mundo.

“Este projeto constitui um momento e espaço para explorar experimentações e transformações na categoria prática, os conhecimentos teóricos ensinados e desenvolvidos ao longo do curso”, afirmam as professoras. Visitas mediadas devem ser solicitadas pelo e-mail exposicao.transitorios@gmail.com

Mais informações pelo e-mail exposicao.transitorios@gmail.com ou pelo Instagram.

jun
26
sex
Exposição: (Trans)itórios @Hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC) UFSC - campus Trindade
jun 26 dia inteiro

A exposição (Trans)itórios, produzida por estudantes de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estará aberta ao púbico de 23 a 29 de junho, no Hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). Antes disso, os trabalhos estarão expostos no Instituto Arco-Íris (de 30/05 a 06/06 – Travessa Ratcliff, 56 – Centro, Florianópolis) e no Museu Victor Meirelles (de 09/06 a 18/06 – R. Victor Meirelles, 59 – Centro, Florianópolis).

A exposição, que foi produzida pela turma de Prática de Exposição 2026/01, com orientação das professoras Kimberly Terrany Alves Pires e Thainá Castro Costa, propõe um movimento espiralar em torno da transgeneridade a partir do encontro por meio dos trânsitos de pessoas trans no território de Florianópolis, fazendo recortes entre corpo, tempo e território. Deslocamentos que não se restringem apenas ao campo geográfico, mas são também simbólicos, políticos e afetivos.

Cada espaço desperta formas diferentes de recepção e memória: arte e cultura como celebração e sobrevivência, museu como guardião de narrativas e universidade como produção crítica, deixando claro as variadas camadas de territorialidade que compõem o que é ser LGBTQIA+ e uma pessoa transgênero. O fazer e viver a memória que não se fixa em prédios ou monumentos, mas se atualiza também em performances, fabulações e rastros corporais que resistem ao apagamento, construindo identificações e identidades que agem entre visibilidade, resistência e criação de novas formas de estar no mundo.

“Este projeto constitui um momento e espaço para explorar experimentações e transformações na categoria prática, os conhecimentos teóricos ensinados e desenvolvidos ao longo do curso”, afirmam as professoras. Visitas mediadas devem ser solicitadas pelo e-mail exposicao.transitorios@gmail.com

Mais informações pelo e-mail exposicao.transitorios@gmail.com ou pelo Instagram.

jun
29
seg
Exposição: (Trans)itórios @Hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC) UFSC - campus Trindade
jun 29 dia inteiro

A exposição (Trans)itórios, produzida por estudantes de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estará aberta ao púbico de 23 a 29 de junho, no Hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). Antes disso, os trabalhos estarão expostos no Instituto Arco-Íris (de 30/05 a 06/06 – Travessa Ratcliff, 56 – Centro, Florianópolis) e no Museu Victor Meirelles (de 09/06 a 18/06 – R. Victor Meirelles, 59 – Centro, Florianópolis).

A exposição, que foi produzida pela turma de Prática de Exposição 2026/01, com orientação das professoras Kimberly Terrany Alves Pires e Thainá Castro Costa, propõe um movimento espiralar em torno da transgeneridade a partir do encontro por meio dos trânsitos de pessoas trans no território de Florianópolis, fazendo recortes entre corpo, tempo e território. Deslocamentos que não se restringem apenas ao campo geográfico, mas são também simbólicos, políticos e afetivos.

Cada espaço desperta formas diferentes de recepção e memória: arte e cultura como celebração e sobrevivência, museu como guardião de narrativas e universidade como produção crítica, deixando claro as variadas camadas de territorialidade que compõem o que é ser LGBTQIA+ e uma pessoa transgênero. O fazer e viver a memória que não se fixa em prédios ou monumentos, mas se atualiza também em performances, fabulações e rastros corporais que resistem ao apagamento, construindo identificações e identidades que agem entre visibilidade, resistência e criação de novas formas de estar no mundo.

“Este projeto constitui um momento e espaço para explorar experimentações e transformações na categoria prática, os conhecimentos teóricos ensinados e desenvolvidos ao longo do curso”, afirmam as professoras. Visitas mediadas devem ser solicitadas pelo e-mail exposicao.transitorios@gmail.com

Mais informações pelo e-mail exposicao.transitorios@gmail.com ou pelo Instagram.