Agenda Cultural
O curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza a exposição Saudades: entre ausências e presenças de 21 de maio a 18 de junho, no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE). A exposição é um projeto curricular, coletivo e anual no curso, desenvolvido nas disciplinas de Expografia e Ação Cultural e Educativa em Museus. Nesta 12° edição, a temática abordada é a saudade e como ela se revela no cotidiano, mostrando como suas ambiguidades e nuances podem nos afetar.
Durante a semana, o horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 7h às 18h30. A entrada é gratuita e aberta ao público.
A exposição é estruturada em três núcleos curatoriais, articulados em um circuito expográfico imersivo e sensível, propondo reflexões sobre memória, ausência e presença. O projeto também contempla ações educativas acessíveis, voltadas a públicos diversos, incluindo crianças, pessoas idosas, estudantes da UFSC e moradores da comunidade da Serrinha.
Conforme a organização, seu formato é didático e processual, desenvolvido integralmente pelos estudantes da 7ª fase do curso, que assumem a responsabilidade por todas as etapas: pesquisa conceitual, curadoria, produção, montagem, captação de recursos, mediação e comunicação. “Além de ser um componente essencial na formação acadêmica, a mostra propõe um diálogo direto com a sociedade, experimentando práticas museológicas inclusivas e participativas”, afirmam os estudantes organizadores.
A organização também faz um agradecimento especial aos servidores técnico-administrativos (TAEs) que colaboraram diretamente com a realização do evento, “em especial os carregadores, cuja atuação foi fundamental na movimentação dos materiais e estrutura da exposição”.
Para mais informações, acesse o Instagram @exposaudades.

“Catedral” – 14/06/2019. Foto: Anderson Barbosa.
A exposição Pisa Ligeiro traz registros das manifestações estudantis, sindicais e da classe trabalhadora em Desterro (Ilha de Santa Catarina) entre 2019 e 2022. A exposição é composta por 27 fotografias em preto e branco, emolduradas com restos de materiais descartados pelas ruas.
Mais que uma mostra fotográfica, é um convite à reflexão. Estes registros nos lembram, ressaltam e deixam cravados na história de que “só a luta muda a vida” e é no coletivo que as mudanças acontecem.
As imagens, carregadas de significados, são parte de um acervo maior, documentado no livro “Pisa Ligeiro”, que amplifica essas vozes para além da mostra fotográfica.
Esta exposição é feita de restos, como a educação pública. Suas molduras são o retrato do descaso. As fotos, a resistência.
“Pisa Ligeiro” não é apenas para ser vista, mas sentida. Um ato político silencioso que, através do olhar, transforma vozes, atitudes e vontades de mudança em imagem e memória.
>> Sobre o autor
Anderson Barbosa é natural de Desterro, uma ilha do litoral brasileiro, onde encontra inspiração para sua fotografia autoral. Com formação na área ambiental e atualmente cursando Jornalismo, ele utiliza a imagem como ferramenta de expressão e transformação. Seu trabalho busca não apenas registrar, mas provocar reflexões e amplificar causas que merecem visibilidade. Em sua trajetória, já publicou os fotolivros OSTRAbalhadores, Pisa Ligeiro e Pedra Branca em Preto e Branco, obras que traduzem seu olhar autoral e engajado.

“Catedral” – 14/06/2019. Foto: Anderson Barbosa.
A exposição Pisa Ligeiro traz registros das manifestações estudantis, sindicais e da classe trabalhadora em Desterro (Ilha de Santa Catarina) entre 2019 e 2022. A exposição é composta por 27 fotografias em preto e branco, emolduradas com restos de materiais descartados pelas ruas.
Mais que uma mostra fotográfica, é um convite à reflexão. Estes registros nos lembram, ressaltam e deixam cravados na história de que “só a luta muda a vida” e é no coletivo que as mudanças acontecem.
As imagens, carregadas de significados, são parte de um acervo maior, documentado no livro “Pisa Ligeiro”, que amplifica essas vozes para além da mostra fotográfica.
Esta exposição é feita de restos, como a educação pública. Suas molduras são o retrato do descaso. As fotos, a resistência.
“Pisa Ligeiro” não é apenas para ser vista, mas sentida. Um ato político silencioso que, através do olhar, transforma vozes, atitudes e vontades de mudança em imagem e memória.
>> Sobre o autor
Anderson Barbosa é natural de Desterro, uma ilha do litoral brasileiro, onde encontra inspiração para sua fotografia autoral. Com formação na área ambiental e atualmente cursando Jornalismo, ele utiliza a imagem como ferramenta de expressão e transformação. Seu trabalho busca não apenas registrar, mas provocar reflexões e amplificar causas que merecem visibilidade. Em sua trajetória, já publicou os fotolivros OSTRAbalhadores, Pisa Ligeiro e Pedra Branca em Preto e Branco, obras que traduzem seu olhar autoral e engajado.

“Catedral” – 14/06/2019. Foto: Anderson Barbosa.
A exposição Pisa Ligeiro traz registros das manifestações estudantis, sindicais e da classe trabalhadora em Desterro (Ilha de Santa Catarina) entre 2019 e 2022. A exposição é composta por 27 fotografias em preto e branco, emolduradas com restos de materiais descartados pelas ruas.
Mais que uma mostra fotográfica, é um convite à reflexão. Estes registros nos lembram, ressaltam e deixam cravados na história de que “só a luta muda a vida” e é no coletivo que as mudanças acontecem.
As imagens, carregadas de significados, são parte de um acervo maior, documentado no livro “Pisa Ligeiro”, que amplifica essas vozes para além da mostra fotográfica.
Esta exposição é feita de restos, como a educação pública. Suas molduras são o retrato do descaso. As fotos, a resistência.
“Pisa Ligeiro” não é apenas para ser vista, mas sentida. Um ato político silencioso que, através do olhar, transforma vozes, atitudes e vontades de mudança em imagem e memória.
>> Sobre o autor
Anderson Barbosa é natural de Desterro, uma ilha do litoral brasileiro, onde encontra inspiração para sua fotografia autoral. Com formação na área ambiental e atualmente cursando Jornalismo, ele utiliza a imagem como ferramenta de expressão e transformação. Seu trabalho busca não apenas registrar, mas provocar reflexões e amplificar causas que merecem visibilidade. Em sua trajetória, já publicou os fotolivros OSTRAbalhadores, Pisa Ligeiro e Pedra Branca em Preto e Branco, obras que traduzem seu olhar autoral e engajado.
O Laboratório de Figurinos (LabFig) da Universidade Federal de Santa Catarina promove a exposição Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis de 19 de maio a 20 de junho, das 7h30 às 22h, no Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU), em Florianópolis. A mostra homenageia artistas como Carmen Fossari e Lou Hammad, e destaca processos criativos vinculados ao curso de Artes Cênicas da UFSC, entre outras contribuições significativas para o acervo do laboratório.
Narrativas Vestíveis do LabFig convida o público a conhecer parte do acervo do Laboratório de Figurinos, em uma mostra que apresenta o figurino como suporte de memória, linguagem estética e expressão identitária, com curadoria de Rachel Teixeira Dantas e produção de Andréia Angst, Lívia de Pelegrin e Rachel Teixeira Dantas. Dois figurinos criados pela curadora integram a exposição: O que fizeram de mim e O que eu fiz com o que fizeram de mim são obras que evocam a experiência de construção artística e afirmação de identidade no contexto do próprio laboratório.
Serão apresentados figurinos assinados por produções de docentes e estudantes do curso de Artes Cênicas como forma de reconhecer a contribuição artística e acadêmica dessas trajetórias, além de peças representativas de diferentes contextos, como um vestido de noiva da década de 1980, um parangolé carnavalesco e um figurino de inspiração futurista desenvolvido em oficina conduzida pela figurinista Lou Hammad no Departamento Artístico Cultural (DAC), com base nos princípios da escola Bauhaus. A exposição também presta homenagens póstumas a duas figuras da cultura catarinense: Carmen Fossari, atriz, diretora e referência para as artes cênicas em Florianópolis, e Gesoni Pawlick, estilista que se destacou no cenário nacional com sua sofisticação e inovação.
Ao valorizar o acervo do LabFig, a exposição reafirma a importância da preservação de figurinos como patrimônio material e imaterial vinculado à história das Artes Cênicas e da UFSC. Além de oferecer ao público uma experiência estética, o evento promove reflexões sobre identidade, memória e processos de criação.
A exposição é gratuita e aberta ao público. Mais informações no Instagram e no site do LabFig.
Sobre o Laboratório de Figurinos
O Laboratório de Figurinos (LabFig) do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC existe há mais de 15 anos e conta atualmente com mais de mil peças em seu acervo, composto completamente por doações. Criado a partir de uma necessidade dos cursos de Artes Cênicas e Cinema, o laboratório recebe doações da comunidade acadêmica, instituições ou eventos. Atualmente realiza cerca de 350 empréstimos por ano, principalmente para estudantes dos cursos de Artes Cênicas e Cinema.
Mais informações na notícia completa.

“Catedral” – 14/06/2019. Foto: Anderson Barbosa.
A exposição Pisa Ligeiro traz registros das manifestações estudantis, sindicais e da classe trabalhadora em Desterro (Ilha de Santa Catarina) entre 2019 e 2022. A exposição é composta por 27 fotografias em preto e branco, emolduradas com restos de materiais descartados pelas ruas.
Mais que uma mostra fotográfica, é um convite à reflexão. Estes registros nos lembram, ressaltam e deixam cravados na história de que “só a luta muda a vida” e é no coletivo que as mudanças acontecem.
As imagens, carregadas de significados, são parte de um acervo maior, documentado no livro “Pisa Ligeiro”, que amplifica essas vozes para além da mostra fotográfica.
Esta exposição é feita de restos, como a educação pública. Suas molduras são o retrato do descaso. As fotos, a resistência.
“Pisa Ligeiro” não é apenas para ser vista, mas sentida. Um ato político silencioso que, através do olhar, transforma vozes, atitudes e vontades de mudança em imagem e memória.
>> Sobre o autor
Anderson Barbosa é natural de Desterro, uma ilha do litoral brasileiro, onde encontra inspiração para sua fotografia autoral. Com formação na área ambiental e atualmente cursando Jornalismo, ele utiliza a imagem como ferramenta de expressão e transformação. Seu trabalho busca não apenas registrar, mas provocar reflexões e amplificar causas que merecem visibilidade. Em sua trajetória, já publicou os fotolivros OSTRAbalhadores, Pisa Ligeiro e Pedra Branca em Preto e Branco, obras que traduzem seu olhar autoral e engajado.
O Laboratório de Figurinos (LabFig) da Universidade Federal de Santa Catarina promove a exposição Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis de 19 de maio a 20 de junho, das 7h30 às 22h, no Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU), em Florianópolis. A mostra homenageia artistas como Carmen Fossari e Lou Hammad, e destaca processos criativos vinculados ao curso de Artes Cênicas da UFSC, entre outras contribuições significativas para o acervo do laboratório.
Narrativas Vestíveis do LabFig convida o público a conhecer parte do acervo do Laboratório de Figurinos, em uma mostra que apresenta o figurino como suporte de memória, linguagem estética e expressão identitária, com curadoria de Rachel Teixeira Dantas e produção de Andréia Angst, Lívia de Pelegrin e Rachel Teixeira Dantas. Dois figurinos criados pela curadora integram a exposição: O que fizeram de mim e O que eu fiz com o que fizeram de mim são obras que evocam a experiência de construção artística e afirmação de identidade no contexto do próprio laboratório.
Serão apresentados figurinos assinados por produções de docentes e estudantes do curso de Artes Cênicas como forma de reconhecer a contribuição artística e acadêmica dessas trajetórias, além de peças representativas de diferentes contextos, como um vestido de noiva da década de 1980, um parangolé carnavalesco e um figurino de inspiração futurista desenvolvido em oficina conduzida pela figurinista Lou Hammad no Departamento Artístico Cultural (DAC), com base nos princípios da escola Bauhaus. A exposição também presta homenagens póstumas a duas figuras da cultura catarinense: Carmen Fossari, atriz, diretora e referência para as artes cênicas em Florianópolis, e Gesoni Pawlick, estilista que se destacou no cenário nacional com sua sofisticação e inovação.
Ao valorizar o acervo do LabFig, a exposição reafirma a importância da preservação de figurinos como patrimônio material e imaterial vinculado à história das Artes Cênicas e da UFSC. Além de oferecer ao público uma experiência estética, o evento promove reflexões sobre identidade, memória e processos de criação.
A exposição é gratuita e aberta ao público. Mais informações no Instagram e no site do LabFig.
Sobre o Laboratório de Figurinos
O Laboratório de Figurinos (LabFig) do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC existe há mais de 15 anos e conta atualmente com mais de mil peças em seu acervo, composto completamente por doações. Criado a partir de uma necessidade dos cursos de Artes Cênicas e Cinema, o laboratório recebe doações da comunidade acadêmica, instituições ou eventos. Atualmente realiza cerca de 350 empréstimos por ano, principalmente para estudantes dos cursos de Artes Cênicas e Cinema.
Mais informações na notícia completa.
O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme Il Mare, dirigido por Hyun-seung Lee, em 13 de junho, sexta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.
Eun-joo, ao mudar-se da casa conhecida como ‘Il Mare’, deixa um cartão de natal para o eventual novo morador, em 1999. Neste cartão ela pede para que este novo proprietário envie para o seu novo endereço a correspondência recebida em seu nome. Em 1997, Sung-hyun, o primeiro proprietário de ‘Il Mare’, encontra o cartão de natal de Eun-joo. Percebem então que estão separados por dois anos no tempo, mas que podem se comunicar através da caixa de correio.
IL MARE
A Casa à Beira-Mar
Direção: Hyun-seung Lee
Roteiro: Eun-Jeong Kim, Mi-Yeong Kim, Won Tae-yeon, Ji Na Yeo
Gênero: Romance/Fantasia
Duração: 1h45min
Ano: 2000
Classificação: 12 anos
Elenco: Jung-Jae Lee, Ji-hyun Jun, Mu-saeng Kim, Seung-Yeon Jo, Yun-jae Min, Yun-Yeong Choe, Kim Eun-ju, Han Sung-hyun

“Catedral” – 14/06/2019. Foto: Anderson Barbosa.
A exposição Pisa Ligeiro traz registros das manifestações estudantis, sindicais e da classe trabalhadora em Desterro (Ilha de Santa Catarina) entre 2019 e 2022. A exposição é composta por 27 fotografias em preto e branco, emolduradas com restos de materiais descartados pelas ruas.
Mais que uma mostra fotográfica, é um convite à reflexão. Estes registros nos lembram, ressaltam e deixam cravados na história de que “só a luta muda a vida” e é no coletivo que as mudanças acontecem.
As imagens, carregadas de significados, são parte de um acervo maior, documentado no livro “Pisa Ligeiro”, que amplifica essas vozes para além da mostra fotográfica.
Esta exposição é feita de restos, como a educação pública. Suas molduras são o retrato do descaso. As fotos, a resistência.
“Pisa Ligeiro” não é apenas para ser vista, mas sentida. Um ato político silencioso que, através do olhar, transforma vozes, atitudes e vontades de mudança em imagem e memória.
>> Sobre o autor
Anderson Barbosa é natural de Desterro, uma ilha do litoral brasileiro, onde encontra inspiração para sua fotografia autoral. Com formação na área ambiental e atualmente cursando Jornalismo, ele utiliza a imagem como ferramenta de expressão e transformação. Seu trabalho busca não apenas registrar, mas provocar reflexões e amplificar causas que merecem visibilidade. Em sua trajetória, já publicou os fotolivros OSTRAbalhadores, Pisa Ligeiro e Pedra Branca em Preto e Branco, obras que traduzem seu olhar autoral e engajado.
O Laboratório de Figurinos (LabFig) da Universidade Federal de Santa Catarina promove a exposição Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis de 19 de maio a 20 de junho, das 7h30 às 22h, no Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU), em Florianópolis. A mostra homenageia artistas como Carmen Fossari e Lou Hammad, e destaca processos criativos vinculados ao curso de Artes Cênicas da UFSC, entre outras contribuições significativas para o acervo do laboratório.
Narrativas Vestíveis do LabFig convida o público a conhecer parte do acervo do Laboratório de Figurinos, em uma mostra que apresenta o figurino como suporte de memória, linguagem estética e expressão identitária, com curadoria de Rachel Teixeira Dantas e produção de Andréia Angst, Lívia de Pelegrin e Rachel Teixeira Dantas. Dois figurinos criados pela curadora integram a exposição: O que fizeram de mim e O que eu fiz com o que fizeram de mim são obras que evocam a experiência de construção artística e afirmação de identidade no contexto do próprio laboratório.
Serão apresentados figurinos assinados por produções de docentes e estudantes do curso de Artes Cênicas como forma de reconhecer a contribuição artística e acadêmica dessas trajetórias, além de peças representativas de diferentes contextos, como um vestido de noiva da década de 1980, um parangolé carnavalesco e um figurino de inspiração futurista desenvolvido em oficina conduzida pela figurinista Lou Hammad no Departamento Artístico Cultural (DAC), com base nos princípios da escola Bauhaus. A exposição também presta homenagens póstumas a duas figuras da cultura catarinense: Carmen Fossari, atriz, diretora e referência para as artes cênicas em Florianópolis, e Gesoni Pawlick, estilista que se destacou no cenário nacional com sua sofisticação e inovação.
Ao valorizar o acervo do LabFig, a exposição reafirma a importância da preservação de figurinos como patrimônio material e imaterial vinculado à história das Artes Cênicas e da UFSC. Além de oferecer ao público uma experiência estética, o evento promove reflexões sobre identidade, memória e processos de criação.
A exposição é gratuita e aberta ao público. Mais informações no Instagram e no site do LabFig.
Sobre o Laboratório de Figurinos
O Laboratório de Figurinos (LabFig) do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC existe há mais de 15 anos e conta atualmente com mais de mil peças em seu acervo, composto completamente por doações. Criado a partir de uma necessidade dos cursos de Artes Cênicas e Cinema, o laboratório recebe doações da comunidade acadêmica, instituições ou eventos. Atualmente realiza cerca de 350 empréstimos por ano, principalmente para estudantes dos cursos de Artes Cênicas e Cinema.
Mais informações na notícia completa.

“Catedral” – 14/06/2019. Foto: Anderson Barbosa.
A exposição Pisa Ligeiro traz registros das manifestações estudantis, sindicais e da classe trabalhadora em Desterro (Ilha de Santa Catarina) entre 2019 e 2022. A exposição é composta por 27 fotografias em preto e branco, emolduradas com restos de materiais descartados pelas ruas.
Mais que uma mostra fotográfica, é um convite à reflexão. Estes registros nos lembram, ressaltam e deixam cravados na história de que “só a luta muda a vida” e é no coletivo que as mudanças acontecem.
As imagens, carregadas de significados, são parte de um acervo maior, documentado no livro “Pisa Ligeiro”, que amplifica essas vozes para além da mostra fotográfica.
Esta exposição é feita de restos, como a educação pública. Suas molduras são o retrato do descaso. As fotos, a resistência.
“Pisa Ligeiro” não é apenas para ser vista, mas sentida. Um ato político silencioso que, através do olhar, transforma vozes, atitudes e vontades de mudança em imagem e memória.
>> Sobre o autor
Anderson Barbosa é natural de Desterro, uma ilha do litoral brasileiro, onde encontra inspiração para sua fotografia autoral. Com formação na área ambiental e atualmente cursando Jornalismo, ele utiliza a imagem como ferramenta de expressão e transformação. Seu trabalho busca não apenas registrar, mas provocar reflexões e amplificar causas que merecem visibilidade. Em sua trajetória, já publicou os fotolivros OSTRAbalhadores, Pisa Ligeiro e Pedra Branca em Preto e Branco, obras que traduzem seu olhar autoral e engajado.
O Laboratório de Figurinos (LabFig) da Universidade Federal de Santa Catarina promove a exposição Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis de 19 de maio a 20 de junho, das 7h30 às 22h, no Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU), em Florianópolis. A mostra homenageia artistas como Carmen Fossari e Lou Hammad, e destaca processos criativos vinculados ao curso de Artes Cênicas da UFSC, entre outras contribuições significativas para o acervo do laboratório.
Narrativas Vestíveis do LabFig convida o público a conhecer parte do acervo do Laboratório de Figurinos, em uma mostra que apresenta o figurino como suporte de memória, linguagem estética e expressão identitária, com curadoria de Rachel Teixeira Dantas e produção de Andréia Angst, Lívia de Pelegrin e Rachel Teixeira Dantas. Dois figurinos criados pela curadora integram a exposição: O que fizeram de mim e O que eu fiz com o que fizeram de mim são obras que evocam a experiência de construção artística e afirmação de identidade no contexto do próprio laboratório.
Serão apresentados figurinos assinados por produções de docentes e estudantes do curso de Artes Cênicas como forma de reconhecer a contribuição artística e acadêmica dessas trajetórias, além de peças representativas de diferentes contextos, como um vestido de noiva da década de 1980, um parangolé carnavalesco e um figurino de inspiração futurista desenvolvido em oficina conduzida pela figurinista Lou Hammad no Departamento Artístico Cultural (DAC), com base nos princípios da escola Bauhaus. A exposição também presta homenagens póstumas a duas figuras da cultura catarinense: Carmen Fossari, atriz, diretora e referência para as artes cênicas em Florianópolis, e Gesoni Pawlick, estilista que se destacou no cenário nacional com sua sofisticação e inovação.
Ao valorizar o acervo do LabFig, a exposição reafirma a importância da preservação de figurinos como patrimônio material e imaterial vinculado à história das Artes Cênicas e da UFSC. Além de oferecer ao público uma experiência estética, o evento promove reflexões sobre identidade, memória e processos de criação.
A exposição é gratuita e aberta ao público. Mais informações no Instagram e no site do LabFig.
Sobre o Laboratório de Figurinos
O Laboratório de Figurinos (LabFig) do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC existe há mais de 15 anos e conta atualmente com mais de mil peças em seu acervo, composto completamente por doações. Criado a partir de uma necessidade dos cursos de Artes Cênicas e Cinema, o laboratório recebe doações da comunidade acadêmica, instituições ou eventos. Atualmente realiza cerca de 350 empréstimos por ano, principalmente para estudantes dos cursos de Artes Cênicas e Cinema.
Mais informações na notícia completa.

“Catedral” – 14/06/2019. Foto: Anderson Barbosa.
A exposição Pisa Ligeiro traz registros das manifestações estudantis, sindicais e da classe trabalhadora em Desterro (Ilha de Santa Catarina) entre 2019 e 2022. A exposição é composta por 27 fotografias em preto e branco, emolduradas com restos de materiais descartados pelas ruas.
Mais que uma mostra fotográfica, é um convite à reflexão. Estes registros nos lembram, ressaltam e deixam cravados na história de que “só a luta muda a vida” e é no coletivo que as mudanças acontecem.
As imagens, carregadas de significados, são parte de um acervo maior, documentado no livro “Pisa Ligeiro”, que amplifica essas vozes para além da mostra fotográfica.
Esta exposição é feita de restos, como a educação pública. Suas molduras são o retrato do descaso. As fotos, a resistência.
“Pisa Ligeiro” não é apenas para ser vista, mas sentida. Um ato político silencioso que, através do olhar, transforma vozes, atitudes e vontades de mudança em imagem e memória.
>> Sobre o autor
Anderson Barbosa é natural de Desterro, uma ilha do litoral brasileiro, onde encontra inspiração para sua fotografia autoral. Com formação na área ambiental e atualmente cursando Jornalismo, ele utiliza a imagem como ferramenta de expressão e transformação. Seu trabalho busca não apenas registrar, mas provocar reflexões e amplificar causas que merecem visibilidade. Em sua trajetória, já publicou os fotolivros OSTRAbalhadores, Pisa Ligeiro e Pedra Branca em Preto e Branco, obras que traduzem seu olhar autoral e engajado.
O Laboratório de Figurinos (LabFig) da Universidade Federal de Santa Catarina promove a exposição Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis de 19 de maio a 20 de junho, das 7h30 às 22h, no Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU), em Florianópolis. A mostra homenageia artistas como Carmen Fossari e Lou Hammad, e destaca processos criativos vinculados ao curso de Artes Cênicas da UFSC, entre outras contribuições significativas para o acervo do laboratório.
Narrativas Vestíveis do LabFig convida o público a conhecer parte do acervo do Laboratório de Figurinos, em uma mostra que apresenta o figurino como suporte de memória, linguagem estética e expressão identitária, com curadoria de Rachel Teixeira Dantas e produção de Andréia Angst, Lívia de Pelegrin e Rachel Teixeira Dantas. Dois figurinos criados pela curadora integram a exposição: O que fizeram de mim e O que eu fiz com o que fizeram de mim são obras que evocam a experiência de construção artística e afirmação de identidade no contexto do próprio laboratório.
Serão apresentados figurinos assinados por produções de docentes e estudantes do curso de Artes Cênicas como forma de reconhecer a contribuição artística e acadêmica dessas trajetórias, além de peças representativas de diferentes contextos, como um vestido de noiva da década de 1980, um parangolé carnavalesco e um figurino de inspiração futurista desenvolvido em oficina conduzida pela figurinista Lou Hammad no Departamento Artístico Cultural (DAC), com base nos princípios da escola Bauhaus. A exposição também presta homenagens póstumas a duas figuras da cultura catarinense: Carmen Fossari, atriz, diretora e referência para as artes cênicas em Florianópolis, e Gesoni Pawlick, estilista que se destacou no cenário nacional com sua sofisticação e inovação.
Ao valorizar o acervo do LabFig, a exposição reafirma a importância da preservação de figurinos como patrimônio material e imaterial vinculado à história das Artes Cênicas e da UFSC. Além de oferecer ao público uma experiência estética, o evento promove reflexões sobre identidade, memória e processos de criação.
A exposição é gratuita e aberta ao público. Mais informações no Instagram e no site do LabFig.
Sobre o Laboratório de Figurinos
O Laboratório de Figurinos (LabFig) do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC existe há mais de 15 anos e conta atualmente com mais de mil peças em seu acervo, composto completamente por doações. Criado a partir de uma necessidade dos cursos de Artes Cênicas e Cinema, o laboratório recebe doações da comunidade acadêmica, instituições ou eventos. Atualmente realiza cerca de 350 empréstimos por ano, principalmente para estudantes dos cursos de Artes Cênicas e Cinema.
Mais informações na notícia completa.
O Laboratório de Figurinos (LabFig) da Universidade Federal de Santa Catarina promove a exposição Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis de 19 de maio a 20 de junho, das 7h30 às 22h, no Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU), em Florianópolis. A mostra homenageia artistas como Carmen Fossari e Lou Hammad, e destaca processos criativos vinculados ao curso de Artes Cênicas da UFSC, entre outras contribuições significativas para o acervo do laboratório.
Narrativas Vestíveis do LabFig convida o público a conhecer parte do acervo do Laboratório de Figurinos, em uma mostra que apresenta o figurino como suporte de memória, linguagem estética e expressão identitária, com curadoria de Rachel Teixeira Dantas e produção de Andréia Angst, Lívia de Pelegrin e Rachel Teixeira Dantas. Dois figurinos criados pela curadora integram a exposição: O que fizeram de mim e O que eu fiz com o que fizeram de mim são obras que evocam a experiência de construção artística e afirmação de identidade no contexto do próprio laboratório.
Serão apresentados figurinos assinados por produções de docentes e estudantes do curso de Artes Cênicas como forma de reconhecer a contribuição artística e acadêmica dessas trajetórias, além de peças representativas de diferentes contextos, como um vestido de noiva da década de 1980, um parangolé carnavalesco e um figurino de inspiração futurista desenvolvido em oficina conduzida pela figurinista Lou Hammad no Departamento Artístico Cultural (DAC), com base nos princípios da escola Bauhaus. A exposição também presta homenagens póstumas a duas figuras da cultura catarinense: Carmen Fossari, atriz, diretora e referência para as artes cênicas em Florianópolis, e Gesoni Pawlick, estilista que se destacou no cenário nacional com sua sofisticação e inovação.
Ao valorizar o acervo do LabFig, a exposição reafirma a importância da preservação de figurinos como patrimônio material e imaterial vinculado à história das Artes Cênicas e da UFSC. Além de oferecer ao público uma experiência estética, o evento promove reflexões sobre identidade, memória e processos de criação.
A exposição é gratuita e aberta ao público. Mais informações no Instagram e no site do LabFig.
Sobre o Laboratório de Figurinos
O Laboratório de Figurinos (LabFig) do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC existe há mais de 15 anos e conta atualmente com mais de mil peças em seu acervo, composto completamente por doações. Criado a partir de uma necessidade dos cursos de Artes Cênicas e Cinema, o laboratório recebe doações da comunidade acadêmica, instituições ou eventos. Atualmente realiza cerca de 350 empréstimos por ano, principalmente para estudantes dos cursos de Artes Cênicas e Cinema.
Mais informações na notícia completa.
O Laboratório de Figurinos (LabFig) da Universidade Federal de Santa Catarina promove a exposição Fios e Memórias: Narrativas Vestíveis de 19 de maio a 20 de junho, das 7h30 às 22h, no Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU), em Florianópolis. A mostra homenageia artistas como Carmen Fossari e Lou Hammad, e destaca processos criativos vinculados ao curso de Artes Cênicas da UFSC, entre outras contribuições significativas para o acervo do laboratório.
Narrativas Vestíveis do LabFig convida o público a conhecer parte do acervo do Laboratório de Figurinos, em uma mostra que apresenta o figurino como suporte de memória, linguagem estética e expressão identitária, com curadoria de Rachel Teixeira Dantas e produção de Andréia Angst, Lívia de Pelegrin e Rachel Teixeira Dantas. Dois figurinos criados pela curadora integram a exposição: O que fizeram de mim e O que eu fiz com o que fizeram de mim são obras que evocam a experiência de construção artística e afirmação de identidade no contexto do próprio laboratório.
Serão apresentados figurinos assinados por produções de docentes e estudantes do curso de Artes Cênicas como forma de reconhecer a contribuição artística e acadêmica dessas trajetórias, além de peças representativas de diferentes contextos, como um vestido de noiva da década de 1980, um parangolé carnavalesco e um figurino de inspiração futurista desenvolvido em oficina conduzida pela figurinista Lou Hammad no Departamento Artístico Cultural (DAC), com base nos princípios da escola Bauhaus. A exposição também presta homenagens póstumas a duas figuras da cultura catarinense: Carmen Fossari, atriz, diretora e referência para as artes cênicas em Florianópolis, e Gesoni Pawlick, estilista que se destacou no cenário nacional com sua sofisticação e inovação.
Ao valorizar o acervo do LabFig, a exposição reafirma a importância da preservação de figurinos como patrimônio material e imaterial vinculado à história das Artes Cênicas e da UFSC. Além de oferecer ao público uma experiência estética, o evento promove reflexões sobre identidade, memória e processos de criação.
A exposição é gratuita e aberta ao público. Mais informações no Instagram e no site do LabFig.
Sobre o Laboratório de Figurinos
O Laboratório de Figurinos (LabFig) do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC existe há mais de 15 anos e conta atualmente com mais de mil peças em seu acervo, composto completamente por doações. Criado a partir de uma necessidade dos cursos de Artes Cênicas e Cinema, o laboratório recebe doações da comunidade acadêmica, instituições ou eventos. Atualmente realiza cerca de 350 empréstimos por ano, principalmente para estudantes dos cursos de Artes Cênicas e Cinema.
Mais informações na notícia completa.

“Catedral” – 14/06/2019. Foto: Anderson Barbosa.
A exposição Pisa Ligeiro traz registros das manifestações estudantis, sindicais e da classe trabalhadora em Desterro (Ilha de Santa Catarina) entre 2019 e 2022. A exposição é composta por 27 fotografias em preto e branco, emolduradas com restos de materiais descartados pelas ruas.
Mais que uma mostra fotográfica, é um convite à reflexão. Estes registros nos lembram, ressaltam e deixam cravados na história de que “só a luta muda a vida” e é no coletivo que as mudanças acontecem.
As imagens, carregadas de significados, são parte de um acervo maior, documentado no livro “Pisa Ligeiro”, que amplifica essas vozes para além da mostra fotográfica.
Esta exposição é feita de restos, como a educação pública. Suas molduras são o retrato do descaso. As fotos, a resistência.
“Pisa Ligeiro” não é apenas para ser vista, mas sentida. Um ato político silencioso que, através do olhar, transforma vozes, atitudes e vontades de mudança em imagem e memória.
>> Sobre o autor
Anderson Barbosa é natural de Desterro, uma ilha do litoral brasileiro, onde encontra inspiração para sua fotografia autoral. Com formação na área ambiental e atualmente cursando Jornalismo, ele utiliza a imagem como ferramenta de expressão e transformação. Seu trabalho busca não apenas registrar, mas provocar reflexões e amplificar causas que merecem visibilidade. Em sua trajetória, já publicou os fotolivros OSTRAbalhadores, Pisa Ligeiro e Pedra Branca em Preto e Branco, obras que traduzem seu olhar autoral e engajado.

“Catedral” – 14/06/2019. Foto: Anderson Barbosa.
A exposição Pisa Ligeiro traz registros das manifestações estudantis, sindicais e da classe trabalhadora em Desterro (Ilha de Santa Catarina) entre 2019 e 2022. A exposição é composta por 27 fotografias em preto e branco, emolduradas com restos de materiais descartados pelas ruas.
Mais que uma mostra fotográfica, é um convite à reflexão. Estes registros nos lembram, ressaltam e deixam cravados na história de que “só a luta muda a vida” e é no coletivo que as mudanças acontecem.
As imagens, carregadas de significados, são parte de um acervo maior, documentado no livro “Pisa Ligeiro”, que amplifica essas vozes para além da mostra fotográfica.
Esta exposição é feita de restos, como a educação pública. Suas molduras são o retrato do descaso. As fotos, a resistência.
“Pisa Ligeiro” não é apenas para ser vista, mas sentida. Um ato político silencioso que, através do olhar, transforma vozes, atitudes e vontades de mudança em imagem e memória.
>> Sobre o autor
Anderson Barbosa é natural de Desterro, uma ilha do litoral brasileiro, onde encontra inspiração para sua fotografia autoral. Com formação na área ambiental e atualmente cursando Jornalismo, ele utiliza a imagem como ferramenta de expressão e transformação. Seu trabalho busca não apenas registrar, mas provocar reflexões e amplificar causas que merecem visibilidade. Em sua trajetória, já publicou os fotolivros OSTRAbalhadores, Pisa Ligeiro e Pedra Branca em Preto e Branco, obras que traduzem seu olhar autoral e engajado.

“Catedral” – 14/06/2019. Foto: Anderson Barbosa.
A exposição Pisa Ligeiro traz registros das manifestações estudantis, sindicais e da classe trabalhadora em Desterro (Ilha de Santa Catarina) entre 2019 e 2022. A exposição é composta por 27 fotografias em preto e branco, emolduradas com restos de materiais descartados pelas ruas.
Mais que uma mostra fotográfica, é um convite à reflexão. Estes registros nos lembram, ressaltam e deixam cravados na história de que “só a luta muda a vida” e é no coletivo que as mudanças acontecem.
As imagens, carregadas de significados, são parte de um acervo maior, documentado no livro “Pisa Ligeiro”, que amplifica essas vozes para além da mostra fotográfica.
Esta exposição é feita de restos, como a educação pública. Suas molduras são o retrato do descaso. As fotos, a resistência.
“Pisa Ligeiro” não é apenas para ser vista, mas sentida. Um ato político silencioso que, através do olhar, transforma vozes, atitudes e vontades de mudança em imagem e memória.
>> Sobre o autor
Anderson Barbosa é natural de Desterro, uma ilha do litoral brasileiro, onde encontra inspiração para sua fotografia autoral. Com formação na área ambiental e atualmente cursando Jornalismo, ele utiliza a imagem como ferramenta de expressão e transformação. Seu trabalho busca não apenas registrar, mas provocar reflexões e amplificar causas que merecem visibilidade. Em sua trajetória, já publicou os fotolivros OSTRAbalhadores, Pisa Ligeiro e Pedra Branca em Preto e Branco, obras que traduzem seu olhar autoral e engajado.

“Catedral” – 14/06/2019. Foto: Anderson Barbosa.
A exposição Pisa Ligeiro traz registros das manifestações estudantis, sindicais e da classe trabalhadora em Desterro (Ilha de Santa Catarina) entre 2019 e 2022. A exposição é composta por 27 fotografias em preto e branco, emolduradas com restos de materiais descartados pelas ruas.
Mais que uma mostra fotográfica, é um convite à reflexão. Estes registros nos lembram, ressaltam e deixam cravados na história de que “só a luta muda a vida” e é no coletivo que as mudanças acontecem.
As imagens, carregadas de significados, são parte de um acervo maior, documentado no livro “Pisa Ligeiro”, que amplifica essas vozes para além da mostra fotográfica.
Esta exposição é feita de restos, como a educação pública. Suas molduras são o retrato do descaso. As fotos, a resistência.
“Pisa Ligeiro” não é apenas para ser vista, mas sentida. Um ato político silencioso que, através do olhar, transforma vozes, atitudes e vontades de mudança em imagem e memória.
>> Sobre o autor
Anderson Barbosa é natural de Desterro, uma ilha do litoral brasileiro, onde encontra inspiração para sua fotografia autoral. Com formação na área ambiental e atualmente cursando Jornalismo, ele utiliza a imagem como ferramenta de expressão e transformação. Seu trabalho busca não apenas registrar, mas provocar reflexões e amplificar causas que merecem visibilidade. Em sua trajetória, já publicou os fotolivros OSTRAbalhadores, Pisa Ligeiro e Pedra Branca em Preto e Branco, obras que traduzem seu olhar autoral e engajado.
A “Amostra Absorção e Resistência” reúne 5 artistas visuais. Residentes em Florianópolis, as artistas se encontraram e desde 2015, acercaram-se, por afinidade e identidade e pelo compromisso na investigação artística na pintura. As artistas são filiadas à Associação Catarinense de Artistas Plásticos.
As obras apresentadas têm a água como fio condutor da técnica de pintura em aquarela e outras técnicas aguadas, aqui desdobradas pelas memórias, emoções e poéticas das paisagens vividas por cada uma das artistas visuais. As pinturas aprofundam a técnica em aquarela sobre papel, com suas transparências, fusões, contrastes e incorporando intervenções e recursos contemporâneos que potencializam a expressividade artística.
>> Sobre as autoras
Lisete Assen, natural de Porto Alegre (RS), arquiteta-urbanista e professora aposentada da UFSC. Como artista visual, tem mentoria na Escola VOS e participa de exposições. Pesquisa na aquarela e em outras técnicas aguadas a relação com a realidade e entre sua figuração e sua abstração.
Dulce Penna, natural de Cachoeira do Sul (RS) é psicóloga e foi professora da UFSC por 30 anos. Como artista visual participa de exposições no Brasil e no exterior. Valoriza o frescor da prática em Plein Air e no ateliê, a reinterpretação espontânea destas vivencias, incorporando diversos recursos e novos materiais.
Isolete Dozol, nascida em Tubarão (SC), tem formação em Ciências Sociais e Meio Ambiente e cursa História da Arte. Sua arte, principalmente na técnica da aquarela e colagens, participa de exposições coletivas e ilustrações de livros.
Maria Esmênia, artista visual, nascida em Lages (SC), é professora aposentada da UFSC. Estuda e faz arte sensível às causas sociais, processos afetivos e mnemônicos desde os anos 90. Aquarelista, suas obras são marcadas por experimentações híbridas, incluindo instalações, desenhos, colagens e gravuras.
Marlene Eberhardt, nasceu em Gaspar (SC) é graduada em Publicidade e em terapia Artística. Frequentou cursos livres de pintura e nos últimos 8 anos tem se dedicado, exclusivamente, ao seu trabalho em aquarela. Sua abordagem e linguagem exploram e aprofundam a potência da água e dos pigmentos, no jogo entre absorção e resistência.
>> Curadoria
A amostra tem curadoria e expografia coletivas desde a perspectiva da construção e aprofundamento da crítica. Tem a coordenação da artista visual, Dr.a em arquitetura e urbanismo Lisete Assen, que tem estudos de pintura em diversas técnicas, desde os anos 80, exposições internacionais e nacionais com premiações.

“Catedral” – 14/06/2019. Foto: Anderson Barbosa.
A exposição Pisa Ligeiro traz registros das manifestações estudantis, sindicais e da classe trabalhadora em Desterro (Ilha de Santa Catarina) entre 2019 e 2022. A exposição é composta por 27 fotografias em preto e branco, emolduradas com restos de materiais descartados pelas ruas.
Mais que uma mostra fotográfica, é um convite à reflexão. Estes registros nos lembram, ressaltam e deixam cravados na história de que “só a luta muda a vida” e é no coletivo que as mudanças acontecem.
As imagens, carregadas de significados, são parte de um acervo maior, documentado no livro “Pisa Ligeiro”, que amplifica essas vozes para além da mostra fotográfica.
Esta exposição é feita de restos, como a educação pública. Suas molduras são o retrato do descaso. As fotos, a resistência.
“Pisa Ligeiro” não é apenas para ser vista, mas sentida. Um ato político silencioso que, através do olhar, transforma vozes, atitudes e vontades de mudança em imagem e memória.
>> Sobre o autor
Anderson Barbosa é natural de Desterro, uma ilha do litoral brasileiro, onde encontra inspiração para sua fotografia autoral. Com formação na área ambiental e atualmente cursando Jornalismo, ele utiliza a imagem como ferramenta de expressão e transformação. Seu trabalho busca não apenas registrar, mas provocar reflexões e amplificar causas que merecem visibilidade. Em sua trajetória, já publicou os fotolivros OSTRAbalhadores, Pisa Ligeiro e Pedra Branca em Preto e Branco, obras que traduzem seu olhar autoral e engajado.

“Catedral” – 14/06/2019. Foto: Anderson Barbosa.
A exposição Pisa Ligeiro traz registros das manifestações estudantis, sindicais e da classe trabalhadora em Desterro (Ilha de Santa Catarina) entre 2019 e 2022. A exposição é composta por 27 fotografias em preto e branco, emolduradas com restos de materiais descartados pelas ruas.
Mais que uma mostra fotográfica, é um convite à reflexão. Estes registros nos lembram, ressaltam e deixam cravados na história de que “só a luta muda a vida” e é no coletivo que as mudanças acontecem.
As imagens, carregadas de significados, são parte de um acervo maior, documentado no livro “Pisa Ligeiro”, que amplifica essas vozes para além da mostra fotográfica.
Esta exposição é feita de restos, como a educação pública. Suas molduras são o retrato do descaso. As fotos, a resistência.
“Pisa Ligeiro” não é apenas para ser vista, mas sentida. Um ato político silencioso que, através do olhar, transforma vozes, atitudes e vontades de mudança em imagem e memória.
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Anderson Barbosa é natural de Desterro, uma ilha do litoral brasileiro, onde encontra inspiração para sua fotografia autoral. Com formação na área ambiental e atualmente cursando Jornalismo, ele utiliza a imagem como ferramenta de expressão e transformação. Seu trabalho busca não apenas registrar, mas provocar reflexões e amplificar causas que merecem visibilidade. Em sua trajetória, já publicou os fotolivros OSTRAbalhadores, Pisa Ligeiro e Pedra Branca em Preto e Branco, obras que traduzem seu olhar autoral e engajado.

“Catedral” – 14/06/2019. Foto: Anderson Barbosa.
A exposição Pisa Ligeiro traz registros das manifestações estudantis, sindicais e da classe trabalhadora em Desterro (Ilha de Santa Catarina) entre 2019 e 2022. A exposição é composta por 27 fotografias em preto e branco, emolduradas com restos de materiais descartados pelas ruas.
Mais que uma mostra fotográfica, é um convite à reflexão. Estes registros nos lembram, ressaltam e deixam cravados na história de que “só a luta muda a vida” e é no coletivo que as mudanças acontecem.
As imagens, carregadas de significados, são parte de um acervo maior, documentado no livro “Pisa Ligeiro”, que amplifica essas vozes para além da mostra fotográfica.
Esta exposição é feita de restos, como a educação pública. Suas molduras são o retrato do descaso. As fotos, a resistência.
“Pisa Ligeiro” não é apenas para ser vista, mas sentida. Um ato político silencioso que, através do olhar, transforma vozes, atitudes e vontades de mudança em imagem e memória.
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Anderson Barbosa é natural de Desterro, uma ilha do litoral brasileiro, onde encontra inspiração para sua fotografia autoral. Com formação na área ambiental e atualmente cursando Jornalismo, ele utiliza a imagem como ferramenta de expressão e transformação. Seu trabalho busca não apenas registrar, mas provocar reflexões e amplificar causas que merecem visibilidade. Em sua trajetória, já publicou os fotolivros OSTRAbalhadores, Pisa Ligeiro e Pedra Branca em Preto e Branco, obras que traduzem seu olhar autoral e engajado.

“Catedral” – 14/06/2019. Foto: Anderson Barbosa.
A exposição Pisa Ligeiro traz registros das manifestações estudantis, sindicais e da classe trabalhadora em Desterro (Ilha de Santa Catarina) entre 2019 e 2022. A exposição é composta por 27 fotografias em preto e branco, emolduradas com restos de materiais descartados pelas ruas.
Mais que uma mostra fotográfica, é um convite à reflexão. Estes registros nos lembram, ressaltam e deixam cravados na história de que “só a luta muda a vida” e é no coletivo que as mudanças acontecem.
As imagens, carregadas de significados, são parte de um acervo maior, documentado no livro “Pisa Ligeiro”, que amplifica essas vozes para além da mostra fotográfica.
Esta exposição é feita de restos, como a educação pública. Suas molduras são o retrato do descaso. As fotos, a resistência.
“Pisa Ligeiro” não é apenas para ser vista, mas sentida. Um ato político silencioso que, através do olhar, transforma vozes, atitudes e vontades de mudança em imagem e memória.
>> Sobre o autor
Anderson Barbosa é natural de Desterro, uma ilha do litoral brasileiro, onde encontra inspiração para sua fotografia autoral. Com formação na área ambiental e atualmente cursando Jornalismo, ele utiliza a imagem como ferramenta de expressão e transformação. Seu trabalho busca não apenas registrar, mas provocar reflexões e amplificar causas que merecem visibilidade. Em sua trajetória, já publicou os fotolivros OSTRAbalhadores, Pisa Ligeiro e Pedra Branca em Preto e Branco, obras que traduzem seu olhar autoral e engajado.

“Catedral” – 14/06/2019. Foto: Anderson Barbosa.
A exposição Pisa Ligeiro traz registros das manifestações estudantis, sindicais e da classe trabalhadora em Desterro (Ilha de Santa Catarina) entre 2019 e 2022. A exposição é composta por 27 fotografias em preto e branco, emolduradas com restos de materiais descartados pelas ruas.
Mais que uma mostra fotográfica, é um convite à reflexão. Estes registros nos lembram, ressaltam e deixam cravados na história de que “só a luta muda a vida” e é no coletivo que as mudanças acontecem.
As imagens, carregadas de significados, são parte de um acervo maior, documentado no livro “Pisa Ligeiro”, que amplifica essas vozes para além da mostra fotográfica.
Esta exposição é feita de restos, como a educação pública. Suas molduras são o retrato do descaso. As fotos, a resistência.
“Pisa Ligeiro” não é apenas para ser vista, mas sentida. Um ato político silencioso que, através do olhar, transforma vozes, atitudes e vontades de mudança em imagem e memória.
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Anderson Barbosa é natural de Desterro, uma ilha do litoral brasileiro, onde encontra inspiração para sua fotografia autoral. Com formação na área ambiental e atualmente cursando Jornalismo, ele utiliza a imagem como ferramenta de expressão e transformação. Seu trabalho busca não apenas registrar, mas provocar reflexões e amplificar causas que merecem visibilidade. Em sua trajetória, já publicou os fotolivros OSTRAbalhadores, Pisa Ligeiro e Pedra Branca em Preto e Branco, obras que traduzem seu olhar autoral e engajado.

“Catedral” – 14/06/2019. Foto: Anderson Barbosa.
A exposição Pisa Ligeiro traz registros das manifestações estudantis, sindicais e da classe trabalhadora em Desterro (Ilha de Santa Catarina) entre 2019 e 2022. A exposição é composta por 27 fotografias em preto e branco, emolduradas com restos de materiais descartados pelas ruas.
Mais que uma mostra fotográfica, é um convite à reflexão. Estes registros nos lembram, ressaltam e deixam cravados na história de que “só a luta muda a vida” e é no coletivo que as mudanças acontecem.
As imagens, carregadas de significados, são parte de um acervo maior, documentado no livro “Pisa Ligeiro”, que amplifica essas vozes para além da mostra fotográfica.
Esta exposição é feita de restos, como a educação pública. Suas molduras são o retrato do descaso. As fotos, a resistência.
“Pisa Ligeiro” não é apenas para ser vista, mas sentida. Um ato político silencioso que, através do olhar, transforma vozes, atitudes e vontades de mudança em imagem e memória.
>> Sobre o autor
Anderson Barbosa é natural de Desterro, uma ilha do litoral brasileiro, onde encontra inspiração para sua fotografia autoral. Com formação na área ambiental e atualmente cursando Jornalismo, ele utiliza a imagem como ferramenta de expressão e transformação. Seu trabalho busca não apenas registrar, mas provocar reflexões e amplificar causas que merecem visibilidade. Em sua trajetória, já publicou os fotolivros OSTRAbalhadores, Pisa Ligeiro e Pedra Branca em Preto e Branco, obras que traduzem seu olhar autoral e engajado.

“Catedral” – 14/06/2019. Foto: Anderson Barbosa.
A exposição Pisa Ligeiro traz registros das manifestações estudantis, sindicais e da classe trabalhadora em Desterro (Ilha de Santa Catarina) entre 2019 e 2022. A exposição é composta por 27 fotografias em preto e branco, emolduradas com restos de materiais descartados pelas ruas.
Mais que uma mostra fotográfica, é um convite à reflexão. Estes registros nos lembram, ressaltam e deixam cravados na história de que “só a luta muda a vida” e é no coletivo que as mudanças acontecem.
As imagens, carregadas de significados, são parte de um acervo maior, documentado no livro “Pisa Ligeiro”, que amplifica essas vozes para além da mostra fotográfica.
Esta exposição é feita de restos, como a educação pública. Suas molduras são o retrato do descaso. As fotos, a resistência.
“Pisa Ligeiro” não é apenas para ser vista, mas sentida. Um ato político silencioso que, através do olhar, transforma vozes, atitudes e vontades de mudança em imagem e memória.
>> Sobre o autor
Anderson Barbosa é natural de Desterro, uma ilha do litoral brasileiro, onde encontra inspiração para sua fotografia autoral. Com formação na área ambiental e atualmente cursando Jornalismo, ele utiliza a imagem como ferramenta de expressão e transformação. Seu trabalho busca não apenas registrar, mas provocar reflexões e amplificar causas que merecem visibilidade. Em sua trajetória, já publicou os fotolivros OSTRAbalhadores, Pisa Ligeiro e Pedra Branca em Preto e Branco, obras que traduzem seu olhar autoral e engajado.

“Catedral” – 14/06/2019. Foto: Anderson Barbosa.
A exposição Pisa Ligeiro traz registros das manifestações estudantis, sindicais e da classe trabalhadora em Desterro (Ilha de Santa Catarina) entre 2019 e 2022. A exposição é composta por 27 fotografias em preto e branco, emolduradas com restos de materiais descartados pelas ruas.
Mais que uma mostra fotográfica, é um convite à reflexão. Estes registros nos lembram, ressaltam e deixam cravados na história de que “só a luta muda a vida” e é no coletivo que as mudanças acontecem.
As imagens, carregadas de significados, são parte de um acervo maior, documentado no livro “Pisa Ligeiro”, que amplifica essas vozes para além da mostra fotográfica.
Esta exposição é feita de restos, como a educação pública. Suas molduras são o retrato do descaso. As fotos, a resistência.
“Pisa Ligeiro” não é apenas para ser vista, mas sentida. Um ato político silencioso que, através do olhar, transforma vozes, atitudes e vontades de mudança em imagem e memória.
>> Sobre o autor
Anderson Barbosa é natural de Desterro, uma ilha do litoral brasileiro, onde encontra inspiração para sua fotografia autoral. Com formação na área ambiental e atualmente cursando Jornalismo, ele utiliza a imagem como ferramenta de expressão e transformação. Seu trabalho busca não apenas registrar, mas provocar reflexões e amplificar causas que merecem visibilidade. Em sua trajetória, já publicou os fotolivros OSTRAbalhadores, Pisa Ligeiro e Pedra Branca em Preto e Branco, obras que traduzem seu olhar autoral e engajado.

“Catedral” – 14/06/2019. Foto: Anderson Barbosa.
A exposição Pisa Ligeiro traz registros das manifestações estudantis, sindicais e da classe trabalhadora em Desterro (Ilha de Santa Catarina) entre 2019 e 2022. A exposição é composta por 27 fotografias em preto e branco, emolduradas com restos de materiais descartados pelas ruas.
Mais que uma mostra fotográfica, é um convite à reflexão. Estes registros nos lembram, ressaltam e deixam cravados na história de que “só a luta muda a vida” e é no coletivo que as mudanças acontecem.
As imagens, carregadas de significados, são parte de um acervo maior, documentado no livro “Pisa Ligeiro”, que amplifica essas vozes para além da mostra fotográfica.
Esta exposição é feita de restos, como a educação pública. Suas molduras são o retrato do descaso. As fotos, a resistência.
“Pisa Ligeiro” não é apenas para ser vista, mas sentida. Um ato político silencioso que, através do olhar, transforma vozes, atitudes e vontades de mudança em imagem e memória.
>> Sobre o autor
Anderson Barbosa é natural de Desterro, uma ilha do litoral brasileiro, onde encontra inspiração para sua fotografia autoral. Com formação na área ambiental e atualmente cursando Jornalismo, ele utiliza a imagem como ferramenta de expressão e transformação. Seu trabalho busca não apenas registrar, mas provocar reflexões e amplificar causas que merecem visibilidade. Em sua trajetória, já publicou os fotolivros OSTRAbalhadores, Pisa Ligeiro e Pedra Branca em Preto e Branco, obras que traduzem seu olhar autoral e engajado.