Agenda Cultural

jun
19
sex
Cine Paredão | “O Riso e a Faca” @Centro de Convivência da UFSC
jun 19@17:15 – 20:45

O Cine Paredão apresenta na sexta-feira, 19 de junho, uma sessão gratuita do filme O Riso e a Faca (2025), dirigido pelo cineasta Pedro Pinho. A exibição acontece às 17h45, no Centro de Convivência da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Sérgio (Sérgio Coragem) é um engenheiro português que viaja até uma cidade da África Ocidental para realizar um relatório de impacto ambiental num projeto rodoviário que cortará o deserto e a selva da região. Quando chega na metrópole, Sérgio desenvolve um relacionamento íntimo, mas conturbado, com dois habitantes locais, Diára (Cleo Diára) e Gui (Jonathan Guilherme). Esse laço frágil que o trio constrói é o único refúgio da solidão e das dinâmicas sociais neocoloniais que eles encaram nesta comunidade de expatriados. Inspirado livremente em uma canção homônima do compositor Tom Zé.

A sessão integra a programação do Cine Paredão, projeto de extensão vinculado ao Curso de Cinema do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC. Há 18 anos, a iniciativa promove exibições gratuitas ao ar livre, incentivando o acesso à cultura, o pensamento crítico e a convivência da comunidade universitária em um dos espaços mais tradicionais do campus.

Mais informações: Instagram do Cine Paredão

>> Ficha técnica

Direção: Pedro Pinho
Roteiro: Pedro Pinho, Miguel Seabra Lopes, Luisa Homem
Gênero: Aventura, Drama
Duração: 3h32min
Ano: 2025
Classificação: 16 anos
Elenco: Sérgio Coragem, Cleo Diára, Jonathan Guilherme, Marcalina Djibril, Renato Sztutman, Jorge Biague, Bruno Zhu, Kody Mccree, Everton Dalman

jun
23
ter
Exposição: (Trans)itórios @Hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC) UFSC - campus Trindade
jun 23 dia inteiro

A exposição (Trans)itórios, produzida por estudantes de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estará aberta ao púbico de 23 a 29 de junho, no Hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). Antes disso, os trabalhos estarão expostos no Instituto Arco-Íris (de 30/05 a 06/06 – Travessa Ratcliff, 56 – Centro, Florianópolis) e no Museu Victor Meirelles (de 09/06 a 18/06 – R. Victor Meirelles, 59 – Centro, Florianópolis).

A exposição, que foi produzida pela turma de Prática de Exposição 2026/01, com orientação das professoras Kimberly Terrany Alves Pires e Thainá Castro Costa, propõe um movimento espiralar em torno da transgeneridade a partir do encontro por meio dos trânsitos de pessoas trans no território de Florianópolis, fazendo recortes entre corpo, tempo e território. Deslocamentos que não se restringem apenas ao campo geográfico, mas são também simbólicos, políticos e afetivos.

Cada espaço desperta formas diferentes de recepção e memória: arte e cultura como celebração e sobrevivência, museu como guardião de narrativas e universidade como produção crítica, deixando claro as variadas camadas de territorialidade que compõem o que é ser LGBTQIA+ e uma pessoa transgênero. O fazer e viver a memória que não se fixa em prédios ou monumentos, mas se atualiza também em performances, fabulações e rastros corporais que resistem ao apagamento, construindo identificações e identidades que agem entre visibilidade, resistência e criação de novas formas de estar no mundo.

“Este projeto constitui um momento e espaço para explorar experimentações e transformações na categoria prática, os conhecimentos teóricos ensinados e desenvolvidos ao longo do curso”, afirmam as professoras. Visitas mediadas devem ser solicitadas pelo e-mail exposicao.transitorios@gmail.com

Mais informações pelo e-mail exposicao.transitorios@gmail.com ou pelo Instagram.

jun
24
qua
Exposição: (Trans)itórios @Hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC) UFSC - campus Trindade
jun 24 dia inteiro

A exposição (Trans)itórios, produzida por estudantes de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estará aberta ao púbico de 23 a 29 de junho, no Hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). Antes disso, os trabalhos estarão expostos no Instituto Arco-Íris (de 30/05 a 06/06 – Travessa Ratcliff, 56 – Centro, Florianópolis) e no Museu Victor Meirelles (de 09/06 a 18/06 – R. Victor Meirelles, 59 – Centro, Florianópolis).

A exposição, que foi produzida pela turma de Prática de Exposição 2026/01, com orientação das professoras Kimberly Terrany Alves Pires e Thainá Castro Costa, propõe um movimento espiralar em torno da transgeneridade a partir do encontro por meio dos trânsitos de pessoas trans no território de Florianópolis, fazendo recortes entre corpo, tempo e território. Deslocamentos que não se restringem apenas ao campo geográfico, mas são também simbólicos, políticos e afetivos.

Cada espaço desperta formas diferentes de recepção e memória: arte e cultura como celebração e sobrevivência, museu como guardião de narrativas e universidade como produção crítica, deixando claro as variadas camadas de territorialidade que compõem o que é ser LGBTQIA+ e uma pessoa transgênero. O fazer e viver a memória que não se fixa em prédios ou monumentos, mas se atualiza também em performances, fabulações e rastros corporais que resistem ao apagamento, construindo identificações e identidades que agem entre visibilidade, resistência e criação de novas formas de estar no mundo.

“Este projeto constitui um momento e espaço para explorar experimentações e transformações na categoria prática, os conhecimentos teóricos ensinados e desenvolvidos ao longo do curso”, afirmam as professoras. Visitas mediadas devem ser solicitadas pelo e-mail exposicao.transitorios@gmail.com

Mais informações pelo e-mail exposicao.transitorios@gmail.com ou pelo Instagram.

jun
25
qui
Exposição: (Trans)itórios @Hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC) UFSC - campus Trindade
jun 25 dia inteiro

A exposição (Trans)itórios, produzida por estudantes de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estará aberta ao púbico de 23 a 29 de junho, no Hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). Antes disso, os trabalhos estarão expostos no Instituto Arco-Íris (de 30/05 a 06/06 – Travessa Ratcliff, 56 – Centro, Florianópolis) e no Museu Victor Meirelles (de 09/06 a 18/06 – R. Victor Meirelles, 59 – Centro, Florianópolis).

A exposição, que foi produzida pela turma de Prática de Exposição 2026/01, com orientação das professoras Kimberly Terrany Alves Pires e Thainá Castro Costa, propõe um movimento espiralar em torno da transgeneridade a partir do encontro por meio dos trânsitos de pessoas trans no território de Florianópolis, fazendo recortes entre corpo, tempo e território. Deslocamentos que não se restringem apenas ao campo geográfico, mas são também simbólicos, políticos e afetivos.

Cada espaço desperta formas diferentes de recepção e memória: arte e cultura como celebração e sobrevivência, museu como guardião de narrativas e universidade como produção crítica, deixando claro as variadas camadas de territorialidade que compõem o que é ser LGBTQIA+ e uma pessoa transgênero. O fazer e viver a memória que não se fixa em prédios ou monumentos, mas se atualiza também em performances, fabulações e rastros corporais que resistem ao apagamento, construindo identificações e identidades que agem entre visibilidade, resistência e criação de novas formas de estar no mundo.

“Este projeto constitui um momento e espaço para explorar experimentações e transformações na categoria prática, os conhecimentos teóricos ensinados e desenvolvidos ao longo do curso”, afirmam as professoras. Visitas mediadas devem ser solicitadas pelo e-mail exposicao.transitorios@gmail.com

Mais informações pelo e-mail exposicao.transitorios@gmail.com ou pelo Instagram.

jun
26
sex
Exposição: (Trans)itórios @Hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC) UFSC - campus Trindade
jun 26 dia inteiro

A exposição (Trans)itórios, produzida por estudantes de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estará aberta ao púbico de 23 a 29 de junho, no Hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). Antes disso, os trabalhos estarão expostos no Instituto Arco-Íris (de 30/05 a 06/06 – Travessa Ratcliff, 56 – Centro, Florianópolis) e no Museu Victor Meirelles (de 09/06 a 18/06 – R. Victor Meirelles, 59 – Centro, Florianópolis).

A exposição, que foi produzida pela turma de Prática de Exposição 2026/01, com orientação das professoras Kimberly Terrany Alves Pires e Thainá Castro Costa, propõe um movimento espiralar em torno da transgeneridade a partir do encontro por meio dos trânsitos de pessoas trans no território de Florianópolis, fazendo recortes entre corpo, tempo e território. Deslocamentos que não se restringem apenas ao campo geográfico, mas são também simbólicos, políticos e afetivos.

Cada espaço desperta formas diferentes de recepção e memória: arte e cultura como celebração e sobrevivência, museu como guardião de narrativas e universidade como produção crítica, deixando claro as variadas camadas de territorialidade que compõem o que é ser LGBTQIA+ e uma pessoa transgênero. O fazer e viver a memória que não se fixa em prédios ou monumentos, mas se atualiza também em performances, fabulações e rastros corporais que resistem ao apagamento, construindo identificações e identidades que agem entre visibilidade, resistência e criação de novas formas de estar no mundo.

“Este projeto constitui um momento e espaço para explorar experimentações e transformações na categoria prática, os conhecimentos teóricos ensinados e desenvolvidos ao longo do curso”, afirmam as professoras. Visitas mediadas devem ser solicitadas pelo e-mail exposicao.transitorios@gmail.com

Mais informações pelo e-mail exposicao.transitorios@gmail.com ou pelo Instagram.

jun
29
seg
Exposição: (Trans)itórios @Hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC) UFSC - campus Trindade
jun 29 dia inteiro

A exposição (Trans)itórios, produzida por estudantes de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estará aberta ao púbico de 23 a 29 de junho, no Hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). Antes disso, os trabalhos estarão expostos no Instituto Arco-Íris (de 30/05 a 06/06 – Travessa Ratcliff, 56 – Centro, Florianópolis) e no Museu Victor Meirelles (de 09/06 a 18/06 – R. Victor Meirelles, 59 – Centro, Florianópolis).

A exposição, que foi produzida pela turma de Prática de Exposição 2026/01, com orientação das professoras Kimberly Terrany Alves Pires e Thainá Castro Costa, propõe um movimento espiralar em torno da transgeneridade a partir do encontro por meio dos trânsitos de pessoas trans no território de Florianópolis, fazendo recortes entre corpo, tempo e território. Deslocamentos que não se restringem apenas ao campo geográfico, mas são também simbólicos, políticos e afetivos.

Cada espaço desperta formas diferentes de recepção e memória: arte e cultura como celebração e sobrevivência, museu como guardião de narrativas e universidade como produção crítica, deixando claro as variadas camadas de territorialidade que compõem o que é ser LGBTQIA+ e uma pessoa transgênero. O fazer e viver a memória que não se fixa em prédios ou monumentos, mas se atualiza também em performances, fabulações e rastros corporais que resistem ao apagamento, construindo identificações e identidades que agem entre visibilidade, resistência e criação de novas formas de estar no mundo.

“Este projeto constitui um momento e espaço para explorar experimentações e transformações na categoria prática, os conhecimentos teóricos ensinados e desenvolvidos ao longo do curso”, afirmam as professoras. Visitas mediadas devem ser solicitadas pelo e-mail exposicao.transitorios@gmail.com

Mais informações pelo e-mail exposicao.transitorios@gmail.com ou pelo Instagram.