Agenda Cultural
O Projeto COLArte convida a todos os interessados a conhecer e assistir a oficina Modações – Movimentos para Dançar Emoções, a qual será ministrada por Camila Silveira, na terça-feira, 15 de julho, das 10h às 12h, no Teatro Carmen Fossari, no Departamento Artístico Cultural (DAC), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Não é necessário realizar a inscrição. O evento é gratuito e destinado a todos que queiram conhecer a oficina e participar das demais atividades do COLArte no próximo semestre. O objetivo é apresentar a comunidade interna e externa da UFSC o Projeto COLArte e as atividades artísticas que são promovidas semestralmente pelo programa. Não haverá emissão de certificados.
>> Sobre o COLArte:
O Programa Cursos e Oficinas Livres de Arte (COLArte) é um conjunto de atividades educativas e artísticas do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que oferece à comunidade interna e externa a oportunidade de mergulhar no universo das artes. O COLArte busca democratizar o acesso a diversas linguagens artísticas, oferecendo cursos e oficinas acessíveis e de qualidade nas áreas de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, literatura e música. Não é necessário ser discente ou servidor da UFSC para participar.
Para mais informações, acesse o site e o Instagram do DAC.
>> Serviço:
O quê: Mostra do Projeto COLArte Modações – Movimento para Dançar Emoções
Quando: 15/07/2025 | terça-feira | das 10h às 12h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vitor Lima, n. 117 – Trindade – Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Informações: Site | @dac.secarte.ufsc
Na quinta-feira, 24 de julho, às 19h, a Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) apresenta mais uma edição do projeto “OFiC nas Igrejas”, com um concerto na Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em homenagem aos 50 anos do falecimento do compositor russo Dmitri Shostakovich. A apresentação é gratuita e tem número limitado de vagas. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente pela plataforma Sympla.
>> Sobre o espetáculo:
O programa apresenta a “A Arte da Fuga”, de J. S. Bach, obra monumental e enigmática escrita nos últimos anos de vida do compositor. Mais do que um exercício de contraponto, essa coleção de fugas e cânones revela a profundidade espiritual e a precisão arquitetônica do barroco alemão. A OFiC interpreta a obra com a delicadeza e o rigor que ela exige, evidenciando sua atemporalidade.
O concerto também apresenta a Fantasia Brasileira nº 3, do compositor paulista Francisco Mignone. Escrita para orquestra de cordas, a obra une o lirismo da tradição europeia à riqueza rítmica e melódica das raízes brasileiras. A Fantasia se destaca por seu colorido harmônico, lirismo nostálgico e energia popular – uma ponte sensível entre o Brasil urbano e o Brasil profundo.
A OFiC também interpreta o intenso Prelúdio da ópera “Tristão e Isolda”, de Richard Wagner, uma das peças mais influentes da história da música. Com sua harmonia ousada e tensão emocional crescente, o prelúdio inaugura o mundo sonoro do romantismo tardio e antecipa o modernismo do século XX. A obra é célebre por seu chamado “acorde de Tristão”, que simboliza o desejo, a incompletude e o anseio que perpassam toda a ópera.
Com direção artística de Pablo Rossi, o concerto oferece uma viagem estética que cruza séculos, estilos e sentimentos – da ordem matemática de Bach à paixão arrebatadora de Wagner, passando pelo lirismo mestiço de Mignone. Uma oportunidade única para vivenciar a riqueza e a diversidade do repertório sinfônico em um espaço de grande valor histórico e acústico.
>> Sobre a OFiC:
A Orquestra Filarmônica Catarinense atua com uma proposta de democratizar a música de concerto, integrando continuamente ações educativas, sociais e de conscientização ecológica. Além do repertório sinfônico clássico, a OFiC valoriza a prática de música de câmara, com programas musicais diversificados, promovendo, assim, o desenvolvimento abrangente dos músicos.
A orquestra inova no formato dos programas musicais temáticos, que envolvem a plateia e convidam o público a participar do processo de performance, seguindo o conceito “musicking”.
Além disso, valoriza a formação artística individual dos músicos, oferecendo projetos que incluem oficinas musicais, apresentações solos e em grupos menores, proporcionando um ambiente que incentiva o crescimento artístico.
A OFiC conta com o patrocínio da Ciser, Diamante Energia, Engie, Sicoob, Duas Rodas e Multilog, viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A OFiC também tem a parceria institucional do Departamento Artístico e Cultural da UFSC, da Fábrica de Comunicação, OneWG, Hurbana e Central Floripa.
Para mais informações, acesse o Intagram da OFiC e o site do evento.
>> Serviço:
O quê: ‘OFiC nas Igrejas’ – Concerto na Igrejinha da UFSC
Quando: 24/07/2025 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vitor Lima, n. 117, Trindade, Florianópolis, SC
Quanto: Evento gratuito com vagas limitadas – retirada de ingressos no Sympla
Informações: Instagram | Site do evento

A qualidade sonora sempre foi o centro de seu interesse artístico. Tocando violões clássicos modernos e históricos, ele investigou a ideia de descobrir um som que pudesse ir além do instrumento. A transcrição de novas músicas para o violão revelou-se uma continuação natural dessa vocação. Da mesma forma, o violão de 8 cordas “Brahms Guitar” surgiu como uma poderosa ferramenta para continuar essa pesquisa. Há vários anos, Giacomo vem ampliando o repertório desse instrumento específico, adaptando novas obras para ele e colaborando com compositores contemporâneos.
Uma busca constante por uma conexão instrumental com a voz humana permeia a pesquisa musical de Copiello. Seu álbum mais recente, intitulado Lieder, apresenta uma coleção pessoal de arranjos para violão que explora o lirismo de dois compositores do romantismo alemão: Mendelssohn e Schubert.
Giacomo Copiello is an Italian classical guitarist. Engaged in a concert career featuring him as a soloist and in chamber ensembles in Italy and abroad, he stands out as one of the new promises of international guitar. His live videos and CDs, published since 2015 for “Stradivarius” (Milano Dischi), have been widely appreciated by critics and listened to on digital platforms.
Sound quality has always been the focus of his artistic interest. Playing modern and historical classical guitars, he investigated the idea of discovering a sound that could go beyond the instrument. Transcribing new music for guitar turned out to be a natural continuation of this vocation. In the same way, the 8- string “Brahms Guitar” came up as a powerful tool to continue this research. For several years Giacomo has been enlarging the repertoire of this particular instrument, arranging new music for it, and collaborating with contemporary composers.
A constant search for an instrumental connection with the human voice permeates Copiello’s musical research. His latest album, titled “Lieder”, offers a personal collection of guitar arrangements that explores the lyricism of two composers of German Romanticism: Mendelssohn and Schubert.
Marisa Sardo é uma violonista clássica nascida em Chicago e uma das novas solistas internacionais em destaque. Com dupla cidadania americana e italiana, conquistou mais de 20 prêmios em competições internacionais, incluindo o 1º lugar no New York Laureate, Twisted Spruce e Grand Prize Virtuoso. Já se apresentou em cinco continentes e mais de 25 países, incluindo salas prestigiadas como o Concertgebouw (Amsterdã) e o Mozarteum (Salzburgo).
Reconhecida por seus programas diversos e envolventes, Marisa valoriza obras de compositoras, artistas pouco representados e estreias de peças comissionadas. Seu álbum de estreia, lançado em 2023 pelo selo Frameworks Records, inclui obras de Sor, Mertz e von Sehrwald. Atua também como artista convidada, professora e defensora da música contemporânea para violão.
Marisa é graduada pela Northwestern University, Indiana University e New England Conservatory. Estudou com grandes nomes como Eliot Fisk, Sérgio Assad e Oscar Ghiglia. Toca instrumentos feitos sob medida por Marshall Brune, Wilson Burnham e James Baur.
Known for her diverse and engaging programs, Marisa champions music by women, underrepresented composers, and premieres of newly commissioned works. Her 2023 debut album on Frameworks Records features music by Sor, Mertz, and von Sehrwald. She is also active as a guest artist, teacher, and advocate for contemporary guitar music.
Marisa holds degrees from Northwestern University, Indiana University, and New England Conservatory. Her principal teachers include Eliot Fisk, Sergio Assad, and Oscar Ghiglia. She performs on custom-made guitars by Marshall Brune, Wilson Burnham, and James Baur.