A Transmissão da Flor: Teatro como Pesquisa e Pedagogias da Presença acontece de 05 a 10 de novembro, em Florianópolis

08/11/2019 12:25

Evento tem a participação de Tânia Farias, da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz e de Carlos Simioni do LUME Teatro.

A Transmissão da Flor: Teatro como Pesquisa e Pedagogias da Presença é um projeto idealizado e produzido por Fabiana Lazzari, Mariana Rotili e Vinícius Huggy, que tem como ponto de partida uma discussão teórico-prática do conceito de presença dentro da perspectiva do teatro como pesquisa, com foco nas experiências poéticas e pedagógicas de Tânia Farias da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz e de Carlos Simioni do LUME Teatro.

Com duração de uma semana, a programação da primeira edição inclui uma mesa de abertura para discussão conceitual e troca de saberes e experiências entre os artistas convidados e artistas locais, uma residência artística, três apresentações cênicas e uma performance do grupo de pesquisa na Fortaleza São José da Ponta Grossa.

A Residência artística, com participantes já selecionados, será ministrada por Tânia Farias da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz com participação de Carlos Simioni do LUME Teatro e acontecerá de 05 a 10 de novembro de 2019, na Caixa Preta do Bloco D – CCE/UFSC, no período da tarde.

No primeiro dia, 05 de novembro acontecerá a mesa de conversa entre os artistas convidados e artistas locais, aberta ao público em geral, no Espaço 1, do CEART/UDESC, às 19h30.

As três apresentações cênicas acontecerão dias 06, 07 e 08 de novembro, respectivamente: Desmontagem Evocando os Mortos – Poéticas da Experiência, de Tânia Farias, mostra de processo Alongamento em Sol Menor, de Vinícius Huggy, demonstração técnica Uma Prisão para a Liberdade, de Carlos Simioni. Horários e locais serão divulgados no site do evento.

No dia 09 de novembro, sábado, será a vez da performance do grupo de pesquisa na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, com a proposta de uma composição cênica conclusiva da Residência Artística com Tânia Farias, na busca de pensar um corpo para representar as histórias possíveis, as imagens presentes no lugar. A entrada para o público em geral na Fortaleza é de R$8,00 (oito reais). Esse valor é norma para a manutenção do espaço histórico público.

O projeto ainda prevê a entrega de uma obra audiovisual em formato documentário experimental com imagens das ações realizadas e entrevistas com os participantes. O filme será distribuído para espaços de arte e cultura independentes em Florianópolis e inscrito em festivais de cinema.

Toda a programação, com exceção da residência artística, é gratuita e aberta a comunidade.

SERVIÇO/PROGRAMAÇÃO:

O que: A Transmissão da Flor: Teatro como Pesquisa e Pedagogias da Presença
Quando: 05 a 10 de novembro
Onde: UFSC | UDESC | Espaço Armazém – Coletivo Elza | Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Residência-artística com Tânia Farias e Carlos Simioni 
Datas: 05 a 08 de novembro de 2019
Horário: das 9h30 às 12h e das 14h às 18h.
Local: Caixa Preta – Bloco D – CCE/UFSC
Localização no maps: https://goo.gl/maps/9j5iGshExFC8JZ4L9
Obs.: Atividade fechada para inscritxs.

Mesa de Conversa com Barbara Biscaro, Carlos Simioni e Tânia Farias
Data: 05 de novembro de 2019
Horário: 19h30
Local: Espaço 1 – Bloco de Artes Cênicas – Udesc Ceart
Localização no maps: https://goo.gl/maps/mfJ8k3Sbkc6izXpd9

Apresentações Cênicas

Desmontagem “Evocando Os Mortos – Poéticas Da Experiência”, com Tânia Farias
Data: 06 de novembro de 2019
Horário: 19h30
Local: Espaço 1 – Bloco de Artes Cênicas – Udesc Ceart
Localização no maps: https://goo.gl/maps/mfJ8k3Sbkc6izXpd9

Mostra de processo” Alongamento em Sol Menor”, com Vinícius Huggy
Data: 07 de novembro de 2019
Horário: 19h30
Local: Espaço 1 – Bloco de Artes Cênicas – Udesc Ceart
Localização no maps: https://goo.gl/maps/mfJ8k3Sbkc6izXpd9

Demonstração técnica “Uma Prisão para a Liberdade”, com Carlos Simioni
Data: 08 de novembro de 2019
Horário: 19h30
Local: Caixa Preta – Bloco D – CCE/UFSC
Localização no maps:  https://goo.gl/maps/9j5iGshExFC8JZ4L9

Performance do Grupo de Pesquisa
Data: 09 de novembro de 2019
Horário: 9h às 17h
Local: Fortaleza de São José da Ponta Grossa
Localização no maps: https://goo.gl/maps/1Q82MyuDLCcieGSA7

Sarau ‘A Transmissão da Flor’ – Celebração de Encerramento

Data: 09 de novembro de 2019
Horário: A partir das 19h
Local: Espaço Armazém – Coletivo Elza
Localização no maps: https://goo.gl/maps/6A51K6dHjFTgssYu7

Para mais informações acesse www.atransmissaodaflor.blogspot.com, ou nos encontre nas redes sociais pelo facebook ou instagram como @atransmissaodaflor, ou se preferir entre em contato pelo nosso endereço de email atransmissaodaflor@gmail.com.

CONTATO:

Fabiana Lazzari – (048)999697976

Este é um projeto contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis em 2018.

 Sobre Tânia Farias:

Tânia Farias é a atuadora ministrante da residência artística, integrante da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre – RS, que é um dos grupos de teatro mais antigos do Brasil ainda em atuação, e em nome deste grupo já representou premiadas personagens que compõe o imaginário do público brasileiro e latinoamericano, em peças ontológicas como “Kassandra in Process”, “O Amargo Santo da Purificação”, “Medeia Vozes” e tantas outras. No seu trabalho como atuadora desenvolveu pesquisas e criações importantes sobre antropologia teatral, cultura latinoamericana e construção corporal de personagens, muitos dos seus trabalhos são referências de técnicas de atuação cênica.

Sobre Carlos Simioni:

Carlos Simioni é ator e pesquisador do LUME Teatro, de Campinas -SP. Simioni dedicou toda sua carreira ao LUME, grupo que fundou e construiu e com o qual se tornou uma referência fundamental no teatro brasileiro. Vinculado à Universidade Estadual de Campinas pelo status de núcleo de pesquisa, o LUME se converteu em um centro de excelência e importância histórica, acadêmica e teatral pelos processos e sistemas de treinamento que desenvolveu e desenvolve. Desde 2016 Simioni conduz as atividades do APA – Ateliê de Pesquisa do Ator.  O APA é um núcleo de pesquisa em artes cênicas, criado e realizado pelo Centro Cultural Sesc Paraty, executado desde 2014 em módulos contínuos, que se apoiam na alteridade de saberes para construir uma metodologia própria e inédita de formação de atores e pesquisadores. Na qualidade de investigação cênica dialoga com outros núcleos de pesquisa, descentralizando conhecimento e iniciando um pólo internacional de intercâmbios em Paraty. Em parceira com Stephane Brodt (Amok Teatro), Simioni trabalha com três turmas voltadas para a pesquisa em artes cênicas e cumpre sua vocação em formação de atores-pesquisadores.