5º Festival de Música da UFSC encerra hoje com apresentação ao vivo da violinista Iva Giracca

27/08/2021 09:16

A partir das 19h, desta sexta-feira, 27 de agosto, inicia a última noite de atrações da 5ª edição do Festival de Música da UFSC. O evento é on-line com transmissão das atrações pelo YouTube da SeCArte. Durante quatro dias o Festival apresenta 20 músicos selecionados, além de 4 pocket shows ao vivo com músicos e bandas catarinenses consagradas no meio musical. O Festival pretende proporcionar à comunidade apresentações nos mais variados gêneros musicais, que vão do clássico ao contemporâneo, do erudito ao popular.

Às 19h, cinco músicos catarinenses selecionados pelo Festival apresentam suas canções. A programação segue com a apresentação ao vivo da violinista e violista Iva Giracca, às 19h30.

Sobre Iva Giracca:

Iva Giracca; Foto: divulgação.

Nascida em Santa Maria, RS em 1977. Desde os 4 anos de idade estuda violino, a formação musical teve início com  Irmã Maria Wilfried, precursora do método Suzuki no Brasil.

Aos 11 anos ingressou na Orquestra sinfônica de Santa Maria e aos 12 já atuava como monitora no Curso Extraordinário de Música da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Foi nesta instituição que recebeu o grau de  Bacharel em música com a orientação dos professores Marco Antônio Penna e Yara Quércia.

Violinista de formação e compositora de alma é considerada uma musicista eclética por transitar entre o erudito e o Rock progressivo em tempos de graduação.

Foi e é Spalla da Orquestra Camerata Florianópolis entre os anos de 2006 a 2010 e de 2014 até o momento. Teve a oportunidade de realizar turnês pela Europa em 2005. Em 2006 as turnês da orquestra foram pelo Brasil, com apresentações no Rio de Janeiro, na sala Cecília Meireles. Nesta ocasião recebeu elogios por seu desempenho como spalla e solista.

Além disso, por ser integrante da Camerata Florianópolis teve diversas oportunidades musicais, não apenas no âmbito erudito,mas também em ourtos ramos da música brasileira. Desse modo, já ofereceram diversos concertos com artistas de renome nacional, como Zeca Baleiro e Lenine. Gravou diversos CDs e DVDs com a orquestra. Apresentou-se diversas vezes na Beira Mar de Florianópolis, com espetáculos memoráveis como Músicas para Cinema, Rock`nCamerata, como solista, entre outros.

O Último DVD da Camerata teve seu lançamento do primeiro Single tendo Iva como solista em uma gravação memorável do Rondé de Mozart em que as imagens foram captadas na ponte Hercílio Luz. Primeiro registro de orquestra com solista da historia da ponte da cidade.  Além da Camerata, Iva é integrante a banda de Rock “No one Spoke” com quem gravou em 2020 o álbum Nine Mirrors, lançado em 2021.

Integrante do grupo “Será que é de Éter”, conjunto composto por profissionais bailarinos com deficiência.

Desenvolve o trabalho em duo intitulado Iva Giracca e Roger Corrêa, de violino e gaita ponto. Essa parceria conta com a participação de Artur Boscato e Alexandre Damaria e a partir dessa parceria  gravaram o álbum “Sul em Aquarela”, com estreia prevista para 2021.A parceria com Roger Correa segue ativa e esse duo promove  a série “Concertos na Sala” de shows online, devido a atual situação pandêmica. Por causa da pandemia tem estado muito ativa realizando composições, participando de lives e ministrando aulas remotas através de plataformas digitais.

O V Festival de Música da UFSC é realizado de 24 a 27 de agosto de 2021, o evento busca incentivar e intensificar a criatividade musical, promover a integração e troca de experiências entre músicos, compositores, intérpretes e comunidade cultural. Além disso, o evento incentiva o interesse pela música e o exercício intelectual desta atividade, difundindo a música como um dos meios essenciais de expressão cultural. O evento é uma ação da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) e Departamento de Cultura e Eventos (DECEVEN).

O quê: V Festival de Música da UFSC
Quando: de 24 a 27 de agosto de 2021
Onde: YouTube da SeCArte
Informações: festivaldemusica@contato.ufsc.br