4º edição do Experimenta exibe na TV UFSC produções cinematográficas dos estudantes da UFSC

25/10/2019 10:20

A 4ª edição do Experimenta: (n)a luta | Semana de Arte da UFSC apresenta na TV UFSC, nos dias 28, 29 e 30 de outubro e 02 de novembro, produções cinematográficas dos estudantes da UFSC.  A TV UFSC está no canal aberto 63.1 e no canal 15 NET Florianópolis. A curadoria da ação é de Alfredo Manevy e Helvécio Júnior com a coordenação de Zeca Pires.

Programação:

Dia 28 de outubro | 23h

Filme: Outra Margem
Direção: Saulo França e Saulo Rosa
Sinopse: adaptação Baseada na obra de Guimarães Rosa, A Terceira Margem do Rio.
Classificação: 14 anos – contém violência gratuita

Filme: Os Maconheiros
Direção: Gustavo Salavagio
Sinopse: dois amigos querem apenas fumar um baseado e relaxar após um dia de trabalho. Não contavam que um rapaz fugindo do síndico entrasse no apartamento, pedindo para se esconder, e desse início a uma noite de confusões.
Classificação: 14 anos

Dia 29 de outubro | 15h

Esquete: AVC
Produção: Coletivo Ventilador de Teto
Sinopse: sobre a prepotência dos autointitulados doutores

Esquete: Redu(ca)ção
Produção: Coletivo Ventilador de Teto
Sinopse: crítica bem-humorada sobre os cortes na educação

Esquete animação: A Rosa Púrpura do Porco
Direção: coletiva
Sinopse: Um porcino vai ao restaurante levar uma rosa para o seu amor perdido

Esquete: Fim.
Produção: coletiva
Sinopse: narrativa sobre um casal em crise que decide terminar tudo durante o jantar

Esquete: RG, Senhor
Produzido durante as atividades de recepção dos calouros em 2015
Sinopse: Uma funcionária pública complica a vida de um paciente que tenta marcar uma consulta

Esquete: Absinto de Carol Morgan e Leonardo Gatti
Sinopse: narrativa expressionista sobre um antiquado casal e seu fim trágico
Classificação: 12 anos

Dia 30 de outubro | 1h

Filme: A Fuga do Rato Azul
Direção: coletiva
Sinopse: experimenta com recursos cinematográficos como a montagem descontinuada e a trilha sonora de atmosférica,  trazendo numa estética retrowave, a desconfortável confusão surreal que as imagens fac símile de pesadelo provocam, especialmente nos espectadores claustrofóbicos.
Classificação: 18 anos – contém cenas de nudez parcial

Filme: Venus³
Direção: coletiva
Sinopse: A bela deusa de Michelangelo é punida pela sua vaidade exacerbada.
Classificação: 18 anos – contém cenas de nudez artística

Filme: Adomania
Direção: Ana Maria Furtado, Leonardo Gatti e Carol Morgan
Sinopse: Narrativa sobre depressão e isolamento através de alegorias visuais.

Filme: Ensaio de Parede
Direção: Lucas Thys e Arthur Haddad
Sinopse: Provoca reflexão sobre a aspereza do mundo criativo e dialógico, através de imagens ásperas, chapiscadas, engessadas.

Filme: Estricnina
Direção: Helvécio Furtado Junior, Italo Zaccaron e Lucas Tirelli
Sinopse: Narrativa expressionista sobre traição e assassinato entre amigos.
Classificação: 14 anos

Dia 02 de novembro

16h | Documentários Parte I

Documentário: Fascismo em Standby
Direção: Rafaela Whitaker, Valdir Sinhana e Italo Zaccaron
Sinopse: Ascensão do novo fascismo dentro da sociedade, que explora os recônditos onde essa mazela ideológica se escondeu durante os parcos trinta anos de regime democrático brasileiro.

Documentário: Urban Explorer
Direção: Gabriel Mialchi e Frederico Mozzato
Sinopse: Belíssimas imagens da cidade de Florianópolis e seus nichos culturais deslindando-se por entre as entrevistas concedidas por agentes da cultura local, fala sobre a vida que pulsa na cidade através da cultura popular, um debate que acaba evidenciando os mecanismos de repressão e controle burocrático que as manifestações culturais espontâneas e de pequeno porte enfrentam para existir.

20h30 | Documentários Parte II

Documentário: Ocupa!#1
Direção: Vitor Toth, Eduardo Presser e João Peralta
Sinopse: Chamada para as ocupações universitárias de 2016.

Documentário: Estúdio de Arte Rebelde
Sinopse: Leva para dentro de um grupo de estudos de Arte da Universidade Federal de Santa Catarina, buscando entender mais sobre nossos corpos e a potência deles em produzir arte política.

Experimenta

A 4ª edição do Experimenta: (n)a luta | Semana de Arte da UFSC começa  no dia 29 de outubro (terça-feira) e segue até o dia 03 de novembro (domingo). O evento traz mais de 40 ações culturais nas áreas de audiovisual, cinema, dança, debates, música, oficinas, performances e teatro, que vão proporcionar à comunidade uma semana de espetáculos nas mais diversas formas de expressão artística.

Toda a programação da 4ª edição do Experimenta, com as datas, horários e classificação indicativa das atrações, está disponível no site oficial do evento: secarte.ufsc.br/experimenta.

O Experimenta, aberto ao público e gratuito, é realizado pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) com o apoio do Departamento de Cultura e Eventos (DCEVEN), Departamento Artístico Cultural (DAC), Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Departamento de Arte (ART/CCE), Curso de Graduação em Artes Cênicas, Curso em Graduação em Cinema, Centro Acadêmico do Curso em Graduação em Cinema, Laboratório em Estudos de Cinema (LEC) e TV UFSC.

Serviços:

O quê: Exibição produção cinematográfica dos estudantes da UFSC
Quando: 28, 29, 30 de outubro | às 23h, 15h e 1h, respectivamente e 02 de novembro | 16h e 20h30
Onde: TV UFSC | canal aberto 63.1 – canal 15 NET Florianópolis

O quê: Experimenta: (n)a luta | Semana de Arte da UFSC
Quando: de 29 de outubro até 03 de novembro de 2019
Onde: UFSC Campus Trindade e Campus Araranguá
Informações: secarte.ufsc.br/experimenta | experimenta.secarte@contato.ufsc.br | (48) 3721-2376
Evento no Facebook: Experimenta: (n)a luta | Semana de Arte da UFSC