15º Festival Internacional de Teatro de Animação, FITA
O 15º Festival Internacional de Teatro de Animação, o FITA, começou no último sábado 1 de novembro, no Teatro Ademir Rosa. A Cia Peregrina, de Florianópolis, fez a performance “Yetti – Erro 404 – Gelo Não Encontrado”, no hall do Centro Integrado de Cultura, encantando a todos os presentes. Em seguida, a diretora, cantora e atriz bonequeira, Yael Rasooly, apresentou o espetáculo francês “Edith & Me”, que estreou nacionalmente em Florianópolis (SC). A peça é profunda com momentos emocionantes e reflexivos, mostrando que o teatro de animação também é para os adultos. A obra conta a história de uma cantora que é misteriosamente silenciada e imobilizada, impossibilitando sua atuação. Mas ela não está sozinha – a famosa cantora ícone Edith Piaf está lá para tirá-la da cama e trazê-la de volta à vida.
No domingo 2 de novembro, foi a vez da Cia O Sombrista, de Turvo (SC), estrear o Diálogos Petrobras apresentando e, na sequência, conversando, sobre a peça “Além da Heroína, Uma História de Anita Garibaldi”, na Igrejinha da UFSC. A peça, que será apresentada novamente nesta segunda-feira 3, às 20h, no mesmo espaço, aborda a temática atual e crucial da inclusão das mulheres na sociedade contemporânea. Ao destacar a figura de Anita Garibaldi, o espetáculo não apenas celebra uma heroína histórica, mas também humaniza suas vulnerabilidades, criando uma conexão íntima com a mulher moderna e local.
A programação completa está no site fitafloripa.com.br e nas redes sociais @fitafestival. O FITA é viabilizado pela Lei Rouanet Incentivo a Projetos Culturais e PNAB – Lei Nacional Aldir Blanc, essa edição é apresentada pelo Ministério da Cultura e Petrobras. Tem apoio do Interclass Hotel e APUFSC Sindical e apoio institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por meio Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Departamento de Artes (ART), Curso de Artes Cênicas e ABTB/Unima Brasil (Associação Brasileira de Teatro de Bonecos). Apresentado pela Petrobras, tem o patrocínio do Giassi Supermercados e Metalúrgica Spillere. A produção é da Fazendo Fita Cia Artística e a realização do Circuito Catarinense de Cultura, Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina, Ministério da Cultura e Governo do Brasil – do lado do povo brasileiro.
O FITA é um dos mais queridos e importantes festivais do Sul do país: em 15 anos de história já levou o teatro de animação para 25 cidades catarinenses. Esta edição, comemorativa de 15 anos, explora três eixos temáticos: meio ambiente, acessibilidade e tecnologia na relação com teatro de animação, tanto nos espetáculos selecionados pela curadoria quanto no Diálogos Petrobras – espaço onde acontecerão oficinas formativas e conversas importantes para o setor cultural e para o público em geral.
A partir de segunda-feira 3 de novembro, a programação é diversa e atende público de todas as idades, com espetáculos, oficinas, mesas de conversas e bate-papos.
>> Quem você vai ver no FITA
No total são 13 espetáculos de teatro de animação, sendo 11 brasileiros, 10 deles inéditos em Florianópolis, e 2 internacionais. As companhias internacionais são Yael Rasooly (França / Israel) e Roberto White (Espanha). As nacionais selecionadas, representando cinco estados brasileiros, são Cia. Peregrina Teatro (Florianópolis / SC), Artesanal Cia. de Teatro (Rio de Janeiro / RJ), Projeto GOMPA (Porto Alegre / RS), Cia. O Sombrista (Turvo / SC), La Luna Cia. de Teatro (Canelinha / SC), Lótus Cia. de Teatro (Florianópolis / SC), Cyathus Teatro de Animação (Nova Veneza / SC), Cia. Lumiato (Brasília / DF), Grupo de Teatro De Pernas pro Ar (Canoas / RS) e Trupe Motim de Teatro (Quixeré / CE) – este pela primeira vez no festival.
>> Ingressos
Para os espetáculos no TAC e no CIC, os ingressos estão disponíveis pela plataforma Sympla. Os links para cada evento estão disponíveis no site oficial: www.fitafloripa.com.br. Para os espetáculos realizados em outros espaços, os ingressos devem ser retirados no local com uma hora de antecedência. As atividades formativas também têm seus links disponíveis no site: www.fitafloripa.com.br.























