UFSC recebe o I Colóquio Latino-Americano de Antropologia da Dança, de 27 a 31 de maio

13/05/2019 13:19

Em conjunto com a 5ª Semana da Dança – UFSC, entre 27 e 31 de maio de 2019, acontece o I Colóquio Latino-Americano de Antropologia da Dança. O Colóquio é composto por 11 Mesas Temáticas, 4 Painéis, 2 minicursos e 15 oficinas, agregando em torno de 60 pesquisadores de dança e performance, vinculados a grupos de pesquisa diversos, provenientes de aproximadamente 20 instituições de ensino.

O objetivo geral do evento é promover o diálogo entre pesquisadores que atuam no campo das Artes/Dança, em Interface com a Antropologia, e vice-versa, aproximando seus campos de pesquisa dos estudantes e docentes da UFSC e de outras universidades brasileiras, bem como da comunidade não acadêmica de Florianópolis, interessada em conhecer e/ou vivenciar práticas diversas de dança, sob a ótica de distintas abordagens teórico-metodológicas.

I Colóquio Latino-Americano de Antropologia da Dança é uma realização da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte), do Instituto BRASIL PLURAL (INCT ligado ao CNPq), do Programa de Pós-graduação em Artes (PPGArtes/UFPA) e do Círculo Antropológico de Dança (CIRANDA), com apoio do Departamento Artístico Cultural (DAC/UFSC), do Instituto de Estudos e Gênero (IEG/UFSC) e do Departamento de Antropologia da UFSC.

Para mais informações sobre o I Colóquio Latino-Americano de Antropologia da Dança acesse a página do evento. Para realização da inscrições acesse o formulário.

Mesas Temáticas

As Mesas Temáticas dão uma ideia da diversidade de linguagens e abordagens de “dança” e “performance” que serão trabalhadas no evento: 1. Antropologia da Dança e Etnomusicologia: trânsitos teóricos; 2. Todo Corpo Dança: uma reflexão sobre corpos diversos; 3. Danças Folclóricas e Tradicionais em perspectiva antropológica; 4. Antropologia, Psicanálise, Educação Somática e Psicossomática; 5. Corporeidades Ameríndias: dança, performance e ritual; 6. Danças Negro-Africanas e Afro-Brasileiras: tradição e contemporaneidade; 7. Danças de Guerra e de Luta: resistência e enfrentamento na dança; 8. Antropologias em Dança: métodos e abordagens; 9. Dança, Simbolismo e Ritual; 10. Dança, Memória e Dramaturgia; 11. Dança, Cidade e Patrimônio.

Semana da Dança

Durante mesmo período a UFSC recebe a 5ª Semana da Dança (27 a 31 de maio), que abraça diferentes propostas artísticas que se apresentam em forma de dança. Com uma programação diversificada, gratuita e aberta à comunidade, a  5ª Semana da Dança – UFSC contempla uma multiplicidade de conhecimentos produzidos na área da dança. Durante cinco dias a dança se apresenta no campus universitário em forma de espetáculos, ações performáticas, debates, exposição fotográfica e oficinas, mobilizado artistas e comunidade em torno da dança.

Algumas atrações são de participação conjunta  de ambos os eventos, como o Espetáculo “Mask e Katecô”, o Painel “Graduação em Dança em Debate” e o Cortejo de danças e tambores pelo campus, bem como as oficinas  da Dança Contemporânea, Jam Session e Butoh.

Para mais informações sobre a 5ª Semana da Dança acesse a página do evento no Facebook.

Serviço:

O quê: I Colóquio Latino-Americano de Antropologia da Dança
Quando: de 27/05 a 31/05 de 2019
Onde: UFSC Campus Trindade | Florianópolis – SC
Informações e programação: coloquioantropologiadanca/facebook
Inscrições: Formulário – Inscrição de participante
Monitoria:
Formulário – Monitoria

O quê: 5ª Semana da Dança – UFSC
Quando: de 27/05 a 31/05 de 2019
Onde: UFSC Campus Trindade | Florianópolis – SC
Informações e programação: secarte.ufsc.br/semanadadancaufsc | facebook.com/semanadadancaufsc