Museu e Memória em debate no Ciclo de Cinema

13/05/2011 17:38

Os filmes brasileiros “Tapete Vermelho, “Cerveja Falada”, “Tecido Memória”, “Franklin Cascaes” e “Museus do Rio” farão parte do Ciclo de Cinema e de debates que a Universidade Federal de Santa Catarina realizará na  9ª Semana de Museus – Museu, Memória e Patrimônio. O evento, que começa no dia 16 e vai até o dia 20 de maio, acontece no Auditório do Museu Universitário, sempre das 16 às 18:30h e é gratuito. Promovida pelo Curso de Museologia da UFSC e pelo Museu Universitário, a semana é uma comemoração ao Dia Internacional de Museus em 18 de maio e acontece simultaneamente em várias cidades brasileiras.

A cada ano, o Conselho Internacional de Museus (Icom) elege um tema para que as pessoas trabalhem e divulguem na Semana Nacional de Museus, e este ano o tema escolhido foi “Museu e Memória”. Em comemoração à data, a UFSC promoverá um Ciclo de Cinema e um debate, logo em seguida, sobre o filme brasileiro assistido. A programação começa na segunda feira, dia 16, com o filme “Tapete Vermelho”, dirigido por Luiz Alberto Pereira, seguido de um debate coordenado pela professora Leila Ribeiro, da Unirio.

Na terça feira, dia 17, o filme escolhido é “Cerveja Falada”, dirigido por Demétrio Panaroto, Luiz Henrique Cudo e Guto Lima. Logo após o curta, com duração de 15 minutos, Fernando Bopré e o diretor Guto Lima comandarão o debate. No dia seguinte, quarta-feira, 18, “Franklin Cascaes” estará no centro da discussão conduzida por Edina de Marco e José Rafael Mamigonian.

Na continuidade da programação do Ciclo de Cinema, o filme “Museus do Rio”, de Regina Abreu, irá para tela. Posteriormente, as Professoras da UFSC Evelyn Zea e Letícia Nedel comporão a mesa do debate. No encerramento do evento, na sexta-feira, 20, a semana apresenta o filme “Tecido Memória”, com direção de José Sérgio Leite Lopes, Rosilene Alvim e Celso Brandão. Para finalizar a programação, os professores Alex Valim e Rafael Devos, ambos da UFSC, assumem a palavra na discussão do tema Museu e Memória.

Marcela Borges de Andrade – estagiária de Jornalismo na SeCArte

Raquel Wandelli – assessora de Comunicação da SeCArte