SeCArte
  • Publicado em 13/03/2019 às 10:10


  • Distribuição de ingressos cortesia para o Show Papas da Língua – 25 Anos, no dia 21/03

    Publicado em 19/03/2019 às 10:31

    A Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) comunica que serão disponibilizados no dia 21 de março (quinta-feira), a partir das 08h30, na varanda da entrada principal do Centro de Cultura e Eventos (piso térreo), 100 (cem) ingressos cortesia para os estudantes da UFSC, referente ao Show Papas da Língua – 25 Anos. A apresentação esta prevista para o dia 23 de março, às 20h no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo.

    Os ingressos serão concedidos mediante entrega do atestado de matrícula impresso e atualizado (1º semestre/2019), constando que o aluno está regularmente matriculado e apresentação da carteira de identidade (RG). Serão disponibilizados 100 (cem) ingressos distribuídos por ordem de chegada. Cada estudante tem direito a retirar 1 (um) ingresso. Não será permitida a retirada de ingresso com documentação de terceiros.
    Continue a leitura » »


  • Projeto Cinema Mundo exibe ‘Ilha dos Cachorros’, dia 21

    Publicado em 19/03/2019 às 9:45

    Neste primeiro semestre de 2019, animações serão o destaque do Projeto Cinema Mundo da UFSC, um projeto de extensão promovido pelo curso de Cinema em parceria com a Biblioteca Central e tem como proposta fazer exibições comentadas de filmes e propor debates interdisciplinares.

    A sessão de estreia será a exibição comentada de ‘Ilha dos Cachorros’, do diretor Wes Anderson, no dia 21 de março, quinta-feira, às 18h30 no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária. O filme foi vencedor do Urso de Prata, de melhor diretor, e do Satellite Award, de melhor filme de animação. A entrada é gratuita e a sessão contará com os comentários de Fernanda Müller e Juan Pablo Fabera.
    Continue a leitura » »


  • SeCArte lança edital de apoio a cultura – Procultura 2019

    Publicado em 18/03/2019 às 10:11

    A Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) lança o Edital 02/2019 – Procultura 2019 (Programa de Apoio a Ações de Cultura). As propostas para inscrição no edital deverão ser enviadas exclusivamente por e-mail para o endereço procultura.secarte@contato.ufsc.br no período de 18 de março de 2019 a 31 de março de 2019, com o assunto “Inscrição Procultura 2019”.

    Gerenciado pela SeCArte, o Procultura visa apoiar financeiramente, integral ou parcialmente, ações de cultura propostas por servidores docentes ou técnico-administrativos que tenham relação com o ensino, a pesquisa e a extensão universitária.
    Continue a leitura » »


  • Inscrições para o Edital Bolsa Cultura 2019 encerram nesta sexta-feira, 22/03

    Publicado em 17/03/2019 às 10:00

    A Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte), informa que esta é a ultima semana para inscrições no Edital Bolsa Cultura 2019. As propostas para inscrição no Edital deverão ser enviadas exclusivamente por e-mail para o endereço bolsacultura@contato.ufsc.br até 22 de março de 2019 com assunto “Bolsa Cultura 2019”. A inscrição será efetivada somente após o envio via e-mail do protocolo de recebimento da proposta.

    Cronograma:
    Continue a leitura » »


  • Peninha lança autobiografia e narra os casos e ocasos raros do litoral de Santa Catarina

    Publicado em 17/03/2019 às 9:50

    Em Narrativas absurdas: verdades contadas por um mentirosoGelci José Coelho (Peninha), multiartista, pesquisador, museólogo, conhecido guardião das tradições das culturas populares do litoral de Santa Catarina, nos traz um texto mágico (que dúvida!) que mescla sua história de vida com lendas, contos e casos raros.  O livro narra a trajetória do artista desde suas primeiras lembranças quando ainda estava no útero de sua mãe, e cobre da infância aos dias atuais em que vive a aposentadoria na encantada Enseada de Brito.  Um tesouro de literatura de realismo mágico e um belo registro da cultura popular e, especialmente, da cultura pop dos tempos do Studio A2 de Beto Stodieck e Luis Paulo Peixoto – com quem trabalhou-; do Palhostock e da cena artística da Ilha nos anos 1970.
    Continue a leitura » »


  • Cineclube Rogério Sganzerla apresenta “Deus e o Diabo na Terra do Sol” nesta terça, 19/03

    Publicado em 15/03/2019 às 9:55

    Cineclube Rogério Sganzerla apresenta nesta terça-feira, 19 de março, às 19h o filme  “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha. A sessão será no Sala de Projeção do CCE (1º andar – Bloco D – Sala 211).  A exibição faz parte da Mostra 80 Anos de Glauber Rocha, além de marcar o retorno das atividades do Cineclube Rogério Sganzerla em 2019.

    Sinopse:

    Manuel é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes e acaba matando-o em uma briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços e foge com sua esposa Rosa, juntando-se aos seguidores do beato Sebastião, que promete o fim de qualquer sofrimento. Porém ao presenciar a morte de uma criança, Rosa mata o beato. Enquanto isso, Antônio das Mortes, um matador de aluguel que presta serviço à Igreja Católica e aos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato.

    Direção: Glauber Rocha
    Ano: 1964
    Duração: 119 min
    Continue a leitura » »


  • Espaço Cultural promove roda de conversa sobre Marielle Franco

    Publicado em 13/03/2019 às 18:00

    O Espaço Cultural Gênero e Diversidades (ECGD) realiza, hoje 18 de março, às 18h20, a roda de conversa “Marielle Franco, Presente!”, para abordar questões acerca do assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes, em março de 2018. A proposta é promover uma reflexão sobre as diferentes temáticas que envolvem a morte de Marielle.  O evento será aberto.

    O ECGD é um espaço multiuso destinado a atividades artísticas, culturais e acadêmicas, sobre temas relativos a gênero e diversidades (de gênero, étnico-raciais, sexualidades, deficiências, etc.). É fruto de uma parceria do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) com as Secretarias de Cultura e Arte (SeCArte) e de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD).

    Mais informações: Evento no Facebook


  • Cancelada distribuição de ingressos para o espetáculo “Daniel Show de Sucessos”

    Publicado em 13/03/2019 às 17:34

    A Secretaria de Cultura e Arte informa que a distribuição dos ingressos para o espetáculo “Daniel Show de Sucessos”, previsto para o dia 17 de março, às 20h no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da UFSC, foi CANCELADA, em virtude da transferência de data do Show para maio.

    Para mais informações sobre nova data, a produção em breve fará nota.


  • Confraria Literária do CA realiza oficina de bordado contemporâneo

    Publicado em 13/03/2019 às 17:31

    O bordado tem a idade do Homem? Sim, antropólogos descobriram que o ponto cruz que conhecemos hoje como ornamental, surgiu como utilitário. Ele era a base da costura das roupas dos homens pré-históricos. E de lá para cá, não deixou de ser utilizado ao lado de muitos outros pontos que foram surgindo em todas as culturas.

    A arte de bordar perpassou os séculos. Na antiguidade grega foi imortalizado na figura de Penélope, que encontrou nele um momento terapêutico para extravasar a solidão e ao mesmo tempo um subterfúgio para afastar seus pretendentes. À quem julgue essa personagem como julgam todas as mulheres que durante muito tempo tinham para si somente as atividades domésticas, incluindo o bordado, como sendo alienadas do mundo real, das verdadeiras causas, das questões importantes que elas deveriam se envolver. Mas sabemos que não havia “espaço” para isso. E, muito provavelmente, as mulheres durante 2000 anos utilizaram o bordado para remendar-se, enfeitar-se, preencher-se, esperar… esperar o momento da guinada.
    Continue a leitura » »


  • Curso de Artes Cênicas da UFSC promove exposição e aula magna

    Publicado em 13/03/2019 às 17:30

    O curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina realiza nesta quinta, dia 14, a exposição-instalação A beleza de nossos corpos negros e aula magna sobre teatro negro contemporâneo. Os eventos são organizados pela coordenação do curso de Artes Cênicas em parceria com o grupo Kurima Mulheres Bantu MUDEMPODIRO e Coletivo Kurima – Estudantes Negras e Negros da UFSC. A exposição estará disponível até o dia 29 de março, no Hall do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A aula magna contará com a participação da palestrante Julianna Rosa de Souza, professora substituta do Departamento de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

    Sobre a exposição-instalação

    De 14 a 29 de março

    A exposição-instalação tem como proposta da curadoria “A mostra 8M/ 2019 Mulheres”, que traz o ensaio fotográfico em seu recorte de gênero e outras imagens relacionadas, para serem tratadas no mês de março junto com ações e temáticas envolvendo os direitos das mulheres. Performances e rodas de conversas com temas como: o enfrentamento às violências contra as mulheres e suas interseccionalidades e, questões que afetam especificamente as mulheres afrodiaspóricas e africanas. As discussões envolverão principalmente as temáticas que tecem reflexões sobre os corpos de mulheres negras, estética negra, artes, cultura, teatro, artes negras da cena, raça, negritude, branquitude e feminismos negros.
    Continue a leitura » »