Espetáculo ‘João e o Pé de Feijão’

R. Des. Vítor Lima
117 - Trindade, Florianópolis - SC, 88040-400
Custo
R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia-entrada)
Contato:
Departamento Artístico Cultural (DAC)

Foto: Isabela Savastano.

O espetáculo “João e o Pé de Feijão”, clássico dos irmãos Grimm, será apresentado pela Turma do Papum, no Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), nos dias 15 e 16 de setembro, às 16 horas. Os ingressos para a peça custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada), e começam a ser vendidos na bilheteria do teatro uma hora antes do início da sessão. A apresentação na Universidade integra o projeto Cena Aberta do Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCArte da UFSC.

João e o Pé de Feijão

Depois que roubaram a Harpa da Alegria, que vivia no Vale Feliz, tudo se entristeceu por lá. Certa vez, um menino, chamado João, vai ao mercado vender a vaquinha da família para comprar comida. Quando chega ao mercado, um estranho lhe propõe um negócio, a vaquinha em troca de três feijões mágicos. João retorna para casa com os feijões e, por não ter obedecido às ordens, enfurece sua mãe que acaba por atirá-los pela janela. Enquanto João dormia, os feijões germinam e dão origem a um gigante pé-de-feijão. Corajosamente João sobe ao pé-de-feijão e consegue resgatar a Harpa e liberar a Galinha dos Ovos de Ouro, trazendo de volta a alegria ao Vale Feliz. O espetáculo se destaca pela adoção de uma técnica inusitada do teatro de bonecos, a luz negra. A luz ultravioleta produz efeitos emocionantes e intrigantes, na qual os manipuladores, vestidos de negro, contra o fundo também escuro, dão vida aos bonecos num efeito mágico e encantador. É um musical delicado que resgata valores de dignidade, coragem e amor familiar.

Foto: Isabela Savastano.

Turma do Papum

A Turma do Papum é um grupo teatral do Studio Sérgio Tastaldi, dirigida por Sérgio Tastardi e Márcia Pagani, desde 1995,trabalha na criação, produção e apresentação de espetáculos teatrais com bonecos e atores. A companhia possui um repertório diverso de peças de teatro – João e o Pé de Feijão, Anima2D/3D, Ilha dos Carijós, Gibi, O Grande Invento, entre outros, que já foram apresentados em vários festivais pelo Brasil, e em países como França, Itália e Chile.

Direção

Sérgio Tastaldi é dramaturgo, diretor e produtor de teatro, criador de bonecos e animações, ator e manipulador de bonecos, e produz também trilhas sonoras e arranjos musicais para os seus espetáculos. Recebeu o Prêmio Elisabete Anderle, da Fundação Catarinense de Cultura, para fazer um livro sobre o seu trabalho, Teatro Feito à Mão, publicado no final de 2017. Criou também uma exposição, de mesmo nome, onde mostra alguns de seus bonecos e cenários, produzidos com diferentes técnicas e materiais.  Foi premiado pelo Festival Internacional de Cinema de Cuba com seu trabalho Cinema Feito à Mão, em 1988. Em Florianópolis, desde 1995, abriu a empresa Studio Sérgio Tastaldi com Márcia Moellmann Pagani. Juntos, criaram e produziram mais de 20 espetáculos e esquetes, além de exposições e trilhas sonoras para teatro e programas de TV. Seu personagem Professor Papum fez parte da bancada de jornal televisivo catarinense entre 1996 e 1997, fazendo reportagens voltadas para o público infantil, e protagonizando uma série no YouTube.

Projeto Cena Aberta

Neste ano, o Projeto está retornando com uma programação mais intensa, que segue até o primeiro semestre de 2019. O Projeto Cena Aberta surgiu da atuação do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área

artístico-cultural, junto à comunidade universitária e catarinense, nas últimas três décadas. Inserido no movimento cultural, a programação do Teatro da UFSC participa da agenda cultural de Florianópolis, contribuindo para a formação do público acadêmico e da comunidade. Como um espaço artístico já reconhecido, o Projeto Cena Aberta, coordenado por profissionais de teatro do DAC, vem tornar o Teatro da UFSC um lugar de acesso à comunidade universitária e externa para assistirem a espetáculos teatrais de referência, a preço popular. A comunidade tem acesso à agenda cultural, com uma programação anual, e os grupos teatrais participantes têm seus trabalhos divulgados e valorizados no meio acadêmico e na comunidade externa.

Serviço:

O quê: apresentação do espetáculo “João e o Pé de Feijão”, do Grupo Teatral Turma do Papum
Quando: 16 (domingo) de setembro de 2018, às 16 horas.
Onde: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis – SC.
Quanto: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia-entrada).
Classificação indicativa: 03 anos.
Contato:
Cena Aberta:
Departamento Artístico Cultural (DAC) | Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis (SC) | (48) 3721-2383 | 3721-3853 ou 3721-9447 | www.dac.ufsc.br

Turma do Papum: Studio Sérgio Tastaldi
Telefone: +55 (48) 99916-4868
E-mail: turmadopapum@gmail.com
Site: turmadopapum.wordpress.com
Facebook: facebook.com/turmadopapum
YouTube: youtube.com/user/turmadopapum

Matheus Bonfim/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCArte/UFSC/ com Informações e fotos do grupo