Filme “O Som e a Fúria” no Cineclube Rogério Sganzerla

s/n - Trindade, Florianópolis - SC, 88040-900
Custo
Grátis

Cineclube Rogério Sganzerla apresenta nesta terça-feira, 13 de novembro, às 19h00 o filme “O Som e a Fúria”, de Jean-Claude Brisseau, que faz parte da mostra Infância e Circunstância, que está sendo exibida durante o mês de novembro.

Sinopse

Ex-professor nos subúrbios de Paris, Brisseau se baseou fortemente em sua própria experiência ao fazer este drama ambientado em um conjunto habitacional degradado, onde gangues brigam entre si e figuras de autoridade – sejam policiais, assistentes sociais ou professores – são simplesmente intoleradas. Bruno, um ingênuo garoto de 13 anos de idade, cujo único companheiro é um canário chamado Superman, acaba de se mudar para o apartamento de sua mãe que sempre está fora trabalhando e comunica-se com o filho apenas por bilhetes e telefonemas. Bruno está chocado mas fascinado pelo comportamento de seu novo amigo, Jean-Roger, e seu pai (Bruno Cremer), que vive de crimes e pratica tiro ao alvo dentro do próprio apartamento.

Evitando convenções do realismo social, Brisseau opta por uma abordagem picaresca, misturando sequências de fantasia e comédia impassível com violência enquanto se recusa a moralizar sobre seus personagens delinquentes. Quando foi apresentado em Cannes (onde recebeu o prêmio especial da juventude), o filme foi considerado deliberadamente exagerado. Visto alguns anos depois, parece premonitório. Este é o mesmo mundo que Mathieu Kassovitz expôs alguns anos mais tarde, em La Haine. (Timeout).

Direção: Jean-Claude Brisseau
Elenco: Bruno Cremer, François Négret, Vincent Gasperitsch.
Ano: 1988
Duração: 1h 30min

Sobre o projeto:

O Cineclube Rogério Sganzerla traz exibições de filmes com conversa após as sessões que acontecem semanalmente às terças-feiras no Auditório Henrique Fontes (CCE – Bloco B, Campus Trindade, UFSC), às 19 horas. O CRS surgiu da urgência sentida pelos alunos do então recém-criado Curso de Cinema da UFSC (2005) em discutir de forma mais sistemática, através da exibição de filmes e em seguida com um debate, questões ligadas à história e teoria do cinema dentro da comunidade universitária e local. Atualmente o projeto conta com o apoio da equipe do Cine Paredão e é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Secretaria de Cultura e Arte (SECARTE), Centro de Comunicação e Expressão (CCE) e do Curso de Cinema.

Serviço:

O quê: “O Som e a Fúria”, de Jean-Claude Brisseau
Onde: Auditório Henrique Fontes (CCE – Bloco B)
Quando: Terça-feira – 13/11
Horário: 19 horas
Redes sociais:  facebook.com/cinecluberogeriosganzerla  |   instagram.com/cinecluberogeriosganzerla
Mais informações: Evento do facebook