Agenda Cultural

mar
21
ter
Exposição de fotografias sobre a Polônia @ Praça de alimentação – Centro de Cultura e Eventos/UFSC
mar 21 @ 8:00 – abr 29 @ 20:00

Polska Joi exposiçãoA partir do dia 21 de março, o Centro de Cultura e Eventos da UFSC, recebe a exposição “Polska” do historiador e fotografo Joi Cletison. Além disso, a exposição também comemora os 26 anos da criação da Sociedade Polônia de Florianópolis – Towarzystwo Polônia.

abr
11
ter
Exposição “It was Amazon – Era uma vez Amazônia” @ MArquE
abr 11 @ 16:00 – abr 29 @ 18:00

O MArquE – Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC recebe a exposição de arte indígena contemporânea It was Amazon/Era uma vez Amazônia de 11 a 29 de abril. A mostra é uma provocação voluntária do premiado artista indígena Jaider Esbell, do povo Makuxi, do estado de Roraima. Santa Catarina é o nono estado a receber a exposição que teve início no nordeste, em 2016.

O artista recebe convidados para a abertura, com ritual no dia 11 de abril, às 16h, no hall principal do museu. Durante o período, o artista faz agenda visitando comunidades, escolas e, no dia 19, Dia do Índio, às 16h, no auditório do MArquE, realizará uma fala aberta ao público. 

A Exposição reúne em 16 obras várias realidades amazônicas que, na compreensão do artista, devem estar na agenda comum tratando questões centrais sobre sustentabilidade. Com desenhos em preto e branco, mostra e artista já foram vistas por milhares de pessoas.

Serviço

O quê: Exposição It Was Amazon/Era uma vez Amazônia
Artista: Jaider Esbell Makuxi, de Roraima
Local: MArquE – UFSC – Hall
Abertura: Terça-feira, 11 de abril – 16h
Período: 11 a 29 de abril
Horário de visitação: Terça a sexta, das 9h às 17h. Sábado, dia 29/04, das 13h às 17h.
Contato com o artista:

abr
19
qua
Exposição Silêncio de Albertina Prates
abr 19 @ 17:30 – jun 24 @ 20:00

A partir do dia 19/04 a comunidade UFSC terá um novo ponto de encontro no Centro de Cultura e Eventos da UFSC: Espaço Expositivo do CCEven, um novo espaço que pretende divulgar as atividades culturais da Universidade. O projeto foi idealizado pela atual diretora do Departamento de Cultura e Eventos da UFSC – DCEven, Rosemar da Silva. A abertura ficará por conta da artista plástica Albertina Prates, com exposição intitulada “Silêncio”, e na sequência mais três artistas catarinenses irão expor.

Albertina Prates é uma artista plástica catarinense conhecida pelas suas obras de arte figurativa em telas de grandes formatos. Já expôs em prestigiados espaços culturais como Carrousel Du Louvre – Paris; Nádor Galéria – Budapeste; Museum Night – Serbia e Museu de Arte de Santa Catarina – MASC, entre outros.  Participou de vários salões de arte e da Bienal de Arte Contemporânea da Argentina. Simultaneamente a artista esta com a exposição “A Pele” no MASC – Museu de Arte de Santa Catarina, em Florianópolis, que propõe uma reflexão sobre a relação do homem com o planeta e traz exemplares de pele humana.

SERVIÇOS:

Local: Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos da UFSC – Campus Universitário – Trindade – Florianópolis – SC
Abertura: 19 de abril de 2017 as 17:30 horas
Período: 19 de abril a 24 de junho de 2017 – 2ª a 6ª feiras das 8 às 20 horas
Promoção: UFSC/SeCArte/DCEven
Contatos: Albertina.prates@hotmail.com ou telefone 48 3721.8718

abr
25
ter
Filme ‘Nise – o coração da loucura’ e debate sobre saúde mental @ Auditório de graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS)
abr 25 @ 18:30 – 20:30

Na terça-feira, 25 de abril, ocorre a 3º edição do Cine PET Odonto-Fono, com a exibição do filme “Nise – O coração da loucura” (2015). A atividade ocorre às 18h30, no auditório de graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Após a exibição, haverá uma conversa sobre saúde mental e interdisciplinaridade, mediada pelos integrantes do PET Odonto-Fono e por profissionais e docentes da área da saúde.

O evento fornece certificado de participação e pipoca gratuita.

Mais informações pelo Facebook.

abr
26
qua
Projeto 12:30 com Mustache Maia @ Palco montado ao lado do Centro de Cultura e Eventos da UFSC
abr 26 @ 12:30 – 13:30

Nesta quarta-feira, dia 26 de abril, o Projeto 12:30 recebe o som do blues de Mustache Maia. O cantor e baixista é acompanhado de Luis Mega, no teclado, Wilson Souza, na bateria e Juliano Rosa, na guitarra. O show é gratuito e aberto à comunidade e será realizado às 12h30, em palco montado ao lado do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis.

abr
27
qui
13ª Conferência Internacional de Diáspora e Teatro Irlandês @ Auditório Henrique Fontes, Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), UFSC.
abr 27 @ 9:30 – abr 28 @ 18:30

Programação do evento

Nos dias 27 e 28 de abril, o Núcleo de Estudos Irlandeses (NEI) da UFSC promove a 13ª Conferência Internacional de Diáspora e Teatro Irlandês, no Auditório Henrique Fontes, localizado no Centro de Comunicação e Expressão da UFSC (CCE, Bloco B).
A conferência é um evento internacional itinerante de Literatura e Teatro Irlandês e nesta edição terá como tema o Teatro Irlandês e a América Latina. Haverá apresentação gratuita de duas peças no Teatro da UFSC.

Mais informações podem ser encontradas no evento do Facebook e na matéria publicada no site da UFSC.

Música no Lago com Jeferson Dantas e Pablo Mizraji @ Laguinho da UFSC
abr 27 @ 12:30 – 13:30

Na quinta-feira, dia 27 de abril, às 12h30, no laguinho da UFSC, acontece a primeira apresentação do Música no Lago de 2017. Nesta edição, o projeto recebe Jéferson Dantas e Pablo Mizraji. A dupla, que começou a parceria em 2010, fará uma apresentação com canções consagradas da MPB e algumas canções autorais.

Sobremesa Literária – Florbela Espanca: Erotismo e Feminismo @ Laboratório de Linguagem do Colégio de Aplicação UFSC
abr 27 @ 12:30 – 13:30

A portuguesa Florbela Espanca é a nossa protagonista da Sobremesa Literária de abril, advogada, esposa, poetisa e atuou como jornalista, escreveu obras como Livro de Mágoas, Charneca em Flor e Livro de Soror Saudade sua obra é vasta.Ela inovou no início do século XX abordando o erotismo feminino de forma a lançar luz sobre o movimento feminista. Seu legado é feminista. Sua poesia é, na maioria, confessional, a poetisa escreve sobre sua vida, seus dilemas e o amor.  Venha conhecer um pouco mais sobre Florbela Espanca e sua obra.

Se quiser, traga sua sobremesa, e não esqueça da caneca sustentável.
“Quem disser que pode amar alguém durante a vida inteira é porque mente”.

Serviço:
Data: 27 de abril
Hora: 12:20
Local: Lab. Linguagem – CA/UFSC

CineARQ exibe “Deus e o Diabo na Terra do Sol” @ Arquibancada do prédio de Arquitetura e Urbanismo
abr 27 @ 18:30 – 21:00

Para a abertura do ciclo 2017, o projeto CineARQ iniciará suas atividades com a exibição do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol” [Glauber Rocha, 1964]. A sessão acontecerá na arquibancada do prédio de Arquitetura e Urbanismo, na quinta-feira, às 18h30. #VemVaiTerPipoca 

Sinopse: Ambientado no sertão nordestino, o filme explora as relações sociais entre latifundiários e camponeses. A opressão à qual são submetidos os sertanejos leva-os a atitudes extremas em busca de um ideal de prosperidade e libertação.

Clássico do cinema brasileiro, o filme é um marco do Cinema Novo, movimento que se consolidou num momento em que a ditadura militar hostilizava a recepção de filmes com seu caráter de denúncia e provocação. Ocupa a 2º posição na lista dos 100 melhores filmes brasileiros, feita pela Abraccine, e foi indicado ao prêmio Palma de Ouro, do Festival de Cannes, em 1964.

 

Texto retirado do evento do facebook

Cinema Mundo realiza exibição comentada do filme “Sob a sombra” @ Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC
abr 27 @ 18:30 – 20:30

Na quinta-feira, dia 27 de abril, o Projeto Cinema Mundo/UFSC dá continuidade ao tema “Expressões do Horror”, apresentando a co-produção do Quatar, Jornânia e Reino Unido, Sob a Sombra (2016), escrito e dirigido pelo estreante Babak Anvari.

A sessão, de entrada franca, acontece às 18h30 no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC e conta com os comentários de Marcia Mendonça e Iur Gomez.