A SeCArte

Fomentar a cultura de forma ampla, por meio da produção e difusão de projetos e programas, é o princípio norteador das ações da Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina.

A Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) é órgão da administração central, responsável pelo fomento e desenvolvimento da cultura e arte na Universidade Federal de Santa Catarina.

Instituída em 2008, a partir do desmembramento da antiga Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, a SeCArte desenvolve suas atividades sob a missão de formular, implantar e gerir, por meio do diálogo com a comunidade acadêmica, ações de cultura e arte que potencialize a vivência e a produção de cultura nos campi.

Orientada por tal missão, as ações da Secretaria de Cultura estão voltadas para a consecução dos seguintes objetivos:

  • Transformar a UFSC em um centro relevante de produção e experimentação artística
  • Estimular o ensino, a produção e a pesquisa em arte em todos os campi da UFSC
  • Transformar a UFSC num centro irradiador de arte e cultura, promovendo a integração entre a Universidade e a Sociedade
  • Promover e preservar o patrimônio cultural material e imaterial da Universidade
  • Revitalizar os espaços culturais da UFSC
  • Garantir a diversidade cultural

Missão

Propiciar a construção de um espaço que potencialize a vivência e a produção de cultura, ampliando a formação profissional dos alunos, promovendo a participação de toda a comunidade universitária em projetos artístico culturais, bem como incentivando a integração da comunidade universitária com a sociedade.

Visão

Ser referência nacional e internacional em Cultura e Arte, dispondo de pessoal qualificado, capacitado e comprometido com as ações artístico culturais da UFSC.

Valores

Criatividade, pluralidade, sensibilidade, liberdade, diálogo e valorização da arte e do ser humano.