Confraria Literária do CA realiza oficina de bordado contemporâneo

13/03/2019 17:31

O bordado tem a idade do Homem? Sim, antropólogos descobriram que o ponto cruz que conhecemos hoje como ornamental, surgiu como utilitário. Ele era a base da costura das roupas dos homens pré-históricos. E de lá para cá, não deixou de ser utilizado ao lado de muitos outros pontos que foram surgindo em todas as culturas.

A arte de bordar perpassou os séculos. Na antiguidade grega foi imortalizado na figura de Penélope, que encontrou nele um momento terapêutico para extravasar a solidão e ao mesmo tempo um subterfúgio para afastar seus pretendentes. À quem julgue essa personagem como julgam todas as mulheres que durante muito tempo tinham para si somente as atividades domésticas, incluindo o bordado, como sendo alienadas do mundo real, das verdadeiras causas, das questões importantes que elas deveriam se envolver. Mas sabemos que não havia “espaço” para isso. E, muito provavelmente, as mulheres durante 2000 anos utilizaram o bordado para remendar-se, enfeitar-se, preencher-se, esperar… esperar o momento da guinada.

Mas as Penélopes do século XXI podem abraçar suas causas e questões de forma explícita e utilizar o bordado em toda sua riqueza artística: textura, relevo, cores e técnicas para isso. Imagine ver em um bordado um grau de autoria que vai além dos manuais? Ou ter nele a linguagem para denunciar cotidianos intimistas, mas plurais? Como fazer dessa técnica milenar um suporte para a contemporaneidade feminina?

Em Florianópolis temos uma artista que produz exatamente dessa forma. Ela utiliza a linguagem da Arte do bordado de forma autoral em trabalhos engajados com temáticas como a maternagem, o amor, a solidão, a intensidade da vida interior. Por vezes, esse bordado conversa com a Literatura, a música e outras artes. Como recentemente em que Violeta Parra foi mote de telas lindíssimas. Seu nome é Carol Grilo… bora navegar na Internet e navegar pelas belezas dela.

As professoras Ana Carina Baron e Arlyse Ditter convidam os confrades, novos e veteranos para participar da Oficina Bordado Palavra, com Carol Grilo. Afinal o feminino pode ser feminista!!! Separe seus textos preferidos e prepare sua imaginação. Nossa produção será exibida no Espaço Estético.

A Oficina será realizada em etapas e as vagas são limitadas. Confira a programação:

O que: Oficina de Bordado Contemporâneo
Quando:  15/03 das 18h às 20h – Traga material de bordado para produção do seu Bordado Palavra | 22/03 das 12h30 às 13h30min – Receba auxílio para terminar sua produção, se necessário.
Onde: Colégio de Aplicação – Lab. Linguagem

A entrada é livre e para participar não precisa ter noção de bordado.

Informações: facebook.com/confrarialiterariadoca | confrarialiterariaca@gmail.com