Exposição fotográfica ‘Crianças Brincadeira’ é inaugurada

12/03/2019 12:05

O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e o Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina realizam exposição fotográfica “Crianças Brincadeira” entre os dias 13 de março e 15 de abril.
A exposição estará aberta ao público no hall da Reitoria da UFSC e exibirá registros de crianças da etnia Laklãnõ/Xokleng, produzidas pelo fotógrafo e estudante de Jornalismo, Ne-gatxa Patté, 21 anos.

Com a parceria do Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina, o trabalho, realizado na aldeia situada no município de José Boiteux, em Santa Catarina, é parte do projeto de extensão “Um itinerário de magia nas brincadeiras infantis indígenas em Santa Catarina”.

O autor, Luiz Fernando Ne-gatxa Patté, nasceu na aldeia Palmeira e, ao fotografar as crianças, lembrou de sua própria infância em que, na companhia do avô, Kaudag Patté, que o orientava, “aprendia brincando”. Como ele gosta de destacar, “Na aldeia, todos vivem em um ambiente harmonioso e ajudam uns aos outros. O convívio em família ali é bem mais comum que no mundo do homem não indígena”.

Segundo a curadora da mostra, museóloga Lúcia Valente, “por intermédio do olhar do Ne-gatxa, vemos como as crianças da terra indígena Laklãnõ brincam, e isso permite que conheçamos um pouco mais o dia a dia dos indígenas que vivem em Santa Catarina”.

Um dos desafios do projeto é investigar como o princípio educativo das brincadeiras infantis, já comprovados em estudos com indivíduos e situações não-indígenas, se passa com as crianças indígenas catarinenses da etnia Xokleng. As imagens foram capturadas em cores com equipamento digital profissional do Curso de Jornalismo e estarão expostas em 35 painéis com 30 cm x 42 cm.

“Crianças Brincadeiras” estará aberta ao público de 13 de março a 15 de abril. É uma realização do Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina, em parceria com o Núcleo Infância, Comunicação e Arte/PPGE e Departamento de Jornalismo da UFSC.

Fonte: Agecom