SeCArte
  • Cine UFSC exibe o filme “At The Eternity’s Gate” de Julian Schnabel nesta quinta-feira, 25 de abril

    Publicado em 24/04/2019 às 14:05

    O Cine UFSC apresenta nesta quinta-feira, 25/04, às 19h, na Sala de Projeção (108) – 1º andar do Bloco D do CCE, o filme “At The Eternity’s Gate” de Julian Schnabel.

    Sinopse:

    Neste documentário-ensaio, Salles parte de imagens colhidas por sua mãe, Elisa, na China da Revolução Cultural de 1966, para traçar uma reflexão sobre a instabilidade do tempo e das utopias, revisitando imagens de Maio na França e da Primavera de Praga, em 1968: marco divisor de um século de guerras.

    Serviço:

    O quê: filme At The Eternity’s Gate” de Julian Schnabel
    Quando:
    25/04 – 19h
    Onde: Sala de Projeção (108) – 1º andar do Bloco D – CCE/UFSC
    Entrada: gratuita
    Continue a leitura » »


  • Brass Groove Brasil traz o seu som ao Palco do Projeto 12:30 de novo, nesta quarta-feira, dia 24/04

    Publicado em 24/04/2019 às 9:00

    Brass Groove Brasil – Foto: Stivy Malty Photography

    Nesta quarta-feira, dia 24 de abril, o Projeto 12:30 apresenta o grupo “Brass Groove Brasil”. Com a mistura de gêneros musicais como o samba, o funk, o ijexá, o baião e o maracatu, a formação de sopro vai apresentar um repertório de músicas compostas para seu primeiro álbum “Sopro Brasileiro”. O evento é gratuito e aberto à comunidade, e acontece ao lado do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, às 12h30.

    A banda

     A Brass Groove Brasil surgiu com o objetivo de colocar os instrumentos de sopro em destaque – em geral, eles apenas compõem bandas, mas nesse grupo compacto e contemporâneo, assumem papel principal. A identidade musical vem da reunião dos sons do samba, funk, ijexá, baião e maracatu, e de grandes nomes da música – como Pixinguinha e Moacir Santos. Suas músicas autorais e releituras promovem um diálogo entre melodia e contraponto.
    Continue a leitura » »


  • V Semana da Dança UFSC convida para Treinamento/Convivência e Apresentação do Objeto Coreográfico

    Publicado em 23/04/2019 às 12:19

    Colônia – mobilidade emergente de autonomia coletiva, com Grupo Cena 11 Cia de Dança – Foto: divulgação

    A V Semana da Dança, promovida pela SeCArte/UFSC, abre inscrições para o Treinamento/Convivência e Apresentação do objeto coreográfico COLÔNIA – MOBILIDADE EMERGENTE DE AUTONOMIA COLETIVA. A atividade será ministrada pelo Grupo Cena 11 Cia de Dança, e será realizada no mês de maio de 2019.

    As inscrições gratuitas estão abertas entre os dias 23 e 25 de abril. A atividade se destina a toda comunidade acadêmica, artistas e interessados em geral, com ou sem experiência em dança (idade mínima de 18 anos). É obrigatória a presença em todos os ensaios e apresentação na abertura da “V Semana da dança da UFSC”. Verifique o cronograma e inscreva-se se REALMENTE puder comparecer todos os dias! São poucas vagas. Caso seja necessário, será feita seleção prévia.

    Continue a leitura » »


  • Cine Paredão exibe ‘Ida’, de Pawel Pawlikowski, dia 26 de abril

    Publicado em 22/04/2019 às 14:15

    Nesta sexta-feira, 26/04, o Cine Paredão exibe o filme “Ida”, de Pawel Pawlikowski. A sessão começa às 20 horas no Bosque do CFH, em caso de chuva o filme será apresentado no Auditório do CFH. A exibição faz parte da mostra Cinema Transcendental, que está sendo exibida durante o mês de abril.

    Sinopse:

    Às vésperas de assumir seus votos como freira, Anna descobre revelações impressionantes de seu passado, atado à Polônia nos anos de dominação nazista.

    Direção: Pawel Pawlikowski
    Roteiro: Rebecca Lenkiewicz e Pawel Pawlikowski
    Elenco:  Agata Kulesza, Agata Trzebuchowska, Dawid Ogrodnik
    Ano: 2014
    Duração: 1h22
    Continue a leitura » »


  • Cineclube Rogério Sganzerla apresenta sessão dupla nesta terça-feira, 23/04

    Publicado em 22/04/2019 às 14:14

    O Cineclube Rogério Sganzerla exibirá, nesta terça-feira, 23 de abril, às 19h, sessão dupla com os filmes  “A Negra de…” e “Campo Thiaroye” de Ousmane Sembène. O evento dá continuidade a Mostra de Cinema Africano. A sessão é na sala de Projeção do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC), localizada no 1º andar do Bloco D – Sala 211. A entrada é gratuita e aberta para toda a comunidade.
    Continue a leitura » »


  • Fortalezas 40 anos: UFSC realiza gestão das fortificações há quatro décadas

    Publicado em 18/04/2019 às 13:18

    A Fortaleza de Santa Cruz na Ilha de Anhatomirim foi a primeira assumida pela UFSC. Foto Henrique Almeida/Agecom

    Em 21 de novembro de 1979 a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) assumiu a gestão da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, hoje na área de jurisdição do município de Governador Celso Ramos. Ao assumir a administração do espaço histórico o Reitor Caspar Erich Stemmer enalteceu a importância da preservação da fortificação: “Dentro das limitações usuais do orçamento da Universidade fiquei temeroso de assumir a responsabilidade pela manutenção da Ilha de Anhatomirim.  (…) Somente depois de sentir, através da operação “Chapéu na Mão”, o carinho e o interesse que todo o povo florianopolitano dedica a Anhatomirim, é que compreendi que a Universidade não poderia deixar de dedicar-se de corpo e alma à (essa) tarefa (e nem) poderia fugir da missão de administrar, manter e utilizar estas construções históricas, no cenário desta ilha de deslumbrante beleza natural”.

    A fortaleza foi aberta à visitação pública em 1984, na sequência a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones passou à guarda da UFSC em 1991 e foi aberta ao público no ano seguinte. Por fim, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, aberta ao público em 1992, também vem sendo gerenciada pela UFSC desde essa data.
    Continue a leitura » »


  • Projeto Cinema Mundo realiza exibição comentada do filme “Valsa com Bashir” na quinta-feira, 18/04

    Publicado em 18/04/2019 às 13:01

    Dando seguimento à temática animação, o Projeto Cinema Mundo exibe na próxima quinta-feira, 18/04, às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária, o filme Valsa com Bashir, dirigido por Ari Folman. A sessão tem entrada franca e contará com os comentários de Marcelo Labes e Patrícia Galelli.

    Sinopse

    Aos 19 anos, o israelense Ari Folman serviu como soldado. Quando mais velho, já não se lembrava do conflito bélico no qual esteve envolvido, tampouco das ações praticadas lá. Depois de um encontro com um amigo, veterano da mesma guerra, Ari busca reconstituir a memória esquecida em meio aos sonhos recorrentes sobre o passado. Audacioso e original, “Valsa com Bashir” é um documentário animado, construído do ponto de vista dos soldados para nos colocar frente à dor e ao sofrimento da guerra. Por meio de depoimentos reais, o personagem-diretor constrói uma versão da história vivida, mas da qual não se sente parte, permitindo-lhe descobrir coisas sobre si mesmo das quais não gostaria de recordar.
    Continue a leitura » »


  • Ciclo de Cinema Africano exibe ‘O Presidente’ nesta quarta-feira, dia 17

    Publicado em 18/04/2019 às 13:00

    O Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) promove a exibição do filme ‘O Presidente’ (Le président, Camarões, 2013), de Jean-Pierre Bekolo, na quarta-feira, dia 17 de abril, às 19h. A sessão ocorre na Sala de Projeção do Curso de Cinema da UFSC, localizada no 1º andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

    O evento é gratuito, aberto à comunidade e após a sessão haverá um debate com a presença da professora Aglair Bernardo, do curso de Cinema da UFSC.
    Continue a leitura » »


  • Aberto edital para uso do Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos

    Publicado em 15/04/2019 às 14:09

    Exposição Silêncio no Espaço Expositivo CCEven. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

    O Departamento de Cultura e Eventos (DCEVEN), vinculado a Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) lança o Edital Permanente 003/SeCArte/2019. O edital destina-se a ocupação do Espaço Expositivo, no Hall do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, para o período de 06 de maio de 2019 a 06 de dezembro de 2019.

    As inscrições de projetos, mostras e exposições iniciam nesta segunda-feira, dia 15 de abril e permanecem abertas durante o ano de 2019 ou até encerrar o número de inscrições validadas, conforme calendário de exposições.

    Neste edital serão aceitas propostas de exposição com obras bidimensionais, como pinturas, gravuras, fotografias entre outras ligadas as artes plásticas. Poderão participar da seleção: Discentes, Servidores Técnico-Administrativos, Servidores Docentes além da comunidade externa a UFSC.

    Acesse: Edital 003/SeCArte/2019

    Formulários: Anexo III Ficha de Inscrição | Anexo IV Carta de Anuência

    Informações: Departamento de Cultura e Eventos | (48) 3721-8718


  • Arquiteto da UFSC receberá condecoração por trabalho de valorização das Fortalezas

    Publicado em 15/04/2019 às 9:50

    Tonera é reconhecido por trabalho junto às Fortalezas. Foto: divulgação.

    O arquiteto Roberto Tonera receberá na quarta-feira, 17 de abril, a Medalha do Exército Brasileiro, comenda que “destina-se a distinguir cidadãos (…) que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro“. A cerimônia de outorga da medalha ocorre no Dia do Exército, a partir das 10h, no 63º Batalhão de Infantaria, no bairro Estreito, em Florianópolis. O evento é aberto a amigos e familiares.

    As fortalezas são geridas pela UFSC desde 1979. Tonera atua com esses monumentos há cerca de 30 anos, e desde 1995 coordena um projeto de extensão chamado Fortalezas Multimídia, diversas vezes reconhecido pelos trabalhos em prol da conservação, restauração, pesquisa e difusão de conhecimento referente às fortificações do sistema de defesa da Ilha de Santa Catarina, assim como abordando outras construções fortificadas no Brasil e em outros países. Desde 2016 as Fortalezas integram um setor especificamente desenvolvido para gerir este patrimônio: a Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, vinculada à Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte).
    Continue a leitura » »