Cinema do CIC exibe a Mostra Eduardo Nunes nos dias 07,08 e 09 de Junho

06/06/2018 16:13

O cinema do CIC exibe, em parceria com Cine Paredão, Cineclube Rogério Sganzerla e Cineclube Cinema da Unisul, a Mostra Eduardo Nunes. A mostra contará com dois longas, sendo um deles pré-estreia com a presença de Eduardo, e um workshop, ministrado por ele, de direção cinematográfica. As atividades ocorrerão sempre no Cinema do CIC.

Eduardo Nunes nasceu em 1969 na cidade de Niterói. Estudou Cinema da UFF. Em 1994 dirigiu seu primeiro curta: SOPRO; seguiram-se outros quatro filmes, que – juntos – receberam mais de 50 prêmios. Entre 1999 e 2014, dirigiu diversos documentários para a TV. Foi professor de cinema em diversas instituições, e ministrou, durante 6 anos, a oficina de roteiros na Universitat Salzburg (Áustria). Em 2012, realiza SUDOESTE, seu primeiro longa-metragem, exibido em 27 países e vencedor de 23 prêmios internacionais (incluindo dois Fipresci e o prêmio Andrei Tarkovski). Em 2017, realizou seu segundo longa-metragem, UNICÓRNIO, adaptado da obra de Hilda Hilst. Este filme teve sua premiere internacional em fevereiro de 2018 no 68º Festival de Cinema de Berlim (Berlinale), e já foi exibido e premiado em vários festivais internacionais.

Programação

8 de junho, às 20h, exibição do filme Unicórnio, no Cinema do CIC  (123 minutos, 2017, cor)

*Pré-estreia do filme Unicórnio com a presença de Eduardo Nunes e bate-papo após a sessão

Baseado na obra de Hilda Hist. Maria, uma menina, está sentada num banco ao lado de seu pai. A conversa que eles tem ali, conduz a narrativa do filme: acompanhamos a história na rústica casa de campo, onde ela mora com a mãe, e aguardam a volta deste mesmo pai. A relação entre Maria e a sua mãe muda com a chegada de um outro homem. O filme estreou no Festival de Berlim deste ano e já ganhou vários prêmios internacionais. Direção de Eduardo Nunes.

Trailer

7 e 9 de junho, às 20h, exibição do filme Sudoeste, no Cinema do CIC (128 minutos, 2012, p&b)

Numa vila isolada, onde tudo parece imóvel, Clarice percebe a sua vida durando um único dia, em descompasso com as pessoas que ela encontra e que apenas vivem aquele dia como um outro qualquer. Ela tenta entender a sua obscura realidade e o destino das pessoas a sua volta, num tempo circular que assombra e desorienta. O filme estreou na competição do Festival de Rotterdam e ganhou mais de 20 prêmios internacionais. Direção de Eduardo Nunes.

Trailer

8 de junho, às 17h, no Cinema do CIC Workshop de direção cinematográfica

No dia 8 de junho, Eduardo Nunes ministrará um workshop de direção cinematográfica. Estão sujeitos à inscrição apenas estudantes de cursos de cinema e audiovisual e pessoas relacionadas a qualquer instituição de cinema. O workshop conta com 25 vagas e acontecerá das 17h às 19h, dando sequência, às 20h, à exibição de Unicórnio. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo email: cineparedao.cinema@contato.ufsc.br.

Sobre o projeto

Hoje, vivemos em uma sociedade na qual a linguagem audiovisual exerce grande influência na construção e formação da subjetividade individual. Partindo deste princípio, o projeto Cine Paredão tem como propósito socializar, trocar e expandir diversas manifestações audiovisuais, buscando produções alternativas e/ou independentes, que nos proporcionam pensar e refletir o cinema como arte em constante modificação, passando por diversos olhares, tempos e lugares ao redor do mundo. Realizadas ao ar livre, sob o luar e as estrelas, as sessões acontecem semanalmente nas sextas-feiras, às 20h (ou 19h, conforme a duração do filme) no Bosque do CFH/UFSC (ou no Auditório do CFH, em caso de chuva).

Evento: https://www.facebook.com/events/265489914190123/
Redes sociais: facebook.com/cineparedao  |  cineparedao.tumblr.com  |   instagram.com/cineparedao