Café com Dança realiza palestra e debate sobre dança e deficiência

01/12/2017 07:40

O projeto Café com Dança promove o ciclo 3 de palestras e debates, o tema dos encontros é dança e articulações.  Na próxima segunda-feira, dia 4, a professora Carla Vendramin, com a presença da pedagoga Ana Luiza Ciscato, realiza a palestra “Dança e Deficiência – Destravando Indagações” que começa às 14h30, na Sala Pitangueira, hall do segundo piso do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

O terceiro ciclo do projeto, intitulado Dança e Articulações, tem como objetivo buscar pontos de encontro entre dança e diversas artes e campos do conhecimento. Neste sentido, pretende apresentar diferentes movimentos, acadêmicos e artísticos, que coloquem a dança em interface com outras disciplinas, assim como produções realizadas em diferentes campos do saber fundadas no encontro com a dança. O projeto recebe pesquisadores e artistas que articulam dança com filosofia, história e artes cênicas, entre outras áreas.

Sobre as convidadas

Carla Vendramin é professora no Curso de Licenciatura em Dança da ESEFID – UFRGS e é coordenadora do projeto Diversos Corpos Dançantes nesta instituição. É Mestre em coreografia pela Middlesex University, Londres, Reino Unido, 2008. Na Inglaterra, trabalhou em projetos educacionais da Cia de Dança Candoco, entre 2005 e 2010.

Ana Luiza Ciscato é pedagoga, professora de dança e coreógrafa. É formada em dança clássica pela Royal Academy of Dance de Londres (Brasil,1984) e pela metodologia cubana de dança clássica (Cuba, 1992); pós-graduada em Psicoballet em Cuba (1992). Desde 2014 coordena a Cia. de Dança Lápis de Seda (Florianópolis /SC).

Sobre o projeto

O projeto Café com Dança foi imaginado como uma forma de oportunizar momentos de intercâmbio entre artistas, professores, pesquisadores, coreógrafos e estudantes da área artística e comunidade interessada na reflexão sobre dança na contemporaneidade. Teve início no ano de 2013 com o intuito de promover debates qualificados sobre questões relevantes e atuais envolvendo a dança em suas perspectivas pedagógica, histórica, sociopolítica e artística; assim como de contribuir para a formação de um público crítico e receptivo a questões relativas à dança e à arte contemporânea. Ao longo dos últimos anos, o Café com Dança vem promovendo ações na UFSC, tais como a organização de palestras, mesas de discussão, projeções de vídeo-dança, vídeo-documentários, conferências dançadas, vídeo-palestras e atividades afins.

Ficha Técnica:

Coordenação: Vera Torres – DEF/CDS e Débora Zamarioli – ART/CCE
Bolsistas: Madalena Mendes Brito
Identidade Visual: Mônica de Souza e Lyssa Morais
Apoio: Secretaria de Cultura e Arte – SeCArte/UFSC, Centro de Desportos/UFSC e Departamento de Artes/CCE/UFSC

Dia: 04 de dezembro, segunda-feira.
Horário: 14h30.
Local: Sala Pitangueira, hall do segundo piso do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.