Cinema e teatro marcam o quarto dia de atrações do Experimenta

08/11/2017 18:00

Apresentação do espetáculo “Luz em Einstein”, principal atração do quarto dia do Experimenta. Foto: Divulgação.

O quarto dia do Experimenta que acontece nessa quinta-feira, dia 09 de novembro, é dedicado à exibição de curtas-metragens e apresentações teatrais. Sempre com atrações gratuitas e abertas para toda comunidade, o evento segue até o dia 10 de novembro com diversos eventos culturais pela universidade, como dança, teatro, música, oficinas entre outras atividades artísticas.

A programação do penúltimo dia começa às 14h30, na Sala Goiabeira do Centro de Cultura e Eventos com a mostra de curtas-metragens realizados pelos alunos do curso de Cinema da UFSC. Confira os títulos:

Dio Cane – 15 min
Sinopse: Família se muda em busca de um recomeço, mas a morte de um cachorro traz à tona aquilo que eles tentavam esconder.
Direção: Gabriel Rocha Mialchi

Sob o Signo de Escorpião – 15 min
Sinopse: Virgínia levanta, faz um drinque, escreve. Um envelope sem remetente e de conteúdo misterioso perturba o seu dia.
Direção: Nathan Luchina

Cinco Estações no Casulo do Tempo: um filme para Dica – 38 minutos
Sinopse: De um pequeno quartinho de empregada no décimo sétimo andar, no centro da cidade, uma vida inteira, um universo de memórias, sonhos. O espaço câmera – personagem do diretor se dilata em afeto num “cinema de bolso”.
Direção: Matias Dala Stella

111 – 1 min
Sinopse: Cinco jovens negros em um carro. 111 tiros da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Os sons. O genocídio. A negligência.
Direção: Mateus Mendes

Duração: 70 min de exibição e mais 50 min de
Curadoria: Daphine Xavier
Organização: Profº Alfredo Manevy
Duração: 70 min de exibição e mais 50 min de bate papo

Peça “Por detrás das fronteiras”, composto por alunas do Colégio de Aplicação da UFSC. Foto: Divulgação.

Às 19h no Tetro da UFSC, será apresentado o espetáculo teatral “Por detrás das fronteiras”, com grupo de teatro do Colégio de Aplicação da UFSC. A peça faz referencia a situações de quem vai e vem das fronteiras reais e imaginárias e desenvolve alguns questionamentos: Como passamos na fronteira? O que fazemos quando chegamos lá? A entrada é gratuita e aberta à comunidade.

Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, que abre uma hora antes do início do espetáculo.

Direção: Nara Micaela Wedekin
Duração: 50min
Classificação: 11 anos

Na Caixa Preta, Bloco D – CCE/UFSC, às 20h, será apresentada a peça “A Era dos Terremotos – ou Vai Piorar”, o Espetáculo-ensaio sobre o trabalho no Brasil contemporâneo. O tema mobiliza a todos, do congresso nacional ao açougueiro, da formiga à cigarra. No universo do trabalho convivem o sacrifício, a gratificação, a alienação e a recusa (“eu prefiro não”). O resultado da nossa tradução disso em espetáculo é uma polifonia crítica para um momento político em que otimismos parecem mera ingenuidade (ainda que não consideremos nosso “vai piorar” como fatalista). “Amanhã nóis vai trabaiá, se Deus quisé / Mas Deus num qué”.

Direção: Fabio Salvatti
Duração: 70 min
Classificação: 14 anos

O espetáculo “Luz em Einstein” encerra a programação do Experimenta desta quinta-feira, às 20h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos.

Apresentação da peça “Luz em Einstein”. Foto: Divulgação.

A obra retrata o convívio Albert Einstein, com os seus pares cientistas, para que o universo de uma época tão pródiga da ciência esteja presente na cena; temos vividos tempos obscuros, onde parodiando Brecht falar de ciência é quase um crime e, realizar um teatro de pesquisa pode ser uma afronta ao mercado do riso enlatado e imagens  que são engolidas sem mastigar.

Direção: Carmen Fossari
Duração: 120 min
Classificação: 12 anos
Ingressos: distribuídos uma hora antes da apresentação.

Confira a programação de todos os dias do Experimenta aqui

Promovido pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte), a segunda edição do Experimenta busca levar arte e cultura para diversos locais da UFSC, oferecendo à comunidade universitária e local uma semana inteira de espetáculos nas mais diversas formas de expressão artística, criando um “supercircuito” de arte e cultura que envolve diversos espaços e segmentos da Universidade.

O quê: Experimenta.
Quando: de 6 a 10 de novembro.
Onde: espaços da UFSC Florianópolis e Blumenau.
Quanto: gratuito e aberto ao público.
Evento no Facebook: Experimenta.

Mais informações sobre o Experimenta e outras atividades artísticas culturais desenvolvidas na Universidade Federal de Santa Catarina através do site da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC: www.secarte.ufsc.br ou no facebook.com/secarte.ufsc.