Planeta.doc Conferência está com inscrições abertas para conferências

18/10/2017 13:07

Estão abertas as inscrições para o Planeta.doc Conferência, na UFSC, no dia 23 de outubro. Com o tema “Bens Comuns, Lixo Zero e Cidades Humanas”, especialistas do mundo todo em questões socioambientais participam e falam no encontro que acontece no Centro de Eventos da UFSC. O evento ainda traz a 4ª edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental, com mais de cem filmes premiados internacionalmente e que tratam de problemas socioambientais no mundo.

Cerca de 15 palestrantes, entre cientistas e especialistas, participarão do Planeta.doc Conferência nessa segunda-feira. Entre os temas que serão debatidos estão: os benefícios da agricultura urbana, os gastos das prefeituras com a destinação dos resíduos e a irracionalidade dos processos de descarte, as alternativas para a mobilidade, a discussão sobre os processos de privatização dos bens comuns e todas as inovações que estão sendo gestadas em torno a conceitos como lixo zero, cidades do futuro – inteligentes e humanas.
As conferências são realizadas em um formato semelhante a TED, com até 30 minutos de duração, permitindo um painel bastante abrangente e diversificado. Os encontros acontecerão no Auditório Garapuvu da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a partir das 14h.

A participação nos debates e na Conferência é gratuita, mas a inscrição é obrigatória. Basta realizá-la neste link http://bit.ly/2xuvKpR. Todos os participantes ganham certificado de participação.

O Festival Internacional de Cinema Socioambiental desta edição transforma as cidades no cenário ideal para repensar paradigmas e mergulhar na realidade do mundo contemporâneo, propondo inovações e soluções para os problemas socioambientais com que se depara a humanidade em um planeta de vida abundante. As temáticas trazem temas polêmicos e urgentes como produção e destino do lixo, mobilidade urbana,  retomada dos espaços públicos nas cidades contemporâneas, alimentação e saúde pública, movimentos sociais, explorações de territórios e biomas  e um olhar aprofundado  para as realidades sociais e ambientais dos quatro cantos do planeta.

Entre os espaços que irão sediar o evento estão o cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), Sapiens Parque, Centro de Eventos e auditório da reitoria da UFSC, Fundação Cultural Badesc e rede Cinesystem (Shopping Iguatemi), além de espaços diversos da cidade como o Circo da Dona Bilica, espaço Conexão, O Sítio, o Círculo Artístico Teodora e Sol da Terra.

Mostras dentro do Planeta.Doc

Mostra Ecozine – Em parceria com o Ecozine Festival Internacional de Cine y Medio Ambiente de Zaragoza, e com o apoio da Embaixada da Espanha, o Planeta.Doc exibirá filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, que estarão na mostra espanhola, que acontece na Fundação Badesc.

Mostra Planeta.doc Lixo Zero – Neste ano, o Planeta.Doc traz de volta a Mostra Planeta.doc Lixo Zero, com filmes dedicados à destinação de resíduos, comportamentos e qualidade de vida envolvendo esta temática. A iniciativa será realizada em parceria com a Semana Lixo Zero (www.semanalixozero.com.br), do Instituto Lixo Zero, que reúne eventos por todo o país dedicados a discutir e trazer soluções para a redução e gestão dos resíduos. Trata-se de uma mostra de filmes sobre o tema cuja exibição permite a disseminação do conhecimento sobre de que forma os materiais descartados podem ser projetados para se tornarem recursos.

Existe uma grande mobilização em torno do conceito de Lixo Zero. Trata-se de uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para orientar as pessoas a mudarem seus estilos de vida e adotarem práticas para emular ciclos naturais mais sustentáveis.

Lançamento de plataforma Planeta na Escola Social

Juntamente ao Planeta.Doc Conferência, no dia 23 de outubro, será lançada a plataforma Planeta na Escola Social, no qual escolas públicas – municipais e estaduais – e privadas garantem o acesso aos filmes em sala de aula e participam do evento que estimula professores a abordarem questões relacionadas a sustentabilidade da vida na Terra por meio de filmes, em sala de aula.

A plataforma cria uma comunidade de aprendizagem, que permite aos professores compartilhar suas práticas pedagógicas e construir um projeto conjunto de utilização do cinema para fins educativos. O professor é a peça chave deste processo educativo por meio dos filmes, pois ele realiza a mediação e interpretação das obras junto aos seus alunos. E tem a oportunidade de conhecer outros educadores e compartilhar com eles projetos, ideias e soluções aplicadas em sala de aula. A Plataforma será utilizada durante todo o primeiro semestre de 2018 pela rede pública municipal e estadual de Florianópolis.

Patrocínios, apoios e parcerias

O Planeta.Doc 2017 tem o patrocínio  da Secretaria Municipal de Cultura – Florianópolis, Fundação Cultural Franklin Cascaes, e apoio cultural de Neoway Business Solutions e Digilab. Institucionalmente, o apoio é  da UFSC, Udesc, Unisul – UniversidadeResort Costão do SantinhoFundação CertiSapiens Parque, Acate, Fundação Catarinense de CulturaSecretaria de Educação FlorianópolisSecretaria de Estado da Educação de Santa CatarinaEmbaixada da França no Brasil, Instituto Francés, Embajada de España en Brasil – Embaixada da Espanha no BrasilEmbaixada da Espanha e Escritório Cultural da Embaixada da Espanha no Brasil, Embaixada do MéxicoFundação Cultural BadescInstituto Estadual de Educação (IEE)São parceiros do evento ONU Habitat, Instituto Lixo Zero Brasil, Semana Lixo Zero Florianópolis, EcozineFilm FestivalCineclube Presença, Cine Club Ipan, Aequo Sustentabilidade, ACATS, ATADOS, TV UFSC, ATADOS, Projeto Guarani Serra Geral , UFSC Sustentável Projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água, Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC , Espaço Conexão, Circo Dona Bilica, CineClube Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, Shopping Iguatemi, O Sítio, Fundação Badesc, SINEPE, Colégio Catarinense, Instituto Estadual de Educação, Sal da Terra/, Círculo Artístico Theodora.