Projeto Cinema Mundo retorna e realiza exibição comentada do filme “Pontypool”

13/03/2017 14:47

Na próxima quinta-feira, dia 16 de março, o Projeto Cinema Mundo/UFSC continua a seleção de filmes com o tema “expressões do horror” apresentando o filme “Pontypool” (Pontypool, 2008, Canadá), escrito por Tony Burgess (roteiro e romance) e dirigido por Bruce McDonald.A sessão será às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária UFSC, com entrada franca, e contará com os comentários de Aglair Bernardo e Atilio Butturi.

Sobre o filme

Na pequena Pontypoll, Grant Mazzy (Stephen McHattie), um locutor que já atravessou seu auge conduz um monótono programa de rádio matinal. Em um dia de trabalho como qualquer outro, começa a receber crescentes relatos de seus ouvintes sobre ataques brutos e sanguinolentos. Sem saber direito o que está acontecendo, o radialista começa a concluir que essa agressividade repentina é consequência de um virus terrível está se propagando rapidamente. Não pelo sangue, nem pelo contato, mas sim pela linguagem.

Sobre os comentaristas

Aglair Maria Bernardo:

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Comunicação, Jornalismo, Cinema, Antropologia, Teoria Literária, Arte e Comunicação.

Atilio Butturi Junior:
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2004), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Realizou estágio pós-doutoral no IEL/UNICAMP (2014-2015). É professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, da área de Linguística Aplicada, líder do Grupo de Estudos no Campo Discursivo e membro Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA), na mesma instituição. É editor-chefe da revista Fórum Linguístico, docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC e do Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFFS. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, Análise do Discurso e Filosofia da Linguagem, tendo como ponto central de pesquisa os problemas da arqueogenealogia foucaultiana.