Série “A Cor da Nossa Tela” completa um ano na programação da TV UFSC

29/06/2016 14:25

Cor_da_Terra_No dia 30 de junho, a série de interprogramas “A Cor da Nossa Tela” completa um ano na programação da TV UFSC. Para comemorar, estreia na programação o 27º episódio, sobre a obra do artista George Alberto Peixoto. Outra novidade é a parceira da TV UFSC com a Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte/UFSC) para organizar uma exposição das obras dos artistas retratados na série.

Criador e diretor da série, o cineasta Zeca Nunes Pires conta que a ideia de fazer o programa veio de sua admiração pelos artistas que moram aqui, um lugar inspirador sob vários aspectos. “Temos muita gente boa nessa área e fico um pouco triste com a falta de visibilidade de suas obras, que a meu ver deveriam estar por todos os cantos da Ilha, tornando a cidade mais cultural”, afirma Zeca Pires, que é coordenador do Núcleo de Produção da TV UFSC.

Diversas cores e formas

Ao longo deste ano de trabalho, “A Cor da Nossa Tela” tem se revelado uma galeria diversificada, com espaço tanto para os artistas nascidos na cidade, como Eduardo Dias, Elias Andrade e Vera Sabino, quanto para os radicados aqui, como Patrícia di Loreto e Paulo Gaiad. É possível conhecer obras de artistas que estiveram apenas de passagem, como o argentino Jorge Larco.

Esta diversidade de origens e de gerações se reflete na arte, que trata dos mais diversos temas e nos mais variados suportes. Há desde o colorido das esculturas expressivas de Eli Heil, os desenhos oníricos de Franklin Cascaes, as fotografias abstratas de Marco Giacomelli, a cidade imaginada por Bonson, o traço marcante de Hassis até o mosaico de Rodrigo de Haro, que é parte da identidade da UFSC.

O processo de edição

A edição da série fica a cargo da estudante do curso de Cinema da UFSC Solana Llanes, que tem como desafio traduzir no audiovisual a marca de cada artista. “Solana está atribuindo uma cor, uma identidade para cada um, dando ênfase ao processo de criação e, com isso, revelando o traço que caracteriza e diferencia o artista”, explica Zeca Pires.

IMG_5928

Divulgação: Foto – Cesar A. Leal

Para a estudante, a série faz parte de um trabalho contínuo para promover a diversidade artística da região de Florianópolis. “A cada novo episódio surgem mais interessados em expor suas obras para nossas lentes, com a intenção de que elas capturem a emoção colocada nos traços, a singularidade depositada nos detalhes e a beleza criada por cada colorido”, afirma Solana. “O marco do primeiro ano da série nos motiva ainda mais a dar voz a esses artistas que se inspiram nas maravilhas dessa cidade e colocam seu amor em cada traçado sobre uma nova tela em branco”, completa.

George Peixoto, novo interprograma

Peixoto revela sua alma nos seus quadros. A alegria que lhe é inerente está presente nas cores e nas formas de sua arte, ambas exuberantes. Esse é George Peixoto, artista sempre em busca de novas alegrias. Proveniente da publicidade, Peixoto sabia que o destino lhe reservaria uma trajetória peculiar em seus quadros, depois de largar sua bem sucedida carreira de publicitário, criador de logotipos, cartazes e outros objetos de comunicação na Agência Propague, onde mais atuou.

- Clique aqui para assistir –

Exposição de arte

Embora comemore este ano de série, o diretor Zeca Pires ainda considera que a visibilidade dos artistas está muito aquém do que merecem. “Espero que a série possa servir de inspiração para que outras instituições contribuam para uma ilha mais bela e cultural”, completa.

Uma iniciativa neste sentido é a exposição que começa a ser organizada pela TV UFSC em parceria com a SeCArte/UFSC. O objetivo é mostrar várias das obras retratadas na série, em conjunto com os vídeos. A previsão é fazer a exposição em duas etapas: entre novembro e dezembro na UFSC e em janeiro e fevereiro no centro de Florianópolis.

Sobre “A Cor da Nossa Tela”: idealizada e dirigida pelo cineasta Zeca Nunes Pires, coordenador do Núcleo de Produção da TV UFSC a série foi criada em junho de 2015 e retrata artistas plásticos que têm uma ligação com Florianópolis. Participam da equipe a jornalista Laura Tuyama e as estagiárias, estudantes do Curso de Cinema da UFSC, Solana Llanes, Carol Morgan e Gabriela Augusto. A abertura é do editor e especialista em animação Érico Monteiro.

​:: Confira todos os episódios

Mais informações:
Núcleo de Produção da TV UFSC – Zeca Nunes Pires
Email: zknunespires@gmail.com
(48) 3721-4597